QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos

Por ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O governo federal autorizou o acesso direto de bancos e instituições financeiras ao perfil de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial, para a oferta de crédito consignado a juros mais baixos, com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida provisória (MP) que cria o Programa Crédito do Trabalhador foi assinada nesta quarta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no Palácio do Planalto.

O Brasil conta hoje com 47 milhões de trabalhadores contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) atuando no setor privado. O eSocial é o sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país.

Agora, trabalhadores CLT, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs), poderão utilizar a carteira de trabalho digital para ter acesso a empréstimo mais barato nas mais de 80 instituições financeiras que já operam junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Não há nada mais milagroso para uma economia do que o dinheiro circular na mão de todos”, disse o presidente Lula, destacando o papel do consumo no desenvolvimento de um país. “É exatamente a capacidade de consumo que tem um povo que pode gerar a capacidade de industrialização que se pode fazer”, acrescentou.

Para Lula, é importante que os trabalhadores também reconheçam seu direito de acesso ao crédito. “É importante que seja um processo educacional. Porque as pessoas pobres, às vezes, têm até vergonha de chegar na porta do banco. Acham que não foram feitas para ele essas coisas. Então, é um processo educacional para gente poder fazer este país dar um salto de qualidade”, disse o presidente.

O sistema do Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir do dia 21 deste mês. Em até 120 dias, quem já tem um consignado ativo poderá fazer a migração para a nova linha de crédito na mesma instituição financeira. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão operar a linha do consignado privado dentro de suas plataformas digitais. A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.

As taxas de juros de crédito aos trabalhadores devem cair de cerca de 103% ao ano para 40% ao ano.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, explicou ainda que o Crédito do Trabalhador terá portabilidade entre empregos. Ou seja, se o trabalhador mudar de emprego, a dívida será transferida para a folha de pagamento do próximo empregador. “Portanto, uma segurança para que os bancos possam oferecer juro mais barato do que oferecem hoje”, reforçou.

“O sistema vem oferecer garantia e segurança e transparência, [o] que é importante para as questões financeiras, para oferecer a menor taxa, e é fundamental para o trabalhador, para ele poder ter acesso a um crédito mais barato do que está pagando hoje, inclusive os atuais créditos consignados privados”, disse Marinho.

Endividamento

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que, em até quatro anos, cerca de 19 milhões de celetistas optem pela consignação dos salários, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados. Atualmente, o consignado do setor privado conta com cerca de 4,4 milhões de operações contratadas, somando mais de R$ 40,4 bilhões em recursos.

O presidente Lula explicou ainda que a expectativa é que o Crédito do Trabalhador reduza o superendividamento, ao oferecer uma linha de crédito mais atraente também para migrar dívidas com maior custo. Por outro lado, alertou que o povo não pode “gastar o que não tem”.

“Os dirigentes sindicais que estão aqui têm que pegar um carro de som e ir para a porta da fábrica e dizer para os trabalhadores que agora eles podem ter crédito barato para que possam sair do endividamento em que se meteram, sair da mão do agiota, sair da mão de banco, que cobra 10%, 12% de juros, sair e procurar o crédito mais barato que puderem encontrar”, orientou o presidente.

“O empréstimo é muito bom quando a gente pega para utilizar em uma coisa que vai aumentar o nosso patrimônio. A gente não pode ficar habituado a pegar o empréstimo para pagar outro empréstimo, a gente não vai melhorar a vida assim. A gente tem que fazer o empréstimo para comprar alguma coisa que melhore a nossa capacidade de viver melhor”, alertou Lula.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, afirmou que este é um crédito seguro, rentável, que respeita as políticas de crédito dos bancos dentro das condições de risco e retorno de cada cliente. “Só que mais que isso, é um crédito que inclui, é um crédito que reduz desigualdade. O novo consignado privado aumenta a renda do cliente, aumenta porque libera parte do orçamento mensal das famílias”, disse.

“Nós temos aqui o caso de um cliente vendedor, por exemplo, funcionário de uma distribuidora, que não teria acesso a esse crédito, que o crédito dele reduz mais de 52% na taxa e na parcela. Isso significa mais renda mensal, diretamente, porque quando o dinheiro sobra no bolso, é isso que significa. É percepção real de aumento de renda”, explicou Tarciana.

Mais crédito

O crédito consignado é um empréstimo que tem as parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor. É uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas e é uma das mais usadas no Brasil, especialmente por servidores públicos e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A legislação que trata do consignado já permite que trabalhadores com carteira assinada tenham acesso a esse tipo de empréstimo, descontado do salário. Porém, essa modalidade de crédito requer a assinatura de convênios entre empresas e bancos, o que, na prática, dificulta a adesão de pequenas e médias empresas, e muitas grandes empresas também, ao modelo em larga escala. Além disso, trabalhadores rurais, domésticos e empregados de MEIs, hoje estão excluídos da consignação privada.

A representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Cleide Silva Pinto, agradeceu pelo fato de esse setor não ter sido esquecido na nova política. “Quando a gente está dentro de uma linha de crédito, as trabalhadoras estão dentro desse perfil, isso nos garante qualidade de vida, mais situações [em] que você consegue se manter e se estabilizar e conseguir um padrão de vida melhor”, disse.

“Então, é muito gratificante a gente estar dentro desse projeto muito importante para todos os trabalhadores e trabalhadoras, quando tem tanta uberização [do trabalho], tantas situações que querem tirar o nosso direito, querem maquiar o nosso direito, não só das trabalhadoras domésticas, mas todos os trabalhadores mais fragilizados”, acrescentou.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destacou a possibilidade de os trabalhadores terem juros mais justos para acesso ao crédito, mas endossou a necessidade de campanhas de conscientização para evitar o endividamento da população. “Nós sabemos a dificuldade que o trabalhador e a trabalhadora têm hoje de conseguir crédito. Até conseguem, mas com juros exorbitantes. Vivem depois de outros empréstimos para poder honrar aquele compromisso no seu dia a dia. Então, isso [Programa Crédito do Trabalhador] é a realização de um sonho”, disse.

“Agora, nós do movimento, junto com o sistema financeiro, temos a obrigação de divulgar, de fazer uma campanha de esclarecimento, de educação financeira aos nossos trabalhadores e trabalhadoras para não se endividarem, mostrando o bom uso desse recurso. E, com certeza, com bom uso, nós vamos todos ter os benefícios de crescer e se desenvolver para que possamos melhor estar ali com a nossa família, para o nosso bem-estar”, afirmou.

Operação

Por meio do aplicativo da carteira de trabalho digital (CTPS Digital), o trabalhador terá a opção de requerer proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas pelo governo federal. Para isso, o empregado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir daí, ele receberá ofertas em até 24 horas, analisará a melhor opção e fará a contratação no canal do banco.

O desconto das parcelas será na folha de salários, mensalmente pelo eSocial, o que deve permitir que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.

Os limites do consignado para trabalhadores celetistas terão o teto de 35% do salário comprometido com o empréstimo e a possibilidade de usar 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o total da multa recebida por demissão sem justa causa para o pagamento dos débitos, em caso de desligamento do emprego.

A Dataprev, empresa pública de tecnologia do governo federal, foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema do Crédito do Trabalhador, que integra a carteira de trabalho digital, o FGTS Digital e o eSocial.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Projeto do governo prevê sede em Brasília e foco em ciência, gestão e políticas públicas do esporte.
L

Momento Empresarial: Igor Luiz de Araújo Oliveira e a história da Libre Skate Park

É uma conversa sobre gestão, oportunidade, resiliência e transformação pela prática esportiva.
L
Mega-Sena acumula novamente e próximo prêmio vai a R$ 55 milhões

Mega-Sena acumula novamente e próximo prêmio vai a R$ 55 milhões

Sem ganhadores na faixa principal, concurso 2.971 eleva expectativa para sorteio de quinta-feira (12).
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Previsões para 11 de fevereiro de 2026 destacam organização, diálogo equilibrado e atenção às prioridades.
L

Nota de pesar: Miraci Vieira Marques

Aos 88 anos, a professora Miraci Vieira Marques deixa em Porto Velho um legado de amor, fé e dedicação à família, aos alunos e à comunidade que a acolheu por décadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

O presidente argentino Javier Milei determinou que todos os ministros e servidores de alto escalão deixem de usar veículos oficiais, buscando austeridade e sinal político claro.
L
O Congresso e o papel que não cumpre

O Congresso e o papel que não cumpre

Um contraponto ao discurso de Davi Alcolumbre
L
STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

Decisão da Corte Especial reconhece lavagem de dinheiro, determina perda do cargo e encerra julgamento de esquema ligado a contratos públicos no Rio de Janeiro.
L
Lula defende educação como pilar no combate à violência doméstica

Lula defende educação como pilar no combate à violência doméstica

Em visita ao ABC paulista, o presidente vincula emancipação feminina ao ensino e anuncia investimentos em institutos federais e policlínicas na região de Mauá.
L

Projeto da Dra. Taíssa obriga Sesau a divulgar contatos de unidades estaduais

Assembleia Legislativa aprova proposta que exige publicação de telefones e endereços das unidades de saúde no site oficial da Sesau para facilitar acesso da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista é atingida por caminhonete em saída de supermercado na Jorge Teixeira

Motociclista é atingida por caminhonete em saída de supermercado na Jorge Teixeira

Mulher saía de supermercado quando foi surpreendida por caminhonete; Samu realizou o socorro.
16
Ônibus escolar cai de ponte na linha P.O. em União Bandeirantes

Ônibus escolar cai de ponte na linha P.O. em União Bandeirantes

Veículo que buscaria alunos para início do ano letivo saiu da pista ao escorregar na cabeceira de ponte estreita; motorista e monitora passam bem.
14
Polícia Civil cumpre mandado por perturbação do sossego em Machadinho

Polícia Civil cumpre mandado por perturbação do sossego em Machadinho

Investigado por ameaça, lesão corporal e uso de arma durante discussão com vizinho foi alvo de busca e apreensão realizada pela Polícia Civil.
12
PF e Ibama combatem garimpo ilegal no Rio Madeira

PF e Ibama combatem garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iterum inutilizou 29 embarcações e motores usados na extração ilegal de ouro em Porto Velho; dois suspeitos foram presos em flagrante.
10
Homem é vítima de espancamento a pauladas na zona leste

Homem é vítima de espancamento a pauladas na zona leste

Vítima de 26 anos foi encontrada caída e ensanguentada no bairro Jardim Santana; suspeitos fugiram antes da chegada da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia publica edital do PAA: compra de alimentos da agricultura familiar

Rondônia publica edital do PAA: compra de alimentos da agricultura familiar

Governo de Rondônia lança chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar, beneficiando pequenos produtores e famílias em situação de vulnerabilidade.
L
Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos

Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos

Tiroteio em escola secundária na Colúmbia Britânica está entre os mais letais do país e mobiliza autoridades após suspeita ser encontrada morta.
L
Justiça do Rio condena assassinos de Marielle a indenizar viúva

Justiça do Rio condena assassinos de Marielle a indenizar viúva

Tribunal determina pagamento de danos morais e pensão mensal a Mônica Benício, viúva da vereadora, após condenação dos executores do crime.
L
Bando é flagrado com roupas furtadas e drogas na zona leste

Bando é flagrado com roupas furtadas e drogas na zona leste

Três homens foram presos em residência no bairro São Francisco após denúncia de disparos; polícia encontrou entorpecentes, roupas furtadas e carro usado em crimes.
14
Vulgo Canela é baleado em ataque no bairro Nacional

Vulgo Canela é baleado em ataque no bairro Nacional

Homem foi atingido na mão após criminosos efetuarem disparos na zona Norte de Porto Velho e fugirem sem serem identificados.
16
INPC de janeiro sobe 0,39% e acumula alta de 4,3% em um ano

INPC de janeiro sobe 0,39% e acumula alta de 4,3% em um ano

Indicador utilizado para reajuste salarial mostra aceleração em relação a dezembro; custo de vida de famílias com menor renda é o mais impactado.
L
Tuiuti destaca semelhanças da diáspora africana em Cuba e no Brasil

Tuiuti destaca semelhanças da diáspora africana em Cuba e no Brasil

Escola de samba de São Cristóvão levará para a Sapucaí a religiosidade afro-caribenha e a história de resistência dos descendentes iorubás nas Américas.
L

Dia 11 – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Descoberta desenvolvida ao longo de 25 anos na UFRJ marca novo capítulo na neurociência e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.