SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Mundo

Milhares de libaneses voltam para casa após início de cessar-fogo

Trégua entrou em vigor às 4h da madrugada, no horário de Beirute

Por Mariana Ribeiro Soares - RTP - 20

Publicado em 

Milhares de libaneses voltam para casa após início de cessar-fogo
Reuters/Adnan Abidi/Direitos reservados

Entrou em vigor, na madrugada desta quarta-feira (27), o cessar-fogo no Líbano entre o grupo xiita Hezbollah e Israel. Na estrada que liga a capital, Beirute, ao Sul do país, formaram-se filas de carros com pessoas que regressam para suas casas após meses deslocadas.

Assim que começou a trégua, às 4h (horário local, 23h de terça-feira em Brasília), milhares de libaneses se dirigiram ao Sul, apesar do alerta das Forças de Defesa de Israel (IDF), que pediram aos moradores para aguardar aviso de quando fosse “seguro regressarem”.

“O Comando do Exército pede aos cidadãos que adiem o regresso às vilas e cidades da linha da frente onde as forças israelenses avançaram até que a sua retirada seja concluída de acordo com o cessar-fogo”, disse o Exército de Israel na rede social X.

Embora o acordo de trégua estipule que as IDF devem se retirar completamente do Sul do Líbano em 60 dias, o regresso das tropas a Israel não deve ocorrer de imediato.

“À medida que o cessar-fogo entra em vigor, o exército está tomando as medidas necessárias para concluir sua retirada do Sul, conforme determinado pelo governo libanês”, afirmaram as IDF.

O que diz o acordo?

O acordo de trégua foi mediado pelos Estados Unidos e pela França e implica na retirada, a partir desta quarta-feira, das forças de Israel do Líbano em dois meses.

Por outro lado, o movimento xiita libanês Hezbollah comprometeu-se a ir para Norte do Rio Litani, uma fronteira estabelecida no final da última guerra entre Israel e o Hezbollah, em 2006.

Assim, os dois países liberam uma faixa que será patrulhada pelo exército libanês e pela força das Nações Unidas no Líbano (Unifil), os capacetes azuis.

Segundo o acordo, o exército libanês deve também enviar 5 mil soldados para o Sul do país.

“Este anúncio criará as condições para restaurar a calma duradoura e permitir que os moradores de ambos os países regressem em segurança para as suas casas”, disse a presidência norte-americana e francesa em uma declaração conjunta, emitida ontem.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que este é o momento certo para o cessar-fogo com o Líbano, enfatizando que “a duração vai depender do que acontecer” no país dos cedros.

“Mantemos total liberdade de ação militar”, disse Netanyahu, avisando que Israel não hesitará em voltar a atacar se o Hezbollah violar qualquer parte do acordo.

“Se o Hezbollah violar o acordo e tentar armar-se, nós atacaremos. Se ele tentar reconstruir a infraestrutura terrorista perto da fronteira, nós atacaremos”, alertou Netanyahu.

Benjamin Netanyahu considera que a trégua permitirá a Israel “intensificar” a sua pressão sobre o Hamas, contra o qual lidera uma ofensiva na Faixa de Gaza.

“Quando o Hezbollah estiver fora do jogo, o Hamas será deixado sozinho [em Gaza]. A nossa pressão vai se intensificar e isso contribuirá para a missão sagrada de libertar os nossos reféns”, disse Netanyahu durante um discurso transmitido na televisão, nesta terça.

O cessar-fogo permitirá também a Israel “concentrar-se na ameaça iraniana”, acrescentou Netanyahu.

O Hamas, por sua vez, saudou o cessar-fogo no Líbano e afirmou que o movimento islamita palestino também “está pronto” para uma trégua com o exército israelita na Faixa de Gaza.

“O anúncio do cessar-fogo no Líbano é uma vitória e um grande sucesso para a resistência”, declarou um alto responsável do Hamas à agência de notícias France Presse. “O Hamas está pronto para um acordo de cessar-fogo e para um acordo sério de troca de prisioneiros”, acrescentou.

“Nova página” na história

O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, também saudou o acordo de cessar-fogo, dizendo ser “um passo fundamental para restaurar a calma e a estabilidade” no país e permitir que os cidadãos regressem a casa.

Mikati espera que esta trégua abra “uma nova página” na história do Líbano e apela a Israel para que “cumpra integralmente” o cessar-fogo acordado e “se retire de todas as regiões e posições que ocupou”.

A proposta de cessar-fogo estipula também que apenas “as forças militares e de segurança oficiais” no Líbano estão autorizadas a transportar armas no país, de acordo com uma cópia do acordo datada de terça-feira à qual a Reuters teve acesso.

O documento nomeia estas forças como Forças Armadas Libanesas, Forças de Segurança Interna, Segurança Geral, Segurança do Estado, alfândega libanesa e polícia municipal.

A proposta de trégua refere-se ao compromisso de ambos os lados de implementar plenamente a Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo cláusulas que se referem ao “desarmamento de todos os grupos armados no Líbano”.

O Irã, um dos principais apoiadores do Hezbollah, também já reagiu, saudando o fim daquilo que chama “agressão por parte do Estado israelense”.

Nesta quarta-feira, as forças israelenses dispararam tiros de aviso contra vários veículos para impedi-los de chegar a uma área proibida em território libanês. Segundo os militares israelenses, os suspeitos acabaram por se afastar do local.

Os combates entre Israel e o Líbano já duravam quase um ano e intensificaram-se em setembro, quando Tel Aviv intensificou os bombardeios e lançou uma invasão terrestre contra o Hezbollah.

O conflito foi o mais mortal no Líbano em décadas, deixando mais de 3.823 pessoas mortas, de acordo com autoridades locais. Para o presidente do Parlamento do Líbano, a guerra com Israel foi a “fase mais perigosa” da história do país.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Pontífice afirmou que “não há futuro baseado na violência” durante oração no Vaticano.
L
onu-aprova-discurso-por-video-de-mahmoud-abbas-apos-veto-dos-eua-a-visto

ONU aprova discurso por vídeo de Mahmoud Abbas após veto dos EUA a visto

Assembleia Geral autorizou presidente palestino a participar virtualmente da reunião e de outros eventos da ONU em 2025.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

Europa adia meta de emissões em meio a divergências internas

A União Europeia não cumprirá o prazo global para definir novas metas de corte de emissões, o que pode comprometer sua liderança em negociações climáticas. A decisão, motivada por divergências entre os países-membros, pode impactar a COP30 no Brasil.
L
Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque

A passagem da Ponte Allenby, única via entre a Cisjordânia e a Jordânia, foi fechada por Israel depois que um motorista de um comboio humanitário abriu fogo e matou dois militares israelenses.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Tiger Sport 660 combina desempenho esportivo com praticidade no uso diário

Modelo conta com motor tricilíndrico, pacote tecnológico e autonomia ampliada por R$ 59.190,00
L

Sorteio do RondônCap agitou o domingo dos rondonienses, neste 21 de setembro; e já tem ganhadores

O sorteio tão aguardado já aconteceu e garantiu momentos de alegria para dezenas de pessoas que tiveram os seus títulos sorteados.
L
Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Políticas públicas fortalecem acessibilidade e esporte adaptado em Rondônia
L
Operação Leviatã: PF destrói 138 embarcações usadas no garimpo ilegal em Rondônia

Operação Leviatã: PF destrói 138 embarcações usadas no garimpo ilegal em Rondônia

Ação integrada causou prejuízo de R$ 30 milhões e reforça combate ao crime ambiental no Rio Madeira.
10
Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Festival em Vila Nova de Teotônio resgata tradição da pesca esportiva, movimenta turismo e integra cultura, lazer e economia da capital rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Samuel Costa critica PEC da Blindagem em ato que reuniu mil manifestantes na EFMM

Manifestação na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reúne cerca de mil pessoas contra a PEC da Blindagem e a anistia para golpistas em defesa da democracia brasileira.
L
Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e moto deixa casal ferido em Porto Velho

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta deixou um casal ferido na noite deste sábado (20) no cruzamento da Avenida Campos Salles com a Rua Petrópolis, no bairro Conceição, zona sul de Porto Velho.
14

VÍDEO: Câmera flagra fuga de criminosos do presídio 470 em Porto Velho

Uma câmera de segurança registrou, na noite de sábado (20), a fuga de dois detentos do presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470, em Porto Velho.
10
Operação Boiuna: PF coleta cabelo de ribeirinhos para investigar contaminação por mercúrio no Amazonas

Operação Boiuna: PF coleta cabelo de ribeirinhos para investigar contaminação por mercúrio no Amazonas

Amostras serão analisadas pela Superintendência da Polícia Federal em Manaus para verificar impacto do garimpo.
L
Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Homem de 43 anos sofreu ferimentos gravíssimos após perder o controle na Estrada do Areia Branca, em Porto Velho.
10
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

Casal é preso após deixar filha de 3 anos sozinha em casa para beber em bar

Pais foram detidos na madrugada deste domingo (21), no bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um grande número de portovelhenses foi às ruas protestar contra a PEC da Blindagem

A ativista Neide Cardozo, representante da Kanindé, agradeceu o apoio da população de Porto Velho: “Orgulhosa da minha cidade”.
L
Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

Levantamento do Observatório do Clima aponta mais de 800 propostas, 80% consideradas retrocessos ambientais
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (21), na altura do km 38 da rodovia.
12
Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Sua partida deixa uma imensa saudade, mas sua memória, repleta de amor e ternura, será uma luz a guiar todos aqueles que tiveram a alegria de conviver com ela.
L

Homem é atacado com enxada e marreta na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 45 anos sofreu tentativa de homicídio no bairro Socialista; agressor fugiu após o crime
14
Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L
Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L
Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, fundação lembra que o cadastro amplia as chances de cura de mais de 50 doenças hematológicas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.