TERÇA-FEIRA, 28/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição

Presidente Noboa foi reeleito para mais 4 anos na Presidência

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição
oea_elecciones

A eleição presidencial do Equador terminou neste domingo (13) com denúncia de fraude da oposição liderada pela candidata de esquerda Luisa González, do partido Revolução Cidadã. Com mais de 97% das urnas apuradas, o resultado oficial deu ao atual presidente de direita Daniel Noboa 55,6% dos votos contra 44,3% de Luisa.

Entre os indícios da denúncia de fraude eleitoral, a oposição cita o registro de atas eleitorais sem assinaturas e a diferença entre pesquisas eleitorais e resultados oficiais. Outra desconfiança da oposição foi a mudança de 18 locais de votação sob a alegação de falta de condições climáticas.

O Estado de Exceção decretado por Noboa um dia antes da votação também é apontado como interferência no processo eleitoral. O decreto suspendeu direitos fundamentais, como a inviolabilidade do domicílio e o direito à reunião, além de instituir toque de recolher na capital, Quito, e outras sete províncias. O governo alega que a medida foi necessária para frear o aumento da violência no país.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, decisões recentes de Noboa, como o decreto de Estado de Exceção, trazem desconfianças em relação ao resultado. Eles avaliam ainda que há fatores políticos que podem justificar o aumento da diferença entre Noboa e González de 20 mil para 1,2 milhão de votos entre primeiro e segundo turno.

Autoritarismo e polarização

Para a professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Carolina Silva Pedroso, a polarização política pode explicar a diferença que Noboa conquistou no 2º turno.

“Não podemos dizer, com certeza, o que aconteceu, porque temos poucos elementos concretos. Mas esse clima de desconfiança em relação ao resultado se justifica pelas ações autoritárias do governo Noboa. O decreto de Estado de Exceção pode ter tido alguma influência como ferramentas de dissuasão das pessoas a se sentirem livres para votar”, avaliou.

Carolina disse que é compreensível o aumento na diferença de votos “por conta desse clima de medo do correísmo voltar ao poder. Além do medo da venezuelanização do país, que é um discurso que a gente percebe muito na disputa eleitoral”.

Correísmo é a corrente política do ex-presidente Rafael Correa, que governou o país de 2007 a 2017, e representado nesta eleição por Luisa González.

A também professora de Relações Internacionais da Unifesp Regiane Nitch Bressan ressaltou que não houve, até o momento, contestação de resultados por parte dos principais observadores internacionais.

“Noboa tem a máquina pública a seu favor e, por isso, consegue fazer uma eleição muito mais acirrada. Ele integra uma extrema-direita que está manuseando muito bem as redes sociais. É um tipo de candidato que, não me admira, tenha sido reeleito, ainda que 28% da população esteja abaixo da linha da pobreza, e que o país continue enfrentando graves problemas de criminalidade”, ponderou.

Observadores Internacionais

A missão eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) contou com 84 observadores em 20 províncias do Equador. Durante a votação, o chefe da missão, Heraldo Muñoz, afirmou que a votação ocorria “por ora” com tranquilidade.

Após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar o resultado, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, parabenizou Noboa pela vitória e disse que houve coincidência entre os dados apresentados pelo conselho e os coletados pelos observadores da instituição. Ele observou, no entanto, que irão monitorar “quaisquer processos institucionais subsequentes que possam surgir”.

A missão eleitoral da União Europeia (UE) só deve publicar o parecer sobre a eleição equatoriana nesta terça-feira (15). O chefe da missão europeia, Gabriel Mato Adrover, informou que a votação ocorria com normalidade no final da manhã do domingo, sem irregularidades registradas.

A eleição no Equador é por meio do voto manual, em papel. Com o fim da votação, cada urna é contada e o resultado é registrado em ata com a assinatura das autoridades presentes e verificada pelos fiscais dos partidos. Em seguida, a ata eleitoral é enviada para o CNE, que totaliza os votos.

Indícios de fraudes

A candidata da esquerda Luisa González sugeriu que essa foi “provavelmente a mais grotesca fraude eleitoral” do Equador e que o país “vive uma ditadura”.

Ela pede a recontagem dos votos com abertura das urnas.

“São 11 pesquisas e investigações estatísticas, em que todas elas, até as do governo, nos deram a vitória, e nenhuma delas nos deu uma diferença como a que estamos vendo no CNE”, alertou em discurso após a revelação do resultado.

A oposição ainda apresenta atas eleitorais registradas no CNE sem assinaturas como indício de fraude. “Dezenas de atas oficiais sem firmas nem validade legal certificaram exclusivamente resultados favoráveis à Daniel Noboa, violando as normas básicas da transparência eleitoral”, denuncia o partido Revolução Cidadã, em nota publicada nesta segunda-feira.

O ex-presidente Rafael Correa argumentou que não poderia haver redução de votos na Luisa em, ao menos, quatro províncias, como foi calculado pelo CNE.

“A menos que tenha ocorrido um cataclismo, é impossível reduzir votos, como aconteceu em Guayas e outras províncias”, justificou.

A presidente do CNE, Diana Atamaint, afirmou que os resultados são “o fiel reflexo da vontade popular” de um processo transparente e que transcorreu em paz.

“A democracia é fortalecida quando a voz do povo é respeitada. E hoje essa voz foi ouvida claramente”, afirmou.

Recontagem de votos

A autoridade eleitoral do país é que decide se o pedido da oposição para recontagem dos votos tem indícios de irregularidades suficientes para justificar uma nova contagem manual de votos.

“A oposição precisa entregar também provas para que o CNE analise o processo, para ver se esse processo se sustenta ou não. Eles não fariam uma recontagem de 100% das atas, mas daquelas que, em tese, estariam com problemas”, explicou a professora Carolina Silva Pedroso.

Avanço da extrema-direita

A professora da Unifesp Regiane Bressan acredita que dificilmente o resultado mudará, apesar das contestações da oposição. Ela destaca que a vitória de Noboa amplia a fissura ideológica entre os países da América Latina com o avanço da extrema-direita.

“Noboa tem apoio dos Estados Unidos e, por isso, provoca uma cisão na conjuntura latino-americana. Ele reforça essa cisão na medida em que nós temos El Salvador, Equador e Argentina muito mais alinhados com os EUA”, acrescentou.

Para a especialista em América Latina, a vitória de Noboa dificulta a tentativa do Brasil de integrar o continente para agir coordenado diante das ações do governo Trump.

“O Brasil não quer gerar uma oposição declarada, mas quer um contraponto a Trump para buscarmos alternativas diante do tarifaço e demais mazelas do governo dos EUA. A vitória de Noboa dificulta a liderança brasileira ou mesmo um acordo comum para lidarmos com os desafios que estão por vir”, explica.

A especialista avalia ainda que o governo Noboa deve endurecer suas políticas de segurança, suspendendo direitos fundamentais com a justificativa de combater a criminalidade, a exemplo do que ocorre em El Salvador. Eleito para um mandato tampão de 18 meses, Noboa agora terá 4 anos para implementar suas políticas no Equador.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Furacão Melissa atinge Jamaica em Categoria 5 com ventos de 265 km/h

Furacão Melissa atinge Jamaica em Categoria 5 com ventos de 265 km/h

A tempestade, a mais forte já registrada na ilha caribenha, ameaça a Jamaica com chuvas de até 90 cm e ventos catastróficos, seguindo rumo a Cuba e Bahamas.
L
Trump diz que reunião com Lula foi 'muito boa' e elogia presidente brasileiro

Trump diz que reunião com Lula foi ‘muito boa’ e elogia presidente brasileiro

Lula, por sua vez, manifesta otimismo e espera acordo comercial entre Brasil e EUA nas próximas semanas.
L
Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Fenômeno, considerado o mais forte a atingir a Jamaica na história recente, levou o país a evacuar moradores de Kingston e outras áreas.
L
Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

La Libertad Avanza (LLA) conquista 40,8% dos votos e garante ao presidente ultraliberal maior base no Congresso.
L
Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Em entrevista à BBC, a ex-vice-presidente afirmou que “ainda não terminou” sua carreira de serviço público e que vislumbra um futuro na Casa Branca.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Participe da promoção especial Depile-se!

Essa é a chance perfeita para experimentar o tratamento Clari e conquistar axilas mais uniformes, com conforto e resultados reais.
L
Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Ao todo, cerca de 150 (cento e cinquenta) policiais e agentes públicos foram mobilizados para o cumprimento de medidas cautelares deferidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10

Respeito vem de casa | Respect Comes From Home

Caso de agressão a professor após recolher celular em sala levanta debate sobre o enfraquecimento da autoridade docente e a perda de respeito nas relações familiares e escolares | Case of assault on teacher after confiscating cellphone in class sparks debate over the weakening of teacher authority and the loss of respect in family and school relationships
L

Nota de pesar: Maria Lúcia Machado da Silva

Professora federal em Porto Velho, Maria Lúcia Machado da Silva, 71, deixa legado de carinho, fé e serviço, velório na Funerária Dom Bosco, cortejo ao Cemitério Inocentes
L
Nota de pesar Lorrane Gabriela Souza

Nota de pesar: Lorrane Gabriela Souza

Lorrane nasceu em Porto Velho/RO, no dia 01 de Julho de 2007. Com apenas 18 anos, ela partiu, deixando um vazio imenso nos corações de todos que a amavam.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Presidente em exercício reforça prioridade do governo na retirada de tarifas dos EUA.
L
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Prazo para defesa apresentar recurso se encerra às 23h59, envolvendo o núcleo central da trama golpista de 2023.
L
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil seguem em andamento

Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil seguem em andamento

Presidente brasileiro completa 80 anos e mantém canal direto com líder norte-americano para tratar de tarifas comerciais.
L
“Ele tem meu telefone e eu tenho o dele”, diz Lula sobre Trump

“Ele tem meu telefone e eu tenho o dele”, diz Lula sobre Trump

Presidentes se encontraram na Malásia e combinaram diálogo direto em caso de impasses nas negociações.
L
Deputado Pedro Fernandes solicita recuperação da ponte sobre o Rio Preto em Rio Crespo

Deputado Pedro Fernandes solicita recuperação da ponte sobre o Rio Preto em Rio Crespo

Parlamentar apresenta pedido ao DER-RO para reforço estrutural da ponte e segurança na zona rural.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Força Tática age rápido e prende trio após furto de moto no centro

Força Tática age rápido e prende trio após furto de moto no centro

Um casal contou que estava pescando, quando percebeu que a moto havia sido furtada, em seguida, acionou a empresa de rastreamento e avisou a PM.
14
Rondoniense é executado a tiros em quitinete de Sorriso

Rondoniense é executado a tiros em quitinete de Sorriso

Fábio Rone Azevedo, de 31 anos, foi assassinado a tiros de pistola por dois homens que invadiram o imóvel onde morava há 15 dias. Polícia investiga execução em Sorriso, Mato Grosso.
18
Indígenas controlam fogo em aldeia a 140 km de Vilhena

Indígenas controlam fogo em aldeia a 140 km de Vilhena

Comunidade Enawenê-nawê formou corrente humana para conter as chamas que atingiram uma casa tradicional de palha. Origem do incêndio em aldeia indígena é investigada.
12
BPTAR prende dupla com drogas durante patrulhamento contra o crime organizado no Jardim Santana

BPTAR prende dupla com drogas durante patrulhamento contra o crime organizado no Jardim Santana

Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de drogas e dinheiro trocado.
10
Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho da Argentina e deixa 16 feridos

Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho da Argentina e deixa 16 feridos

Acidente aconteceu em Barra Mansa, na tarde desta segunda-feira (27), com veículo que seguia para a Argentina, onde o time enfrenta o Racing.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bioeconomia e inovação marcam a nova fase do Viveiro Cidadão na Amazônia

Bioeconomia e inovação marcam a nova fase do Viveiro Cidadão na Amazônia

Com mais de uma década de experiência, a iniciativa da Ecoporé amplia a restauração em Rondônia, enfrenta novos desafios climáticos e sociais e une ciência, saberes tradicionais e inovação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Eva da Silva Alves, com 25 obras publicadas, reforça seu destaque na literatura infantojuvenil de Rondônia.
L
Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Filme “Criativos”, de Jordan Cruz, será exibido nesta quinta-feira (30) no Teatro Banzeiros, com entrada gratuita.
L
Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro

Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro

Obra de Joesér Alvarez amplia o acesso à literatura amazônica e valoriza a cultura garimpeira.
L
Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos em Barra do Piraí

Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos em Barra do Piraí

Evento reúne vencedores da OBAFOG e proporciona aprendizado em astronáutica e lançamentos de foguetes.
L
PND 2025: gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado terça-feira

PND 2025: gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado terça-feira

Participantes terão 48 horas para apresentar recursos sobre as respostas.
L
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025

Estimativa para o PIB deste ano recua para 2,16%, aponta boletim Focus do Banco Central.
L
Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Temperaturas caem e região metropolitana deve registrar mínimas de 15°C.
L
Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Indigenista e defensora da Amazônia, Neidinha Suruí levará ao Congresso a pauta ambiental e a voz dos povos da floresta.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.