TERÇA-FEIRA, 15/04/2025

L

Mundo

Ataque aéreo israelense fere médicos e pacientes em hospital de campanha em Gaza; ONU condena ação

Secretário-geral da ONU lamenta bombardeios

Por Lusa - 20

Publicado em 

Ataque aéreo israelense fere médicos e pacientes em hospital de campanha em Gaza; ONU condena ação
Reuters/Dawoud Abu Alkas/Proibida reprodução

Um ataque aéreo israelense atingiu nesta terça-feira (15) a entrada de um hospital de campanha na Faixa de Gaza e feriu três médicos e sete pacientes, anunciou um porta-voz do hospital.

O ataque atingiu o hospital de campanha do Kuwait, na zona de Muwasi, onde centenas de milhares de pessoas procuraram abrigo em vastos campos de tendas.

O porta-voz do hospital, Saber Mohammed, disse que dois dos pacientes ficaram gravemente feridos.

O Exército israelense não fez qualquer comentário imediato, segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press.

Os militares israelenses atacaram hospitais em várias ocasiões durante os 18 meses de guerra, acusando os militantes do Hamas de se esconderem nas unidades de saúde ou de utilizá-las para fins militares.

O corpo hospitalar negou as alegações e acusou Israel de pôr em perigo os civis de forma imprudente e de destruir o sistema de saúde do território.

Israel atacou o último grande hospital de cuidados intensivos no norte de Gaza no domingo (13), após ter ordenado que ele fosse evacuado.

Um doente morreu durante a retirada do local e o ataque danificou gravemente a sala de emergência, a farmácia e os edifícios próximos, segundo o Hospital Al-Ahli.

A diocese episcopal de Jerusalém, que gere o hospital, condenou o ataque.

Israel disse que tinha como alvo um centro de comando e controle do Hamas dentro das instalações, sem fornecer provas.

O grupo radical palestino que governa Gaza desde 2007 negou as alegações.

ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou-se “profundamente alarmado” com o ataque aéreo de Israel, no domingo, ao hospital al-Ahli.

O ataque “paralisou o complexo e desferiu um duro golpe num sistema de saúde já devastado”, afirmou o porta-voz da secretaria, Stéphane Dujarric, em comunicado divulgado ontem.

“Nos termos do direito humanitário internacional”, os feridos, doentes, o pessoal médico e as instalações devem ser “respeitados e protegidos”, disse Guterres, acrescentando que as provisões médicas estão diminuindo enquanto os hospitais continuam a ficar cheios de vítimas.

As forças israelenses bombardearam o edifício de entrada do Hospital al-Ahli, também conhecido como Hospital Batista, na madrugada de domingo, causando graves danos e obrigando à retirada de doentes e pessoal, confirmou o Ministério da Saúde e da Defesa Civil de Gaza.

O ataque causou a morte indireta de uma criança, durante o deslocamento forçado de pacientes, e deixou o centro fora de funcionamento.

Guterres afirmou que cerca de 70% da Faixa de Gaza estão agora sob ordens de deslocamento emitidas por Israel ou dentro de uma zona interditada, deixando os palestinos “sem nenhum local seguro para onde ir e com pouco para sobreviver”.

“As consequências humanitárias são devastadoras, com as reservas de alimentos se esgotando, a produção de água diminuindo drasticamente e os materiais de abrigo quase totalmente esgotados”, acrescentou o secretário-geral da ONU.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

É o que mostra relatório do Copernicus sobre Estado do Clima Europeu
L
China lança campanha para reprimir conteúdos considerados maliciosos em plataformas de vídeos curtos

China lança campanha para reprimir conteúdos considerados maliciosos em plataformas de vídeos curtos

Meta é criar ambiente digital “claro e ordenado”
L
Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição

Presidente Noboa foi reeleito para mais 4 anos na Presidência
L
Trump busca fechar 90 acordos comerciais em 90 dias, enfrentando desafios na guerra tarifária

Trump busca fechar 90 acordos comerciais em 90 dias, enfrentando desafios na guerra tarifária

Especialistas desejam “boa sorte” ao presidente americano
L
EUA concedem isenções tarifárias para eletrônicos importados da China, aliviando empresas de tecnologia

EUA concedem isenções tarifárias para eletrônicos importados da China, aliviando empresas de tecnologia

Governo americano listou 20 categorias de produtos excluídos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#AgendaNews | Entrevista Flávio Dutka – Artista Plástico e Visual

Nesta terça-feira, dia 15, às 17h, o Agenda News recebe Flávio Dutka, artista plástico e visual com uma trajetória marcada pela sensibilidade, criatividade e compromisso com a educação. Paranaense de nascimento e rondoniano de coração, Dutka é formado em História pela UNIR e há mais de 16 anos atua como educador em comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira.
L
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Reajuste segue previsão de 4,76% do INPC mais 2,5%
L

Agenda News: Xêro Doce Confeitaria oferece opções irresistíveis para adoçar sua Páscoa

Encomende até sexta-feira (18) os deliciosos Ovos de Colher da Xêro Doce, com sabores como Biscoito Lotus, Matilda e Cupuaçu com Castanha, e torne sua Páscoa ainda mais doce e especial.
L

Operação S.O.S Ribeirinhos não aceita doações por Pix

Golpistas estariam tentando se aproveitar da crise ambiental
L

Diálogo Príncipe da Beira: Exército e lideranças indígenas fortalecem laços de respeito e cooperação na Amazônia

Encontro na 17ª Brigada de Infantaria de Selva reúne representantes indígenas de Rondônia, Acre e sul do Amazonas para construir pontes de entendimento e apoio mútuo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo e prefeito Léo Moraes anunciam ordem de serviço para obras de pavimentação no distrito de União Bandeirantes

O recurso foi viabilizado por meio de uma emenda de bancada destinada em 2022.
L
Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: 'A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: ‘A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Atendimento de urgência e emergência em Porto Velho enfrenta atrasos críticos, com tempo médio de resposta das ambulâncias passando de 30 minutos, revelando um cenário alarmante na saúde pública.
L
*Vereador Pedro Geovar propõe criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores públicos de Porto Velho*

Pedro Geovar sugere criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores municipais de Porto Velho

Proposta visa estimular a agricultura familiar, fortalecer as feiras livres e promover alimentação saudável entre os servidores municipais
L

CCJ da Assembleia aprova proposta que permite uso de militares da reserva em conselhos de Justiça e processos disciplinares

O projeto agora segue para outras comissões da Assembleia Legislativa.
L

Cláudia de Jesus contribui na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira em Rondônia

Reunião preparatória aconteceu nesta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende cerca de 10 kg de drogas e prende suspeito na zona leste

Quando o suspeito se deparou com a viatura, na Rua Itatiaia, se desfez de uma sacola.
10

Moto invade via preferencial e duas jovens são atropeladas por caminhonete

As vítimas foram amparadas por populares até a chegada do SAMU
12
Três meninas morrem após fazer desafio na internet de inalar desodorante

Três meninas morrem após fazer desafio da internet de inalar desodorante

A “trend” incentiva a inalação do produto e a retenção do spray na boca pelo maior tempo possível. Médicos apontam que a brincadeira é extremamente perigosa, podendo causar parada cardíaca em poucos minutos.
18
Motociclista sofre fratura exposta em acidente; motorista fugiu

VÍDEO: Motociclista sofre fratura exposta em acidente; motorista fugiu

Testemunhas contaram que um carro modelo Fiat Toro seguia na Pinheiro Machado sentido Jorge Teixeira, quando bateu na moto que teria invadido a preferencial, depois o condutor fugiu sem prestar socorro a vítima.
16
PRF em Rondônia, no último final de semana, apreendeu mais de 88 m³ de madeira transportada irregularmente

PRF em Rondônia, no último final de semana, apreendeu mais de 88 m³ de madeira transportada irregularmente

Apreensões aconteceram em Ariquemes e Ji-Paraná
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador Marcos Rocha garante manutenção contínua da Linha 101 e acesso a União Bandeirantes

Desde 2021, os 57 quilômetros da via vêm recebendo atenção constante.
L
TCE-RO promove curso sobre gestão e governança para vereadores e servidores de câmaras municipais

TCE-RO promove curso sobre gestão e governança para vereadores e servidores de câmaras municipais

A formação, que continua nesta quarta-feira (16/4), no auditório do TCE-RO, reúne cerca de 150 participantes.
L
PLDO 2026 prevê crescimento de 2,5% para o PIB, inflação dentro da meta e queda gradual da Selic até 2029

PLDO 2026 prevê crescimento de 2,5% para o PIB, inflação dentro da meta e queda gradual da Selic até 2029

Inflação cairá para 3,5% em 2026 ante previsão de 4,9% este ano
L

Recebimento da Licença Ambiental: M D S A RESTAURANTE

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO LONDON – LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO N° 10SOL/DLA
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Nova Mamoré – Estado de Rondônia

Rua Raimundo Fernandes nº 3790 – Centro – Nova Mamoré-RO
L

UNIR divulga edital de curso gratuito de licenciatura em Educação do Campo

O curso é ofertado no Campus UNIR de Rolim de Moura, e as inscrições estarão disponíveis gratuitamente de 18 a 29 de abril.
L
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 12 mil

Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 12 mil

Programa beneficiará famílias com renda de até R$ 12 mil por mês
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.