O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma série de medidas contra o México devido a decisões mexicanas de rescindir alguns “slots” de voo para companhias aéreas dos EUA e forçar empresas de carga norte-americanas a realocar operações na Cidade do México. A ação pode desequilibrar a concorrência aérea entre os dois países.
Ações dos EUA e Justificativas
O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, informou no último dia 19 que o Departamento de Transportes poderá reprovar solicitações de voos do México caso o governo mexicano não responda às preocupações dos EUA sobre as decisões tomadas em 2022 e 2023. Além disso, o departamento está propondo retirar a imunidade antitruste da joint venture entre a Delta Air Lines e a Aeromexico para abordar questões de concorrência no mercado.
O México é o destino internacional mais procurado por passageiros de companhias aéreas dos EUA. A Delta não se manifestou imediatamente sobre o assunto.
O Departamento de Transportes dos EUA afirmou que o México não está cumprindo um acordo aéreo bilateral desde 2022, quando rescindiu “slots” abruptamente e, em 2023, forçou as transportadoras de carga norte-americanas a realocar suas operações. A Reuters solicitou comentários do Ministério dos Transportes do México sobre o assunto.
Duffy destacou que se esperava que o México permitisse a construção para aliviar o congestionamento no Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX) da Cidade do México, mas isso não ocorreu três anos depois. “Ao restringir os ‘slots’ e exigir que todas as operações de carga saiam do MEX, o México não cumpriu sua promessa, perturbou o mercado e deixou as empresas americanas em apuros por causa do aumento de milhões nos custos”, declarou o departamento.
Impacto nas Companhias Aéreas e Consumidores
Em resposta, o Departamento de Transportes emitiu decretos exigindo que as companhias aéreas mexicanas apresentem os cronogramas de todas as suas operações nos EUA. Além disso, será necessária a aprovação prévia norte-americana antes de operar qualquer voo fretado de grandes aeronaves de passageiros ou de carga de ou para os Estados Unidos.
“O México alterou significativamente o campo de atuação das companhias aéreas de forma a reduzir a concorrência e permitir que os concorrentes predominantes obtenham uma vantagem injusta no mercado EUA-México”, afirmou o departamento. “As ações do México prejudicam as companhias aéreas que buscam entrar no mercado, as companhias aéreas concorrentes existentes, os consumidores de viagens aéreas e produtos que dependem de remessas de carga aérea sensíveis ao tempo comercializadas entre os dois países e outras partes interessadas na economia americana.”
Se os EUA de fato rescindirem a aprovação antitruste para a Delta e a Aeromexico, as empresas serão obrigadas a interromper a cooperação sobre preços comuns, gerenciamento de capacidade e compartilhamento de receita. No entanto, a Delta poderá manter sua participação acionária na Aeromexico, todos os seus voos existentes no mercado EUA-México e a parceria.