QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração

Capacitação integra Projeto de Restauração da Floresta Amazônica

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração
Leonardo Milano/ICMBio

Na região Oeste do Pará, nos municípios de Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos e Trairão, famílias estão promovendo uma transformação no ambiente em que vivem por meio da recuperação da vegetação nativa em suas propriedades. Neste 5 de setembro, Dia da Amazônia, conheça o projeto que produz alimentos, novas mudas, sementes e ainda gera renda por meio do modelo de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Conhecida como Sanda, a agricultora Rosângela Silva Pereira, que vive em Trairão, plantou cerca de 200 mudas no quintal e na roça perto de onde mora. Ela conta que o movimento foi motivado por dois grandes projetos, um que criou um viveiro coletivo na comunidade, e outro que capacitou as famílias a produzirem alimentos e árvores da Amazônia.

“Aqui, a devastação era muito grande, então a gente recebeu algumas mudas e outras a gente coletou as sementes por aqui, então, cada SAF plantou de 180 a 200 mudas consorciadas. Tem frutíferas, madeira florestal e também macaxeira, melancia, abóbora e outras culturas de pequeno ciclo”, explica.

A capacitação e a estruturação dos SAFs integram o Projeto de Restauração da Floresta Amazônica no Tapajós, que visa estabelecer uma rede com bancos de sementes e viveiros florestais para abastecer a região com espécies nativas. As mudas de açaí, cupuaçu, cacau, andiroba, cedro, copaíba, graviola, acerola, ipê, jacarandá e urucum serão usadas tanto para gerar renda na venda a outros interessados no modelo, quanto para a recuperação das áreas de preservação permanentes.

Enquanto em Trairão, as famílias optaram por fortalecer a produção do viveiro que já existia, em Mojuí dos Campos, Suelen Costa Feitosa plantou mais de 500 mudas em sua propriedade, onde priorizou a plantação de cupuaçu para fortalecer a produção de chocolate com a amêndoa do fruto regional. Ela diz que o projeto possibilitou a melhora na qualidade do plantio e também a instalação de um viveiro coletivo com capacidade para 20 mil mudas.

“A gente já tinha a cultura aleatória, que a gente chama de quintais produtivos, mas agora a gente passou a trabalhar com os SAFs, cujo objetivo maior é restaurar o meio ambiente. Como a gente trabalha com agricultura, a gente escolheu plantar produtos que também nos tragam renda”, argumenta.

Assistência técnica

A iniciativa é resultado de uma verdadeira força-tarefa com implantação – promovida pela organização não governamental Conservação Internacional (CI-Brasil) – e a assistência técnica promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Os agricultores participantes foram identificados e mobilizados pelas associações de agricultores e participaram de um curso organizado pelo Laboratório de Sementes Florestais, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O projeto passou por três fases: capacitação, criação ou melhoria dos bancos de sementes e viveiros, e a recuperação de áreas desmatadas por meio dos SAFs ou da Regeneração Natural.

Na capacitação foram abordados desde conhecimentos científicos sobre as espécies nativas, até beneficiamento da produção, secagem, armazenamento e aspectos legais, além de conhecimentos sobre produção de mudas, área de coletas de sementes e viveiros florestais.

Para diminuir as perdas no plantio, os agricultores também receberam conhecimentos sobre enriquecimento de substrato, ajustes no sistema de irrigação e uso de ferramentas como o GPS para georreferenciamento de árvores matrizes, por exemplo.

A coordenadora de projetos da CI Brasil, Maria Farias, observa que o Restaura Tapajós tem como meta a sustentabilidade socioambiental e produtiva, a partir da combinação de culturas com a conservação florestal.

“Isso revitaliza toda a biodiversidade, promove solos mais saudáveis; com mais florestas temos maior sequestro de carbono e isso pode gerar novas fontes de renda para as comunidades. Com isso, melhora a segurança alimentar, diminui a pressão sobre as florestas nativas e ainda favorece o trabalho para um formato mais produtivo e para uma vivência no campo mais resiliente”, opina.

O projeto de restauro alcançou 100 famílias em Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos e Trairão. Os participantes puderam ainda visitar modelos de SAFs em Tomé-Açu, onde conheceram técnicas capazes de melhorar as condições de desenvolvimento e resistência das plantas, gerando maior quantidade de frutos e maior qualidade, o que possibilita melhoria na renda. Os grupos também puderam entender, na prática, a importância de destinar uma área para fins de restauro e outra para regeneração natural com enriquecimento, possibilitando um equilíbrio natural que beneficie todo o sistema.

Os SAFs, viveiros e bancos de sementes foram implantados transformando a forma tradicional de produzir na região. Logo no início do projeto, o primeiro desafio surgiu após o plantio de mudas. Com a estiagem mais intensa em 2023, muitas famílias perderam parte de seus plantios, mas a assistência técnica permitiu a continuidade do projeto.

“Os técnicos que vieram nos dar assistência eles ainda continuam voluntariamente, eles são bem parceiros. Quando temos alguma dúvida sobre a nossa área, a gente entra em contato e eles dão dicas e estudam os nossos casos através de vídeos e fotos”, afirma Suelen.

Perdas

Mesmo com a diminuição do desmatamento nos dois últimos anos, a Amazônia perdeu o equivalente a mil campos de futebol por dia, entre agosto de 2023 e julho 2024, somando 349 mil hectares, segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A área afetada representa uma redução de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas, nos meses de junho e julho deste ano – na comparação com 2023 -, houve crescimento de 29% em julho e de 10% em junho.

Maria Farias reforça a importância de avançar na recuperação dos biomas nativos, agregando tecnologias que possam permitir adaptação na produtividade.

“A gente sabe que nem tudo são flores, as mudanças climáticas estão aí e vêm gerando grandes impactos negativos, principalmente a seca de 2023 que dizimou boa parte dos plantios, deixando um aprendizado da importância de se continuar esse modelo de restauração, porém, adaptando tecnologias de irrigação para que os SAFs se consolidem de maneira sustentável”, sustenta.

Os avanços e retrocessos dificultam o progresso da meta brasileira de zerar dois fatores que impulsionam fortemente a mudança climática: o desmatamento e o passivo ambiental em relação ao Código Florestal.

“Sabemos que é preciso reflorestar para que se tenha um clima de qualidade. A demanda é gigantesca por sementes diversas e em quantidade. Isso é um gargalo importante a ser considerado. Para isso, é necessário que se consolide a rede de sementes do Tapajós”, preconiza Maria Farias.

Para ela, além de promover a integração das redes regionais, é precioso ainda mais capacitação, envolvimento dos governos e de projetos da iniciativa privada e disponibilização de crédito e assistência técnica. “Tudo com atenção tanto para as sementes florestais, como para as de combate à fome que dão segurança nutricional e alimentar para as famílias, respeitando, sempre, o modo de vida das nossas populações”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zona Leste de Porto Velho comemora fim dos alagamentos

Zona Leste de Porto Velho comemora fim dos alagamentos

Obras de drenagem e infraestrutura transformam bairros da zona Leste, garantindo segurança, mobilidade e mais qualidade de vida para os moradores.
L
MPRO participa de audiência sobre mudanças climáticas no Rio Madeira

MPRO participa de audiência sobre mudanças climáticas no Rio Madeira

O Ministério Público de Rondônia discutiu impactos de grandes empreendimentos e mudanças climáticas no Rio Madeira, ouvindo comunidades ribeirinhas e indígenas.
L
Escritório de Governança é inaugurado em Porto Velho para fortalecer gestão ambiental

Escritório de Governança é inaugurado em Porto Velho para fortalecer gestão ambiental

Prefeitura e Ministério do Meio Ambiente instalam centro de inteligência no Prédio do Relógio para monitorar desmatamento e eventos climáticos
L
Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Estudantes recebem atividades focadas em conscientização ambiental e preservação.
L
Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Relatório do Observatório do Clima destaca redução histórica puxada pelo controle do desmatamento, mas alerta para a dependência excessiva de ações na Amazônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra para 685 mil agricultores familiares

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra para 685 mil agricultores familiares

Benefício de R$ 1,2 mil será pago em parcela única para produtores de 11 estados que registraram perdas severas na produção devido à seca ou excesso de chuvas.
L
Governo proíbe rolagem infinita e autoplay para crianças e adolescentes em redes sociais

Governo proíbe rolagem infinita e autoplay para crianças e adolescentes em redes sociais

Decreto que regulamenta o ECA Digital visa combater “designs manipulativos” que exploram vulnerabilidades do público infantojuvenil; ANPD fiscalizará o cumprimento das novas regras.
L
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2 nesta quinta-feira

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2 nesta quinta-feira

Com inclusão de adicionais, valor médio do benefício chega a R$ 683,75 em março; programa alcança 18,73 milhões de famílias em todo o país.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

Concurso 2.986 terá transmissão ao vivo e apostas podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte, em São Paulo.
L
Ministério Público do Trabalho prepara ofensiva contra assédio eleitoral nas eleições de 2026

Ministério Público do Trabalho prepara ofensiva contra assédio eleitoral nas eleições de 2026

Órgão define prática como “voto de cabresto moderno” e intensifica canais de denúncia para coibir coação de patrões sobre a escolha política de empregados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

AGU defende no STF punição rigorosa e sem flexibilização para estupro de vulnerável

AGU defende no STF punição rigorosa e sem flexibilização para estupro de vulnerável

Parecer enviado à Corte contesta decisões judiciais que aceitam “consentimento” de menores de 14 anos; manifestação ocorre após afastamento de desembargador que absolveu réu em caso de menina de 12 anos.
L
Cármen Lúcia relata ameaça de bomba durante palestra a estudantes no Distrito Federal

Cármen Lúcia relata ameaça de bomba durante palestra a estudantes no Distrito Federal

Ministra do STF afirmou estar “vivíssima” e aproveitou o episódio para criticar a violência política de gênero e o aumento dos feminicídios no Brasil.
L
Dois condenados pelo caso Marielle são transferidos para Bangu 8 no Rio

Dois condenados pelo caso Marielle são transferidos para Bangu 8 no Rio

Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa deixam presídios federais após decisão do STF; transferência ocorre semanas depois da condenação unânime dos envolvidos no assassinato da vereadora.
L
Dados de Daniel Vorcaro são reinseridos no sistema da CPMI do INSS, informa PF

Dados de Daniel Vorcaro são reinseridos no sistema da CPMI do INSS, informa PF

Após exclusão determinada por decisão judicial, arquivos do banqueiro foram reintroduzidos via armazenamento em nuvem; Ministro André Mendonça já foi comunicado sobre a quebra da cadeia de custódia.
L
Deputada estadual faz blackface na Alesp em discurso contra Erika Hilton

Deputada estadual faz blackface na Alesp em discurso contra Erika Hilton

Fabiana Bolsonaro (PL) utilizou caracterização caricata para criticar a eleição da deputada federal como presidente da Comissão da Mulher na Câmara; parlamentares do PSOL registram boletim de ocorrência por racismo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado com tornozeleira desligada é preso após tentar golpear irmã e sobrinha com martelo

Apenado com tornozeleira desligada é preso após tentar golpear irmã e sobrinha com martelo

Suspeito foi detido em flagrante em Candeias do Jamari após surto de violência doméstica; PM constatou que o monitoramento eletrônico estava inativo há dias.
14
Polícia Civil deflagra operação contra exploração sexual infantil e comércio ilegal em RO

Polícia Civil deflagra operação contra exploração sexual infantil e comércio ilegal em RO

Ação conjunta entre delegacias locais e especializadas resulta em prisão em flagrante e apreensão de dispositivos eletrônicos; investigação teve início após alerta do Conselho Tutelar.
16
Polícia Civil de Rondônia recupera gado furtado em Buritis

Polícia Civil de Rondônia recupera gado furtado em Buritis

Ação da delegacia local localiza animais subtraídos nesta quarta-feira; investigações continuam para identificar autores de crimes patrimoniais no campo.
10
Subtenente e cb da Marinha são presos negociando pistola com membros de facção

Subtenente e cb da Marinha são presos negociando pistola com membros de facção

Os outros três suspeitos envolvidos na transação estavam em um segundo veículo no momento da abordagem.
14
Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lollapalooza 2026: guia completo para curtir o festival

Lollapalooza 2026: guia completo para curtir o festival

O Lollapalooza 2026 acontece em São Paulo com grandes atrações e estrutura completa; veja como chegar, ativar ingresso e se preparar para os três dias.
L
BBB 26: Jonas Sulzbach e Jordana se beijam em festa

BBB 26: Jonas Sulzbach e Jordana se beijam em festa

Clima de romance marcou a Festa do Líder no BBB 26, quando Jonas Sulzbach e Jordana trocaram beijos após momentos de aproximação na pista de dança.
L

Banco Central reduz Selic para 14,75% ao ano após dois anos sem cortes

Decisão do Copom sinaliza início de ciclo cauteloso de queda dos juros em meio a incertezas externas e cenário inflacionário controlado
L
Governo de RO entrega 60 veículos ao Detran e moderniza frota

Governo de RO entrega 60 veículos ao Detran e moderniza frota

O Estado de Rondônia renova a frota do Detran-RO com 60 veículos para atividades administrativas, educativas e de fiscalização em todo o estado.
L
Ataques iranianos a centros de energia no Golfo fazem preço do petróleo disparar

Ataques iranianos a centros de energia no Golfo fazem preço do petróleo disparar

Teerã atinge complexo de gás no Catar e dispara mísseis contra a Arábia Saudita em retaliação a ataques israelenses; barril Brent ultrapassa a marca de US$ 108.
L
Transporte escolar fluvial transforma realidade de estudantes ribeirinhos

Transporte escolar fluvial transforma realidade de estudantes ribeirinhos

O Governo de Rondônia fortaleceu o transporte escolar fluvial, garantindo acesso à educação, segurança e oportunidades para alunos de comunidades do Baixo Madeira.
L
Tesouro Nacional realiza maior intervenção no mercado de títulos em mais de uma década

Tesouro Nacional realiza maior intervenção no mercado de títulos em mais de uma década

Operações de recompra somam R$ 43,6 bilhões em apenas dois dias para conter a volatilidade dos juros diante de crises globais e riscos de greve interna.
L