SEXTA-FEIRA, 11/04/2025

L

Mundo

Lula critica sobretaxas de Trump, reforça negociações comerciais com o Japão e defende multilateralismo

Presidente criticou novas medidas protecionistas de Donald Trump

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula critica sobretaxas de Trump, reforça negociações comerciais com o Japão e defende multilateralismo
Ricardo Stuckert / PR

Ao encerrar uma visita de Estado ao Japão, na noite desta quarta-feira (26), manhã de quinta-feira (27) no país asiático, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista a jornalistas e foi questionado sobre o anúncio, mais cedo, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma nova sobretaxa de 25%, desta vez sobre os carros importados que chegam ao país norte-americano. A medida é a mais nova tarifa imposta pelo novo governo dos EUA no comércio internacional.

“O que o presidente Trump precisa é medir as consequências dessas decisões. Se ele está pensando que tomando essa decisão de taxar tudo aquilo que os Estados Unidos importam [vai ajudar], eu acho que vai ser prejudicial aos Estados Unidos. Isso vai elevar o preço das coisas, e pode levar a uma inflação que ele ainda não está percebendo”, disse Lula.

“Os EUA importam muito carro japonês e tem muitas empresas japonesas produzindo carro lá. Eu, sinceramente, não vejo o benefício de aumentar em 25% os carros comprados do Japão. A única coisa que eu sei é que vai ficar mais caro para o povo americano comprar. E esse mais caro pode resultar no aumento da inflação, e esse aumento da inflação pode significar aumento de juros, e aumento de juros pode significar contenção da economia”, acrescentou.

O presidente brasileiro confirmou que seu governo vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para tentar reverter uma outra tarifa imposta pelos EUA, a mais prejudicial ao Brasil até agora, que é a de 25% sobre a importação de aço e alumínio.

“Da parte do Brasil, ele [Trump] taxou o aço brasileiro do Brasil em 25%. Temos duas decisões a fazer. Uma é recorrer na Organização Mundial do Comércio, e nós vamos recorrer. A outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos, colocar em prática a lei da reciprocidade”, disse o presidente.

Segundo Lula, essa medida só será colocada em prática caso a queixa na OMC não seja eficaz para provocar uma negociação entre os dois países. O presidente voltou a lembrar que o fluxo comercial entre Brasil e EUA é ligeiramente favorável aos norte-americanos, e defendeu que as condições para o livre-comércio mundial prevaleçam.

“Estou muito preocupado com o comportamento do governo americano com essa taxação de todos os produtos, de todos os países. No fundo, o livre comércio é o que está sendo prejudicado. Estou preocupado porque o multilateralismo está sendo derrotado e estou preocupado porque o presidente americano não é xerife do mundo, ele é apenas presidente dos Estados Unidos”, criticou.

Na entrevista, Lula também comentou sobre as tratativas com o Japão para acelerar a abertura do mercado para a carne bovina brasileira, uma demanda histórica do setor. Mais cedo, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, informou sobre o envio de uma missão oficial para dar prosseguimento aos protocolos de liberação sanitária.

“Temos que respeitar a decisão japonesa, cada país tem um critério. O que eu ouvi do primeiro-ministro é que ele vai, o mais rápido possível, mandar os especialistas dele para analisar o rebanho brasileiro. E, depois, vamos ver a decisão. O dado concreto é nós vendemos uma carne de muita qualidade e a carne mais barata entre todos os países. Eu acredito que, ainda este ano, a gente vai ter uma solução da questão da carne”, prevê Lula.

O presidente também se comprometeu a investir, ao longo deste ano, no avanço de um acordo comercial entre os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) com o Japão. “Eu vou assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre. E, se depender de mim, nós vamos trabalhar para que haja o acordo do Mercosul com o Japão. É bom para os países do Mercosul e para o Japão. Quanto mais facilitação para a negociação, melhor.

Agenda

Lula chegou ao Japão na última segunda-feira (24) e, na terça-feira (25) de manhã, participou da cerimônia de boas-vindas, com honras militares, no Palácio Imperial, na capital japonesa. Após reunião reservada com o casal imperial e almoço privado, o presidente se encontrou com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) para debater a abertura do mercado japonês ao setor.

Lula participou ainda de jantar oferecido a ele e à primeira-dama Janja Lula da Silva pelo imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz Masako. Na ocasião, pediu o “firme engajamento” do Japão na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.

Nessa quarta-feira (26), o presidente teve o dia mais cheio da visita ao Japão, que está 12 horas à frente do horário oficial de Brasília. A agenda começou com representantes de sindicatos japoneses. Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou que o objetivo foi falar de questões trabalhistas e de como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no Brasil e no Japão.

O presidente também falou no Fórum Empresarial Brasil-Japão. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia. No evento, Lula convocou os japoneses a investirem no Brasil e criticou o crescimento do negacionismo climático e do protecionismo comercial. Foi anunciado acordo da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) com a ANA, maior companhia aérea japonesa, para a compra de 20 jatos E-190.

Após outras reuniões bilaterais, Lula se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka, para firmar os compromissos entre os dois países. Foram dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente, além de 80 instrumentos entre entidades subnacionais como empresas, bancos, universidades e institutos de pesquisas. Os dois países também anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas estabelecidas desde 2014. Na sequência, foi oferecido um jantar a Lula e à comitiva.

A comitiva brasileira em Tóquio é composta pelo presidente, a primeira-dama Janja, ministros, parlamentares, empresários e sindicalistas. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também compõem a delegação com Lula.

A viagem internacional prossegue nesta quinta, quando o presidente parte para Hanói, no Vietnã, segunda parte da viagem à Ásia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Argentina realiza terceira greve geral contra ajuste fiscal do governo Milei

Argentina realiza terceira greve geral contra ajuste fiscal do governo Milei

Trabalhadores de transportes, portos e aeroportos param por 24 horas
L
ONU denuncia detenções arbitrárias de homens no Afeganistão por aparência e costumes sob lei dos talibãs

ONU denuncia detenções arbitrárias de homens no Afeganistão por aparência e costumes sob lei dos talibãs

Mais da metade das detenções ocorreram por violação da lei islâmica
L
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

Japão saiu da lista de países que exigem visto de cidadãos brasileiros
L
União Europeia suspende por 90 dias contramedidas a tarifas dos EUA após recuo parcial de Trump em guerra comercial

União Europeia suspende por 90 dias contramedidas a tarifas dos EUA após recuo parcial de Trump em guerra comercial

“Queremos dar uma chance às negociações”, disse a chefe da comissão
L
Desabamento de teto em boate na República Dominicana deixa cerca de 200 mortos durante show em Santo Domingo

Desabamento de teto em boate na República Dominicana deixa cerca de 200 mortos durante show em Santo Domingo

Busca por sobreviventes é cada vez mais difícil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Espetáculo O Homem de Nazaré volta aos palcos em Porto Velho com apresentações gratuitas

Espetáculo O Homem de Nazaré volta aos palcos em Porto Velho com apresentações gratuitas

Montagem reconhecida como Patrimônio Cultural de Rondônia será encenada nos dias 18, 19 e 20 de abril no Teatro Estadual Palácio das Artes, emocionando o público com a trajetória de Jesus Cristo.
L
PF combate o tráfico interestadual de drogas em Rondônia

PF combate o tráfico interestadual de drogas em Rondônia

A ação policial contou com apoio do GEFRON/MT.
10

Solidariedade que navega: apoio do Exército e Prefeitura leva ajuda às vítimas da cheia do Madeira

Com 12 mil pessoas afetadas e comunidades isoladas, ação conjunta leva mantimentos, saúde e esperança a famílias atingidas no Médio e Baixo Madeira
L

Início da gestão de Léo Moraes em Porto Velho é marcado por conquistas celebradas em evento especial

Evento para celebrar os 100 dias de gestão acontece no sábado, no Parque da Cidade
L

Baile da Astro: News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para o maior evento funk do ano

Porto Velho já está se preparando para a festa que promete ser o destaque do calendário local! O Baile da Astro, prestes a acontecer no dia 12 de abril no Oasis Camping Club, contará com um line-up estrelado e uma superestrutura que promete uma noite épica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois vetos e previsão de R$ 14,5 bilhões de superávit primário

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois vetos e previsão de R$ 14,5 bilhões de superávit primário

LOA estima superávit primário de R$ 14,5 bi após compensações
L

A pedido de moradores, vereador Everaldo Fogaça visita praça no bairro Eletronorte

A proposta do vereador inclui a recuperação da infraestrutura, instalação de novos equipamentos e a criação de um plano de manutenção contínua por parte da Prefeitura.
L

Deputada Dra. Taíssa celebra os 96 anos de Guajará-Mirim e reforça compromisso com a população e investimentos na região

Durante solenidade pelos 96 anos da cidade, Dra. Taíssa destaca união entre poderes e garante apoio contínuo ao desenvolvimento do município.
L

Câmara de Porto Velho aprova Lei de Acolhimento Escolar proposta pelo vereador Pedro Geovar

A formação será organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio de instituições especializadas.
L
Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto com tiro no peito após invadir casa e ameaçar o irmão

Homem é morto com tiro no peito após invadir casa e ameaçar o irmão

A vítima então tentou entrar na casa e usando uma faca tentou atacar o irmão que reagiu e atirou em direção a Jean que foi baleado no peito e morreu.
18
Homem é baleado no peito durante ataque próximo do Orgulho do Madeira

Homem é baleado no peito durante ataque próximo do Orgulho do Madeira

Rapaz estaria próximo de uma boca de fumo quando foi atacado a tiros, depois mesmo ferido conseguiu correr até a Rua Plácido de Castro, onde caiu em frente de uma vila de apartamentos e pediu socorro.
16
Bando é flagrado em festa depois de roubo em residência na zona leste

Bando é flagrado em festa depois de roubo em residência na zona leste

No local as 13 pessoas foram detidas, e localizados objetos e o carro roubado da família.
14
Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Segundo consta em boletim de ocorrência, a guarnição recebeu denúncias que algumas armas haviam sido furtadas de uma residência, e uma delas estava sendo vendida por um indivíduo.
14
PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

Um dos alvos da Operação Copia e Cola é o prefeito de Sorocaba
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital Regional de Guajará-Mirim completa primeiro mês com resultados positivos

Mais de 700 atendimentos e 400 empregos gerados reforçam o impacto da nova unidade na saúde e na economia local.
L
STF retoma em 25 de abril julgamento de acusada por atos de 8 de janeiro e pichação na estátua da Justiça

STF retoma em 25 de abril julgamento de acusada por atos de 8 de janeiro e pichação na estátua da Justiça

Julgamento foi suspenso no mês passado por pedido de vista de Fux
L
Pedro Lucas Fernandes é escolhido como novo ministro das Comunicações após saída de Juscelino Filho

Pedro Lucas Fernandes é escolhido como novo ministro das Comunicações após saída de Juscelino Filho

Anúncio foi feito após reunião entre Lula e deputado do União Brasil
L
Brasil lança programa Crescer em Paz para combater violência contra crianças e adolescentes com ações integradas de justiça e segurança pública

Brasil lança programa Crescer em Paz para combater violência contra crianças e adolescentes

Crescer em Paz foi apresentado nesta quinta pelo Ministério da Justiça
L
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 37 milhões após sorteio do concurso 2.851

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 37 milhões após sorteio do concurso

Veja os números sorteados: 05 – 06 – 17 – 37 – 43 – 54
L
Governo e organizações indígenas lançam Comissão Internacional para COP30

Governo e organizações indígenas lançam Comissão Internacional para COP30

Entidades também apresentaram metas climáticas específicas
L
Internacional vence Atlético Nacional por 3 a 0 e assume liderança do Grupo F

Internacional vence Atlético Nacional por 3 a 0 e assume liderança do Grupo F

Fortaleza e Colo-Colo é cancelado após invasão de gramado
L
Especialistas alertam para risco de pandemia de gripe aviária e destacam avanços em vacinas universais e nacionais contra influenza

Especialistas alertam para risco de pandemia de gripe aviária e destacam avanços em vacinas universais e nacionais contra influenza

Mutações em vírus causadores da gripe aviária preocupam cientistas
L
Cientistas em Israel desenvolvem teste de sangue que detecta Parkinson antes dos sintomas com alta precisão

Cientistas em Israel desenvolvem teste de sangue que detecta Parkinson antes dos sintomas com alta precisão

Trabalho foi liderado pela Universidade Hebraica de Jerusalém
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.