O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.
A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. “Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde”, informou o Ministério do Trabalho.
A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.
Em consonância com o objetivo maior da campanha, a prefeitura de Porto Velho, por meio do SINE/SEMDESTURem parceria com a SESAU, vai oferecer palestras nesta quarta e quinta feira, objetivando fortalecer a importância desta campanha.
Durante todo o mês de abril, o Movimento Abril Verdepromove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação tem repercussão midiática e deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças.
As palestras acontecerão:
Quarta Feira(25/04) – Palestra na Praça CEU, às 10 horas.
Quinta Feira(26/04) – Palestra no Salão da Paróquia Santo Antônio, às 10 horas.
Sexta Feira(27/04) – Ações no Ministério Público do Trabalho-08h00 às 17h00
Entrada: 2 kg de alimento não perecível(exceto sal) ou 2L de leite-Auditório do MPT-14ºRegião.
Maiores Informações: 3901-3181