SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Venezuela: eleição sem dados detalhados não tem precedente, diz ONU

Conclusão é do painel da entidade para eleições

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Venezuela: eleição sem dados detalhados não tem precedente, diz ONU
Reuters/Leonardo Fernandez Viloria/Proibida reprodução

Um painel com quatro especialistas enviados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar o processo eleitoral da Venezuela do último dia 28 de julho divulgou, nessa terça-feira (13), um boletim preliminar.

Baseado na experiência do Painel da ONU para eleições, o documento afirma que “o anúncio dos resultados sem a publicação de seus detalhes, ou a divulgação de resultados tabulados dos candidatos, não tem precedente em eleições democráticas contemporâneas”.

O comunicado ligado à ONU destacou ainda que o Poder Eleitoral do país sul-americano “não cumpriu com medidas básicas de transparência e integridade que são essenciais para a realização de eleições credíveis” e que também não “seguiu as disposições legais e regulatórias nacionais e todos os prazos estabelecidos foram descumpridos”.

O governo da Venezuela rechaçou a conclusão preliminar dos especialistas e afirmou que se trata de um ato de propaganda que serve aos interesses golpistas da ultradireita venezuelana.

“Os integrantes desse fingido painel de especialistas tiveram contatos frequentes e diretos, via telefone e por meio de videoconferências, com funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), razão pela qual não há dúvidas que suas declarações são produto das instruções hostis emanadas dessa instância”, afirmou por meio de nota o chancelar da Venezuela, Yván Gil Pinto.

O Painel de Especialistas da ONU foi convidado pelo governo da Venezuela para acompanhar o processo eleitoral do dia 28 de julho. Não havia previsão de que essa missão publicasse um relatório público, mas apenas fizesse recomendações internas para o secretário-geral da ONU a respeito das eleições no país. Datado do dia 9 de agosto, o informe preliminar foi publicado apenas ontem.

Sistema Robusto

Os especialistas das Nações Unidas afirmaram que o sistema de votação eletrônica da Venezuela estava bem desenhado e era confiável, estando programado para funcionar com importantes procedimentos de auditoria e protocolos para publicação dos resultados por mesa de votação.

“O CNE [Conselho Nacional Eleitoral] implementou também um mecanismo robusto para o processo de transmissão de resultados: a transmissão digital dos resultados de cada máquina de votação para o principal centro de apuramento do CNE, com vários níveis de proteção contra ligações não autorizadas e ataques cibernéticos”, diz o comunicado.

O primeiro problema foi detectado na transmissão eletrônica dos resultados que, após funcionar bem no início, foi suspensa bruscamente nas horas posteriores ao encerramento das mesas de votação, “sem que qualquer informação ou explicação fosse fornecida aos candidatos naquele momento, nem ao Painel”.

Somente no momento de anunciar os resultados foi que o CNE informou que houve um ataque cibernético contra o sistema eleitoral do país, atrasando os trabalhos do órgão. “Contudo, a CNE adiou e posteriormente cancelou três auditorias pós-eleitorais importantes, incluindo uma sobre o sistema de comunicação que poderia ter lançado luz sobre a ocorrência de ataques externos contra a infraestrutura de transmissão”, completou o informe.

Atas da oposição

Os especialistas afirmaram ainda que analisaram uma “pequena amostra” das supostas atas publicadas pela oposição em uma página da internet e que mostram a vitória do candidato opositor Edmundo González, o que contraria o anúncio do CNE que deu a reeleição a Maduro.

“Todos aqueles que foram revisados ​​apresentam todos os dispositivos de segurança dos protocolos originais dos resultados. Isto sugere que uma medida fundamental de salvaguarda da transparência estaria disponível, conforme planeado, em relação a quaisquer resultados publicados oficialmente”, diz o documento.

O informe acrescentou ainda que as atas eleitorais são dotadas de uma série de mecanismos de segurança, como códigos de QR code e comprovação de assinaturas únicas, assim como assinaturas de funcionários públicos. “Esses recursos de segurança, em conjunto, parecem ser muito difíceis de falsificar”, afirma.

O governo tem acusado a oposição de falsificar parte das atas que mostram a vitória da oposição. Com isso, uma investigação penal foi aberta no país contra os responsáveis pelo endereço na internet que publicou as supostas atas. A oposição diz ter publicado cerca de 80% do total das atas e o governo diz que mais de nove mil documentos estão falsificados.

Dia da eleição

Apesar das críticas, o Painel de Especialistas Eleitorais da ONU elogiou o trabalho do CNE no dia da eleição, afirmando que a votação ocorreu em um ambiente pacífico e que foi bem organizada logisticamente. “O CNE conseguiu detectar e resolver rapidamente a grande maioria dos pequenos problemas técnicos relatados durante o dia”, destacou o informe.

Os especialistas acrescentaram que mantiveram diálogo construtivo e positivo com o CNE até o fechamento das urnas no dia 28 de julho. “Após esse momento, o Painel, infelizmente, e apesar de um pedido enviado por nota verbal, não conseguiu reunir-se com a Junta Diretiva do CNE antes da sua partida [da Venezuela]”, concluíram.

Judicialização

Devido ao suposto ataque cibernético e aos questionamentos da oposição de que o resultado emitido pelo CNE não foi verdadeiro, o governo de Nicolás Maduro entrou com um recurso no Tribunal Supremo de Justiça (STJ) do país.

A Corte máxima venezuelana abriu uma investigação para apurar todo o processo eleitoral e informou que já está em posse de todos os dados do CNE sobre a votação do dia 28 de julho. O principal candidato da oposição, Edmundo González, não compareceu ao TSJ e os partidos que o representam não apresentaram os documentos eleitorais supostamente em posse das legendas.

Espera-se que o TSJ emita uma decisão definitiva sobre a eleição presidencial em breve. Países como Brasil, México e Colômbia têm solicitado que as autoridades publiquem os dados eleitorais detalhados para encerar o impasse sobre o processo eleitoral.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zelensky e Trump articulam cúpula de líderes para selar paz em março

Zelensky e Trump articulam cúpula de líderes para selar paz em março

Presidente ucraniano confirma negociações trilaterais com Rússia e EUA em Genebra; foco inicial será reconstrução econômica e cessar-fogo.
L
Confronto em águas cubanas deixa quatro mortos em lancha da Flórida

Confronto em águas cubanas deixa quatro mortos em lancha da Flórida

Embarcação teria aberto fogo contra patrulha na costa norte da ilha; Estados Unidos contestam versão de Havana e abrem investigação independente.
L
EUA e Irã retomam negociações sobre programa nuclear em Genebra

EUA e Irã retomam negociações sobre programa nuclear em Genebra

Teerã apresenta proposta para encerrar impasse, mas exige direito ao enriquecimento de urânio e manutenção do programa de mísseis.
L
Argentina e Uruguai ratificam acordo Mercosul-União Europeia

Argentina e Uruguai ratificam acordo Mercosul-União Europeia

Parlamentos dos países vizinhos aprovam tratado histórico; no Brasil, texto avançou na Câmara e aguarda votação urgente no Senado Federal.
L
Melania Trump fará história ao presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU

Melania Trump fará história ao presidir reunião do Conselho de Segurança da ONU

EUA assumem a presidência rotativa do órgão na próxima segunda-feira; primeira-dama focará em educação como pilar para a paz global.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sexta-feira, 27/02/2026: encerramentos, diálogo e preparação para novos ciclos

Sexta-feira favorece finalizações, conversas claras e decisões conscientes.
L

Nota de pesar: Luiz Hermes Saraiva de Oliveira

Luiz Hermes Saraiva de Oliveira construiu trajetória marcada por ética, alegria e dedicação à família em Porto Velho, onde viveu grande parte de sua vida e formou laços duradouros.
L

Nota de pesar: Anaiza Lima de Medeiros

Familiares e amigos se despedem de Anaiza Lima de Medeiros, a Dona Naza, referência de acolhimento e amizade em Porto Velho, onde marcou gerações à frente de seu tradicional bar.
L

APAE Porto Velho realiza reunião com famílias para fortalecer atendimento e ampliar ações voltadas ao TEA Ativo

Encontro reuniu a família APAEANA para deliberar sobre atendimentos clínico, pedagógico e social, além da implantação do TEA Ativo e organização de unidade em Jaci Paraná.
L

Dr. Marcelo Almeida investe em conforto e segurança no pós-operatório com poltronas automatizadas

Clínica Marcelo Almeida disponibiliza poltronas reclináveis automatizadas para facilitar a recuperação dos pacientes, garantindo mais comodidade, autonomia e bem-estar no período pós-cirúrgico.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Opinião de Primeira – Girão pressiona Alcolumbre por CPMI e impeachment

Opinião de Primeira – Girão pressiona Alcolumbre por CPMI e impeachment

Discurso de Eduardo Girão no plenário do Senado eleva tensão institucional e cobra providências sobre investigação financeira e processos contra ministros do STF.
L
Governo adia por 90 dias nova regra sobre trabalho no comércio em feriados

Governo adia por 90 dias nova regra sobre trabalho no comércio em feriados

Prorrogação visa ampliar prazo para negociação entre empresários e trabalhadores; comissão bipartite será criada para buscar consenso sobre abertura de lojas.
L
Governo inaugura novas Casas da Mulher Brasileira em março

Governo inaugura novas Casas da Mulher Brasileira em março

Unidades em Macapá e Aracaju integram rede de acolhimento especializado; plano federal prevê ampliação de serviços de cuidado e monitoramento de proteção.
L
Permanência de Haddad no governo depende de encontro entre Lula e Trump

Permanência de Haddad no governo depende de encontro entre Lula e Trump

Ministro da Fazenda vincula data de sua saída a viagem oficial aos Estados Unidos; expectativa é que sucessão ocorra em meados de março.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com moto clonada na BR-364

Homem é preso com moto clonada na BR-364

Suspeito afirmou ter comprado o veículo por R$ 7 mil via WhatsApp; abordagem ocorreu durante patrulhamento do BPTran em Porto Velho.
14

Motociclista foge após furar sinal vermelho e causar grave acidente no centro de Porto Velho

Colisão deixou um idoso ferido no cruzamento da Avenida Calama
12
Homem agride esposa e acaba preso após enfrentar a Polícia Militar

Homem agride esposa e acaba preso após enfrentar a Polícia Militar

Agressor utilizou cabo de rodo para ferir a vítima e tentou atacar a equipe da Polícia Militar durante a ocorrência no bairro Teixeirão.
14
PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LAS): SANDRO M G DOS SANTOS

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS.
L
CAIXA amplia oferta de cursos para estágio no banco

CAIXA amplia oferta de cursos para estágio no banco

Inscrições começam nesta sexta-feira (27) e contemplam novas graduações, com vagas para nível médio e superior em todo o país.
L
Códigos e etiquetas nos pneus revelam dados essenciais para motoristas

Códigos e etiquetas nos pneus revelam dados essenciais para motoristas

Dunlop destaca nomenclatura e etiqueta de desempenho como fatores de segurança
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.