SEGUNDA-FEIRA, 08/12/2025

Em destaque

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração

Capacitação integra Projeto de Restauração da Floresta Amazônica

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração
Leonardo Milano/ICMBio

Na região Oeste do Pará, nos municípios de Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos e Trairão, famílias estão promovendo uma transformação no ambiente em que vivem por meio da recuperação da vegetação nativa em suas propriedades. Neste 5 de setembro, Dia da Amazônia, conheça o projeto que produz alimentos, novas mudas, sementes e ainda gera renda por meio do modelo de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Conhecida como Sanda, a agricultora Rosângela Silva Pereira, que vive em Trairão, plantou cerca de 200 mudas no quintal e na roça perto de onde mora. Ela conta que o movimento foi motivado por dois grandes projetos, um que criou um viveiro coletivo na comunidade, e outro que capacitou as famílias a produzirem alimentos e árvores da Amazônia.

“Aqui, a devastação era muito grande, então a gente recebeu algumas mudas e outras a gente coletou as sementes por aqui, então, cada SAF plantou de 180 a 200 mudas consorciadas. Tem frutíferas, madeira florestal e também macaxeira, melancia, abóbora e outras culturas de pequeno ciclo”, explica.

A capacitação e a estruturação dos SAFs integram o Projeto de Restauração da Floresta Amazônica no Tapajós, que visa estabelecer uma rede com bancos de sementes e viveiros florestais para abastecer a região com espécies nativas. As mudas de açaí, cupuaçu, cacau, andiroba, cedro, copaíba, graviola, acerola, ipê, jacarandá e urucum serão usadas tanto para gerar renda na venda a outros interessados no modelo, quanto para a recuperação das áreas de preservação permanentes.

Enquanto em Trairão, as famílias optaram por fortalecer a produção do viveiro que já existia, em Mojuí dos Campos, Suelen Costa Feitosa plantou mais de 500 mudas em sua propriedade, onde priorizou a plantação de cupuaçu para fortalecer a produção de chocolate com a amêndoa do fruto regional. Ela diz que o projeto possibilitou a melhora na qualidade do plantio e também a instalação de um viveiro coletivo com capacidade para 20 mil mudas.

“A gente já tinha a cultura aleatória, que a gente chama de quintais produtivos, mas agora a gente passou a trabalhar com os SAFs, cujo objetivo maior é restaurar o meio ambiente. Como a gente trabalha com agricultura, a gente escolheu plantar produtos que também nos tragam renda”, argumenta.

Assistência técnica

A iniciativa é resultado de uma verdadeira força-tarefa com implantação – promovida pela organização não governamental Conservação Internacional (CI-Brasil) – e a assistência técnica promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Os agricultores participantes foram identificados e mobilizados pelas associações de agricultores e participaram de um curso organizado pelo Laboratório de Sementes Florestais, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O projeto passou por três fases: capacitação, criação ou melhoria dos bancos de sementes e viveiros, e a recuperação de áreas desmatadas por meio dos SAFs ou da Regeneração Natural.

Na capacitação foram abordados desde conhecimentos científicos sobre as espécies nativas, até beneficiamento da produção, secagem, armazenamento e aspectos legais, além de conhecimentos sobre produção de mudas, área de coletas de sementes e viveiros florestais.

Para diminuir as perdas no plantio, os agricultores também receberam conhecimentos sobre enriquecimento de substrato, ajustes no sistema de irrigação e uso de ferramentas como o GPS para georreferenciamento de árvores matrizes, por exemplo.

A coordenadora de projetos da CI Brasil, Maria Farias, observa que o Restaura Tapajós tem como meta a sustentabilidade socioambiental e produtiva, a partir da combinação de culturas com a conservação florestal.

“Isso revitaliza toda a biodiversidade, promove solos mais saudáveis; com mais florestas temos maior sequestro de carbono e isso pode gerar novas fontes de renda para as comunidades. Com isso, melhora a segurança alimentar, diminui a pressão sobre as florestas nativas e ainda favorece o trabalho para um formato mais produtivo e para uma vivência no campo mais resiliente”, opina.

O projeto de restauro alcançou 100 famílias em Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos e Trairão. Os participantes puderam ainda visitar modelos de SAFs em Tomé-Açu, onde conheceram técnicas capazes de melhorar as condições de desenvolvimento e resistência das plantas, gerando maior quantidade de frutos e maior qualidade, o que possibilita melhoria na renda. Os grupos também puderam entender, na prática, a importância de destinar uma área para fins de restauro e outra para regeneração natural com enriquecimento, possibilitando um equilíbrio natural que beneficie todo o sistema.

Os SAFs, viveiros e bancos de sementes foram implantados transformando a forma tradicional de produzir na região. Logo no início do projeto, o primeiro desafio surgiu após o plantio de mudas. Com a estiagem mais intensa em 2023, muitas famílias perderam parte de seus plantios, mas a assistência técnica permitiu a continuidade do projeto.

“Os técnicos que vieram nos dar assistência eles ainda continuam voluntariamente, eles são bem parceiros. Quando temos alguma dúvida sobre a nossa área, a gente entra em contato e eles dão dicas e estudam os nossos casos através de vídeos e fotos”, afirma Suelen.

Perdas

Mesmo com a diminuição do desmatamento nos dois últimos anos, a Amazônia perdeu o equivalente a mil campos de futebol por dia, entre agosto de 2023 e julho 2024, somando 349 mil hectares, segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A área afetada representa uma redução de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas, nos meses de junho e julho deste ano – na comparação com 2023 -, houve crescimento de 29% em julho e de 10% em junho.

Maria Farias reforça a importância de avançar na recuperação dos biomas nativos, agregando tecnologias que possam permitir adaptação na produtividade.

“A gente sabe que nem tudo são flores, as mudanças climáticas estão aí e vêm gerando grandes impactos negativos, principalmente a seca de 2023 que dizimou boa parte dos plantios, deixando um aprendizado da importância de se continuar esse modelo de restauração, porém, adaptando tecnologias de irrigação para que os SAFs se consolidem de maneira sustentável”, sustenta.

Os avanços e retrocessos dificultam o progresso da meta brasileira de zerar dois fatores que impulsionam fortemente a mudança climática: o desmatamento e o passivo ambiental em relação ao Código Florestal.

“Sabemos que é preciso reflorestar para que se tenha um clima de qualidade. A demanda é gigantesca por sementes diversas e em quantidade. Isso é um gargalo importante a ser considerado. Para isso, é necessário que se consolide a rede de sementes do Tapajós”, preconiza Maria Farias.

Para ela, além de promover a integração das redes regionais, é precioso ainda mais capacitação, envolvimento dos governos e de projetos da iniciativa privada e disponibilização de crédito e assistência técnica. “Tudo com atenção tanto para as sementes florestais, como para as de combate à fome que dão segurança nutricional e alimentar para as famílias, respeitando, sempre, o modo de vida das nossas populações”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brumadinho ainda enfrenta adoecimento e insegurança sete anos após tragédia

Brumadinho ainda enfrenta adoecimento e insegurança sete anos após tragédia

Estudo da UFMG revela impactos duradouros na saúde, no ambiente e na economia local
L
Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Documentário revela impactos para quem vive próximo a plantações e consome alimentos industrializados.
L
62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
Porto Velho amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos e melhorar drenagem

Porto Velho amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos e melhorar drenagem

Porto Velho amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos e melhorar drenagem
L
MPRO participa do encerramento do "Projeto Gotas de Esperança" em Porto Velho

MPRO participa do encerramento do “Projeto Gotas de Esperança” em Porto Velho

Iniciativa fortalece o acesso à água potável e saneamento em comunidades do Baixo Madeira, com a participação ativa do MPRO
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de 08/12/2025 indica movimento, clareza emocional e decisões importantes para todos os signos.
L
Rayssa Leal conquista tetracampeonato do Supercrown em São Paulo

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do Supercrown em São Paulo

Brasileira domina final do SLS e supera japonesas para garantir título do skate street
L
Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026 têm datas definidas e começam com duelo contra Marrocos
L
Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Brasil na Copa do Mundo 2026 inicia campanha no MetLife Stadium em jogo marcado para 13 de junho
L
Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de Domingo, 07/12/2025 marca um dia de sensibilidade, decisões e boas conexões

O horóscopo deste domingo, 7 de dezembro de 2025, indica que os astros favorecem a estabilidade emocional, o equilíbrio nas decisões e a sinceridade nas relações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli entrega colheitadeira de cereais para apoiar a agricultura familiar de Alto Alegre dos Parecis

Jaime Bagattoli entrega colheitadeira de cereais para apoiar a agricultura familiar de Alto Alegre dos Parecis

Máquina agrícola entregue à cooperativa e associação rural vai trazer maior produtividade e menor perda de grãos
L
Congresso entra na reta final das atividades do ano com votação de PECs e debates sobre escândalo no setor financeiro

Congresso entra na reta final das atividades do ano com votação de PECs e debates sobre escândalo no setor financeiro

Sessão solene vai promulgar PEC da isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais
L

Flávio Bolsonaro é apontado por Jair como candidato do PL à Presidência em 2026

Senador afirma ter recebido a missão do pai, hoje impedido de concorrer, e passa a ser o nome oficial do partido para a sucessão presidencial, com apoio da cúpula da sigla
L
Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa defendeu que há verba suficiente para promover as mudanças necessárias na educação em Rondônia.
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com drogas em residência usada como ponto de tráfico em Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas em residência usada como ponto de tráfico em Porto Velho

Guarnição do 5º BPM localiza entorpecentes, dinheiro e motocicleta roubada durante operação; jovem é identificado sobre o telhado
14
Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Caso Maria de Lourdes reacende alerta sobre feminicídio e envolve soldado que admitiu o crime no quartel da capital.
18
Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Constatado crime de embriaguez o idoso recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
16
Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Ataque ocorreu na madrugada deste domingo e Polícia Militar apreendeu veículo e munições na casa do suspeito.
18
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

O rapaz baleado foi socorrido primeiro para a UPA sul, depois transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF volta a analisar marco temporal para terras indígenas na quarta-feira

STF volta a analisar marco temporal para terras indígenas na quarta-feira

Corte ouvirá sustentações orais, enquanto disputa jurídica segue sem consenso e divide Congresso, governo e entidades
L
Feminicídio motiva protestos em várias cidades do Brasil neste domingo

Feminicídio motiva protestos em várias cidades do Brasil neste domingo

Mobilização nacional destaca aumento da violência e exige justiça para as vítimas
L
Ataque russo provoca apagões e danos em infraestrutura da Ucrânia

Ataque russo provoca apagões e danos em infraestrutura da Ucrânia

Setor de energia é o principal alvo em ofensiva que atingiu oito regiões do país
L

EcoPVH completa 35 dias de operação com avanços na coleta e ampliação de atendimento nos distritos de Porto Velho

Com ampliação de rotas, reforço de equipes e geração de mais de 300 empregos diretos, EcoPVH consolida a regularização da coleta de resíduos em Porto Velho e distritos após 35 dias de operação.
L
Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Região enfrenta prejuízos severos e sobreviventes buscam ajuda após deslizamentos
L
Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Pesquisa nacional revela que a violência contra educadores e tentativas de censura alcançam todas as etapas da educação
L
CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

Operação nacional do CNU 2025 mantém provas sob vigilância e reforça transporte seguro para aplicação deste domingo
L

Nota de pesar: Hiran de Lima Belo

Com profundo pesar, a família comunica o falecimento de Hiran de Lima Belo, em Porto Velho, deixando lembranças de amor, alegria e dedicação à esposa, filhos e netos.
L
Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

A ação resultou na prisão de um homem de 32 anos por receptação.
10

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show: público decide até dia 08

Abner Assunção, Daiane Beda e Daniel Moraes estão na berlinda e disputam a permanência no jogo até às 19h30 desta segunda-feira.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.