QUINTA-FEIRA, 27/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Trump é oficializado candidato em convenção republicana

Senador J.D. Vance foi escolhido como vice

Por Gram Slattery, Alexandra Ulmer, Steve Holland e Nathan Layne - Reuters* - 20

Publicado em 

Trump é oficializado candidato em convenção republicana
Reuters/Andrew Kelly/Proibida reprodução

Donald Trump escolheu nesta segunda-feira (15) o jovem senador J.D. Vance como seu companheiro de chapa, no início da convenção nacional do Partido Republicano em Milwaukee que oficializou o ex-presidente como candidato da legenda na eleição de novembro.

“Como vice-presidente, JD continuará a lutar pela nossa Constituição, estará ao lado das nossas tropas e fará tudo o que puder para me ajudar a fazer a América grande novamente”, escreveu Trump na sua plataforma de rede social Truth Social.

A convenção republicana de quatro dias começou nesta segunda no Fórum Fiserv, no centro de Milwaukee, dois dias depois de Trump ter sobrevivido por pouco a uma tentativa de assassinato na Pensilvânia, e horas depois de o republicano ter garantido uma grande vitória judicial quando uma juíza federal rejeitou um dos processos criminais contra Trump.

O ex-presidente vai aceitar formalmente a nomeação do partido em um discurso no horário nobre na quinta-feira. Ele desafiará o presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, nas eleições de 5 de novembro.

Vance, de 39 anos, é um político que já criticou o ex-presidente em termos ácidos no passado, mas que depois se tornou um de seus defensores mais ferrenhos.

Trump, de 78 anos, e Biden, de 81, travam uma revanche eleitoral da disputa de 2020, e as pesquisas de opinião mostram que a corrida será acirrada. Trump não se comprometeu a aceitar os resultados das eleições caso perca.

Após a tentativa de assassinato, Trump disse que vai rever o seu discurso na convenção republicana para enfatizar a união nacional, em vez de destacar suas diferenças com Biden. A bala da suposta tentativa de assassinato atingiu a orelha direita de Trump, mas não causou grandes ferimentos.

“Esta é uma oportunidade de reunir todo o país, até mesmo o mundo inteiro. O discurso será muito diferente, muito diferente do que teria sido há dois dias”, disse Trump ao Washington Examiner.

A decisão da juíza distrital dos EUA Aileen Cannon, nesta segunda-feira, de rejeitar acusações federais contra Trump por reter documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca foi a mais recente de uma série de vitórias judiciais para o ex-presidente, que, no entanto, deverá ser condenado em Nova York em setembro por ter tentado encobrir um pagamento secreto à estrela pornô Stormy Daniels nas semanas anteriores à sua vitória nas eleições de 2016.

Outras duas acusações federais em Washington e acusações estaduais na Geórgia — ambas relacionadas aos seus esforços para reverter sua derrota eleitoral em 2020 — estão atoladas em atrasos e podem ser significativamente limitadas depois que a Suprema Corte dos EUA decidiu em julho que ele tinha imunidade para muitos de seus atos oficiais como presidente.

“Esta rejeição da acusação de ilegalidade na Flórida deveria ser apenas o primeiro passo, seguido rapidamente pela rejeição de todas as caças às bruxas”, disse Trump na rede Truth Social nesta segunda, referindo-se também aos processos de centenas de seus apoiadores que invadiram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Vice-presidente

Escolhido por Trump como seu vice, Vance é autor do best-seller de memórias Hillbilly Elegy e pode aumentar o comparecimento dos eleitores de Trump na eleição, já que é muito popular com a base republicana.

Um rígido conservador de um Estado tradicionalmente republicano, Vance não deve trazer muitos eleitores novos para Trump; ao contrário, pode inclusive alienar alguns moderados.

Alguns eleitores de Trump haviam pedido que ele escolhesse uma mulher ou uma pessoa negra como vice para expandir sua base de apoio, que tende a ter principalmente homens brancos.

Diversos dos principais apoiadores de Trump — incluindo o antigo conselheiro sênior Steve Bannon e o filho mais velho de Trump, Donald Trump Jr. — já elogiaram Vance no passado por pressionar o Partido Republicano a adotar uma política externa menos intervencionista e por defender barreiras comerciais.

Vance também encantou os eleitores de Trump com a sua presença nas redes sociais, sempre disposto ao confronto, algo raro no Senado, que costuma ter parlamentares preocupados com decoro e civilidade.

Ao escolher Vance, Trump descartou outros possíveis candidatos como os senadores Marco Rubio e Tim Scott, além do governador da Dakota do Norte, Doug Burgum.

A ascensão rápida de Vance é incomum na política norte-americana. Depois de uma infância problemática e empobrecida no sul de Ohio, ele serviu na Marinha, ganhou uma bolsa para a faculdade de direito de Yale e trabalhou, depois, como um investidor em São Francisco.

Ele se tornou famoso em 2016 com o seu livro Hillbilly Elegy, no qual discute os problemas que atingem a sua cidade natal e o ciclo de pobreza que aprisiona os norte-americanos nas montanhas dos Apalaches, a origem da sua família.

Vance foi um duro crítico de Trump antes e depois da vitória dele na eleição de 2016 contra Hillary Clinton, chamando-o de “idiota” e de “Hitler americano”. Mas, conforme ele buscava a vaga para o Senado em 2022, Vance se transformou em um dos mais consistentes defensores de Trump, oferecendo apoio mesmo quando outros senadores se negavam.

Vance minimizou o ataque de 6 de janeiro de 2021 de apoiadores de Trump ao Capitólio dos EUA, dizendo que “duvidava” que a vida de Mike Pence estivesse em perigo, apesar dos manifestantes violentos terem estado próximos do então vice-presidente enquanto os seguranças o retiravam do Capitólio.

O senador também ecoou as críticas de Trump à maneira que o Departamento de Justiça processou os manifestantes de 6 de janeiro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Militares da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca estão em estado crítico

Os dois soldados feridos em um tiroteio nas proximidades da Casa Branca, em Washington, permanecem em estado crítico em hospitais. O suspeito dos disparos também está gravemente ferido, e o presidente Donald Trump ordenou o envio de mais 500 soldados à capital americana.
L
Incêndio em Hong Kong deixa 55 mortos e centenas de desaparecidos

Incêndio em Hong Kong deixa 55 mortos e centenas de desaparecidos

Tragédia no complexo de apartamentos Wang Fuk Court é o incêndio mais letal em 77 anos, com a polícia investigando a negligência de uma empresa de construção no uso de materiais inseguros.
L
Incêndio em torres residenciais de Hong Kong deixa 36 mortos e centenas de desaparecidos

Incêndio em torres residenciais de Hong Kong deixa 36 mortos e centenas de desaparecidos

O incêndio mais letal em três décadas em Hong Kong devastou torres residenciais no distrito de Tai Po nesta quarta-feira (26). As chamas, possivelmente alimentadas por andaimes de bambu inflamáveis, resultaram em ao menos 36 mortes, incluindo um bombeiro, e 279 desaparecidos.
L
Maioria dos latinos nos EUA avalia que sua situação piorou sob o governo Donald Trump

Maioria dos latinos nos EUA avalia que sua situação piorou sob o governo Donald Trump

Pesquisa do Pew Research Center indica que 68% dos latinos acreditam que sua situação se deteriorou no último ano, sendo que 80% veem as políticas da administração Trump como mais prejudiciais. O descontentamento pode ser crucial nas eleições de meio de mandato de 2026.
L
Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Prisão de Bolsonaro é destaque na imprensa mundial

Veículos internacionais, como The Guardian, Le Mond e The Washington Post, noticiam a prisão preventiva do ex-presidente. Os jornais destacam a decisão de Alexandre de Moraes e o risco de fuga após a violação da tornozeleira eletrônica.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Miss Rondônia 35+ representa o estado no Miss Brasil 2025

Natural de Pimenta Bueno, a empresária Vanilda Lamarche se prepara para disputar o Miss Brasil 35+ 2025 em São Paulo, levando a força da mulher do Norte ao cenário nacional.
L
Horóscopo de quarta-feira, 26/11/2025: previsões baseadas em estudos e tendências astrológicas

Horóscopo de Quinta-Feira, 27/11/2025: No campo afetivo, gestos simples terão grande impacto

O horóscopo de 27 de novembro de 2025 traz previsões detalhadas sobre amor, trabalho, energia e desafios que influenciam cada signo ao longo do dia.
L
STF mantém prisões de Bolsonaro e mais cinco condenados após audiência de custódia

STF mantém prisões de Bolsonaro e mais cinco condenados após audiência de custódia

O ex-presidente Jair Bolsonaro e cinco outros réus do Núcleo 1 da trama golpista tiveram suas prisões mantidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após passarem por audiência de custódia por videoconferência nesta quarta-feira (26), um dia após o ministro Alexandre de Moraes determinar a execução imediata das penas.
L
Câmara aprova aumento da prisão temporária para 15 dias e muda regras de tornozeleira

Câmara aprova aumento da prisão temporária para 15 dias e muda regras de tornozeleira

O Projeto de Lei (PL) 4333/25, aprovado pela Câmara dos Deputados, estende o prazo da prisão temporária de 5 para 15 dias e estabelece que a violação de regras da tornozeleira eletrônica leve o infrator ao Judiciário, com prazo para a decisão sobre regressão de regime.
L
Governo defende vetos ao licenciamento ambiental e alerta sobre riscos climáticos

Governo defende vetos ao licenciamento ambiental e alerta sobre riscos climáticos

O Planalto divulgou nota oficial antes da votação no Congresso Nacional para defender a manutenção dos vetos à Lei nº 15.190/2025, citando desastres como Mariana e Brumadinho e o compromisso do Brasil na COP30 como razões para evitar o enfraquecimento das normas de proteção ambiental.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil garante R$ 5 milhões para o PAV da PM

Eyder Brasil garante R$ 5 milhões para o PAV da PM

Recurso assegura continuidade do programa e operações da corporação em 2025.
L
Cristiane Lopes entrega veículo e equipamentos à Assistência Social

Cristiane Lopes entrega veículo e equipamentos à Assistência Social

Ação fortalece serviços e amplia estrutura de atendimento no município.
L
Alero autoriza R$ 160 milhões para a Saúde de RO

Alero autoriza R$ 160 milhões para a Saúde de RO

Recursos aprovados garantem medicamentos, cirurgias e manutenção de serviços essenciais.
L
STF cancela definitivamente a tese jurídica da Revisão da Vida Toda

STF cancela definitivamente a tese jurídica da Revisão da Vida Toda

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu cancelar a tese que permitia o recálculo de aposentadorias do INSS usando todas as contribuições da vida do segurado, reforçando o entendimento de que a regra de transição é obrigatória.
L
Senado aprova PL que criminaliza barricadas usadas para cometer crimes

Senado aprova PL que criminaliza barricadas usadas para cometer crimes

Projeto de Lei (PL) 3191/24 visa punir o bloqueio de ruas com obstáculos para dificultar a atuação das forças de segurança, estabelecendo pena de três a cinco anos de prisão; texto retorna para análise da Câmara dos Deputados.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto no Areal Centro, em Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto no Areal Centro, em Porto Velho

Um acidente na Avenida Alexandre Guimarães, em Porto Velho, deixou quatro pessoas feridas após uma motocicleta supostamente avançar o sinal vermelho e colidir com um carro que iniciava a travessia. As vítimas foram socorridas e levadas à UPA da Zona Sul.
10
Fazendeiro e influenciador João Martins é resgatado após ser baleado em ataque

Fazendeiro e influenciador João Martins é resgatado após ser baleado em ataque

O influenciador do Agro e fazendeiro João Martins foi encontrado nesta quinta-feira (27) na mata da Fazenda Norbrasil, em Porto Velho, após ser baleado no pé durante um ataque criminoso que resultou na queima de sua caminhonete blindada. A Polícia investiga a possível autoria de integrantes da LCP.
16
Bandidos invadem distribuidora, arrombam casa e roubam R$ 150 mil e pistola 9mm

Bandidos invadem distribuidora, arrombam casa e roubam R$ 150 mil e pistola 9mm

Dois assaltantes em uma motocicleta renderam um funcionário em Ji-Paraná, forçaram a entrada na residência do proprietário da distribuidora e fugiram levando uma grande quantia em dinheiro, uma arma de fogo e um relógio.
12
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Parecis

Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Parecis

A Polícia Militar do 10º Batalhão prendeu uma mulher de 28 anos, após encontrar porções de crack e maconha escondidas em sua residência, além de dinheiro em notas de pequeno valor e celulares. O imóvel possuía câmeras de monitoramento voltadas para a rua.
14
Foragido com tornozeleira rompida é preso com 29 kg de maconha em Guajará-Mirim

Foragido com tornozeleira rompida é preso com 29 kg de maconha em Guajará-Mirim

A captura ocorreu durante a Operação Madeira-Mamoré, que identificou e desmantelou uma residência no bairro Santa Luzia usada como ponto de tráfico de drogas, resultando na apreensão de 28 tabletes de maconha.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO REVIVER

Rua Jacy Paraná, 1391 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00158.003/2025-SUL
L

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença Ambiental: FUNDIÇÃO D’AGOSTIN LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICO – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Médico rondoniense integra força-tarefa em cidade devastada por tornado no Paraná

Médico rondoniense integra força-tarefa em cidade devastada por tornado no Paraná

Dr. Júnior Beloti atua no atendimento emergencial em Rio Bonito do Iguaçu após destruição que atingiu 90% do município.
L
Conab entrega a cesta de alimentos de número 1 milhão em Canoas

Conab entrega a cesta de alimentos de número 1 milhão em Canoas

Ação marca reforço no combate à fome e inclui anúncio de novos recursos para o PAA.
L
Curta em Libras revisita lenda urbana de Porto Velho

Curta em Libras revisita lenda urbana de Porto Velho

Projeto Entre Sinais e Mistérios apresenta releitura do Diabo do Papo de Esquina.
L
Homem usa banheiro feminino duas vezes e questiona PM: “Sabe com quem está falando?”

Homem usa banheiro feminino duas vezes e questiona PM: “Sabe com quem está falando?”

Um sargento da Polícia Militar acionou a corporação em Vilhena após ser confrontado por um homem de 40 anos que entrou repetidamente no banheiro feminino de um bar. O acusado adotou tom de intimidação, mas negou a intenção de gerar tumulto, alegando ter entrado por engano.
10
Homem que apanhou em praça revela que agressora é a própria esposa

Homem que apanhou em praça revela que agressora é a própria esposa

Um operador de guincho de 30 anos, agredido em público na Praça dos Pioneiros, em Cerejeiras, revelou que a mulher que o estapeou é sua esposa. A briga teria começado após ela ter sido atingida por um soco destinado a ele durante um tumulto com outros homens.
16
Ladrões de fiação elétrica atacam mais duas escolas públicas de Vilhena e uma delas suspende as aulas

Ladrões de fiação elétrica atacam mais duas escolas públicas de Vilhena e uma delas suspende as aulas

Receptadores também serão responsabilizados pelo crime que virou rotina na cidade.
10
Investimentos reforçam saúde pública em Pimenta Bueno

Investimentos reforçam saúde pública em Pimenta Bueno

Recursos estaduais ampliam atendimentos e fortalecem programas no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.