A Global Sumud Flotilla (GSF), iniciativa internacional que busca levar suprimentos a Gaza, denunciou um segundo ataque de drone contra um de seus barcos. O incidente ocorreu em um porto da Tunísia nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025. O grupo relatou que todos os passageiros e a tripulação estão ilesos.
A flotilha já havia relatado um primeiro ataque na terça-feira. A GSF acusa Israel de ser o autor dos ataques, mas as Forças Armadas israelenses não se manifestaram sobre o assunto. O grupo publicou um vídeo do suposto ataque nas redes sociais, que mostra um objeto luminoso atingindo o barco e o fogo se alastrando no convés.
O barco, chamado Alma, de bandeira britânica, sofreu danos causados pelo incêndio. A Guarda Costeira da Tunísia enviou barcos para o local.
Após o ataque, centenas de pessoas se reuniram perto do porto, agitando bandeiras palestinas e cantando slogans contra Israel e os Estados Unidos. A flotilha tem o apoio de ativistas de 44 países, incluindo a sueca Greta Thunberg e a política portuguesa Mariana Mortágua.