TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Mundo

Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump

Partido deve conquistar a maioria dos assentos no Congresso americano

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump
REUTERS/BRENDAN MCDERMID/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O desempenho do Partido Republicano nas eleições estadunidenses deste ano surpreendeu parte dos analistas e especialistas brasileiros que acompanham o dia a dia da política e da economia da maior potência econômica mundial.

Além de Donald Trump ter superado, com folga, a candidata democrata Kamala Harris na disputa pela presidência dos Estados Unidos, os republicanos já conquistaram a maioria dos assentos no Senado, que, atualmente, é controlado pelos democratas. E caminham para assumir também o comando da Câmara dos Deputados.

Se a vitória na Câmara se confirmar, Trump, que já presidiu os Estados Unidos entre 2017 e 2021, chegará à Casa Branca contando com uma maioria de congressistas que, em tese, estarão mais dispostos a ajudá-lo a cumprir suas promessas de campanha. Situação que o próprio Trump, ao discursar logo após a divulgação dos primeiros resultados apontando sua vitória, classificou como um “mandato sem precedentes”.

“O fato de o Trump ter ganhado não é surpresa. No mercado financeiro, em particular no norte-americano, havia mais apostas neste sentido. Ainda assim, a expectativa era de que as eleições seriam mais apertadas e, neste sentido, o resultado [geral] sim, surpreendeu”, disse à Agência Brasil o economista-chefe da empresa de tecnologia financeira Nomad, Danilo Igliori, classificando o resultado das urnas como “uma vitória maiúscula e incontestável” dos republicanos.

Para Igliori, com o resultado, Trump deve começar sua gestão enfrentando menos resistências à implementação de suas propostas de campanha.

“Conquistando, junto, o Congresso, o Trump terá condições de aprovar sua agenda mais facilmente. A questão é o quanto as propostas de tom mais visceral, agressivo, disruptivo, vão, de fato, se materializar nas políticas reais”, ponderou o economista, lembrando que, via de regra, encerrada a disputa eleitoral, é hora dos eleitos adotarem uma conduta mais pragmática.

“Mas acho que o mundo, com o Trump [na presidência dos EUA], é um mundo com mais risco, no qual tendemos a reafirmar um contexto que já é de bastante incerteza. Embora eu ache que os principais vetores não serão fundamentalmente impactados pelo Trump, já que há um fenômeno maior, que é economia [global] que vem emergindo após a pandemia [da covid-19]”, acrescentou o economista, referindo-se a rearranjos das cadeias globais de comércio, entre outros fenômenos.

“O principal deles, a meu ver, é uma redução no nível de globalização. Acho que o centro da proposta do Trump, expressa no slogan Make America Great Again [Tornar a América Grande Outra Vez], sinaliza para os Estados Unidos mais isolado, menos inserido nos fluxos globais de comércio e atividade. O que [se acontecer] vai gerar uma série de desdobramentos para as outras nações. Começando pelos impactos da política tarifária e da menor boa vontade para acordos multilaterais e bilaterais”, apontou o economista.

“Para o Brasil, o cenário tende a ficar bem mais complexo, já que o relacionamento com os Estados Unidos é bastante relevante para nós. Embora isso também possa acabar gerando oportunidades, particularmente no relacionamento brasileiro com a China. Porque se os Estados Unidos restringirem suas relações com a China, ela certamente vai procurar privilegiar outros parceiros.

Seletividade

Para o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu), Roberto Goulart Menezes, Trump não é exatamente um político isolacionista.

“Ele tende a uma abordagem que não é [só] dele. O [ex-presidente republicano] George Bush já a adotou no passado. Como também o [ex-presidente democrata] Bill Clinton em certo momento. É uma política de interesse nacional seletivo. Segundo a qual os Estados Unidos admitem que nem todos os temas [globais] os interessam e que há assuntos dos quais outros [países] podem cuidar melhor”, ponderou Goulart, frisando que, paralelamente a isso, Trump considera que, nos últimos tempos, organismos multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) vem regularmente contrariando aos principais interesses estadunidenses.

“Então, para ele, se os Estados Unidos não têm capacidade de reformar essas instituições para que contemplem seus interesses, é o caso de adotar uma atitude brusca em relação a essas instituições. Caso da OMC, cujo órgão de soluções de controvérsia está paralisado desde 2019 justamente porque os Estados Unidos não concordaram em renovar os árbitros – algo que começou no primeiro governo Bush e que foi mantido na gestão [do democrata e atual presidente] Joe Biden”, lembrou o pesquisador, para quem há “pontos de contato” entre a ação democrata e republicana na defesa dos interesses dos Estados Unidos.

“Desde o governo Clinton, os Estados Unidos vêm tentando reconstruir sua hegemonia política e econômica global – a militar já está consolidada. O Trump também tem isso em seu horizonte. E, para isso, ele adota essa estratégia do interesse nacional seletivo. De forma que os Estados Unidos não vão disputar toda bola dividida”, acrescentou Goulart, que também se disse surpreso com o desempenho dos republicanos nas urnas.

“Primeiro porque as pesquisas apontavam para uma disputa voto a voto [entre Trump e Kamala Harris]. Depois, pela própria trajetória do ex-presidente, que enfrenta processos na Justiça e a consequente exposição midiática negativa. O resultado mostrou tanto que Trump e sua ala política detém o controle hegemônico do partido, quanto que sua política sobreviveu na memória dos eleitores, mesmo os dados econômicos do governo Biden, agora, serem bons”, avaliou o professor, destacando que, no último período, a inflação oficial caiu e o nível do emprego formal melhorou, embora o custo de vida penalize os consumidores.

Na avaliação do pesquisador, com maioria no Congresso, Trump tentará implementar, já no primeiro ano de governo, mudanças nas leis trabalhistas e de imigração, entre outras medidas que reduzam as despesas do Estado. Além disso, sua vitória deve fortalecer a extrema-direita em todo o mundo, com prováveis consequências para as próximas eleições brasileiras.

“Talvez o Trump não consiga fazer tudo, mas com maioria no Senado e na Câmara, há grandes chances de ele conseguir aprovar seus projetos, sem grande resistência. Em 2025, a política externa deve se concentrar em três grandes temas: a guerra entre Ucrânia e Rússia; o conflito no Oriente Médio e a relação dos EUA com a China. Para o Brasil, resta redobrar o pragmatismo e, se necessário, corrigir a rota de sua política externa a fim de contornar eventuais dificuldades que os Estados Unidos venham a colocar em termos comerciais, principalmente”, concluiu Goulart.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ucrânia registra cortes de energia após ataques russos com mísseis

Ucrânia registra cortes de energia após ataques russos com mísseis

Bombardeios atingem infraestrutura energética e forçam interrupções de emergência em diversas regiões durante o inverno.
L
Japão autoriza retomada da maior usina nuclear do mundo após 15 anos

Japão autoriza retomada da maior usina nuclear do mundo após 15 anos

Assembleia de Niigata aprova reativação do complexo de Kashiwazaki-Kariwa; decisão marca retorno da operadora Tepco ao setor após o desastre de 2011.
L
Trump nomeia governador da Louisiana como enviado especial para a Groenlândia

Trump nomeia governador da Louisiana como enviado especial para a Groenlândia

Decisão de designar Jeff Landry para promover a integração do território aos EUA gera forte reação diplomática e protestos na Dinamarca.
L
China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Ataque armado mata dez pessoas em cidade da África do Sul

Ataque armado mata dez pessoas em cidade da África do Sul

Atentado em Bekkersdal deixa dez feridos e expõe crise de segurança pública com mortes diárias no país atingido por violência de gangues.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem ao Itamaraty

Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem ao Itamaraty

Governo federal inicia trâmite diplomático para trazer ex-diretor da Abin, condenado na trama golpista e foragido nos Estados Unidos.
L
Bancos alteram horário de atendimento para festas de fim de ano

Bancos alteram horário de atendimento para festas de fim de ano

Febraban confirma que não haverá expediente nos dias 25, 31 e 1º, enquanto o atendimento na véspera de Natal será realizado em horário reduzido em todo o país.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Terça-Feira, 23/12/2025: encerramentos ganham força e decisões pedem clareza

O horóscopo de 23 de dezembro de 2025 indica um dia marcado por finalizações, reflexões importantes e escolhas conscientes que impactam relações pessoais e planos profissionais.
L
Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Parque da Cidade reúne shows, atrações culturais e sorteio de uma Honda Biz no dia 25
L
Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga permanência do Rio no regime de recuperação fiscal

Toffoli prorroga permanência do Rio no regime de recuperação fiscal

Ministro do STF mantém liminar que impede aplicação de multas pela União e define critérios para pagamento de dívidas em 2026.
L
Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Saída temporária de Natal beneficia 45 presos em Rolim de Moura

Saída temporária de Natal beneficia 45 presos em Rolim de Moura

Saída temporária ocorre no período natalino no regime semiaberto.
12
Imagens íntimas voltam a circular e causam repercussão em Vilhena

Imagens íntimas voltam a circular e causam repercussão em Vilhena

Material compartilhado no WhatsApp gera novo alvoroço na cidade.
16
Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carreta na BR-364

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carreta na BR-364

Acidente ocorreu na saída de Vilhena para Porto Velho.
14
Homem é preso por perturbação do sossego em Vilhena

Homem é preso por perturbação do sossego em Vilhena

Confusão envolveu ofensas, resistência e perturbação.
14
Policiais do 5º Batalhão prendem dupla armada na zona leste

Policiais do 5º Batalhão prendem dupla armada na zona leste

Ação rápida da Polícia Militar no bairro Socialista resulta na apreensão de revólver e evita possíveis roubos na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Postes de concreto reforçam segurança e infraestrutura urbana

Estruturas sustentam energia, iluminação e conectividade; ConcreAço da Amazônia investe em inovação e durabilidade em Rondônia.
L

Requerimento da Licença e Outorga: RONIELE FAZOLO

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO e DE OPERAÇÃO, OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Caixa conclui pagamento de dezembro do Bolsa Família nesta terça

Caixa conclui pagamento de dezembro do Bolsa Família nesta terça

Beneficiários com NIS final 0 recebem a última parcela do ano com valor médio de 691,37 reais em calendário antecipado.
L
Foguete sul-coreano explode após decolagem na Base de Alcântara

Foguete sul-coreano explode após decolagem na Base de Alcântara

Veículo espacial HANBIT-Nano sofre anomalia minutos depois do lançamento no Maranhão e colide com o solo em voo comercial.
L
Caixa conclui pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta terça

Caixa conclui pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta terça

Beneficiários com NIS final 0 recebem a última parcela de 110 reais referente ao valor integral do botijão de 13 kg.
L
Ações estratégicas impulsionam desenvolvimento de Rondônia em 2025

Ações estratégicas impulsionam desenvolvimento de Rondônia em 2025

Casa Civil fortalece articulação e crescimento sustentável no estado.
L
Conab anuncia medidas de apoio a produtores de leite em Porto Alegre

Conab anuncia medidas de apoio a produtores de leite em Porto Alegre

Reunião discute ações do governo federal para o setor do leite.
L
Operação Zero Grau combate manobras ilegais em Rondônia

Operação Zero Grau combate manobras ilegais em Rondônia

Polícia Civil apreende veículos e suspende CNH de envolvidos em ranhos e manobras conhecidas como grau durante a Operação Zero Grau.
12
Correios ampliam Pontos de Coleta e fomentam microempreendedorismo

Correios ampliam Pontos de Coleta e fomentam microempreendedorismo

Expansão oferece inclusão produtiva e mais acessibilidade aos serviços postais.
L
Operação Lei da Fronteira prende envolvido em morte de fazendeiro

Operação Lei da Fronteira prende envolvido em morte de fazendeiro

Polícia Civil cumpre mandados de prisão e busca contra suspeitos de executar João Sucuri em emboscada na região de Nova Califórnia.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.