QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

CORONAVÍRUS: EVENTOS DEVEM SER ADIADOS E AULAS DEVEM SER SUSPENSAS NO BRASIL? O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Até o momento, apenas o governo do Distrito Federal — onde foram confirmados dois casos — adotou medidas restritivas à população.

Publicado em 

 Em meio ao avanço dos casos do novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, diversos países adotaram medidas extremas para lidar com a situação, entre elas o cancelamento de grandes eventos, aulas em escolas e universidades e a orientação para que as pessoas evitem aglomerações ou até mesmo proximidade entre si. Na quarta-feira (11/03), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão de todos os voos vindos da Europa. A única exceção foi feita aos voos que partem do Reino Unido. Também na quarta, a NBA, a associação americana de basquete, anunciou a suspensão de todas as partidas, interrompendo o campeonato deste ano.

No Brasil, os casos de Sars-cov-2, como é chamado oficialmente o novo coronavírus, têm crescido exponencialmente nos últimos dias — até esta quarta-feira (11) eram 69 registros. Porém não há, ao menos até a manhã desta quinta-feira (12), uma ordem do Ministério da Saúde para as suspensões de aulas ou para que eventos sejam cancelados.

Até o momento, apenas o governo do Distrito Federal — onde foram confirmados dois casos — adotou medidas restritivas à população. Durante cinco dias, a partir desta quinta-feira, estão suspensas aulas em escolas e universidades do DF. Também foram proibidos eventos com aglomeração, como missas e shows. O decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) estipula também que bares e restaurantes devem manter uma distância de dois metros entre suas mesas.

Para especialistas consultados pela BBC News Brasil, mesmo que seja uma medida classificada como eficaz, as autoridades podem considerar que ainda não é o momento de ações como suspensão de aulas ou de grandes eventos em todo o país. O principal argumento, segundo eles, é porque não há registros de nenhum caso de transmissão comunitária — quando o vírus circula e não é possível mais rastrear a origem dos casos. No entanto, dizem que em pouco tempo, com o aumento de casos, será fundamental evitar aglomerações e grandes eventos.

"Neste momento, a principal orientação é para que as pessoas mantenham a higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e manter os locais sempre limpos", pontua Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.

"Mas é importante que autoridades e empresas comecem a considerar a possibilidade de adiar eventos que possam ser adiados e racionalizar os momentos em que haverá aglomerações. As pessoas precisam estar preparadas para isso", acrescenta Spilki.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor-médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o infectologista Alberto Chebabo acredita que as autoridades passarão a orientar, daqui a alguns dias, medidas para restringir a circulação de pessoas pelo país, principalmente os Estados com mais registros — como São Paulo e Rio de Janeiro.

"A gente está se aproximando muito da transmissão comunitária. Quando isso se tornar comum, o Ministério da Saúde terá de adotar medidas de restrição de circulação e para evitar aglomerações. Essas restrições vão se intensificando conforme o aumento dos casos do novo coronavírus", declara.

"Os Estados Unidos vetaram, depois de 69 anos consecutivos, um congresso de cardiologia neste ano por conta do coronavírus. Isso deve acontecer em breve (no Brasil). Assim que o número de casos aumentar, essa medida deve acontecer. O governo estuda, inclusive, antecipar as férias escolares para evitar aglomerações nas escolas", afirma o infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O novo coronavírus já chegou a 110 países. Ele infectou mais de 126 mil pessoas, levando 4,6 mil delas à morte. A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Mas especialistas estimam que essa taxa de letalidade gire em torno de 2% ou menos.

Por enquanto, o Ministério da Saúde orienta que os brasileiros evitem aglomerações e grandes eventos, como forma de prevenção. Porém, a pasta ainda não fez uma recomendação para que os eventos sejam suspensos ou que as aulas em escolas ou universidades sejam canceladas.

Aulas, eventos e manifestações

Pelo mundo, diversos eventos foram cancelados, como festivais culturais e shows. Aulas foram suspensas em inúmeros países e funcionários de diferentes empresas começaram a trabalhar em modo home office. Na Europa, jogos de futebol passaram a acontecer sem torcidas. No Brasil, as medidas ainda são incipientes.

Somente escolas e universidades brasileiras que registraram casos da covid-19 entre algum de seus estudantes tiveram as atividades suspensas. As empresas que permitiram que todos os seus funcionários façam home office são, na maioria, aquelas que também tiveram trabalhadores diagnosticados com o novo coronavírus.

"Suspender as aulas pode impactar diretamente na economia. Muitos país terão de ficar em casa para cuidar dos filhos pequenos. É uma decisão que precisa ser muito bem avaliada pelas autoridades, que devem considerar o custo e benefício disso", pontua Spilki.

"Neste momento, talvez ainda seja o momento de deixar as crianças na escola. No Paraguai, por exemplo, há apenas dois casos e as aulas já foram suspensas. Isso é complicado. Se houver muito mais casos nos próximos meses, então as crianças podem ficar até seis meses sem estudar?", declara Chebabo.

O Ministério da Saúde deve adotar, em breve, medidas como orientação para que pessoas gripadas ou com febre não frequentem escolas ou o trabalho — ainda que não tenham saído do Brasil. Além disso, pessoas que chegarem do exterior em bom estado de saúde, independente do país, deverão ser orientadas a ficar em casa por uma semana, para avaliar possíveis sintomas, pois pesquisas apontam que o vírus costuma ficar incubado por alguns dias — aquelas que chegarem ao Brasil com sintomas deverão imediatamente procurar atendimento médico.

Mas essas medidas, segundo Chebabo, devem ser tomadas conforme o avanço dos casos de Sars-cov-2. "Provavelmente, nos próximos dias vai haver restrições de grandes eventos ou aglomerações. Sobre as suspensões de aulas, penso que isso primeiro precisa ser muito bem coordenado antes de ser colocado em prática", afirma.

No país há eventos próximos como a manifestação definida como "defesa do Brasil", que tem sido divulgada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro e por seus apoiadores. O ato está marcado para este domingo (15).

Outro evento nas próximas semanas é o festival de música Lollapalooza, que reúne atrações musicais de todo o mundo. A previsão é de que aconteça nos primeiros dias de abril.

"O governo pode evitar (eventos como o Lollapalooza), caso queira. Por outro lado, ele pode ser acionado na Justiça pela empresa responsável, que pode usar o argumento de que todos os ingressos já foram vendidos", pontua Boulos. "O governo também pode apenas fazer como recomendação evitar qualquer reunião que tenha mais de 50 pessoas", acrescenta.

Em países com centenas de registros do novo coronavírus, autoridades recomendam a distância social, que define que as pessoas precisam manter, ao menos, um metro de distância entre si. Atos como beijinhos no rosto, aperto de mão ou abraços são desestimulados. No Brasil, não há ordem expressa referente ao tema. "Mas vai acontecer, em algum momento, essa orientação sobre a distância social de até dois metros. Porque quando houver muitos casos de transmissão comunitária, vamos ter que evitar contatos com pessoas", pontua Boulos.

"Essa distância nos contatos precisa ser adotada desde já, principalmente, por idosos e pessoas com doenças graves, que são as mais frágeis neste momento", afirma Chebabo.

Suspender eventos e aulas pode ajudar?

Mas, afinal, proibir aglomerações, suspender aulas e grandes eventos logo nos primeiros casos de coronavírus no país podem ser medidas eficazes?

"Isso pode retardar a disseminação do coronavírus, pois evita o contato entre muitas pessoas", declara Boulos.

No entanto, ele frisa que é fundamental que as autoridades saibam o momento exato para tais medidas. "Podem ser tomadas a qualquer momento. Mas não é adequado adotar medidas drásticas precocemente, pois isso pode proporcionar maior insegurança à população, podendo trazer consequências piores, como insegurança, temores, perda da confiança nas condutas sobre o tema, além do estresse acentuado", acrescenta Boulos.

"São medidas que precisam ser tomadas no momento certo, que é quando surgirem os primeiros casos de transmissão comunitária. Neste momento, serão medidas com baixa efetividade, que podem trazer prejuízos diversos, como os financeiros", diz Chebabo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cakes Savaris lança ovo de Páscoa em fatias

Cakes Savaris lança ovo de Páscoa em fatias

Chef Ronaldo Savaris apresenta criação artesanal que já repercute fora de Rondônia e promete ser tendência na Páscoa de 2026.
L

Te interessa? Como o noticiário com foco na vida das pessoas está salvando o jornalismo local

Conteúdos locais, práticos e conectados ao cotidiano ganham força ao unir informação útil, interesse do público e oportunidades para comércio e entretenimento
L

Uma análise abrangente e positiva do mundo inovador do Keeta Delivery e do sucesso global do Meituan na definição da conveniência digital moderna

Plataforma integra serviços como delivery, viagens e reservas em um só aplicativo, conectando usuários e empresas com tecnologia avançada e experiência otimizada
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para três cargos

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para três cargos

Chamamento contempla motorista de veículos pesados, vigilante e zelador; candidatos devem enviar documentação de forma digital em até três dias úteis.
L
Primavera de Rondônia recebe investimento em sinalização viária

Primavera de Rondônia recebe investimento em sinalização viária

Convênio entre governo estadual e prefeitura destina mais de R$ 553 mil para melhorar o trânsito e aumentar a segurança em vias urbanas e no distrito de Nova Querência.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L

Única Talks: Dr. Edenir da Rosa destaca papel da Justiça em Rondônia

Juiz do TJRO aborda desafios do Judiciário, judicialização da saúde e aproximação com a sociedade em entrevista ao programa Única Talks
L
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Texto insere o ódio ou aversão às mulheres na Lei do Racismo e prevê penas de 2 a 5 anos de prisão; proposta segue para a Câmara dos Deputados após rejeição de emendas que buscavam flexibilizar a punição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Ações de orientação e mobilização marcam a importância do 25 de março.
L
Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Deputado solicita ao DER roçagem imediata para melhorar visibilidade e evitar acidentes no trecho de Espigão do Oeste.
L
Samuel Costa: menor rejeição na disputa em RO

Samuel Costa: menor rejeição na disputa em RO

Pesquisa do Instituto Veritá aponta pré-candidato com menor índice de rejeição e indica potencial de crescimento no cenário eleitoral estadual.
L
Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Indicação solicita apoio especializado em escola de Guajará-Mirim para garantir inclusão, segurança e melhores condições de aprendizagem.
L
Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Evento em Porto Velho reuniu mais de 100 cães e gatos e alcançou alta taxa de adoção, destacando o papel social das ONGs e a necessidade de políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Sentença da 1ª Vara Criminal, após denúncia do MPRO, reconhece atuação de facção em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra entre 2019 e 2023.
16
Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar localizou o foragido no Setor 7 poucas horas após o crime; suspeito recebeu ajuda de terceiros e trocou de roupa para tentar despistar as guarnições.
10
Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Igor Diego Fossatti, de 37 anos, estava internado em estado crítico desde a semana passada; perícia investiga se o veículo de carga envolvido no acidente estava estacionado de forma irregular em frente à rodoviária.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO MOJUMAR MOVIMENTO DE OPORTUNIDADES, JUVENTUDE, MULHER, ARTE E RESILIENCIA

Rua Diamante nº 62 – Bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho/RO
L
Turismo avança e amplia número de guias em Rondônia

Turismo avança e amplia número de guias em Rondônia

Cursos profissionalizantes elevam de 3 para mais de 20 guias cadastrados e fortalecem o setor turístico com mão de obra qualificada no estado.
L
Sebrae realiza Startup Day e impulsiona inovação em Rondônia

Sebrae realiza Startup Day e impulsiona inovação em Rondônia

12ª edição do evento mobiliza empreendedores em várias cidades e destaca o agronegócio como vetor estratégico para o desenvolvimento tecnológico no estado.
L
Feira gamer movimenta R$ 4 milhões em Porto Velho

Feira gamer movimenta R$ 4 milhões em Porto Velho

Evento Tecnogame reúne 40 mil pessoas, impulsiona turismo, fortalece comércio local e amplia renda de empreendedores na capital.
L

Requerimento de Outorga: BALNEARIO PRIMAVERA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL PARA CAPTAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CÉSAR CASSOL ENERGIA E CALCÁRIO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL PARA CAPTAÇÃO.
L
Governo federal destina R$ 15 bilhões para setores afetados por crises externas

Governo federal destina R$ 15 bilhões para setores afetados por crises externas

Medida Provisória cria linhas de crédito do Plano Brasil Soberano sob gestão do BNDES; recursos visam apoiar empresas exportadoras impactadas por instabilidades geopolíticas e tarifas internacionais.
L

Frequência Criativa: Gislene Leite Soares destaca poder da musicoterapia no desenvolvimento infantil

Especialista explica como a música atua no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, ajudando crianças e adultos com diferentes necessidades em Porto Velho
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): INOVA PISCINAS JW LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L