TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

CORONAVÍRUS: EVENTOS DEVEM SER ADIADOS E AULAS DEVEM SER SUSPENSAS NO BRASIL? O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Até o momento, apenas o governo do Distrito Federal — onde foram confirmados dois casos — adotou medidas restritivas à população.

Publicado em 

CORONAVÍRUS: EVENTOS DEVEM SER ADIADOS E AULAS DEVEM SER SUSPENSAS NO BRASIL? O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS - News Rondônia

 Em meio ao avanço dos casos do novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, diversos países adotaram medidas extremas para lidar com a situação, entre elas o cancelamento de grandes eventos, aulas em escolas e universidades e a orientação para que as pessoas evitem aglomerações ou até mesmo proximidade entre si. Na quarta-feira (11/03), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão de todos os voos vindos da Europa. A única exceção foi feita aos voos que partem do Reino Unido. Também na quarta, a NBA, a associação americana de basquete, anunciou a suspensão de todas as partidas, interrompendo o campeonato deste ano.

No Brasil, os casos de Sars-cov-2, como é chamado oficialmente o novo coronavírus, têm crescido exponencialmente nos últimos dias — até esta quarta-feira (11) eram 69 registros. Porém não há, ao menos até a manhã desta quinta-feira (12), uma ordem do Ministério da Saúde para as suspensões de aulas ou para que eventos sejam cancelados.

Até o momento, apenas o governo do Distrito Federal — onde foram confirmados dois casos — adotou medidas restritivas à população. Durante cinco dias, a partir desta quinta-feira, estão suspensas aulas em escolas e universidades do DF. Também foram proibidos eventos com aglomeração, como missas e shows. O decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) estipula também que bares e restaurantes devem manter uma distância de dois metros entre suas mesas.

CORONAVÍRUS: EVENTOS DEVEM SER ADIADOS E AULAS DEVEM SER SUSPENSAS NO BRASIL? O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS - News Rondônia

Para especialistas consultados pela BBC News Brasil, mesmo que seja uma medida classificada como eficaz, as autoridades podem considerar que ainda não é o momento de ações como suspensão de aulas ou de grandes eventos em todo o país. O principal argumento, segundo eles, é porque não há registros de nenhum caso de transmissão comunitária — quando o vírus circula e não é possível mais rastrear a origem dos casos. No entanto, dizem que em pouco tempo, com o aumento de casos, será fundamental evitar aglomerações e grandes eventos.

"Neste momento, a principal orientação é para que as pessoas mantenham a higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e manter os locais sempre limpos", pontua Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.

"Mas é importante que autoridades e empresas comecem a considerar a possibilidade de adiar eventos que possam ser adiados e racionalizar os momentos em que haverá aglomerações. As pessoas precisam estar preparadas para isso", acrescenta Spilki.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor-médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o infectologista Alberto Chebabo acredita que as autoridades passarão a orientar, daqui a alguns dias, medidas para restringir a circulação de pessoas pelo país, principalmente os Estados com mais registros — como São Paulo e Rio de Janeiro.

"A gente está se aproximando muito da transmissão comunitária. Quando isso se tornar comum, o Ministério da Saúde terá de adotar medidas de restrição de circulação e para evitar aglomerações. Essas restrições vão se intensificando conforme o aumento dos casos do novo coronavírus", declara.

"Os Estados Unidos vetaram, depois de 69 anos consecutivos, um congresso de cardiologia neste ano por conta do coronavírus. Isso deve acontecer em breve (no Brasil). Assim que o número de casos aumentar, essa medida deve acontecer. O governo estuda, inclusive, antecipar as férias escolares para evitar aglomerações nas escolas", afirma o infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O novo coronavírus já chegou a 110 países. Ele infectou mais de 126 mil pessoas, levando 4,6 mil delas à morte. A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Mas especialistas estimam que essa taxa de letalidade gire em torno de 2% ou menos.

Por enquanto, o Ministério da Saúde orienta que os brasileiros evitem aglomerações e grandes eventos, como forma de prevenção. Porém, a pasta ainda não fez uma recomendação para que os eventos sejam suspensos ou que as aulas em escolas ou universidades sejam canceladas.

Aulas, eventos e manifestações

Pelo mundo, diversos eventos foram cancelados, como festivais culturais e shows. Aulas foram suspensas em inúmeros países e funcionários de diferentes empresas começaram a trabalhar em modo home office. Na Europa, jogos de futebol passaram a acontecer sem torcidas. No Brasil, as medidas ainda são incipientes.

Somente escolas e universidades brasileiras que registraram casos da covid-19 entre algum de seus estudantes tiveram as atividades suspensas. As empresas que permitiram que todos os seus funcionários façam home office são, na maioria, aquelas que também tiveram trabalhadores diagnosticados com o novo coronavírus.

"Suspender as aulas pode impactar diretamente na economia. Muitos país terão de ficar em casa para cuidar dos filhos pequenos. É uma decisão que precisa ser muito bem avaliada pelas autoridades, que devem considerar o custo e benefício disso", pontua Spilki.

"Neste momento, talvez ainda seja o momento de deixar as crianças na escola. No Paraguai, por exemplo, há apenas dois casos e as aulas já foram suspensas. Isso é complicado. Se houver muito mais casos nos próximos meses, então as crianças podem ficar até seis meses sem estudar?", declara Chebabo.

O Ministério da Saúde deve adotar, em breve, medidas como orientação para que pessoas gripadas ou com febre não frequentem escolas ou o trabalho — ainda que não tenham saído do Brasil. Além disso, pessoas que chegarem do exterior em bom estado de saúde, independente do país, deverão ser orientadas a ficar em casa por uma semana, para avaliar possíveis sintomas, pois pesquisas apontam que o vírus costuma ficar incubado por alguns dias — aquelas que chegarem ao Brasil com sintomas deverão imediatamente procurar atendimento médico.

Mas essas medidas, segundo Chebabo, devem ser tomadas conforme o avanço dos casos de Sars-cov-2. "Provavelmente, nos próximos dias vai haver restrições de grandes eventos ou aglomerações. Sobre as suspensões de aulas, penso que isso primeiro precisa ser muito bem coordenado antes de ser colocado em prática", afirma.

No país há eventos próximos como a manifestação definida como "defesa do Brasil", que tem sido divulgada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro e por seus apoiadores. O ato está marcado para este domingo (15).

Outro evento nas próximas semanas é o festival de música Lollapalooza, que reúne atrações musicais de todo o mundo. A previsão é de que aconteça nos primeiros dias de abril.

"O governo pode evitar (eventos como o Lollapalooza), caso queira. Por outro lado, ele pode ser acionado na Justiça pela empresa responsável, que pode usar o argumento de que todos os ingressos já foram vendidos", pontua Boulos. "O governo também pode apenas fazer como recomendação evitar qualquer reunião que tenha mais de 50 pessoas", acrescenta.

Em países com centenas de registros do novo coronavírus, autoridades recomendam a distância social, que define que as pessoas precisam manter, ao menos, um metro de distância entre si. Atos como beijinhos no rosto, aperto de mão ou abraços são desestimulados. No Brasil, não há ordem expressa referente ao tema. "Mas vai acontecer, em algum momento, essa orientação sobre a distância social de até dois metros. Porque quando houver muitos casos de transmissão comunitária, vamos ter que evitar contatos com pessoas", pontua Boulos.

"Essa distância nos contatos precisa ser adotada desde já, principalmente, por idosos e pessoas com doenças graves, que são as mais frágeis neste momento", afirma Chebabo.

Suspender eventos e aulas pode ajudar?

Mas, afinal, proibir aglomerações, suspender aulas e grandes eventos logo nos primeiros casos de coronavírus no país podem ser medidas eficazes?

"Isso pode retardar a disseminação do coronavírus, pois evita o contato entre muitas pessoas", declara Boulos.

No entanto, ele frisa que é fundamental que as autoridades saibam o momento exato para tais medidas. "Podem ser tomadas a qualquer momento. Mas não é adequado adotar medidas drásticas precocemente, pois isso pode proporcionar maior insegurança à população, podendo trazer consequências piores, como insegurança, temores, perda da confiança nas condutas sobre o tema, além do estresse acentuado", acrescenta Boulos.

"São medidas que precisam ser tomadas no momento certo, que é quando surgirem os primeiros casos de transmissão comunitária. Neste momento, serão medidas com baixa efetividade, que podem trazer prejuízos diversos, como os financeiros", diz Chebabo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aeroporto de Vilhena recebe obras para ampliar segurança em pousos e decolagens

Governo de Rondônia executa adequações no Aeroporto Brigadeiro Camarão, com implantação da Resa e regularização da faixa lateral da pista.
L
Sustentabilidade social: Rondônia lidera ranking de qualidade de vida na região Norte

Sustentabilidade social: Rondônia lidera ranking de qualidade de vida na região Norte

Com programas como Prato Fácil e Mamãe Cheguei, Rondônia alcança 1º lugar em sustentabilidade social no Norte e 12º no Brasil.
L
Inovações inconstitucionais no julgamento da Ação Penal 2668

Inovações inconstitucionais no julgamento da Ação Penal 2668

Ives Gandra alerta para práticas que, segundo ele, alteram o papel do STF e desrespeitam a Constituição
L
Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Energisa reforça orientações da Aneel para garantir atendimento justo, seguro e transparente aos clientes.
L
CIÊNCIAS OCULTAS: Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

CIÊNCIAS OCULTAS: Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot Egípcio é um sistema de símbolos complexos usado como ferramenta de autoconhecimento, predição e reflexão, que integra mitologia, numerologia e astrologia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina lança viveiro Raízes de Rondônia de mudas de café e cacau clonal

Deputada Sílvia Cristina lança viveiro Raízes de Rondônia de mudas de café e cacau clonal

Parceria com o Ifro Cacoal vai garantir mudas de qualidade para produtores rurais e fortalecer cadeias produtivas
L
Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para reforçar a segurança escolar em Ariquemes

Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para reforçar a segurança escolar em Ariquemes

Recurso vai garantir veículo para o Programa Ronda Escolar, fortalecendo a proteção de alunos e professores no município.
L
Deputado Edevaldo Neves cobra retomada das cirurgias neurológicas em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra retomada das cirurgias neurológicas em Rondônia

Parlamentar pede contratação de especialistas e ação imediata do governo para atender pacientes do SUS.
L
Jaime Bagattoli chama bancada federal para debater privatização da hidrovia do rio Madeira

Jaime Bagattoli chama bancada federal para debater privatização da hidrovia do rio Madeira

Senador alerta que concessão pode elevar custos da produção e impactar consumidor final.
L
Pedro Fernandes garante transporte escolar gratuito para alunos do IFRO Ariquemes

Pedro Fernandes garante transporte escolar gratuito para alunos do IFRO Ariquemes

Emenda parlamentar de R$ 100 mil vai custear ônibus e aliviar famílias de estudantes
L
Publicidade

POLÍCIA

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Um viveiro de rosas do deserto em Theobroma foi alvo de criminosos, que levaram vasos de matriz avaliados em cerca de R$ 2 mil.
10
Carro perde controle e passageira se fere em RO

Carro perde controle e passageira se fere em RO

Um acidente na Linha 010 em Tarilândia, no distrito de Jaru, deixou uma mulher ferida após o carro bater na cabeceira de uma ponte.
16
Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

A Polícia Militar de Jaru apreendeu cinco porções de crack com uma mulher no Setor 06 da cidade, durante patrulhamento.
14
Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

A Polícia Militar de Jaru apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração em Colina Verde, em Jaru, que estava estacionada em um local conhecido pelo uso de entorpecentes.
12
Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

A Polícia Militar de Jaru apreende uma motocicleta irregular e dois canivetes durante uma abordagem de rotina na cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Com monitoramento por câmeras e botão de emergência, totens instalados em cinco municípios já refletem queda nos índices criminais.
L

Requerimento da Licença Ambiental: L C DISTRIBUIDORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental: R A DE ABREU LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE ( LAPP)
L
Ciclista morre em acidente na BR-364 em Rondônia

Ciclista morre em acidente na BR-364 em Rondônia

Um acidente na BR-364 em Ouro Preto do Oeste resultou na morte do ciclista Reinaldo Freitas do Nascimento, atingido por uma caminhonete.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.