Uma nova espécie de inseto-pau, capaz de se camuflar entre galhos de árvores, foi descoberta na Austrália. O animal, que mede cerca de 40 centímetros e pesa 44 gramas (o equivalente a uma bola de golfe), é considerado pelos pesquisadores o inseto mais pesado já registrado no país, conhecido por sua fauna inusitada. A descoberta foi anunciada nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025.
A espécie, batizada de Acrophylla alta, foi encontrada por cientistas da Universidade James Cook nas copas das árvores da região montanhosa dos Trópicos Úmidos, no extremo norte de Queensland, uma área remota no nordeste da Austrália. “É provável que essa região isolada tenha mantido a espécie desconhecida por tanto tempo”, explicou Angus Emmott, da Universidade James Cook, que participou da identificação.
Adaptação ao Frio e Importância da Descoberta
O tamanho incomum do inseto-pau pode ser uma adaptação evolutiva ao ambiente frio e úmido da região.
De acordo com Angus Emmott, o tamanho incomum do animal pode ser uma resposta evolutiva ao ambiente frio e úmido em que vive. “A massa corporal deles provavelmente os ajuda a sobreviver em condições mais frias, e é por isso que se desenvolveram nesse grande inseto ao longo de milhões de anos”, afirmou o pesquisador.
Dois exemplares da nova espécie foram adicionados à coleção do Museu de Queensland para apoiar futuras pesquisas e aprofundar o conhecimento sobre essa fascinante descoberta na Austrália.