DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Gangues bloqueiam distribuição de ajuda no sul de Gaza

Denúncia é feita por trabalhadores humanitários e habitantes

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

Gangues bloqueiam distribuição de ajuda no sul de Gaza
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Proibida reprodução

Em meio à grave escassez de alimentos na Faixa de Gaza, os roubos cada vez mais violentos por parte de gangues criminosas são agora o principal obstáculo à distribuição de alimentos no sul do território, denunciam trabalhadores humanitários e habitantes.

Segundo a BBC, homens armados operam à vista das Forças de Defesa de Israel (FDI) numa área restrita perto da fronteira.

O Hamas – pressentindo uma oportunidade para recuperar o seu controle incerto – reativou uma força de segurança especial para combater o roubo e o banditismo.

Depois de gangsters terem roubado quase 100 caminhões da Organização das Nações Unidas (ONU), ferindo muitos condutores palestinos, no dia 16 de novembro – um dos piores furtos de ajuda durante a guerra – vários assaltantes morreram numa emboscada. Testemunhas revelaram à BBC que foram erguidas trincheiras e alvejados caminhões que tentavam chegar ao ponto de distribuição de ajuda.

Uma família criminosa de Gaza bloqueou na ocasião a principal estrada Salah al-Din que sai do ponto de passagem de Kerem Shalom, em Israel, durante dois dias na semana passada.

“A lei e a ordem foram quebradas na área, em torno da passagem de Kerem Shalom, que continua a ser o principal ponto de entrada de mercadorias, e os grupos de saqueadores preenchem o vazio de poder”, afirmou Sam Rose, vice-diretor da UNRWA, a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.

“É inevitável, após 13 meses de conflito intenso, que as coisas desmoronem. ”À medida que o inverno começa, as autoridades humanitárias dizem que impedir o agravamento da situação é fundamental para satisfazer as enormes e crescentes necessidades da maior parte da população de 2,3 milhões de Gaza – agora deslocada para o centro e o sul.

“Trata-se de uma pilhagem tática, sistemática e criminosa”, afirmou Georgios Petropoulos, chefe do gabinete humanitário da ONU, a Ocha, em Gaza.

Para Petropoulos, os roubos estão levando a um excesso de violência em todas as direções – “dos saqueadores aos caminhoneiros, das Forças de Defesa de Israel para a polícia, e da polícia para os saqueadores”.

O aumento da ilegalidade vem sendo registrado em Gaza desde que Israel começou a atacar agentes da polícia no início deste ano, alegando seu papel no governo do Hamas.

“O controle de segurança do Hamas caiu para menos de 20%”, disse à BBC o antigo chefe das investigações policiais do Hamas, acrescentando: “Estamos trabalhando num plano para restaurar o controlo para 60% dentro de um mês”.

Alguns moradores de Gaza deslocados no sul comemoram os esforços do Hamas contra os grupos criminosos.

“Matar os ladrões que roubaram ajuda é um passo na direção certa”, afirma o morador Mohammed Abu Jared. Atualmente, não existem alternativas para substituir o movimento que os líderes israelenses se comprometeram a destruir após os ataques de 7 de outubro de 2023.

Muitos veem as tentativas do Hamas de assumir a liderança contra a criminalidade como consequência direta do fracasso de Israel em chegar a acordo sobre um plano pós-guerra em Gaza.

O caos surge no momento em que a ajuda que entra em território palestino desceu para os níveis mais baixos desde o início da guerra.

Preço dos produtos básicos dispara

Embora a ameaça de fome seja maior nas partes sitiadas do norte, onde Israel conduz uma nova e intensa ofensiva militar, no sul há também grande escassez de alimentos, medicamentos e outros bens.

“Os preços dos produtos básicos disparam – um saco de farinha custa mais de 190 euros (US$ 200), um único ovo custa quase 14 euros – ou então os produtos simplesmente não estão disponíveis”, diz Sam Rose, da UNRWA.

Todos os dias da passada semana, Umm Ahmed esteve com os filhos numa enorme fila à porta de uma padaria em Khan Younis, no sul de Gaza, onde finalmente são distribuídos alguns pães. “Os meus filhos passam muita fome todos os dias. Não podemos pagar o básico. É um sofrimento constante. Sem comida, sem água, sem produtos de limpeza, sem nada”, lamenta.

“Não queremos muito, apenas viver uma vida decente. Precisamos de alimentos. Precisamos que os bens cheguem e sejam distribuídos de forma justa. É tudo o que estamos pedindo.”

Os EUA têm pressionado Israel para que permita a entrada de mais caminhões de ajuda em Gaza.

No entanto, as autoridades israelenses dizem que a principal razão pela qual o seu objetivo de 350 veículos por dia não foi alcançado é a incapacidade da ONU e de outras agências de ajuda internacional em trazer número suficiente para os cruzamentos.

Os trabalhadores humanitários rejeitam isso. Pedem urgentemente o levantamento das inúmeras restrições de entrada impostas pelas autoridades israelenses e à abertura e segurança de mais pontos de passagem para que possam recolher e distribuir os produtos.

Para os trabalhadores humanitários, o colapso da ordem pública precisa ser resolvido e Israel, que ocupa a região, é obrigado a fornecer proteção e segurança. A BBC foi informada de que os assaltos ocorrem muitas vezes à vista de soldados israelenses ou de drones de vigilância – mas que o Exército não intervém.

Aparentemente, os bens roubados estão sendo armazenados em outros países ou em armazéns localizados em áreas sob controle militar israelense.

As FDI não responderam aos pedidos da BBC para comentar a forma como combate o saque e o contrabando organizados.

No início da guerra, à medida que os alimentos se tornavam cada vez mais escassos, habitantes desesperados de Gaza eram vistos roubando caminhões de ajuda que chegavam.

Cigarro custa mais de 48 euros

Rapidamente, o contrabando de cigarro se revelou um grande negócio, com as gangues a impedirem comboios sob a mira de armas, depois de chegarem da passagem de Rafah, no Egito.

O cigarro pode ser vendido por valores exorbitantes em Gaza: enquanto um maço de 20 unidades custava cerca de 20 siclos (5,40 euros) antes da guerra, agora um único cigarro pode custar 180 siclos (mais de 48 euros).

O produto é encontrado dentro de armações de paletes de madeira e dentro de latas de alimentos fechadas, indicando que existe uma rede regional envolvida no contrabando.

Nas últimas seis semanas, as autoridades israelenses proibiram as importações comerciais, argumentando que elas beneficiam o Hamas. Isso contribuiu para a diminuição da oferta de alimentos, o que, por sua vez, impulsiona o aumento dos assaltos à mão armada. Os bens roubados, desde farinha a abrigos de inverno, enviados como donativos internacionais e destinados a serem distribuídos gratuitamente a pessoas necessitadas, só podem ser comprados a preços exorbitantes no mercado negro de Gaza.

Além disso, bens doados estão sendo retidos no Egito devido a atrasos na entrega de ajuda.

Nos últimos dias, relatos dos meios de comunicação locais sugerem que Israel analisa a opção de entregar ajuda a Gaza por meio de um fornecedor de segurança americano privado e armado.

Embora nada tenha sido anunciado oficialmente, os trabalhadores humanitários estão preocupados.

Georgios Petropoulos, da Ocha, questiona quais os países doadores que gostariam que os fornecimentos fossem distribuídos dessa forma. “Será seguro será realmente?“, pergunta. “Acho que será um vetor para mais derramamento de sangue e violência”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump eleva tarifa global para 15% após derrota na Suprema Corte

Trump eleva tarifa global para 15% após derrota na Suprema Corte

Presidente recorre a lei de 1974 para contornar decisão judicial que derrubou seu “tarifaço” anterior; medida entra em vigor nesta terça-feira.
L
Crise energética imposta pelos EUA deixa saúde de Cuba à beira do colapso

Crise energética imposta pelos EUA deixa saúde de Cuba à beira do colapso

Bloqueio ao fornecimento de petróleo afeta tratamentos de câncer, serviços de emergência e cirurgias; governo cubano alerta para ameaça à segurança humana.
L
Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Filhote rejeitado pela mãe no zoológico de Ichikawa, no Japão, ganhou um orangotango de pelúcia para ajudar na adaptação ao grupo.
L
Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

O presidente dos EUA acionou a Lei Comercial de 1974 para contornar a decisão da Suprema Corte; as taxas serão somadas aos impostos de importação já existentes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Escolas já podem declarar dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025

Escolas já podem declarar dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025

Gestores têm até o dia 30 de março para informar o rendimento e a movimentação dos alunos no Sistema Educacenso; dados impactam o cálculo do Ideb.
L
Brasil e Índia assinam acordo histórico para produção de remédios contra o câncer

Brasil e Índia assinam acordo histórico para produção de remédios contra o câncer

Parceria garante transferência de tecnologia para fabricação de medicamentos de alta complexidade no SUS; investimento brasileiro pode chegar a R$ 10 bilhões em uma década.
L
Lula defende que união do Sul Global pode transformar a economia mundial

Lula defende que união do Sul Global pode transformar a economia mundial

Em despedida da Índia, presidente afirma que países em desenvolvimento precisam de parcerias estratégicas para superar a dependência tecnológica e negociar com superpotências.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 116 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 116 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.975 sorteadas no sábado; próximo sorteio ocorre na terça-feira com valor milionário.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam neste domingo

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam neste domingo

Programa oferece 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias para o SUS; selecionados podem receber bolsas que chegam a R$ 20 mil mensais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Deputado federal realiza entrega de maquinários para associações rurais visando fortalecer a produtividade e a economia do município de Buritis
L

Trump mantém investigações contra Brasil e China e volta a acenar com novas tarifas

Mesmo após decisão da Suprema Corte, governo dos EUA diz que seguirá usando a Seção 301 para apurar práticas comerciais e já elevou a tarifa global, aumentando a tensão no comércio internacional.
L
Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Profissionais da comunicação em Rondônia debatem a importância da checagem de fatos e os desafios do jornalismo na era da desinformação
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher de 29 anos mata companheiro de 18 com facada no pescoço em RO

Mulher de 29 anos mata companheiro de 18 com facada no pescoço em RO

Vítima foi identificada como Jeferson R.; crime ocorreu após discussão iniciada em um bar na presença dos filhos do casal.
18
Casal é detido após tentar expulsar inquilina à força no bairro São José

Casal é detido após tentar expulsar inquilina à força no bairro São José

Proprietária alega atraso de dois meses no aluguel, enquanto locatária afirma que falta de dados para depósito impediu o pagamento em Vilhena.
10
Colisão fatal na BR-364 deixa motociclista morto e ônibus em ribanceira

Colisão fatal na BR-364 deixa motociclista morto e ônibus em ribanceira

Grave acidente ocorreu na madrugada deste domingo próximo ao posto da PRF, em Ji-Paraná; equipes de resgate socorreram crianças e idosos do coletivo.
18
Casal é preso após agressão mútua e embriaguez ao volante no Aeroclube

Casal é preso após agressão mútua e embriaguez ao volante no Aeroclube

Homem de 40 anos e mulher de 26 terminam na delegacia após confusão em via pública; teste do bafômetro confirmou crime de trânsito do condutor.
10
PM estoura boca de fumo no Aponiã e prende foragido e traficante

PM estoura boca de fumo no Aponiã e prende foragido e traficante

Ação do 1º Batalhão em um ferro velho resultou na apreensão de drogas e materiais de procedência duvidosa; nove pessoas foram abordadas na operação.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB de Rondônia faz carta aberta pedindo respeito ao processo legal e o fim do Ativismo Judicial

OAB de Rondônia faz carta aberta pedindo respeito ao processo legal e o fim do Ativismo Judicial

O documento encerra com a nona proposta: “uma reforma institucional orientada à confiança, porque nenhuma inovação normativa, procedimental ou tecnológica será legítima se afastar o Judiciário do cidadão e do sentido humano da Justiça”.
L
Coopervags realiza AGO 2026 em Seringueiras/RO e elege nova diretoria

Coopervags realiza AGO 2026 em Seringueiras/RO e elege nova diretoria

Durante a assembleia, foram apresentados os resultados financeiros, relatórios de gestão e as principais ações desenvolvidas ao longo do último ano. O momento também foi marcado pela transparência e pela participação ativa dos cooperados nas decisões que direcionam o futuro da instituição.
L
Embraer e Adani assinam acordo para linha de montagem de jatos na Índia

Embraer e Adani assinam acordo para linha de montagem de jatos na Índia

Parceria estratégica visa a fabricação do modelo regional E175 em solo indiano para atender demanda de 500 novas aeronaves nos próximos 20 anos.
L
COI nega violação de neutralidade de Gianni Infantino após evento com Trump

COI nega violação de neutralidade de Gianni Infantino após evento com Trump

Presença do presidente da Fifa no Conselho da Paz é vista como apoio ao desenvolvimento esportivo em Gaza e não fere a Carta Olímpica, segundo comitê.
L
Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira no bairro Embratel

Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira no bairro Embratel

Vítima caminhava com a irmã e uma criança quando foi atacada sem motivo aparente; o suspeito fugiu, mas foi localizado por familiares e detido pela PM.
16
Policiais Militares evitam tragédia e apagam incêndio em apartamento

Policiais Militares evitam tragédia e apagam incêndio em apartamento

Cabo I. Silva, Sargento Rocha e Cabo Steffanio agiram rápido ao notar as chamas no bairro Nova Porto Velho; geladeira e teto de PVC foram atingidos.
12
Criminoso é agredido por populares após furtar bicicleta de luxo em Porto Velho

Criminoso é agredido por populares após furtar bicicleta de luxo em Porto Velho

O suspeito foi detido por frequentadores do Espaço Alternativo após levar um veículo avaliado em R$ 5 mil; a Polícia Militar evitou o linchamento.
10

Nota de pesar: Raimunda Damiana Ramalho dos Santos

Falecimento de Raimunda Damiana Ramalho dos Santos, ocorrido em Porto Velho, deixando um legado de fé, amor à família e dedicação ao próximo, com despedida marcada na Igreja Teu Reino.
L

Dengue sorotipo 3 volta a circular e acende alerta em Ji-Paraná

Sorotipo que não circulava há 17 anos reaparece no Brasil; população não tem imunidade e risco de casos graves preocupa especialistas
L
Maconha em ônibus interestadual resulta na prisão de passageira em Vilhena

Maconha em ônibus interestadual resulta na prisão de passageira em Vilhena

Equipes da Polícia Militar apreendem quase 29 quilos de entorpecente em malas de mulher que viajava com filha de dois anos
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.