O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma, na Itália, neste domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A comitiva presidencial chegou por volta das 10h30 no horário local (5h30 em Brasília).
O convite para o evento foi feito em julho pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em reconhecimento ao fato de que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, após reduzir para menos de 2,5% a população em risco de subnutrição. “Nós conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de governo”, afirmou Lula, que será o orador principal na cerimônia de abertura.
O fórum, que se estende até o dia 18 de outubro, celebra também os 80 anos de fundação da FAO. Na segunda-feira (13), Lula será recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, para o primeiro encontro entre os dois líderes desde a eleição do novo pontífice, em maio deste ano.
Durante a viagem, o presidente também participa da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha. O grupo reúne representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações civis, com o objetivo de avaliar os avanços da iniciativa criada em 2024.
Entre os temas do encontro estão os resultados da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia. Os resultados serão apresentados em 3 de novembro, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, no Catar.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência brasileira no G20, reúne quase 200 membros, incluindo 102 países, 53 fundações e 30 organizações internacionais. Lula também inaugurará a nova sede do secretariado da Aliança, localizada na FAO, com escritórios de apoio em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
O retorno da comitiva presidencial ao Brasil está previsto ainda para a noite desta segunda-feira (13).