A Energisa realizou, ao longo de 2025, a doação de 690 mudas de espécies nativas da Amazônia ao viveiro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), contribuindo diretamente para ações de preservação ambiental em Rondônia. Do total entregue, mais de 500 mudas são de castanheira-do-Brasil, espécie considerada ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente.
A última entrega do ano ocorreu na sexta-feira, 19 de dezembro, quando a concessionária repassou mais de 350 mudas, incluindo castanheiras, seringueiras e cerejeiras, ampliando o estoque destinado à recuperação de áreas degradadas no estado.

Segundo o supervisor de Meio Ambiente da Energisa, José Meireles Carratte, as mudas são entregues à Sedam, que posteriormente faz a distribuição aos produtores rurais. “Com essa iniciativa, buscamos contribuir para a recuperação de áreas degradadas e incentivar práticas que garantam equilíbrio ambiental. É uma forma de unir desenvolvimento econômico e preservação da natureza”, destacou.
A iniciativa integra as ações de desenvolvimento sustentável e compensação ambiental previstas nos estudos técnicos dos empreendimentos da empresa. Além do impacto ambiental positivo, a medida fortalece o apoio às comunidades locais, incentivando práticas responsáveis e alinhadas à preservação ambiental na região amazônica.










































