O clima seco persiste no interior do país, e o risco de queimadas continua alto. Neste domingo, dia 7 de setembro, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta que destaca as condições críticas em todo o interior paulista. A situação é considerada de emergência no norte, nordeste, noroeste e oeste do estado até quinta-feira, dia 11.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade do ar, abaixo de 12%, afeta também outras regiões do país, incluindo os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
Redução de focos de incêndio
Apesar das condições climáticas desfavoráveis, o interior paulista registrou uma queda de cerca de 70% nos focos de queimadas neste ano, um dos melhores resultados do Brasil. Essa redução é atribuída ao trabalho preventivo e integrado entre bombeiros e a Defesa Civil, além do aumento da fiscalização e das punições contra incêndios não autorizados.
As autoridades reforçam a necessidade de cuidado com a saúde, principalmente de crianças e idosos, devido à baixa umidade do ar. A situação deve começar a melhorar na sexta-feira, dia 12, quando as condições de risco de queimadas devem diminuir.