SÁBADO, 27/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Venezuela: eleição sem dados detalhados não tem precedente, diz ONU

Conclusão é do painel da entidade para eleições

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Venezuela: eleição sem dados detalhados não tem precedente, diz ONU
Reuters/Leonardo Fernandez Viloria/Proibida reprodução

Um painel com quatro especialistas enviados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar o processo eleitoral da Venezuela do último dia 28 de julho divulgou, nessa terça-feira (13), um boletim preliminar.

Baseado na experiência do Painel da ONU para eleições, o documento afirma que “o anúncio dos resultados sem a publicação de seus detalhes, ou a divulgação de resultados tabulados dos candidatos, não tem precedente em eleições democráticas contemporâneas”.

O comunicado ligado à ONU destacou ainda que o Poder Eleitoral do país sul-americano “não cumpriu com medidas básicas de transparência e integridade que são essenciais para a realização de eleições credíveis” e que também não “seguiu as disposições legais e regulatórias nacionais e todos os prazos estabelecidos foram descumpridos”.

O governo da Venezuela rechaçou a conclusão preliminar dos especialistas e afirmou que se trata de um ato de propaganda que serve aos interesses golpistas da ultradireita venezuelana.

“Os integrantes desse fingido painel de especialistas tiveram contatos frequentes e diretos, via telefone e por meio de videoconferências, com funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), razão pela qual não há dúvidas que suas declarações são produto das instruções hostis emanadas dessa instância”, afirmou por meio de nota o chancelar da Venezuela, Yván Gil Pinto.

O Painel de Especialistas da ONU foi convidado pelo governo da Venezuela para acompanhar o processo eleitoral do dia 28 de julho. Não havia previsão de que essa missão publicasse um relatório público, mas apenas fizesse recomendações internas para o secretário-geral da ONU a respeito das eleições no país. Datado do dia 9 de agosto, o informe preliminar foi publicado apenas ontem.

Sistema Robusto

Os especialistas das Nações Unidas afirmaram que o sistema de votação eletrônica da Venezuela estava bem desenhado e era confiável, estando programado para funcionar com importantes procedimentos de auditoria e protocolos para publicação dos resultados por mesa de votação.

“O CNE [Conselho Nacional Eleitoral] implementou também um mecanismo robusto para o processo de transmissão de resultados: a transmissão digital dos resultados de cada máquina de votação para o principal centro de apuramento do CNE, com vários níveis de proteção contra ligações não autorizadas e ataques cibernéticos”, diz o comunicado.

O primeiro problema foi detectado na transmissão eletrônica dos resultados que, após funcionar bem no início, foi suspensa bruscamente nas horas posteriores ao encerramento das mesas de votação, “sem que qualquer informação ou explicação fosse fornecida aos candidatos naquele momento, nem ao Painel”.

Somente no momento de anunciar os resultados foi que o CNE informou que houve um ataque cibernético contra o sistema eleitoral do país, atrasando os trabalhos do órgão. “Contudo, a CNE adiou e posteriormente cancelou três auditorias pós-eleitorais importantes, incluindo uma sobre o sistema de comunicação que poderia ter lançado luz sobre a ocorrência de ataques externos contra a infraestrutura de transmissão”, completou o informe.

Atas da oposição

Os especialistas afirmaram ainda que analisaram uma “pequena amostra” das supostas atas publicadas pela oposição em uma página da internet e que mostram a vitória do candidato opositor Edmundo González, o que contraria o anúncio do CNE que deu a reeleição a Maduro.

“Todos aqueles que foram revisados ​​apresentam todos os dispositivos de segurança dos protocolos originais dos resultados. Isto sugere que uma medida fundamental de salvaguarda da transparência estaria disponível, conforme planeado, em relação a quaisquer resultados publicados oficialmente”, diz o documento.

O informe acrescentou ainda que as atas eleitorais são dotadas de uma série de mecanismos de segurança, como códigos de QR code e comprovação de assinaturas únicas, assim como assinaturas de funcionários públicos. “Esses recursos de segurança, em conjunto, parecem ser muito difíceis de falsificar”, afirma.

O governo tem acusado a oposição de falsificar parte das atas que mostram a vitória da oposição. Com isso, uma investigação penal foi aberta no país contra os responsáveis pelo endereço na internet que publicou as supostas atas. A oposição diz ter publicado cerca de 80% do total das atas e o governo diz que mais de nove mil documentos estão falsificados.

Dia da eleição

Apesar das críticas, o Painel de Especialistas Eleitorais da ONU elogiou o trabalho do CNE no dia da eleição, afirmando que a votação ocorreu em um ambiente pacífico e que foi bem organizada logisticamente. “O CNE conseguiu detectar e resolver rapidamente a grande maioria dos pequenos problemas técnicos relatados durante o dia”, destacou o informe.

Os especialistas acrescentaram que mantiveram diálogo construtivo e positivo com o CNE até o fechamento das urnas no dia 28 de julho. “Após esse momento, o Painel, infelizmente, e apesar de um pedido enviado por nota verbal, não conseguiu reunir-se com a Junta Diretiva do CNE antes da sua partida [da Venezuela]”, concluíram.

Judicialização

Devido ao suposto ataque cibernético e aos questionamentos da oposição de que o resultado emitido pelo CNE não foi verdadeiro, o governo de Nicolás Maduro entrou com um recurso no Tribunal Supremo de Justiça (STJ) do país.

A Corte máxima venezuelana abriu uma investigação para apurar todo o processo eleitoral e informou que já está em posse de todos os dados do CNE sobre a votação do dia 28 de julho. O principal candidato da oposição, Edmundo González, não compareceu ao TSJ e os partidos que o representam não apresentaram os documentos eleitorais supostamente em posse das legendas.

Espera-se que o TSJ emita uma decisão definitiva sobre a eleição presidencial em breve. Países como Brasil, México e Colômbia têm solicitado que as autoridades publiquem os dados eleitorais detalhados para encerar o impasse sobre o processo eleitoral.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Sergio Danese critica cerco militar norte-americano e defende diálogo para evitar conflito no continente
L
Trump reafirma interesse na Groenlândia por segurança nacional

Trump reafirma interesse na Groenlândia por segurança nacional

Presidente dos EUA nomeia enviado especial para o território e critica Dinamarca, gerando crise diplomática com a União Europeia.
L
Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Ministro venezuelano do Interior afirma que país responderá a qualquer uso de território vizinho para ofensiva, em meio a tensões na Caricom.
L
Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Medida oferece 3 mil dólares para imigrantes irregulares que decidirem deixar o país até o fim de 2025 visando acelerar o processo de retorno.
L
Trump aconselha Maduro a levar a sério ameaças dos Estados Unidos

Trump aconselha Maduro a levar a sério ameaças dos Estados Unidos

Presidente norte-americano sugere que renúncia de líder venezuelano seria sensato e afirma que EUA podem vender petróleo apreendido.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Julia Lopes de Carvalho (“Santa”)

Uma despedida marcada por fé, serenidade e gratidão pela vida de Julia Lopes de Carvalho, a querida “Santa”, que deixa um legado de amor, devoção e ensinamentos para sua família e amigos
L

Momento Agro: entrevista especial com Gilberto Borgio da Boa Safra

No Momento Agro deste sábado, dia 27, o programa recebe o senhor Gilberto Borgio, representante da Boa Safra, para uma conversa especial sobre história, crescimento, desafios e inovação no setor agropecuário.
L
Fogos com estampido representam risco a animais e pessoas

Fogos com estampido representam risco a animais e pessoas

Fogos de artifício geram alerta sobre fogos de artifício.
L
Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Política externa fortalece protagonismo e política externa reposiciona o país.
L
Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Campanha reforça alerta contra abandono de animais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Comunidade quilombola celebra reconhecimento territorial quilombola.
L
Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Pronunciamento de Lula destaca avanços e desafios nacionais.
L
AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

Decisão garante continuidade do programa CNH do Brasil e redução de custos.
L
Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Ex-presidente recebe fisioterapia e medicação para prevenir trombose.
L
Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Servidor público: Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força-tarefa reduz passivo de inquéritos na DEAM de Vilhena

Força-tarefa reduz passivo de inquéritos na DEAM de Vilhena

Força-tarefa acelera força-tarefa e melhora atendimento.
14
PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

Trama golpista tem novas prisões determinadas por Moraes.
12
Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Tentativa de homicídio é investigada pela polícia.
14
Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Ação integrada combate tráfico na Operação Madeira-Mamoré.
12
Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Lavagem de dinheiro investigada após apreensão de valores e ouro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coluna do Carlos Caldeira: Natal & traições, versão 2025

Uma análise irônica e bem-humorada sobre o discurso natalino de Michelle Bolsonaro, que trocou clima de paz e união por insinuações de traição e drama político em plena celebração de fim de ano
L
Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Subtítulo: Incêndio mobiliza bombeiros e apoio municipal.
L
Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Atletismo lidera temporada e impulsiona o Brasil no ciclo; atletismo.
L
Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos mantém liderança após empate na Copa Africana.
L
Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Pagamento segue acordo judicial entre Sintero e categoria.
L
Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Roubo registrado próximo a faculdade termina com apreensões.
14
Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Extração ilegal de madeira mobiliza operação integrada.
12
Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional preso com documento falso.
12
Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Entorpecentes apreendidos em empresa logística.
12
Furto em terreiro na zona sul de Porto Velho

Furto em terreiro na zona sul de Porto Velho

Furto é registrado dentro de templo religioso.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.