SEGUNDA-FEIRA, 18/08/2025
Publicidade

L

Mundo

Milhares de libaneses voltam para casa após início de cessar-fogo

Trégua entrou em vigor às 4h da madrugada, no horário de Beirute

Por Mariana Ribeiro Soares - RTP - 20

Publicado em 

Milhares de libaneses voltam para casa após início de cessar-fogo
Reuters/Adnan Abidi/Direitos reservados

Entrou em vigor, na madrugada desta quarta-feira (27), o cessar-fogo no Líbano entre o grupo xiita Hezbollah e Israel. Na estrada que liga a capital, Beirute, ao Sul do país, formaram-se filas de carros com pessoas que regressam para suas casas após meses deslocadas.

Assim que começou a trégua, às 4h (horário local, 23h de terça-feira em Brasília), milhares de libaneses se dirigiram ao Sul, apesar do alerta das Forças de Defesa de Israel (IDF), que pediram aos moradores para aguardar aviso de quando fosse “seguro regressarem”.

“O Comando do Exército pede aos cidadãos que adiem o regresso às vilas e cidades da linha da frente onde as forças israelenses avançaram até que a sua retirada seja concluída de acordo com o cessar-fogo”, disse o Exército de Israel na rede social X.

Embora o acordo de trégua estipule que as IDF devem se retirar completamente do Sul do Líbano em 60 dias, o regresso das tropas a Israel não deve ocorrer de imediato.

“À medida que o cessar-fogo entra em vigor, o exército está tomando as medidas necessárias para concluir sua retirada do Sul, conforme determinado pelo governo libanês”, afirmaram as IDF.

O que diz o acordo?

O acordo de trégua foi mediado pelos Estados Unidos e pela França e implica na retirada, a partir desta quarta-feira, das forças de Israel do Líbano em dois meses.

Por outro lado, o movimento xiita libanês Hezbollah comprometeu-se a ir para Norte do Rio Litani, uma fronteira estabelecida no final da última guerra entre Israel e o Hezbollah, em 2006.

Assim, os dois países liberam uma faixa que será patrulhada pelo exército libanês e pela força das Nações Unidas no Líbano (Unifil), os capacetes azuis.

Segundo o acordo, o exército libanês deve também enviar 5 mil soldados para o Sul do país.

“Este anúncio criará as condições para restaurar a calma duradoura e permitir que os moradores de ambos os países regressem em segurança para as suas casas”, disse a presidência norte-americana e francesa em uma declaração conjunta, emitida ontem.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que este é o momento certo para o cessar-fogo com o Líbano, enfatizando que “a duração vai depender do que acontecer” no país dos cedros.

“Mantemos total liberdade de ação militar”, disse Netanyahu, avisando que Israel não hesitará em voltar a atacar se o Hezbollah violar qualquer parte do acordo.

“Se o Hezbollah violar o acordo e tentar armar-se, nós atacaremos. Se ele tentar reconstruir a infraestrutura terrorista perto da fronteira, nós atacaremos”, alertou Netanyahu.

Benjamin Netanyahu considera que a trégua permitirá a Israel “intensificar” a sua pressão sobre o Hamas, contra o qual lidera uma ofensiva na Faixa de Gaza.

“Quando o Hezbollah estiver fora do jogo, o Hamas será deixado sozinho [em Gaza]. A nossa pressão vai se intensificar e isso contribuirá para a missão sagrada de libertar os nossos reféns”, disse Netanyahu durante um discurso transmitido na televisão, nesta terça.

O cessar-fogo permitirá também a Israel “concentrar-se na ameaça iraniana”, acrescentou Netanyahu.

O Hamas, por sua vez, saudou o cessar-fogo no Líbano e afirmou que o movimento islamita palestino também “está pronto” para uma trégua com o exército israelita na Faixa de Gaza.

“O anúncio do cessar-fogo no Líbano é uma vitória e um grande sucesso para a resistência”, declarou um alto responsável do Hamas à agência de notícias France Presse. “O Hamas está pronto para um acordo de cessar-fogo e para um acordo sério de troca de prisioneiros”, acrescentou.

“Nova página” na história

O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, também saudou o acordo de cessar-fogo, dizendo ser “um passo fundamental para restaurar a calma e a estabilidade” no país e permitir que os cidadãos regressem a casa.

Mikati espera que esta trégua abra “uma nova página” na história do Líbano e apela a Israel para que “cumpra integralmente” o cessar-fogo acordado e “se retire de todas as regiões e posições que ocupou”.

A proposta de cessar-fogo estipula também que apenas “as forças militares e de segurança oficiais” no Líbano estão autorizadas a transportar armas no país, de acordo com uma cópia do acordo datada de terça-feira à qual a Reuters teve acesso.

O documento nomeia estas forças como Forças Armadas Libanesas, Forças de Segurança Interna, Segurança Geral, Segurança do Estado, alfândega libanesa e polícia municipal.

A proposta de trégua refere-se ao compromisso de ambos os lados de implementar plenamente a Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo cláusulas que se referem ao “desarmamento de todos os grupos armados no Líbano”.

O Irã, um dos principais apoiadores do Hezbollah, também já reagiu, saudando o fim daquilo que chama “agressão por parte do Estado israelense”.

Nesta quarta-feira, as forças israelenses dispararam tiros de aviso contra vários veículos para impedi-los de chegar a uma área proibida em território libanês. Segundo os militares israelenses, os suspeitos acabaram por se afastar do local.

Os combates entre Israel e o Líbano já duravam quase um ano e intensificaram-se em setembro, quando Tel Aviv intensificou os bombardeios e lançou uma invasão terrestre contra o Hezbollah.

O conflito foi o mais mortal no Líbano em décadas, deixando mais de 3.823 pessoas mortas, de acordo com autoridades locais. Para o presidente do Parlamento do Líbano, a guerra com Israel foi a “fase mais perigosa” da história do país.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hamas aceita proposta para novo cessar-fogo em Gaza

Hamas aceita proposta para novo cessar-fogo em Gaza

O grupo islâmico palestino Hamas aceitou uma nova proposta de acordo que prevê uma trégua de 60 dias e a libertação de reféns em duas etapas.
L
Donald Trump anuncia que conversará com Putin após encontro com Zelensky

Donald Trump anuncia que conversará com Putin após encontro com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos declarou que uma reunião trilateral entre os líderes seria possível para negociar o fim da guerra na Ucrânia.
L
Incêndios na Espanha batem recorde anual com 343 mil hectares queimados

Incêndios na Espanha batem recorde anual com 343 mil hectares queimados

O país superou a marca de 2022, enquanto bombeiros continuam a lutar contra as chamas que afetam o noroeste e oeste do território.
L
Eleição na Bolívia aponta segundo turno entre candidatos de direita

Eleição na Bolívia aponta segundo turno entre candidatos de direita

Projeções indicam que Rodrigo Paz Pereira e Jorge “Tuto” Quiroga devem disputar a segunda etapa do pleito, que marca o fim de quase duas décadas de governos de esquerda.
L
Zelensky se encontra com Trump e líderes europeus em Washington

Zelensky se encontra com Trump e líderes europeus em Washington

Líder ucraniano busca apoio diplomático para um acordo de paz duradouro e com garantias de segurança.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Suspeito de bomba falsa em aeroporto pode se entregar à Polícia Federal a qualquer momento

ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto pode se entregar à Polícia Federal a qualquer momento

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Dr. Flávio Martins

Nesta segunda-feira, às 16h, o Programa Ponto & Contraponto recebe o Dr. Flávio Martins, renomado Cirurgião Bucomaxilofacial, especialista e mestre pela UFPEL – Pelotas, doutor em cirurgia pela PUC/RS.
L

Giro News | Entrevista com Alex Sakai, especialista em terapias orientais

Nesta segunda-feira, dia 18 de agosto, às 15h, o Programa Giro News recebe Alex Sakai, acupunturista tradicional e especialista em terapias orientais.
L
Anatel revoga obrigatoriedade do 0303 e justifica medida

Anatel revoga obrigatoriedade do 0303 e justifica medida

A agência reguladora, Anatel, argumenta que existem ferramentas mais eficazes para combater chamadas de telemarketing abusivas, como a autenticação de ligações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Lula recebe Daniel Noboa em Brasília e defende laços com a América do Sul

Lula recebe Daniel Noboa em Brasília e defende laços com a América do Sul

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Equador, Daniel Noboa, se reuniram para discutir comércio, segurança e regulação de big techs.
L
Deputado Pedro Fernandes prestigia 19ª Expour em Urupá e ressalta união pelo setor produtivo e cultural

Deputado Pedro Fernandes prestigia 19ª Expour em Urupá e ressalta união pelo setor produtivo e cultural

Evento reuniu milhares de pessoas, fortaleceu comércio local e destacou a importância da cultura e do agro para a economia regional.
L
Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Ieda Chaves confere reforma concluída de quadra esportiva em escola agrícola de Cerejeiras

Parlamentar destinou R$ 100 mil para revitalização do espaço de lazer e integração da comunidade.
L

Eyder Brasil idealiza 1º Congresso Internacional das Comissões de Segurança das Assembleias Legislativas

Evento reunirá autoridades nacionais e internacionais para debater estratégias de combate ao crime e desafios em regiões de fronteira.
L

O juiz que enfrenta Trump | Alexandre de Moraes desafia pressões e reafirma defesa da democracia

Em entrevista ao Washington Post, ministro do STF Alexandre de Moraes relata embates com Bolsonaro, Musk e agora Donald Trump, reforçando que “não há como recuar do que devemos fazer”.
L
Publicidade

POLÍCIA

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12

Dono de clínica veterinária é preso após espancar idoso em Duque de Caxias

Idoso de 71 anos reclamou do atendimento ao cachorro e foi agredido com socos e chutes pelo dono da clínica; vítima passou por cirurgia na cabeça
16
“Roni do PCC” é preso com droga durante ação do BPTAR e Centro de Inteligência da PM

“Roni do PCC” é preso com droga durante ação do BPTAR e Centro de Inteligência da PM

O suspeito teria confessado iria vender a droga para outro indivíduo, pelo valor de R$3.800 reais, além de ser uma das lideranças da facção.
14
Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Carro atropela moto e deixa dois feridos na Duque de Caxias

Acidente no cruzamento das ruas Miguel Chakian com Duque de Caxias deixa uma mulher em estado grave e homem com escoriaçõe
12
Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Morre motociclista atropelado por servidor público embriagado na zona sul

Na ocasião, um servidor público de 27 anos que conduzia um carro elétrico foi preso, depois de ser constatado estar embriagado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

O ministro do STF negou um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, confirmando a pena por sua participação e pichação na estátua A Justiça no dia 8 de janeiro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LPI LPO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Lincença Ambiental (LPI LPO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L
Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e biografia revela detalhes inéditos

Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e biografia revela detalhes inéditos

Autora Lesley-Ann Jones confirma exame e filha, chamada apenas de “B”, fala pela primeira vez sobre sua relação com o cantor.
L
Governo de RO abre Chamamento Público para fornecimento de café da manhã a pessoas em vulnerabilidade social

Governo de RO abre Chamamento Público para fornecimento de café da manhã a pessoas em vulnerabilidade social

Programa Pão Nosso, em Porto Velho, prevê investimento de R$ 8,7 milhões para atender famílias inscritas no CadÚnico.
L
Juiz é acusado de assédio moral e intimidação de servidores em Rondônia

Juiz é acusado de assédio moral e intimidação de servidores em Rondônia

Sindicato denuncia magistrado por práticas de assédio e ações de indenização contra servidores que relataram condutas inadequadas.
L
Flávio Dino decide que leis estrangeiras não valem automaticamente no Brasil

Flávio Dino decide que leis estrangeiras não valem automaticamente no Brasil

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou que leis e decisões de outros países só terão efeito no Brasil após análise e homologação por uma autoridade brasileira.
L

Agricultor colhe batata-doce gigante de 35 kg em Santa Juliana, MG

José Augusto Alves encontrou a batata-doce de 35,4 kg no Alto Paranaíba e promete dividir o tubérculo com todos que quiserem experimentar
L
Maioria do STF decide que violência doméstica garante benefício do INSS

Maioria do STF decide que violência doméstica garante benefício do INSS

A decisão do Supremo Tribunal Federal garante o pagamento de auxílio temporário a mulheres vítimas de violência, reforçando a Lei Maria da Penha.
L
Vladimir Putin liga para Lula e relata que reunião com Trump foi positiva

Vladimir Putin liga para Lula e relata que reunião com Trump foi positiva

O presidente da Rússia ligou para o colega brasileiro para dar detalhes do encontro que teve nos Estados Unidos, onde discutiu um acordo para o fim da guerra na Ucrânia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.