Um tribunal espanhol condenou nesta quarta-feira (9) o técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, a um ano de prisão. A sentença se refere à não declaração de impostos sobre a receita de seus direitos de imagem, um período que remonta ao seu primeiro comando no Real Madrid, em 2014, conforme comunicado pelo tribunal de Madri.
Detalhes da Condenação e Legislação Espanhola
Ancelotti, que esteve à frente do Real Madrid em duas passagens (2013-2015 e 2021-2025), foi absolvido de uma acusação semelhante relacionada ao ano de 2015. O tribunal não conseguiu provar que ele permaneceu tempo suficiente na Espanha para incorrer em dívidas fiscais naquele período, já que se mudou para Londres após ser demitido do clube em maio de 2015.
De acordo com a legislação espanhola, uma pena inferior a dois anos por um crime não violento raramente resulta em prisão efetiva para réus sem condenações anteriores. O técnico de 66 anos, com um histórico que inclui clubes como Bayern de Munique, Milan e Chelsea, é mais uma figura proeminente do futebol a ser investigada e condenada pela autoridade fiscal espanhola por suposta fraude fiscal.