TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

L

Mundo

Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Na sexta, Rússia celebra 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista

Por Andrew Osborn e Laurie Chen – repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin
SPUTNIK

Drones ucranianos atacaram Moscou pelo terceiro dia nesta quarta-feira (7), forçando a maioria dos aeroportos da capital russa a fechar horas antes da chegada do presidente chinês, Xi Jinping, para uma visita cheia de pompa, à qual Kiev deixou claro que se opõe.

Jinping, cujo país compra mais petróleo e gás russo do que qualquer outro, e que deu a Moscou um auxílio econômico que o ajudou a contornar as sanções ocidentais impostas por sua guerra na Ucrânia, deve chegar na noite desta quarta-feira, no horário local.

Quando perguntado durante uma coletiva de imprensa sobre os ataques aéreos de ambos os lados às capitais um do outro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China não comentou sobre a viagem de Xi, dizendo apenas que a “prioridade máxima” é evitar uma escalada nas tensões.

O Kremlin disse que as tentativas de ataques ucranianos a Moscou mostram a tendência de Kiev de cometer “atos de terrorismo” e que os serviços de inteligência e as Forças Armadas da Rússia estavam fazendo tudo o que era necessário para garantir a segurança das comemorações do 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados sobre a Alemanha nazista.

Xi Jinping é o líder mundial mais poderoso que deverá participar de um desfile militar na Praça Vermelha de Moscou, nesta sexta-feira (9), para marcar o aniversário da vitória.

Seu esperado comparecimento dá ao presidente Vladimir Putin um importante impulso diplomático em um momento em que o líder russo busca mostrar que seu país não está isolado no cenário mundial.

O Kremlin tem elogiado a presença de Xi, juntamente com a de outros 28 líderes mundiais, como um sinal da crescente autoridade global da Rússia. O presidente brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva, comparecerá ao evento.

Mas o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia pediu na terça-feira (6) que os países não enviassem suas Forças Armadas para participar do desfile de 9 de maio, dizendo que tal participação iria contra a neutralidade declarada de algumas nações na guerra. Os comentários pareciam ser direcionados à China, cujas tropas devem marchar na Praça Vermelha.

Autoridades ucranianas disseram hoje que a Rússia havia lançado um ataque aéreo a Kiev durante a noite, matando uma mãe e seu filho. A Rússia afirma que só tem como alvo objetos militares.

Ataques de drones

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse que as unidades de defesa aérea russas destruíram pelo menos 14 drones ucranianos que se dirigiam à capital russa durante a noite.

Importantes aeroportos de Moscou permaneceram fora de operação durante a maior parte da noite, e as companhias aéreas russas foram forçadas a cancelar muitos voos.

Xi defendeu conversações para acabar com a guerra na Ucrânia e acusou os Estados Unidos de fomentar a guerra com o fornecimento de armas para Kiev.

No passado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy pediu a Xi que tentasse persuadir Putin a acabar com a guerra.

Xi deve manter conversações com o líder russo na quinta-feira e se juntar a outros líderes mundiais para o desfile na sexta-feira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Joseph Kent deixou o cargo em protesto contra o conflito no Oriente Médio, afirmando que a guerra foi motivada por pressões externas e não por riscos reais à segurança nacional.
L
Papa Leão XIV denuncia "violência atroz" no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Papa Leão XIV denuncia “violência atroz” no Irã e faz apelo por cessar-fogo

Primeiro pontífice norte-americano da história demonstra preocupação com civis e pede caminhos de diálogo para a crise no Líbano.
L
UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

UE propõe à ONU acordo para exportação de petróleo pelo Estreito de Ormuz

Kaja Kallas sugere iniciativa inspirada no “corredor de cereais” do Mar Negro para evitar crise energética e de fertilizantes global.
L
Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Anistia Internacional acusa EUA de violação do direito humanitário após ataque a escola no Irã

Relatório aponta que ofensiva em Minab matou 168 pessoas, incluindo mais de 100 crianças; organização exige investigação por crimes de guerra e reparação às vítimas.
L
Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Irã descarta negociações enquanto Arábia Saudita e Emirados interceptam mísseis

Chanceler iraniano nega busca por cessar-fogo; conflito se expande com morte de civil em Abu Dhabi e ataques contínuos no Golfo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

A ratificação encerra a última etapa legislativa no Brasil, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores.
L
STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

O colegiado estabeleceu o regime semiaberto para os condenados, mas a decisão final sobre a perda dos mandatos parlamentares caberá à Câmara dos Deputados.
L

Agenda News : Lucas Castilho Lock conta histórias que viram tatuagem

Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão 10 horas de workshop, certificado de participação, coffee break, sorteio de uma máquina pen importada e desconto de 10% na loja Madeira Ink Supply. O evento será realizado no endereço João Pessoa, nº 387, bairro Embratel, em Porto Velho, com início às 9 horas da manhã.
L

Orgulho Rondoniense: Willou, Watson, Geanderson Mosini e Tio Phil brilham no humor

Willou e Watson começaram em Rondônia e conquistaram o Brasil, enquanto Geanderson Mosini e Tio Phil seguem crescendo e expandindo o humor rondoniense
L

Giro News: Dr. Matheus Puppe debate a falta de efetividade da LGPD no Brasil

O mundo tecnológico passou a conviver com temas como inteligência artificial, blockchain, tokenização, automação de decisões e novas formas de circulação de informações, enquanto a legislação brasileira ainda tenta responder a desafios mais básicos de implementação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dino denuncia "atacadistas de emendas" ao condenar deputados do PL

Dino denuncia “atacadistas de emendas” ao condenar deputados do PL

O ministro do STF afirmou que o repasse de recursos federais se transformou em um mercado ilegal de compra e venda, com agravamento após a pandemia de covid-19.
L
Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

A ação ocorreu durante a Operação Desarme/RENOE na BR-364, resultando na prisão do condutor por receptação e adulteração de sinal identificador.
10
Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

A ação conjunta da Polícia Militar e do BPTAR resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de quase duas mil porções de entorpecentes prontos para a comercialização.
14
Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

A ação integrada entre a CORE e a DERF localizou o suspeito na tarde desta terça-feira em Porto Velho, após o indivíduo romper o regime semiaberto.
12
PRF em Rondônia prende homem com revólver e munições na BR-364

PRF em Rondônia prende homem com revólver e munições na BR-364

Um homem de 25 anos foi preso.
10
Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação agressiva dos criminosos, que fugiram levando pertences da vítima no bairro Esperança da Comunidade.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Distrito de Triunfo: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Jardim Santa Leticia 1 – Candeias do Jamari: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

As ações têm como objetivo ampliar a proteção dos usuários da rodovia e reduzir riscos durante a circulação no trecho concedido.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Vila Iata: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EMEF Santa Júlia: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Relatório do Observatório do Clima destaca redução histórica puxada pelo controle do desmatamento, mas alerta para a dependência excessiva de ações na Amazônia.
L
BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

O presidente da instituição, Aloizio Mercadante, afirma que há R$ 6 bilhões em caixa para socorrer setores atingidos por tarifas americanas e instabilidades geopolíticas.
L
Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Pesquisa inédita publicada na revista The Lancet Rheumatology acompanhou quase 1.200 pessoas e demonstrou que imunizante não agrava doenças como lúpus e artrite reumatoide.
L

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L

Tambaqui de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Governo de Rondônia participa da Seafood Expo North America em Boston, com apoio da Acripar, Sebrae e indústrias, ampliando exportações do pescado amazônico
L