TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição

Presidente Noboa foi reeleito para mais 4 anos na Presidência

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição
oea_elecciones

A eleição presidencial do Equador terminou neste domingo (13) com denúncia de fraude da oposição liderada pela candidata de esquerda Luisa González, do partido Revolução Cidadã. Com mais de 97% das urnas apuradas, o resultado oficial deu ao atual presidente de direita Daniel Noboa 55,6% dos votos contra 44,3% de Luisa.

Entre os indícios da denúncia de fraude eleitoral, a oposição cita o registro de atas eleitorais sem assinaturas e a diferença entre pesquisas eleitorais e resultados oficiais. Outra desconfiança da oposição foi a mudança de 18 locais de votação sob a alegação de falta de condições climáticas.

O Estado de Exceção decretado por Noboa um dia antes da votação também é apontado como interferência no processo eleitoral. O decreto suspendeu direitos fundamentais, como a inviolabilidade do domicílio e o direito à reunião, além de instituir toque de recolher na capital, Quito, e outras sete províncias. O governo alega que a medida foi necessária para frear o aumento da violência no país.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, decisões recentes de Noboa, como o decreto de Estado de Exceção, trazem desconfianças em relação ao resultado. Eles avaliam ainda que há fatores políticos que podem justificar o aumento da diferença entre Noboa e González de 20 mil para 1,2 milhão de votos entre primeiro e segundo turno.

Autoritarismo e polarização

Para a professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Carolina Silva Pedroso, a polarização política pode explicar a diferença que Noboa conquistou no 2º turno.

“Não podemos dizer, com certeza, o que aconteceu, porque temos poucos elementos concretos. Mas esse clima de desconfiança em relação ao resultado se justifica pelas ações autoritárias do governo Noboa. O decreto de Estado de Exceção pode ter tido alguma influência como ferramentas de dissuasão das pessoas a se sentirem livres para votar”, avaliou.

Carolina disse que é compreensível o aumento na diferença de votos “por conta desse clima de medo do correísmo voltar ao poder. Além do medo da venezuelanização do país, que é um discurso que a gente percebe muito na disputa eleitoral”.

Correísmo é a corrente política do ex-presidente Rafael Correa, que governou o país de 2007 a 2017, e representado nesta eleição por Luisa González.

A também professora de Relações Internacionais da Unifesp Regiane Nitch Bressan ressaltou que não houve, até o momento, contestação de resultados por parte dos principais observadores internacionais.

“Noboa tem a máquina pública a seu favor e, por isso, consegue fazer uma eleição muito mais acirrada. Ele integra uma extrema-direita que está manuseando muito bem as redes sociais. É um tipo de candidato que, não me admira, tenha sido reeleito, ainda que 28% da população esteja abaixo da linha da pobreza, e que o país continue enfrentando graves problemas de criminalidade”, ponderou.

Observadores Internacionais

A missão eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) contou com 84 observadores em 20 províncias do Equador. Durante a votação, o chefe da missão, Heraldo Muñoz, afirmou que a votação ocorria “por ora” com tranquilidade.

Após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar o resultado, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, parabenizou Noboa pela vitória e disse que houve coincidência entre os dados apresentados pelo conselho e os coletados pelos observadores da instituição. Ele observou, no entanto, que irão monitorar “quaisquer processos institucionais subsequentes que possam surgir”.

A missão eleitoral da União Europeia (UE) só deve publicar o parecer sobre a eleição equatoriana nesta terça-feira (15). O chefe da missão europeia, Gabriel Mato Adrover, informou que a votação ocorria com normalidade no final da manhã do domingo, sem irregularidades registradas.

A eleição no Equador é por meio do voto manual, em papel. Com o fim da votação, cada urna é contada e o resultado é registrado em ata com a assinatura das autoridades presentes e verificada pelos fiscais dos partidos. Em seguida, a ata eleitoral é enviada para o CNE, que totaliza os votos.

Indícios de fraudes

A candidata da esquerda Luisa González sugeriu que essa foi “provavelmente a mais grotesca fraude eleitoral” do Equador e que o país “vive uma ditadura”.

Ela pede a recontagem dos votos com abertura das urnas.

“São 11 pesquisas e investigações estatísticas, em que todas elas, até as do governo, nos deram a vitória, e nenhuma delas nos deu uma diferença como a que estamos vendo no CNE”, alertou em discurso após a revelação do resultado.

A oposição ainda apresenta atas eleitorais registradas no CNE sem assinaturas como indício de fraude. “Dezenas de atas oficiais sem firmas nem validade legal certificaram exclusivamente resultados favoráveis à Daniel Noboa, violando as normas básicas da transparência eleitoral”, denuncia o partido Revolução Cidadã, em nota publicada nesta segunda-feira.

O ex-presidente Rafael Correa argumentou que não poderia haver redução de votos na Luisa em, ao menos, quatro províncias, como foi calculado pelo CNE.

“A menos que tenha ocorrido um cataclismo, é impossível reduzir votos, como aconteceu em Guayas e outras províncias”, justificou.

A presidente do CNE, Diana Atamaint, afirmou que os resultados são “o fiel reflexo da vontade popular” de um processo transparente e que transcorreu em paz.

“A democracia é fortalecida quando a voz do povo é respeitada. E hoje essa voz foi ouvida claramente”, afirmou.

Recontagem de votos

A autoridade eleitoral do país é que decide se o pedido da oposição para recontagem dos votos tem indícios de irregularidades suficientes para justificar uma nova contagem manual de votos.

“A oposição precisa entregar também provas para que o CNE analise o processo, para ver se esse processo se sustenta ou não. Eles não fariam uma recontagem de 100% das atas, mas daquelas que, em tese, estariam com problemas”, explicou a professora Carolina Silva Pedroso.

Avanço da extrema-direita

A professora da Unifesp Regiane Bressan acredita que dificilmente o resultado mudará, apesar das contestações da oposição. Ela destaca que a vitória de Noboa amplia a fissura ideológica entre os países da América Latina com o avanço da extrema-direita.

“Noboa tem apoio dos Estados Unidos e, por isso, provoca uma cisão na conjuntura latino-americana. Ele reforça essa cisão na medida em que nós temos El Salvador, Equador e Argentina muito mais alinhados com os EUA”, acrescentou.

Para a especialista em América Latina, a vitória de Noboa dificulta a tentativa do Brasil de integrar o continente para agir coordenado diante das ações do governo Trump.

“O Brasil não quer gerar uma oposição declarada, mas quer um contraponto a Trump para buscarmos alternativas diante do tarifaço e demais mazelas do governo dos EUA. A vitória de Noboa dificulta a liderança brasileira ou mesmo um acordo comum para lidarmos com os desafios que estão por vir”, explica.

A especialista avalia ainda que o governo Noboa deve endurecer suas políticas de segurança, suspendendo direitos fundamentais com a justificativa de combater a criminalidade, a exemplo do que ocorre em El Salvador. Eleito para um mandato tampão de 18 meses, Noboa agora terá 4 anos para implementar suas políticas no Equador.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Odessa registra danos em infraestruturas após ataque russo com drones

Odessa registra danos em infraestruturas após ataque russo com drones

Um novo ataque da Rússia com drones atingiu a região de Odessa nesta terça-feira, danificando instalações de energia e escritórios da Ukrzaliznytsia, a empresa ferroviária ucraniana.
L
271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

271 palestinos foram assassinados em Gaza no primeiro mês de cessar-fogo

O cessar-fogo na Faixa de Gaza completou um mês com o assassinato de 271 palestinos, segundo o Hamas. O grupo também denuncia que apenas 40% da ajuda humanitária prevista no acordo internacional conseguiu entrar na região.
L
Suprema Corte dos EUA mantém direito ao casamento homoafetivo

Suprema Corte dos EUA mantém direito ao casamento homoafetivo

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a tentativa de uma ex-servidora do condado de Kentucky de anular a decisão histórica de 2015 que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.
L
Rússia lança mísseis hipersônicos e dezenas de drones em novo ataque à Ucrânia

Rússia lança mísseis hipersônicos e dezenas de drones em novo ataque à Ucrânia

A Força Aérea ucraniana anunciou nesta segunda-feira (10) que a Rússia atacou o país com sete mísseis, incluindo dois Kinzhal, e um total de 67 drones, sendo que 52 foram interceptados e o restante atingiu nove alvos.
L
Tribunal de Recurso de Paris analisa pedido de liberdade de Nicolas Sarkozy

Tribunal de Recurso de Paris analisa pedido de liberdade de Nicolas Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy compareceu por videoconferência em audiência para analisar seu pedido de libertação, 20 dias após ser condenado a cinco anos de prisão por financiamento líbio de campanha; a decisão de Paris é esperada ainda hoje.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conexão RH: Entrevista com Ariane Lopes, Personal Chef

A entrevista promete revelar os bastidores de como empreender pode ir além do lucro, gerando conexões humanas e significado em cada entrega. Um episódio imperdível para quem busca inspiração e propósito no que faz.
L
STF inicia julgamento de dez réus do Núcleo 3 da trama golpista

STF inicia julgamento de dez réus do Núcleo 3 da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira, às 9h, o Núcleo 3 da investigação sobre a trama golpista, que inclui nove militares do Exército, conhecidos como “kids-pretos”, e um policial federal.
L

Nota de pesar: Ludercy Gomes Bezerra de Souza

Ludercy Gomes Bezerra de Souza, o querido “Negão”, parte deixando lembranças de alegria, paixão pelo Flamengo, amor ao vôlei e um legado de amizade e carinho em Porto Velho.
L

Nota de pesar: Edezio Alves de Jesus Filho

Edezio Alves de Jesus Filho, o querido “Comandante”, parte deixando um legado de fé, ensinamentos, amor ao próximo e lembranças de cuidado e acolhimento em Porto Velho.
L

Nota de pesar: Terezinha Lima da Silva

Terezinha Lima da Silva deixa um legado de amor, fé e acolhimento, exemplo de mãe, avó e amiga que uniu gerações em torno da família e de Jesus Cristo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Procurador-Geral de Justiça de Rondônia participa de reunião com ministro do STF sobre combate ao crime organizado

Procurador-Geral de Justiça de Rondônia participa de reunião com ministro do STF sobre combate ao crime organizado

Encontro em Brasília reuniu Alexandre de Moraes, Paulo Gonet e procuradores-gerais de todo o país para debater estratégias integradas de enfrentamento às facções.
L
Membros do PCC devem ser ouvidos na CPI do crime organizado?

Membros do PCC devem ser ouvidos na CPI do crime organizado?

Convocação de integrantes da facção para depor no Senado levanta críticas sobre riscos institucionais e exposição do Parlamento.
L
Lula diz que emergência climática é uma crise de desigualdade

Lula diz que emergência climática é uma crise de desigualdade

Na abertura da COP30 em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a crise do clima é, na essência, uma crise de desigualdade, exigindo uma transição justa para economias de baixo carbono.
L
Alero abre inscrições para novos integrantes do Coral Vozes do Legislativo

Alero abre inscrições para novos integrantes do Coral Vozes do Legislativo

Edital oferece cinco vagas imediatas e dez para cadastro de reserva; inscrições seguem até quinta-feira (13) e são exclusivas para servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia
L
Marina Silva: combate à fome e crise climática devem ser integrados

Marina Silva: combate à fome e crise climática devem ser integrados

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu que fome, pobreza e crise climática devem ser enfrentadas de forma conjunta, pois fenômenos climáticos extremos, como o tornado no Paraná, aumentam a vulnerabilidade social e destroem sistemas alimentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal desmantela esquema de tráfico internacional de remédios

Polícia Federal desmantela esquema de tráfico internacional de remédios

A Operação Tarja Preta da Polícia Federal desarticula exportação ilegal de medicamentos controlados para os Estados Unidos; o líder do grupo criminoso foi detido pelas autoridades norte-americanas em Orlando.
10
Dono de ferro velho é preso após comprar caminhonete furtada de oficina

Dono de ferro velho é preso após comprar caminhonete furtada de oficina

Após descobrir o paradeiro da caminhonete, a vítima acionou a PM que fez abordagem ao proprietário do local, que informou ter comprado a mesma pelo valor de R$3.000 mil reais para desmanche, mas não tinha comprovante de pagamento nem contato com o suposto vendedor.
12
PM flagra adolescente armado antes de fazer assalto em parada de ônibus

PM flagra adolescente armado antes de fazer assalto em parada de ônibus

Na revista pessoal foi localizada uma arma de fabricação caseira com uma munição calibre 36 com ele.
10
Colisão entre motos deixa três feridos graves na BR-364 em Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos graves na BR-364 em Porto Velho

Acidente aconteceu no cruzamento da BR-364 com a Rua da Beira.
14
Homem é esfaqueado pela esposa durante bebedeira na zona Leste

Mulher enciumada ataca marido a facada enquanto ele dormia na zona Leste

Homem de 49 anos foi golpeado no pescoço pela esposa após suspeita de traição.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: ELY AREDES NOVAES

Outorga de uso insignificante para barragem de abastecimento da atividade de piscicultura.
L
Toffoli anula provas da Lava Jato contra ex-primeira-dama do Peru

Toffoli anula provas da Lava Jato contra ex-primeira-dama do Peru

O ministro Dias Toffoli, do STF, anulou provas da Operação Lava Jato obtidas nos sistemas Drousys e My Web Day que seriam usadas contra Nadine Heredia Alarcón, que está no Brasil após solicitar asilo diplomático.
L
Novas regras do BC tornam bandeiras responsáveis por falhas de pagamento

Novas regras do BC tornam bandeiras responsáveis por falhas de pagamento

O Banco Central (BC) publicou regras que ampliam a responsabilidade das bandeiras de cartão (como Visa e Mastercard) pela liquidação de transações, garantindo o repasse dos valores ao recebedor mesmo em caso de falhas no sistema.
L
Pavilhão Brasil sedia 286 atividades de participação social na COP30

Pavilhão Brasil sedia 286 atividades de participação social na COP30

Inaugurado na Zona Azul do Parque da Cidade de Belém, o Pavilhão Brasil será o palco de 286 eventos sobre clima, financiamento, adaptação e mitigação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 67 milhões

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 67 milhões

O concurso 2.939 da Mega-Sena está com o prêmio principal acumulado em R$ 67 milhões; as apostas podem ser realizadas até as 20h30 desta terça-feira.
L
UNIR e IFRO realizam seminário sobre os 30 anos da resistência camponesa de Corumbiara

UNIR e IFRO realizam seminário sobre os 30 anos da resistência camponesa de Corumbiara

Evento discute a atualidade da questão agrária em Rondônia e relembra o massacre da Fazenda Santa Elina, com debates, homenagens e lançamentos de livros.
L
Reforma tributária do Brasil é vista como avanço pela OCDE

Reforma tributária do Brasil é vista como avanço pela OCDE

Um estudo da OCDE destaca que a reforma tributária brasileira tornará a economia do país mais competitiva, transparente e favorável a investidores, ao introduzir um moderno sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual.
L
Conab lança projeto Armazéns Solares durante a COP 30 em Belém

Conab lança projeto Armazéns Solares durante a COP 30 em Belém

Iniciativa marca o início da transição energética nas unidades armazenadoras da estatal e reforça compromisso com a sustentabilidade.
L
Ford Lança Picape Híbrida com Mais de 800 Quilômetros de Autonomia

Ford Lança Picape Híbrida com Mais de 800 Quilômetros de Autonomia

Nova versão da Maverick chega ao mercado com foco em eficiência e versatilidade
L
Banco Central regulamenta mercado de criptoativos e cria as SPSAVs

Banco Central regulamenta mercado de criptoativos e cria as SPSAVs

O Banco Central (BC) definiu regras para o mercado de criptoativos no Brasil, criando as Sociedades Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (SPSVAs) e regulando operações de câmbio.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.