QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump

Partido deve conquistar a maioria dos assentos no Congresso americano

Por ALEX RODRIGUES - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump
REUTERS/BRENDAN MCDERMID/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O desempenho do Partido Republicano nas eleições estadunidenses deste ano surpreendeu parte dos analistas e especialistas brasileiros que acompanham o dia a dia da política e da economia da maior potência econômica mundial.

Além de Donald Trump ter superado, com folga, a candidata democrata Kamala Harris na disputa pela presidência dos Estados Unidos, os republicanos já conquistaram a maioria dos assentos no Senado, que, atualmente, é controlado pelos democratas. E caminham para assumir também o comando da Câmara dos Deputados.

Se a vitória na Câmara se confirmar, Trump, que já presidiu os Estados Unidos entre 2017 e 2021, chegará à Casa Branca contando com uma maioria de congressistas que, em tese, estarão mais dispostos a ajudá-lo a cumprir suas promessas de campanha. Situação que o próprio Trump, ao discursar logo após a divulgação dos primeiros resultados apontando sua vitória, classificou como um “mandato sem precedentes”.

“O fato de o Trump ter ganhado não é surpresa. No mercado financeiro, em particular no norte-americano, havia mais apostas neste sentido. Ainda assim, a expectativa era de que as eleições seriam mais apertadas e, neste sentido, o resultado [geral] sim, surpreendeu”, disse à Agência Brasil o economista-chefe da empresa de tecnologia financeira Nomad, Danilo Igliori, classificando o resultado das urnas como “uma vitória maiúscula e incontestável” dos republicanos.

Para Igliori, com o resultado, Trump deve começar sua gestão enfrentando menos resistências à implementação de suas propostas de campanha.

“Conquistando, junto, o Congresso, o Trump terá condições de aprovar sua agenda mais facilmente. A questão é o quanto as propostas de tom mais visceral, agressivo, disruptivo, vão, de fato, se materializar nas políticas reais”, ponderou o economista, lembrando que, via de regra, encerrada a disputa eleitoral, é hora dos eleitos adotarem uma conduta mais pragmática.

“Mas acho que o mundo, com o Trump [na presidência dos EUA], é um mundo com mais risco, no qual tendemos a reafirmar um contexto que já é de bastante incerteza. Embora eu ache que os principais vetores não serão fundamentalmente impactados pelo Trump, já que há um fenômeno maior, que é economia [global] que vem emergindo após a pandemia [da covid-19]”, acrescentou o economista, referindo-se a rearranjos das cadeias globais de comércio, entre outros fenômenos.

“O principal deles, a meu ver, é uma redução no nível de globalização. Acho que o centro da proposta do Trump, expressa no slogan Make America Great Again [Tornar a América Grande Outra Vez], sinaliza para os Estados Unidos mais isolado, menos inserido nos fluxos globais de comércio e atividade. O que [se acontecer] vai gerar uma série de desdobramentos para as outras nações. Começando pelos impactos da política tarifária e da menor boa vontade para acordos multilaterais e bilaterais”, apontou o economista.

“Para o Brasil, o cenário tende a ficar bem mais complexo, já que o relacionamento com os Estados Unidos é bastante relevante para nós. Embora isso também possa acabar gerando oportunidades, particularmente no relacionamento brasileiro com a China. Porque se os Estados Unidos restringirem suas relações com a China, ela certamente vai procurar privilegiar outros parceiros.

Seletividade

Para o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu), Roberto Goulart Menezes, Trump não é exatamente um político isolacionista.

“Ele tende a uma abordagem que não é [só] dele. O [ex-presidente republicano] George Bush já a adotou no passado. Como também o [ex-presidente democrata] Bill Clinton em certo momento. É uma política de interesse nacional seletivo. Segundo a qual os Estados Unidos admitem que nem todos os temas [globais] os interessam e que há assuntos dos quais outros [países] podem cuidar melhor”, ponderou Goulart, frisando que, paralelamente a isso, Trump considera que, nos últimos tempos, organismos multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) vem regularmente contrariando aos principais interesses estadunidenses.

“Então, para ele, se os Estados Unidos não têm capacidade de reformar essas instituições para que contemplem seus interesses, é o caso de adotar uma atitude brusca em relação a essas instituições. Caso da OMC, cujo órgão de soluções de controvérsia está paralisado desde 2019 justamente porque os Estados Unidos não concordaram em renovar os árbitros – algo que começou no primeiro governo Bush e que foi mantido na gestão [do democrata e atual presidente] Joe Biden”, lembrou o pesquisador, para quem há “pontos de contato” entre a ação democrata e republicana na defesa dos interesses dos Estados Unidos.

“Desde o governo Clinton, os Estados Unidos vêm tentando reconstruir sua hegemonia política e econômica global – a militar já está consolidada. O Trump também tem isso em seu horizonte. E, para isso, ele adota essa estratégia do interesse nacional seletivo. De forma que os Estados Unidos não vão disputar toda bola dividida”, acrescentou Goulart, que também se disse surpreso com o desempenho dos republicanos nas urnas.

“Primeiro porque as pesquisas apontavam para uma disputa voto a voto [entre Trump e Kamala Harris]. Depois, pela própria trajetória do ex-presidente, que enfrenta processos na Justiça e a consequente exposição midiática negativa. O resultado mostrou tanto que Trump e sua ala política detém o controle hegemônico do partido, quanto que sua política sobreviveu na memória dos eleitores, mesmo os dados econômicos do governo Biden, agora, serem bons”, avaliou o professor, destacando que, no último período, a inflação oficial caiu e o nível do emprego formal melhorou, embora o custo de vida penalize os consumidores.

Na avaliação do pesquisador, com maioria no Congresso, Trump tentará implementar, já no primeiro ano de governo, mudanças nas leis trabalhistas e de imigração, entre outras medidas que reduzam as despesas do Estado. Além disso, sua vitória deve fortalecer a extrema-direita em todo o mundo, com prováveis consequências para as próximas eleições brasileiras.

“Talvez o Trump não consiga fazer tudo, mas com maioria no Senado e na Câmara, há grandes chances de ele conseguir aprovar seus projetos, sem grande resistência. Em 2025, a política externa deve se concentrar em três grandes temas: a guerra entre Ucrânia e Rússia; o conflito no Oriente Médio e a relação dos EUA com a China. Para o Brasil, resta redobrar o pragmatismo e, se necessário, corrigir a rota de sua política externa a fim de contornar eventuais dificuldades que os Estados Unidos venham a colocar em termos comerciais, principalmente”, concluiu Goulart.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alemanha, Suécia e Noruega enviam tropas para a Groenlândia

Alemanha, Suécia e Noruega enviam tropas para a Groenlândia

Medida ocorre em resposta às declarações do presidente Donald Trump sobre o controle da ilha e atende a um pedido de segurança da Dinamarca.
L
Agente do serviço de imigração baleia venezuelano em Minneapolis

Agente do serviço de imigração baleia venezuelano em Minneapolis

O incidente ocorreu em meio a uma onda de protestos nos Estados Unidos após a morte de uma mulher norte-americana por um oficial do mesmo órgão.
L
Governo da Venezuela anuncia soltura de 400 presos sob contestação da oposição

Governo da Venezuela anuncia soltura de 400 presos sob contestação da oposição

O anúncio feito pela Assembleia Nacional ocorre após a intervenção militar dos Estados Unidos e a captura de Nicolás Maduro, enquanto organizações de direitos humanos apontam números menores de libertados.
L
Primeira-ministra do Japão prepara eleições antecipadas para fevereiro

Primeira-ministra do Japão prepara eleições antecipadas para fevereiro

Sanae Takaichi planeja dissolver o Parlamento na próxima semana para buscar um novo mandato e validar a coalizão com o Partido da Inovação do Japão.
L
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Medida entra em vigor no dia 21 de janeiro e atinge 75 países, incluindo o Brasil
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Localizado no Complexo da Papuda, o 19º Batalhão da Polícia Militar abriga militares e autoridades com direito a alojamentos especiais e monitoramento médico constante.
L
Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

O ex-presidente deixará a Superintendência da Polícia Federal para cumprir pena em uma sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Distrito Federal.
L
Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Empresa em Porto Velho oferece carência de dois meses para o pagamento da primeira parcela e planos de crédito em parceria com o Banco BV.
L

Coluna Social Marisa Linhares: aniversários, negócios e momentos especiais no interior de Rondônia

Juliano de Oliveira Linhares comemora aniversário, famílias empresariais em evidência, entregas de veículos GWM, homenagens e registros especiais movimentam Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes.
L
Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Decisão do ministro do STF busca coibir o nepotismo e a improbidade administrativa ao vetar repasses para ONGs e empresas dirigidas por familiares de congressistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

Filiação do ex-deputado ao PT provoca reação interna, altera narrativas eleitorais e pode favorecer adversários na disputa pelo governo de Rondônia em 2026.
L
Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Empenho de R$ 2,047 milhões fortalece a Cirurgia Geral, amplia a capacidade de atendimento local e reduz a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.
L
Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Recurso empenhado será usado para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e garantir atendimento mais rápido à população.
L
Lula reúne cúpula dos Três Poderes para combater crime organizado

Lula reúne cúpula dos Três Poderes para combater crime organizado

O governo federal elevou o enfrentamento às facções criminosas ao status de ação de Estado com foco na integração entre inteligência financeira e segurança pública.
L
Cristiane Lopes garante R$ 350 mil para reforma de quadra escolar em Urupá

Cristiane Lopes garante R$ 350 mil para reforma de quadra escolar em Urupá

A obra é considerada um avanço importante para a comunidade escolar, beneficiando alunos, professores e famílias, além de fortalecer momentos de integração e convivência no ambiente educacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

O acidente envolvendo um caminhão caçamba e uma motocicleta mobilizou equipes de resgate no bairro São Francisco após uma colisão violenta em um cruzamento da região.
14
Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Moradores do bairro Igarapé ficaram em alerta durante o combate às chamas em um condomínio residencial, onde vizinhos militares iniciaram o controle do fogo antes da chegada da equipe oficial.
12
Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Mamoré com a rua Plácido de Castro no bairro JK envolvendo uma motociclista e uma idosa.
12
Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia destruiu 450 quilos de entorpecentes apreendidos em 2025 durante ação fiscalizada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária.
10
Foragido “Donga” é preso no bairro São Francisco

Foragido “Donga” é preso no bairro São Francisco

A prisão foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, durante patrulhamento de rotina na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): INOVACAR VEÍCULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Medida do Governo do Brasil beneficia bons condutores, reduz burocracia e já gerou economia de R$ 2,15 milhões em Rondônia.
L
Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

O serviço de bloqueio contra chamadas indesejadas de telemarketing e crédito consignado atingiu a marca de 14,2 milhões de números cadastrados ao final de 2025.
L
Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

A atriz e modelo, considerada a primeira supermodelo brasileira e musa de Coco Chanel, faleceu nesta quinta-feira deixando um legado marcado pela arte, moda e resistência política.
L

Giro News Entrevista Cledison Cerqueira: O Futuro do Consórcio no Brasil e em Rondônia

O Diretor Geral do Rovema Bank e CFO do Grupo Rovema analisa o avanço do consórcio no Brasil, o impacto em Rondônia e apresenta a nova solução financeira do banco.
L
Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Compacto econômico e versátil, ideal para quem busca praticidade e ótimo consumo no dia a dia.
L
Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Sedã espaçoso e confortável, ideal para quem busca desempenho, estabilidade e sofisticação ao dirigir.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): OVERTECC RONDONIA LTDA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e a Licença de Operação – LO
L
FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

Documento é essencial para acesso a benefícios tarifários do acordo Mercosul–União Europeia e para facilitar a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.