O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou surpresa com a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, com placar de 4 a 1, condenou o ex-presidente brasileiro e mais sete aliados por crimes como organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. A declaração de Trump foi feita nesta quinta-feira (11), antes de embarcar para Nova York.
Ao comentar a situação, Trump comparou o caso de Bolsonaro com os problemas judiciais que ele próprio enfrentou, afirmando que a condenação é “muito parecida com o que tentaram fazer comigo”. O líder americano defendeu Bolsonaro, a quem considera um “bom homem”.
Tensão entre Brasil e Estados Unidos
O governo de Trump já havia demonstrado insatisfação com o andamento do processo judicial no Brasil. Em julho, foram anunciadas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificadas, em parte, pelo que Trump chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro. Na terça-feira (9), a Casa Branca chegou a mencionar a possibilidade de “meios militares” para “proteger a liberdade de expressão”, em uma aparente referência ao julgamento.
Em resposta, o Itamaraty publicou uma nota condenando “o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força” contra a democracia brasileira, sem mencionar diretamente os Estados Unidos. A sentença para os condenados, incluindo Alexandre Ramagem, Anderson Torres e Mauro Cid, será definida nos próximos dias, quando os ministros do STF determinarem as penas.