TERÇA-FEIRA, 22/04/2025

L

Mundo

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição

Presidente Noboa foi reeleito para mais 4 anos na Presidência

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição
oea_elecciones

A eleição presidencial do Equador terminou neste domingo (13) com denúncia de fraude da oposição liderada pela candidata de esquerda Luisa González, do partido Revolução Cidadã. Com mais de 97% das urnas apuradas, o resultado oficial deu ao atual presidente de direita Daniel Noboa 55,6% dos votos contra 44,3% de Luisa.

Entre os indícios da denúncia de fraude eleitoral, a oposição cita o registro de atas eleitorais sem assinaturas e a diferença entre pesquisas eleitorais e resultados oficiais. Outra desconfiança da oposição foi a mudança de 18 locais de votação sob a alegação de falta de condições climáticas.

O Estado de Exceção decretado por Noboa um dia antes da votação também é apontado como interferência no processo eleitoral. O decreto suspendeu direitos fundamentais, como a inviolabilidade do domicílio e o direito à reunião, além de instituir toque de recolher na capital, Quito, e outras sete províncias. O governo alega que a medida foi necessária para frear o aumento da violência no país.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, decisões recentes de Noboa, como o decreto de Estado de Exceção, trazem desconfianças em relação ao resultado. Eles avaliam ainda que há fatores políticos que podem justificar o aumento da diferença entre Noboa e González de 20 mil para 1,2 milhão de votos entre primeiro e segundo turno.

Autoritarismo e polarização

Para a professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Carolina Silva Pedroso, a polarização política pode explicar a diferença que Noboa conquistou no 2º turno.

“Não podemos dizer, com certeza, o que aconteceu, porque temos poucos elementos concretos. Mas esse clima de desconfiança em relação ao resultado se justifica pelas ações autoritárias do governo Noboa. O decreto de Estado de Exceção pode ter tido alguma influência como ferramentas de dissuasão das pessoas a se sentirem livres para votar”, avaliou.

Carolina disse que é compreensível o aumento na diferença de votos “por conta desse clima de medo do correísmo voltar ao poder. Além do medo da venezuelanização do país, que é um discurso que a gente percebe muito na disputa eleitoral”.

Correísmo é a corrente política do ex-presidente Rafael Correa, que governou o país de 2007 a 2017, e representado nesta eleição por Luisa González.

A também professora de Relações Internacionais da Unifesp Regiane Nitch Bressan ressaltou que não houve, até o momento, contestação de resultados por parte dos principais observadores internacionais.

“Noboa tem a máquina pública a seu favor e, por isso, consegue fazer uma eleição muito mais acirrada. Ele integra uma extrema-direita que está manuseando muito bem as redes sociais. É um tipo de candidato que, não me admira, tenha sido reeleito, ainda que 28% da população esteja abaixo da linha da pobreza, e que o país continue enfrentando graves problemas de criminalidade”, ponderou.

Observadores Internacionais

A missão eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) contou com 84 observadores em 20 províncias do Equador. Durante a votação, o chefe da missão, Heraldo Muñoz, afirmou que a votação ocorria “por ora” com tranquilidade.

Após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar o resultado, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, parabenizou Noboa pela vitória e disse que houve coincidência entre os dados apresentados pelo conselho e os coletados pelos observadores da instituição. Ele observou, no entanto, que irão monitorar “quaisquer processos institucionais subsequentes que possam surgir”.

A missão eleitoral da União Europeia (UE) só deve publicar o parecer sobre a eleição equatoriana nesta terça-feira (15). O chefe da missão europeia, Gabriel Mato Adrover, informou que a votação ocorria com normalidade no final da manhã do domingo, sem irregularidades registradas.

A eleição no Equador é por meio do voto manual, em papel. Com o fim da votação, cada urna é contada e o resultado é registrado em ata com a assinatura das autoridades presentes e verificada pelos fiscais dos partidos. Em seguida, a ata eleitoral é enviada para o CNE, que totaliza os votos.

Indícios de fraudes

A candidata da esquerda Luisa González sugeriu que essa foi “provavelmente a mais grotesca fraude eleitoral” do Equador e que o país “vive uma ditadura”.

Ela pede a recontagem dos votos com abertura das urnas.

“São 11 pesquisas e investigações estatísticas, em que todas elas, até as do governo, nos deram a vitória, e nenhuma delas nos deu uma diferença como a que estamos vendo no CNE”, alertou em discurso após a revelação do resultado.

A oposição ainda apresenta atas eleitorais registradas no CNE sem assinaturas como indício de fraude. “Dezenas de atas oficiais sem firmas nem validade legal certificaram exclusivamente resultados favoráveis à Daniel Noboa, violando as normas básicas da transparência eleitoral”, denuncia o partido Revolução Cidadã, em nota publicada nesta segunda-feira.

O ex-presidente Rafael Correa argumentou que não poderia haver redução de votos na Luisa em, ao menos, quatro províncias, como foi calculado pelo CNE.

“A menos que tenha ocorrido um cataclismo, é impossível reduzir votos, como aconteceu em Guayas e outras províncias”, justificou.

A presidente do CNE, Diana Atamaint, afirmou que os resultados são “o fiel reflexo da vontade popular” de um processo transparente e que transcorreu em paz.

“A democracia é fortalecida quando a voz do povo é respeitada. E hoje essa voz foi ouvida claramente”, afirmou.

Recontagem de votos

A autoridade eleitoral do país é que decide se o pedido da oposição para recontagem dos votos tem indícios de irregularidades suficientes para justificar uma nova contagem manual de votos.

“A oposição precisa entregar também provas para que o CNE analise o processo, para ver se esse processo se sustenta ou não. Eles não fariam uma recontagem de 100% das atas, mas daquelas que, em tese, estariam com problemas”, explicou a professora Carolina Silva Pedroso.

Avanço da extrema-direita

A professora da Unifesp Regiane Bressan acredita que dificilmente o resultado mudará, apesar das contestações da oposição. Ela destaca que a vitória de Noboa amplia a fissura ideológica entre os países da América Latina com o avanço da extrema-direita.

“Noboa tem apoio dos Estados Unidos e, por isso, provoca uma cisão na conjuntura latino-americana. Ele reforça essa cisão na medida em que nós temos El Salvador, Equador e Argentina muito mais alinhados com os EUA”, acrescentou.

Para a especialista em América Latina, a vitória de Noboa dificulta a tentativa do Brasil de integrar o continente para agir coordenado diante das ações do governo Trump.

“O Brasil não quer gerar uma oposição declarada, mas quer um contraponto a Trump para buscarmos alternativas diante do tarifaço e demais mazelas do governo dos EUA. A vitória de Noboa dificulta a liderança brasileira ou mesmo um acordo comum para lidarmos com os desafios que estão por vir”, explica.

A especialista avalia ainda que o governo Noboa deve endurecer suas políticas de segurança, suspendendo direitos fundamentais com a justificativa de combater a criminalidade, a exemplo do que ocorre em El Salvador. Eleito para um mandato tampão de 18 meses, Noboa agora terá 4 anos para implementar suas políticas no Equador.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mercado de ações dos EUA despenca após ataques de Trump ao Fed e tensões com China

Mercado de ações dos EUA despenca após ataques de Trump ao Fed e tensões com China

Investidores se preocupam com a independência do banco central
L
Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.
L
Lideranças religiosas lamentam morte do papa Francisco e destacam legado de diálogo, justiça social e paz

Lideranças religiosas lamentam morte do papa Francisco e destacam legado de diálogo, justiça social e paz

Organizações da comunidade judaica se uniram em luto
L
Com morte do Papa Francisco, conclave será convocado para eleger novo líder da Igreja Católica

Com morte do Papa Francisco, conclave será convocado para eleger novo líder da Igreja Católica

Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Reviva a magia dos Bee Gees em um espetáculo emocionante

“Bee Gees Experience In Concert – O Musical” chega a Porto Velho no dia 15 de junho, prometendo uma noite inesquecível com grandes sucessos, balé e uma produção de tirar o fôlego.
L

Gestão Marcos Rocha impulsiona educação pública e lança 1º Aulão do Enem com foco em oportunidades e acesso ao ensino superior

Nosso governo tem o compromisso de oferecer suporte pedagógico, estrutura e oportunidade para todos os estudantes da rede estadual.
L

Páscoa no Parque se consagra como a maior celebração pascal já realizada em Porto Velho

Mais de 126 mil pessoas participaram do evento, que uniu cultura, solidariedade e inclusão durante nove dias de programação.
L
Regularização de contas para emendas da Saúde deve ser feita até 22 de março

Saiba quando são os próximos feriados nacionais de 2025 e possibilidades de emendas

Consulte o calendário completo de 2025 para planejar suas férias e folgas.
L
Lula adia viagem a Rondônia para participar do velório do Papa Francisco, afirma porta-voz da Rede Sustentabilidade

Lula adia viagem a Rondônia para participar do velório do Papa Francisco, afirma porta-voz da Rede Sustentabilidade

Presidente Lula cancela agenda em Rondônia para prestar homenagem ao Papa Francisco, a quem considerava amigo e inspiração em causas sociais e ambientais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa promove audiência pública em defesa da educação pública

Evento marca a 26ª Semana Nacional e reúne representantes da sociedade para debater avanços e desafios do setor.
L

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente da RO-420

Parlamentar destaca impacto da estrada na vida da população e na economia local.
L
Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Parlamentar destaca qualidade dos serviços prestados pelo Saae de Cacoal e critica proposta de concessão à iniciativa privada prevista na Lei 1.200/2023.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa suspeita de chamar criança de “macaco” em vila de apartamentos

A mulher foi conduzida ao Departamento de Flagrantes.
10
Ação da PRF resulta em sete prisões por alcoolemia em Rondônia

Ação da PRF resulta em sete prisões por alcoolemia em Rondônia

Ocorrências aconteceram em quatro municípios
10
Estudante é morto a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Estudante é morto a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Testemunhas relataram que o suspeito invadiu a residência por ciúmes, onde L.M. estava acompanhado de um amigo, U.C., de 34 anos.
18
Motorista de aplicativo é baleado após recusar mudança de rota

Motorista de aplicativo é baleado após recusar mudança de rota

Ao chegar ao destino, pediram para seguir até outro endereço, o que foi negado pelo motorista sob alegação de que o local era deserto e perigoso.
16
Bebê morre e cinco pessoas ficam feridas após desabamento de casa

Bebê morre e cinco pessoas ficam feridas após desabamento de casa

As causas ainda são investigadas, mas há suspeita de explosão de gás na parte inferior do imóvel, onde residia o avô da criança.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho anuncia modernização do sistema de bilhetagem com versão digital no transporte coletivo

Com a migração de sistema, será necessário a substituição dos cartões COM Card e os usuários têm até 31 de maio de 2025 para utilizar o saldo atual do cartão
L

Operação tapa-buracos é iniciada pela Prefeitura de Porto Velho na Estrada do Belmont

Importante acesso no bairro Nacional, via passa por serviços de recuperação asfáltica
L

Gestão Léo Moraes completa 100 dias com ênfase na comunicação pública

Conteúdos abrangem não apenas a transparência das ações e a prestação de contas, mas também informações de utilidade pública
L
Governo de Rondônia amplia ações de educação e conscientização sobre a importância da CNH

Governo de Rondônia amplia ações de educação e conscientização sobre a importância da CNH

Apesar dos esforços, o número de condutores inabilitados autuados preocupa. Em 2024, foram 4.806 infrações registradas.
L

Léo Moraes anuncia retirada de placas que impediam estacionamento no entorno do aeroporto de Porto Velho

Ciclofaixa sem funcionalidade, implantada anteriormente, também será retirada
L
Atleta de Rondônia garante prata no Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Atleta de Rondônia garante prata no Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

O presidente da Federação de Tênis de Mesa de Rondônia, Jesse Targino, destacou que, a medalha de prata mostra que o estado está no caminho certo.
L
Etapa inicial da declaração obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio

Etapa inicial da declaração obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha contribui para valorização do agronegócio local e a consolidação do estado como exportador.
L
Governo de Rondônia realiza promoções e homenagens a policiais militares em cerimônia alusiva a Tiradentes

Governo de Rondônia realiza promoções e homenagens a policiais militares em cerimônia alusiva a Tiradentes

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, enfatizou o trabalho do governo de Rondônia na valorização dos servidores da segurança pública.
L
Ampliação nos atendimentos de cardiologia permite à Prefeitura de Porto Velho reduzir fila de espera em 40%

Ampliação nos atendimentos de cardiologia permite à Prefeitura de Porto Velho reduzir fila de espera em 40%

Reforço na equipe médica proporcionou a ampliação no número de vagas semanais para a especialidade.
L

Equipe técnica da Prefeitura de Porto Velho inspeciona aterro sanitário

Ação dos fiscais ambientais foi acompanhada pelo secretário titular da Sema.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.