O Brasil chegou neste sábado (16) a seis ouros na etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, disputada em Santiago (Chile). Ao todo, a delegação soma 15 medalhas – seis de ouro, quatro de prata e cinco de bronze – em dois dias de competição que servem de preparação para o Mundial do Cairo, marcado para outubro.
-
O pernambucano José Arimateia levantou 211 kg e garantiu o ouro na categoria até 97 kg.
-
O mineiro Jean Pereira brilhou até 107 kg, conquistando o primeiro lugar com 213 kg.
-
Entre as mulheres, a baiana Edilândia Araújo venceu na categoria acima de 86 kg, com 136 kg levantados, e dividiu pódio com a potiguar Alane Dantas, bronze com 117 kg.
Outros destaques foram as pratas de Naira Gomes (até 61 kg) e Gabrielle Diniz (até 86 kg), além dos bronzes de Laira Silva e Valéria Alves dos Santos.
Na sexta-feira (15), a delegação já havia iniciado forte, com três ouros – entre eles o de Marco Túlio, estreante que bateu o recorde das Américas ao levantar 169 kg na categoria até 49 kg. Outras conquistas incluíram o ouro de Brenda Pepe (45 kg) e de Cristiane Alves Reis (55 kg).
A Copa do Mundo encerra neste domingo (17), e a delegação brasileira, formada por 16 atletas (nove mulheres e sete homens), segue como uma das protagonistas da competição.