QUINTA-FEIRA, 08/05/2025

L

Mundo

Ucrânia denuncia violações russas e chama cessar-fogo de três dias de “farsa” após ataques contínuos

Chanceler ucraniano chama iniciativa de farsa

Por Tom Balmforth e Yulia Dysa - Repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Ucrânia denuncia violações russas e chama cessar-fogo de três dias de "farsa" após ataques contínuos
REUTERS/Alina Smutko/Proibida reprodução

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse nesta quinta-feira (8) que a Rússia violou repetidamente seu próprio cessar-fogo de três dias horas após o início e chamou a iniciativa de “farsa”. Moscou disse que Kiev continuou com os combates.

No entanto, houve uma queda na atividade de combate depois que o cessar-fogo anunciado pelo presidente russo, Vladimir Putin, entrou em vigor na madrugada de hoje, com uma pausa nos ataques de drones e mísseis que sacudiram as cidades ucranianas no início da semana.

“Previsivelmente, o ‘cessar-fogo do desfile’ de Putin provou ser uma farsa”, disse o chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, no X, referindo-se à trégua que coincide com o desfile de 9 de maio na Praça Vermelha de Moscou para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

“As forças russas continuam atacando em toda a linha de frente”, escreveu Sybiha. “Da meia-noite ao meio-dia, a Rússia cometeu 734 violações do cessar-fogo e 63 operações de ataque, 23 das quais ainda estão em andamento.”

Ele afirmou que Kiev estava notificando os Estados Unidos e os países europeus sobre as ações da Rússia.

O Ministério da Defesa russo, citado pela agência de notícias Interfax, disse que a Ucrânia, por sua vez, realizou 488 ataques contra alvos russos e tentou duas vezes romper a fronteira na região de Kursk.

Os dois lados não comentaram imediatamente os relatos de campo de batalha um do outro, o que a Reuters não pôde confirmar de forma independente.

A Ucrânia não se comprometeu a cumprir o cessar-fogo, chamando-o de ato de Putin para criar a impressão de que ele quer acabar com a guerra. Os combates começaram quando a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Putin diz que está comprometido com a paz.

Um porta-voz militar ucraniano afirmou que a Rússia continuou os ataques em várias áreas no front oriental, e os promotores disseram que duas pessoas foram feridas junto com uma mulher de 55 anos morta por bombas disparadas na região de Sumy.

Testemunhas da Reuters, próximas à frente de batalha no leste da Ucrânia, afirmaram que ouviram cerca de oito disparos de artilharia e sons distantes de impactos. Um pequeno grupo de invasores russos tentou avançar, mas foi impedido por drones ucranianos.

Em geral, o nível de atividade estava bem abaixo do normal para aquela parte do front, informaram.

O cessar-fogo russo ocorre no 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, para a qual Putin está recebendo o presidente chinês Xi Jinping e outros líderes, antes de um desfile militar na Praça Vermelha nesta sexta-feira (9).

A Ucrânia, assim como o Ocidente, comemora o aniversário em 8 de maio.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, marcou o dia fazendo uma rara caminhada no centro de Kiev. Ele prestou homenagem aos soldados ucranianos mortos em um vasto monte de bandeiras ucranianas plantadas em uma borda gramada na praça central.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Índia e Paquistão intensificam confrontos com drones e mísseis após ataque na Caxemira

Índia e Paquistão intensificam confrontos com drones e mísseis após ataque na Caxemira

Combates se espalham entre os vizinhos com armas nucleares
L
Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Na sexta, Rússia celebra 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista
L
Fumaça Preta indica que novo Papa ainda não foi eleito no primeiro dia de Conclave

Fumaça Preta indica que novo Papa ainda não foi eleito no primeiro dia de Conclave

Conclave teve início nesta quarta-feira (7)
L
Cardeais iniciam conclave para eleger o novo papa após morte de Francisco

Cardeais iniciam conclave para eleger o novo papa após morte de Francisco

Os 133 cardeais votantes se reúnem às 11h30 na Capela Sistina
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.