SÁBADO, 18/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Morre aos 91 anos Quincy Jones, lenda do pop e do jazz norte-americano

Artista morreu em casa, em Los Angeles, rodeado de familiares.

Por Bill Trott / Reuters / Agência Brasil - 30

Publicado em 

Foto: REUTERS/Mario Anzuoni

Quincy Jones, o homem conhecido simplesmente como Q, foi uma grande influência na música norte-americana em seu trabalho com artistas que vão de Count Basie a Frank Sinatra. Ele reformulou a música pop em suas colaborações com Michael Jackson.

De acordo com o seu assessor, Arnold Robinson, Jones morreu no domingo (3) à noite, na sua casa, no bairro de Bel Air, em Los Angeles, rodeado pela família. Ele tinha 91 anos.

Houve muito pouco que Jones não fez em uma carreira musical de mais de 65 anos. Ele foi trompetista, líder de banda, arranjador, compositor, produtor e ganhador de 27 prêmios Grammy.

Viciado em trabalho de estúdio e virtuoso em lidar com egos delicados, ele deu forma a gravações de grandes nomes do jazz, como Miles Davis, produziu Sinatra e montou o conjunto de superestrelas que gravou “We Are the World”, em 1985, o maior sucesso da época.

Jones também foi um prolífico escritor de trilhas sonoras para filmes e coproduziu o filme A Cor Púrpura, bem como o programa de televisão dos anos 90 Um Maluco no Pedaço, que lançou a carreira de Will Smith.

O círculo de amigos de Jones incluía algumas das figuras mais conhecidas do século 20. Ele jantou com Pablo Picasso, conheceu o papa João Paulo II, ajudou Nelson Mandela a comemorar seu 90º aniversário e uma vez se retirou para a ilha de Marlon Brando, no Pacífico Sul, para se recuperar de um colapso.

Tudo o que ele fazia era marcado por seu estilo universal e inegável. Bono, líder do U2, chamou Jones de “a pessoa mais legal que já conheci”.

As realizações mais duradouras de Jones foram em colaboração com Michael Jackson. Eles fizeram três álbuns marcantes – Off the Wall, em 1979, Thriller, em 1982, e Bad, em 1987 – que mudaram o cenário da música pop norte-americana. Thriller vendeu cerca de 70 milhões de cópias e seis das nove músicas do álbum se tornaram os 10 melhores singles.

Invasão musical

Quincy Delight Jones Jr. nasceu em 14 de março de 1933, em Chicago. Quando menino, ele desejava ser um gângster como os que via em seu complicado bairro. Ele tinha sete anos quando sua mãe foi levada para uma instituição mental. Seu pai, um carpinteiro, casou-se novamente e transferiu a família para Bremerton, no estado de Washington, onde Quincy seguiu uma vida de pequenos delitos.

Quincy disse que seu interesse pela música floresceu em Bremerton, quando ele e alguns amigos encontraram um piano depois de entrarem sorrateiramente no centro comunitário de um conjunto habitacional segregado da época da guerra onde moravam.

Ele experimentou diferentes instrumentos na banda da escola antes de se decidir pelo trompete e, aos 13 anos, tocava jazz, música popular e rhythm-and-blues em casas noturnas. Aos 14 anos, em Seattle, conheceu Ray Charles, de 16 anos, ainda não famoso, que o ensinou a fazer arranjos e compor músicas.

Basie e o trompetista Clark Terry também foram mentores do jovem Jones e ele ganhou uma bolsa de estudos para o que viria a ser a Berklee School of Music, em Boston. No entanto, desistiu da bolsa para ir para a estrada com a banda de Lionel Hampton como trompetista adolescente no início dos anos 1950.

“A música era a única coisa que eu podia controlar”, escreveu Jones em sua autobiografia. “Era o único mundo que me oferecia liberdade… Eu não precisava procurar respostas. As respostas não estavam além do sino do meu trompete e de minhas partituras rabiscadas a lápis. A música me tornou pleno, forte, popular, autoconfiante e descolado”, disse tempos depois.

No final da década de 1950, o artista participou de turnês pelo mundo patrocinadas pelo governo dos Estados Unidos com uma banda organizada pelo pioneiro do jazz bebop Dizzy Gillespie. Em seguida, liderou sua própria banda pela Europa. No início da década de 1960, ele estava muito endividado quando aceitou um emprego na Mercury Records, em Nova York, tornando-se um dos primeiros executivos negros em uma gravadora de propriedade de brancos.

Lá, Jones se aventurou a sair do gênero jazz e produziu seu primeiro single de sucesso – It’s My Party – uma música de Lesley Gore que chegou ao topo da parada pop dos EUA em 1964.

Os puristas do jazz o consideraram um vendido por fazer música pop, mas Jones disse mais tarde à Rolling Stone: “A motivação subjacente de qualquer artista, seja ele Stravinsky ou Miles Davis, é fazer o tipo de música que deseja e ainda assim fazer com que todos a comprem”.

Na Mercury, Jones conseguiu seu primeiro trabalho de trilha sonora de filme – O Homem do Prego -, de Sidney Lumet. Ele passou a fazer a trilha sonora de quase 40 filmes, incluindo No Calor da Noite, A Sangue Frio, O Ouro de Mackenna, O Mágico Inesquecível e parte da minissérie de televisão Raízes.

As pessoas com quem Jones trabalhou preencheriam um hall da fama do jazz ou do R&B: Basie, Gillespie, Tommy Dorsey, Dinah Washington, Nat King Cole, Sarah Vaughan, Aretha Franklin. Mas ele também produziu em outros gêneros com, entre outros, Paul Simon, Amy Winehouse, Barbra Streisand e Donna Summer.

Ele fez o arranjo do sucesso de Sinatra – Fly Me to the Moon -, que o astronauta Buzz Aldrin tocou em uma fita cassete durante o primeiro pouso na lua em 1969. Anos depois, Jones disse à revista GQ que Sinatra “me ligou e parecia uma criança: “Temos a primeira música na lua, cara!”

Suas próprias gravações foram igualmente ecléticas, variando do jazz ao soul, do africano ao brasileiro. Em 1991, seu disco Back on the Block ganhou o Grammy de álbum do ano e também Grammys nas categorias rap, rhythm and blues, jazz fusion e instrumental.

O trabalho de Jones com Michael Jackson foi histórico, embora a gravadora de Jackson inicialmente achasse que Jones era muito jazzístico para ser seu produtor. Começaram em 1979 com Off the Wall, depois que o cantor se separou de seus irmãos do Jackson 5 e montou uma mistura de faixas dançantes e baladas. O álbum apresentou quatro músicas que se tornaram os 10 maiores sucessos.

Sua colaboração em 1982 – Thriller – tornou-se um marco cultural da década de 1980. Jones e Michael Jackson queriam ampliar a base de fãs do cantor e, por isso, acrescentaram elementos de rock, fazendo com que o guitarrista Eddie Van Halen tocasse um solo explosivo em Beat It, que se tornou um dos maiores sucessos de Michael Jackson. Complementado por vídeos deslumbrantes que apresentavam a dança hipnotizante do cantor no momento em que a MTV estava amadurecendo, Thriller transformou o artista em uma das maiores estrelas do mundo.

Colaboração divina

Sucessos como Beat It, Billie Jean e a música título fizeram de Thriller o álbum mais vendido de todos os tempos. O álbum ganhou três Grammys para Jones e sete para Michael Jackson.

Depois disso, em 1987, lançaram Bad, que teve cinco sucessos número 1, incluindo Smooth Criminal e Man in the Mirror.

Em 1985, Jones, Michael Jackson e o cantor Lionel Richie organizaram We Are the World, um disco para arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia. O enorme coro de estrelas contou com a participação de Ray Charles, Bob Dylan, Diana Ross, Bruce Springsteen e Smokey Robinson. Jones deu o tom da sessão de gravação com um cartaz que dizia: “Deixe seu ego na porta”.

Michael Jackson morreu em 2009, e Jones posteriormente processou o espólio do cantor, alegando que foi “enganado em muito dinheiro” em royalties. Em julho de 2017, um júri de Los Angeles concedeu a Jones 9,4 milhões de dólares.

Jones criou sua própria gravadora, a Qwest, bem como a Vibe, uma revista que cobria o mundo do hip-hop, e teve várias fundações e projetos humanitários.

Ele continuou lançando novos projetos bem depois da idade tradicional de aposentadoria. Em 2018, Jones, com 84 anos, disse à revista GQ: “Nunca estive tão ocupado em minha vida”.

Jones foi casado três vezes. Sua primeira esposa foi Jeri Caldwell, sua namorada do ensino médio, com quem teve uma filha; sua segunda esposa foi a modelo sueca Ulla Andersson, com quem teve dois filhos, incluindo Quincy 3º, que se tornou produtor de hip-hop.

Sua terceira esposa foi a atriz de Mod Squad, Peggy Lipton, com quem teve duas filhas, incluindo a atriz Rashida Jones. Ele teve outros dois filhos fora de seus casamentos, incluindo um com a atriz Nastassja Kinski.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

A disputa sobre a devolução de corpos de reféns e a recusa do Hamas em se desarmar ameaçam o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
L
Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

O Senado uruguaio deu a aprovação final ao projeto Morte Digna por ampla maioria, permitindo o procedimento em casos de doença incurável e sofrimento insuportável.
L
Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

A decisão, inicialmente reportada pelo New York Times, marca uma forte escalada na pressão dos Estados Unidos contra o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
L
ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

O subsecretário-geral da ONU, Tom Fletcher, afirma que a entrada de 600 caminhões sob cessar-fogo é insuficiente e que milhares de veículos são necessários para evitar uma fome ainda maior.
L
Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Autoridades de Guayaquil classificam o ataque, ocorrido em frente a prédio da família do presidente Daniel Noboa, como “terrorismo puro” ligado ao tráfico de drogas no Equador.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Resultado do sorteio: ingressos garantidos no Cine Araújo

Mais um participante foi premiado com dois ingressos para curtir grandes histórias na telona. Fique ligado e participe do próximo sorteio!
L

Amazônia, Gente e Justiça: entrevista com Fernando Carlos da Silva

Uma conversa aprofundada sobre os desafios e avanços na saúde da região.
L

Estreia da Semana no Cine Araújo: “O Telefone Preto 2” promete ainda mais suspense e terror

Após o grande sucesso do primeiro filme, “O Telefone Preto 2” chega aos cinemas com uma trama ainda mais intensa e arrepiante, consolidando-se como um dos lançamentos mais aguardados do gênero suspense.
L

Fhemeron reconhece imprensa como “Vozes que Salvam Vidas” em café da manhã especial

Durante encontro realizado em Porto Velho, a Fhemeron entregou certificados a todos os veículos de comunicação presentes e destacou a importância da parceria com a imprensa para incentivar a doação de sangue e medula óssea
L

Povoado Nerd: Entrevista com Márcio Ferreira (Max Drinks)

Ele vai compartilhar experiências do dia a dia como bartender
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Serviço de médico-legista será restabelecido em Guajará-Mirim após articulação da deputada Dra. Taíssa

Serviço de médico-legista será restabelecido em Guajará-Mirim após articulação da deputada Dra. Taíssa

Retorno do atendimento pericial reforça a estrutura da Polícia Civil e garante mais dignidade e celeridade nos serviços para a população da região.
L
Acelero Enem deve reunir 600 estudantes neste domingo, 19, na Assembleia

Acelero Enem deve reunir 600 estudantes neste domingo, 19, na Assembleia

Evento integra as comemorações pelos 42 anos da Alero e reforça a preparação gratuita de estudantes rondonienses para o Enem.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo entrega três veículos para reforçar a saúde pública de Buritis

Deputado Coronel Chrisóstomo entrega três veículos para reforçar a saúde pública de Buritis

O investimento total soma R$ 845 mil, destinados à aquisição de uma van, uma ambulância e um veículo modelo HB20 para atender demandas da Secretaria Municipal de Saúde.
L
Julgamento no STF mantém desativado sistema de controle de bebidas Sicobe

Julgamento no STF mantém desativado sistema de controle de bebidas Sicobe

Ministros Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes votam para derrubar determinações do TCU que exigiam a reativação do Sicobe, sistema extinto pela Receita Federal em 2016 e usado para contagem de produção de cervejas e refrigerantes.
L
Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

STF alerta sobre possibilidade de prisão do ex-presidente em regime domiciliar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mega-operação da Força Tática do 1º BPM prende suspeitos de tráfico de drogas na Rua Giruá, bairro São Sebastião I

Mega-operação da Força Tática do 1º BPM prende suspeitos de tráfico de drogas na Rua Giruá, bairro São Sebastião I

Três pessoas foram presas durante a ação, que resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais utilizados no tráfico, na zona Norte de Porto Velho.
10
Criminoso é flagrado furtando moto na frente do complexo da Polícia Civil em Porto Velho

Criminoso é flagrado furtando moto na frente do complexo da Polícia Civil em Porto Velho

Nas imagens é possível ver que um indivíduo que segura um capacete anda de um lado para o outro, depois atravessa a rua e vai em direção do veículo estacionado em frente ao prédio do complexo da Polícia Civil.
14
Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Polícia Civil e Militar de Rondônia deflagram ação para prender suspeita de envolvimento na morte decapitada de Ivone Maria Bento de Freitas, crime supostamente ligado a facção criminosa e tráfico de drogas.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Investigação do DHPP resulta na prisão de P. C. V. M., acusado de matar o apenado J. C. C. a facadas no bairro Nova Esperança, em setembro, após desavenças entre os dois.
10
Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Estabelecimento funcionava com ligação clandestina direta, sem medidor, em bairro nobre da capital.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giro News: Isabelle Cordeiro destaca atendimento humanizado da Funerária Renascer

Em entrevista ao Giro News, Isabelle Cordeiro compartilhou a história da empresa familiar, os serviços oferecidos e os diferenciais que transformaram a Renascer em referência no setor funerário de Porto Velho
L

In Foco: Luiz Eduardo Maiorquim fala sobre saúde, medicina e gestão pública em Rondônia

Em uma entrevista envolvente, o médico e presidente do Sindicato Médico de Rondônia compartilhou sua trajetória, experiências e reflexões sobre os desafios e avanços da saúde no estado.
L

Momento Empresarial destaca a trajetória inspiradora de Guilherme Levinski

No programa Momento Empresarial, Guilherme Levinski compartilhou sua jornada do setor público ao empreendedorismo, revelando aprendizados, desafios e a importância de se reinventar no mercado de Rondônia
L
Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

O Programa Consultec-Leite, que fortalece a cadeia produtiva do leite em Rondônia, teve papel de destaque no reconhecimento internacional da Embrapa pela FAO.
L

Agenda News recebe Fast Escova: beleza sem complicações

Day Mendonça participou do programa apresentado por Renata Camurça e explicou como o salão atende à mulher moderna com serviços ágeis, acessíveis e sem necessidade de agendamento.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F H Gomes Costa

Licença Ambiental Por Declaração – LAD, Nº 277 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: KAPITAL SERVICOS TERCEIRIZADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS Nº 016.00466.002/2025-SUL
L
Gestores municipais e estaduais discutem fortalecimento do SUS em Rondônia

Gestores municipais e estaduais discutem fortalecimento do SUS em Rondônia

9ª Reunião da Câmara Técnica e da CIB tratou de ações prioritárias para ampliar acesso e qualidade da saúde no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.