QUINTA-FEIRA, 17/04/2025

L

Mundo

Gangues bloqueiam distribuição de ajuda no sul de Gaza

Denúncia é feita por trabalhadores humanitários e habitantes

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

Gangues bloqueiam distribuição de ajuda no sul de Gaza
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Proibida reprodução

Em meio à grave escassez de alimentos na Faixa de Gaza, os roubos cada vez mais violentos por parte de gangues criminosas são agora o principal obstáculo à distribuição de alimentos no sul do território, denunciam trabalhadores humanitários e habitantes.

Segundo a BBC, homens armados operam à vista das Forças de Defesa de Israel (FDI) numa área restrita perto da fronteira.

O Hamas – pressentindo uma oportunidade para recuperar o seu controle incerto – reativou uma força de segurança especial para combater o roubo e o banditismo.

Depois de gangsters terem roubado quase 100 caminhões da Organização das Nações Unidas (ONU), ferindo muitos condutores palestinos, no dia 16 de novembro – um dos piores furtos de ajuda durante a guerra – vários assaltantes morreram numa emboscada. Testemunhas revelaram à BBC que foram erguidas trincheiras e alvejados caminhões que tentavam chegar ao ponto de distribuição de ajuda.

Uma família criminosa de Gaza bloqueou na ocasião a principal estrada Salah al-Din que sai do ponto de passagem de Kerem Shalom, em Israel, durante dois dias na semana passada.

“A lei e a ordem foram quebradas na área, em torno da passagem de Kerem Shalom, que continua a ser o principal ponto de entrada de mercadorias, e os grupos de saqueadores preenchem o vazio de poder”, afirmou Sam Rose, vice-diretor da UNRWA, a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.

“É inevitável, após 13 meses de conflito intenso, que as coisas desmoronem. ”À medida que o inverno começa, as autoridades humanitárias dizem que impedir o agravamento da situação é fundamental para satisfazer as enormes e crescentes necessidades da maior parte da população de 2,3 milhões de Gaza – agora deslocada para o centro e o sul.

“Trata-se de uma pilhagem tática, sistemática e criminosa”, afirmou Georgios Petropoulos, chefe do gabinete humanitário da ONU, a Ocha, em Gaza.

Para Petropoulos, os roubos estão levando a um excesso de violência em todas as direções – “dos saqueadores aos caminhoneiros, das Forças de Defesa de Israel para a polícia, e da polícia para os saqueadores”.

O aumento da ilegalidade vem sendo registrado em Gaza desde que Israel começou a atacar agentes da polícia no início deste ano, alegando seu papel no governo do Hamas.

“O controle de segurança do Hamas caiu para menos de 20%”, disse à BBC o antigo chefe das investigações policiais do Hamas, acrescentando: “Estamos trabalhando num plano para restaurar o controlo para 60% dentro de um mês”.

Alguns moradores de Gaza deslocados no sul comemoram os esforços do Hamas contra os grupos criminosos.

“Matar os ladrões que roubaram ajuda é um passo na direção certa”, afirma o morador Mohammed Abu Jared. Atualmente, não existem alternativas para substituir o movimento que os líderes israelenses se comprometeram a destruir após os ataques de 7 de outubro de 2023.

Muitos veem as tentativas do Hamas de assumir a liderança contra a criminalidade como consequência direta do fracasso de Israel em chegar a acordo sobre um plano pós-guerra em Gaza.

O caos surge no momento em que a ajuda que entra em território palestino desceu para os níveis mais baixos desde o início da guerra.

Preço dos produtos básicos dispara

Embora a ameaça de fome seja maior nas partes sitiadas do norte, onde Israel conduz uma nova e intensa ofensiva militar, no sul há também grande escassez de alimentos, medicamentos e outros bens.

“Os preços dos produtos básicos disparam – um saco de farinha custa mais de 190 euros (US$ 200), um único ovo custa quase 14 euros – ou então os produtos simplesmente não estão disponíveis”, diz Sam Rose, da UNRWA.

Todos os dias da passada semana, Umm Ahmed esteve com os filhos numa enorme fila à porta de uma padaria em Khan Younis, no sul de Gaza, onde finalmente são distribuídos alguns pães. “Os meus filhos passam muita fome todos os dias. Não podemos pagar o básico. É um sofrimento constante. Sem comida, sem água, sem produtos de limpeza, sem nada”, lamenta.

“Não queremos muito, apenas viver uma vida decente. Precisamos de alimentos. Precisamos que os bens cheguem e sejam distribuídos de forma justa. É tudo o que estamos pedindo.”

Os EUA têm pressionado Israel para que permita a entrada de mais caminhões de ajuda em Gaza.

No entanto, as autoridades israelenses dizem que a principal razão pela qual o seu objetivo de 350 veículos por dia não foi alcançado é a incapacidade da ONU e de outras agências de ajuda internacional em trazer número suficiente para os cruzamentos.

Os trabalhadores humanitários rejeitam isso. Pedem urgentemente o levantamento das inúmeras restrições de entrada impostas pelas autoridades israelenses e à abertura e segurança de mais pontos de passagem para que possam recolher e distribuir os produtos.

Para os trabalhadores humanitários, o colapso da ordem pública precisa ser resolvido e Israel, que ocupa a região, é obrigado a fornecer proteção e segurança. A BBC foi informada de que os assaltos ocorrem muitas vezes à vista de soldados israelenses ou de drones de vigilância – mas que o Exército não intervém.

Aparentemente, os bens roubados estão sendo armazenados em outros países ou em armazéns localizados em áreas sob controle militar israelense.

As FDI não responderam aos pedidos da BBC para comentar a forma como combate o saque e o contrabando organizados.

No início da guerra, à medida que os alimentos se tornavam cada vez mais escassos, habitantes desesperados de Gaza eram vistos roubando caminhões de ajuda que chegavam.

Cigarro custa mais de 48 euros

Rapidamente, o contrabando de cigarro se revelou um grande negócio, com as gangues a impedirem comboios sob a mira de armas, depois de chegarem da passagem de Rafah, no Egito.

O cigarro pode ser vendido por valores exorbitantes em Gaza: enquanto um maço de 20 unidades custava cerca de 20 siclos (5,40 euros) antes da guerra, agora um único cigarro pode custar 180 siclos (mais de 48 euros).

O produto é encontrado dentro de armações de paletes de madeira e dentro de latas de alimentos fechadas, indicando que existe uma rede regional envolvida no contrabando.

Nas últimas seis semanas, as autoridades israelenses proibiram as importações comerciais, argumentando que elas beneficiam o Hamas. Isso contribuiu para a diminuição da oferta de alimentos, o que, por sua vez, impulsiona o aumento dos assaltos à mão armada. Os bens roubados, desde farinha a abrigos de inverno, enviados como donativos internacionais e destinados a serem distribuídos gratuitamente a pessoas necessitadas, só podem ser comprados a preços exorbitantes no mercado negro de Gaza.

Além disso, bens doados estão sendo retidos no Egito devido a atrasos na entrega de ajuda.

Nos últimos dias, relatos dos meios de comunicação locais sugerem que Israel analisa a opção de entregar ajuda a Gaza por meio de um fornecedor de segurança americano privado e armado.

Embora nada tenha sido anunciado oficialmente, os trabalhadores humanitários estão preocupados.

Georgios Petropoulos, da Ocha, questiona quais os países doadores que gostariam que os fornecimentos fossem distribuídos dessa forma. “Será seguro será realmente?“, pergunta. “Acho que será um vetor para mais derramamento de sangue e violência”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

China convocará reunião na ONU para criticar tarifas dos EUA e acusar intimidação comercial

China convocará reunião na ONU para criticar tarifas dos EUA e acusar intimidação comercial

Pequim adota postura dura contra altas tarifas impostas por Trump
L
Simulação da NASA confirma que vento solar pode gerar água na Lua, validando teoria de 60 anos

Simulação da NASA confirma que vento solar pode gerar água na Lua, validando teoria de 60 anos

Descoberta tem implicação para operações de astronautas
L
Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

É o que mostra relatório do Copernicus sobre Estado do Clima Europeu
L
China lança campanha para reprimir conteúdos considerados maliciosos em plataformas de vídeos curtos

China lança campanha para reprimir conteúdos considerados maliciosos em plataformas de vídeos curtos

Meta é criar ambiente digital “claro e ordenado”
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Reposição de 5%: Marcos Rocha sanciona aumento salarial para servidores do TCE

A medida contempla também os inativos que possuem direito à paridade, estabelecendo uma revisão geral anual conforme previsto na legislação federal. O reajuste, porém, está condicionado à análise da capacidade financeira do Estado.
L

Promoção Solta o Som: Conheça o grande vencedor!

Foi com muita expectativa que o público aguardava o resultado da “Promoção Solta o Som”, do News Rondônia, e hoje temos o prazer de anunciar o ganhador da incrível caixa de som portátil duplo sem fio H’Maston!
L

Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada

O objetivo foi entender como esse conjunto se comporta em diferentes condições de uso e que tipo de entrega ele proporciona em termos de desempenho, conforto e eficiência.
L

Flávio Dutka no Agenda News: A arte como essência e resistência

O artista plástico e visual compartilhou sua trajetória, inspirações e o papel transformador da arte em entrevista com Renata Camurça, marcada por reflexões e descontração.
L

#emcimadahora | Entrevista Pascoal Cahulla – Empreendedor

Nesta quarta-feira, dia 16, às 17h, o programa Em Cima da Hora recebe Pascoal Cahulla, diretor da Urbano Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Operação Cidade Limpa tem acompanhamento do vereador Márcio Pacele em Nova Califórnia

Atuante nos distritos da capital, Pacele reafirmou seu compromisso com a população local.
L

Deputado Edevaldo Neves reforça liderança com vitória da Chapa 2

A vitória da chapa 2 representa uma mudança significativa no cenário sindical da categoria, demonstrando o forte apoio dos policiais penais à liderança do Deputado Edevaldo Neves.
L

RISCO NO CAMPO: Jaime Bagattoli solicita à Abin relatórios sobre a atuação do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L

Jaime Bagattoli pede à Abin relatórios sobre ações do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L
Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Programa do Ifro tem a parceria da deputada, que assegura o recurso para levar a qualificação aos municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de caminhão boiadeiro é preso transportando mais de 5 kg de folha de coca em RO

O flagrante aconteceu no distrito de Nova Mamoré, em Porto Velho.
10
Mãe e filha ficam feridas em acidente com capotamento na zona leste

Mãe e filha ficam feridas em acidente com capotamento na zona leste

Segundo informações de testemunhas, um carro modelo Pajero conduzido por um idoso teria avançado a preferencial pela Higienópolis, e batido no Uno que acabou capotando.
12
Casal em moto avança preferencial e bate em viatura da PM no Cristal da Calama

Casal em moto avança preferencial e bate em viatura da PM no Cristal da Calama

Segundo testemunhas, o casal na moto teria avançado a preferencial e batido em cheio na viatura.
14
PRF em Rondônia apreende 87 kg de maconha em Guajará-Mirim

PRF em Rondônia apreende 87 kg de maconha em Guajará-Mirim

Dois homens foram presos em flagrante
10
Polícia Civil de RO cumpre mandados em Operação contra tortura

Polícia Civil de RO cumpre mandados em Operação contra tortura

Foram cumpridos três mandados, incluindo dois de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra suspeitos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Meu Sonho encerra inscrições nesta quinta-feira com foco na aquisição da casa própria

Programa Meu Sonho encerra inscrições nesta quinta-feira com foco na aquisição da casa própria

O investimento do governo estadual com o Meu Sonho é de R$ 147 milhões.
L
Ação do governo de RO distribui kits enxoval e promove integração com gestantes em Porto Velho

Ação do governo de RO distribui kits enxoval e promove integração com gestantes em Porto Velho

As gestantes participantes dos Encontros da Seas são cadastradas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
L

Nota da Câmara de Porto Velho esclarece falha em dados do Portal da Transparência

A Câmara lamenta os transtornos causados e manifesta solidariedade aos parlamentares que tiveram sua imagem afetada por informações incorretas.
L

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes

Instituições financeiras de 34 países foram avaliadas por mais de 50 mil clientes com base em critérios relacionados à experiência no relacionamento, com destaque para o fator confiança
L
Famílias atingidas pela enchente recebem mais de 1.400 cestas básicas do governo de RO

Famílias atingidas pela enchente recebem mais de 1.400 cestas básicas do governo de RO

A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que todas as medidas foram adotadas para que as famílias em situação vulnerável sejam atendidas no que é mais essencial, a alimentação diária e água potável
L
Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

Governo de RO promove ações para conter queimadas e focos de incêndio

O gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas em Educação Ambiental, Leandro de Oliveira Almeida, enfatiza a relevância de sensibilizar a sociedade sobre questões ambientais.
L
Dia Mundial da Atividade Física é marcado por oferta de serviços essenciais à comunidade

Dia Mundial da Atividade Física é marcado por oferta de serviços essenciais à comunidade

Pensando no bem-estar e no entretenimento da população, o evento contará com corte de cabelo, serviços de estética, ações lúdicas para crianças, brincadeiras, sorteio de brindes e atividades educativas sobre o trânsito.
L

Nissan inicia produção da nova geração do Kicks com robôs, bilhões e contratações

Complexo de Resende passa por transformação com treinamentos internacionais e geração de empregos
L

Parque da Cidade divulga programação dos próximos dias

Entre as atrações, haverá musical gospel, ballet, show de palhaços e o espetáculo teatral Jesus de Nazaré
L

100 carros, 100 histórias: o elo afetivo da Chevrolet com os brasileiros

S10 100 Anos marca o centésimo capítulo de uma trajetória que conecta a marca ao consumidor
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.