SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos

Por ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O governo federal autorizou o acesso direto de bancos e instituições financeiras ao perfil de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial, para a oferta de crédito consignado a juros mais baixos, com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida provisória (MP) que cria o Programa Crédito do Trabalhador foi assinada nesta quarta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no Palácio do Planalto.

O Brasil conta hoje com 47 milhões de trabalhadores contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) atuando no setor privado. O eSocial é o sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país.

Agora, trabalhadores CLT, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs), poderão utilizar a carteira de trabalho digital para ter acesso a empréstimo mais barato nas mais de 80 instituições financeiras que já operam junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Não há nada mais milagroso para uma economia do que o dinheiro circular na mão de todos”, disse o presidente Lula, destacando o papel do consumo no desenvolvimento de um país. “É exatamente a capacidade de consumo que tem um povo que pode gerar a capacidade de industrialização que se pode fazer”, acrescentou.

Para Lula, é importante que os trabalhadores também reconheçam seu direito de acesso ao crédito. “É importante que seja um processo educacional. Porque as pessoas pobres, às vezes, têm até vergonha de chegar na porta do banco. Acham que não foram feitas para ele essas coisas. Então, é um processo educacional para gente poder fazer este país dar um salto de qualidade”, disse o presidente.

O sistema do Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir do dia 21 deste mês. Em até 120 dias, quem já tem um consignado ativo poderá fazer a migração para a nova linha de crédito na mesma instituição financeira. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão operar a linha do consignado privado dentro de suas plataformas digitais. A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.

As taxas de juros de crédito aos trabalhadores devem cair de cerca de 103% ao ano para 40% ao ano.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, explicou ainda que o Crédito do Trabalhador terá portabilidade entre empregos. Ou seja, se o trabalhador mudar de emprego, a dívida será transferida para a folha de pagamento do próximo empregador. “Portanto, uma segurança para que os bancos possam oferecer juro mais barato do que oferecem hoje”, reforçou.

“O sistema vem oferecer garantia e segurança e transparência, [o] que é importante para as questões financeiras, para oferecer a menor taxa, e é fundamental para o trabalhador, para ele poder ter acesso a um crédito mais barato do que está pagando hoje, inclusive os atuais créditos consignados privados”, disse Marinho.

Endividamento

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que, em até quatro anos, cerca de 19 milhões de celetistas optem pela consignação dos salários, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados. Atualmente, o consignado do setor privado conta com cerca de 4,4 milhões de operações contratadas, somando mais de R$ 40,4 bilhões em recursos.

O presidente Lula explicou ainda que a expectativa é que o Crédito do Trabalhador reduza o superendividamento, ao oferecer uma linha de crédito mais atraente também para migrar dívidas com maior custo. Por outro lado, alertou que o povo não pode “gastar o que não tem”.

“Os dirigentes sindicais que estão aqui têm que pegar um carro de som e ir para a porta da fábrica e dizer para os trabalhadores que agora eles podem ter crédito barato para que possam sair do endividamento em que se meteram, sair da mão do agiota, sair da mão de banco, que cobra 10%, 12% de juros, sair e procurar o crédito mais barato que puderem encontrar”, orientou o presidente.

“O empréstimo é muito bom quando a gente pega para utilizar em uma coisa que vai aumentar o nosso patrimônio. A gente não pode ficar habituado a pegar o empréstimo para pagar outro empréstimo, a gente não vai melhorar a vida assim. A gente tem que fazer o empréstimo para comprar alguma coisa que melhore a nossa capacidade de viver melhor”, alertou Lula.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, afirmou que este é um crédito seguro, rentável, que respeita as políticas de crédito dos bancos dentro das condições de risco e retorno de cada cliente. “Só que mais que isso, é um crédito que inclui, é um crédito que reduz desigualdade. O novo consignado privado aumenta a renda do cliente, aumenta porque libera parte do orçamento mensal das famílias”, disse.

“Nós temos aqui o caso de um cliente vendedor, por exemplo, funcionário de uma distribuidora, que não teria acesso a esse crédito, que o crédito dele reduz mais de 52% na taxa e na parcela. Isso significa mais renda mensal, diretamente, porque quando o dinheiro sobra no bolso, é isso que significa. É percepção real de aumento de renda”, explicou Tarciana.

Mais crédito

O crédito consignado é um empréstimo que tem as parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor. É uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas e é uma das mais usadas no Brasil, especialmente por servidores públicos e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A legislação que trata do consignado já permite que trabalhadores com carteira assinada tenham acesso a esse tipo de empréstimo, descontado do salário. Porém, essa modalidade de crédito requer a assinatura de convênios entre empresas e bancos, o que, na prática, dificulta a adesão de pequenas e médias empresas, e muitas grandes empresas também, ao modelo em larga escala. Além disso, trabalhadores rurais, domésticos e empregados de MEIs, hoje estão excluídos da consignação privada.

A representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Cleide Silva Pinto, agradeceu pelo fato de esse setor não ter sido esquecido na nova política. “Quando a gente está dentro de uma linha de crédito, as trabalhadoras estão dentro desse perfil, isso nos garante qualidade de vida, mais situações [em] que você consegue se manter e se estabilizar e conseguir um padrão de vida melhor”, disse.

“Então, é muito gratificante a gente estar dentro desse projeto muito importante para todos os trabalhadores e trabalhadoras, quando tem tanta uberização [do trabalho], tantas situações que querem tirar o nosso direito, querem maquiar o nosso direito, não só das trabalhadoras domésticas, mas todos os trabalhadores mais fragilizados”, acrescentou.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destacou a possibilidade de os trabalhadores terem juros mais justos para acesso ao crédito, mas endossou a necessidade de campanhas de conscientização para evitar o endividamento da população. “Nós sabemos a dificuldade que o trabalhador e a trabalhadora têm hoje de conseguir crédito. Até conseguem, mas com juros exorbitantes. Vivem depois de outros empréstimos para poder honrar aquele compromisso no seu dia a dia. Então, isso [Programa Crédito do Trabalhador] é a realização de um sonho”, disse.

“Agora, nós do movimento, junto com o sistema financeiro, temos a obrigação de divulgar, de fazer uma campanha de esclarecimento, de educação financeira aos nossos trabalhadores e trabalhadoras para não se endividarem, mostrando o bom uso desse recurso. E, com certeza, com bom uso, nós vamos todos ter os benefícios de crescer e se desenvolver para que possamos melhor estar ali com a nossa família, para o nosso bem-estar”, afirmou.

Operação

Por meio do aplicativo da carteira de trabalho digital (CTPS Digital), o trabalhador terá a opção de requerer proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas pelo governo federal. Para isso, o empregado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir daí, ele receberá ofertas em até 24 horas, analisará a melhor opção e fará a contratação no canal do banco.

O desconto das parcelas será na folha de salários, mensalmente pelo eSocial, o que deve permitir que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.

Os limites do consignado para trabalhadores celetistas terão o teto de 35% do salário comprometido com o empréstimo e a possibilidade de usar 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o total da multa recebida por demissão sem justa causa para o pagamento dos débitos, em caso de desligamento do emprego.

A Dataprev, empresa pública de tecnologia do governo federal, foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema do Crédito do Trabalhador, que integra a carteira de trabalho digital, o FGTS Digital e o eSocial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Texto fixa meta de superávit de R$ 34,2 bilhões e segue para sanção presidencial.
L
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Relatório do deputado Isnaldo Bulhões prevê despesas de R$ 6,5 trilhões e destina R$ 61 bilhões para emendas parlamentares no próximo ano.
L
Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Deputado Sóstenes Cavalcante afirma que os R$ 400 mil encontrados pela Polícia Federal são fruto da venda de um imóvel e nega irregularidades.
L
Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes nega recurso contra pena de 27 anos de prisão por entender que Jair Bolsonaro não cumpre requisitos para novo julgamento.
L

Avatar Fogo e Cinzas chega ao Cine Araújo em Porto Velho

O novo capítulo da saga dirigida por James Cameron está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com diversas opções de horários, salas 3D, sessões dubladas, legendadas, VIP e projeção a laser para o público aproveitar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

Saúde exige procedimento urgente.
L
Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Educação garante segurança jurídica.
L
Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

A deputada solicita à Seduc reforma geral em escola estadual de Jacinópolis, em Nova Mamoré
L
Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Dra. Taíssa solicita ao DER a revitalização da ponte que dá acesso à Linha 101, em União Bandeirantes
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS reacendem debate sobre conduta pública.
L
Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Câmeras de monitoramento flagram suspeita escondendo produtos de higiene e cosméticos em estabelecimento na avenida Jatuarana, em Porto Velho.
10
Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Investigação iniciada em Guajará-Mirim leva policiais a imóvel utilizado para refino e venda de entorpecentes em larga escala na capital.
12
Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão prendem suspeitos com simulacro de arma e celulares roubados após perseguição no bairro São Francisco, em Porto Velho.
14
Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Motociclista de 19 anos fica ferido após colisão com carro de militar da Força Aérea no cruzamento com a rua Coimbra, em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Federação Rondoniense de Tênis de Mesa apresenta resultados do nacional

Federação Rondoniense de Tênis de Mesa apresenta resultados do nacional

Presidente Jesse Tagino destaca conquistas de medalhas e evolução técnica de Rondônia no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa durante coletiva.
L
Em parceria com Correios, Instituto Beneficente Guerreiras da Nova Porto Velho entrega presentes para crianças

Em parceria com Correios, Instituto Beneficente Guerreiras da Nova Porto Velho entrega presentes para crianças

Parceria solidária entre Correios e instituto atende pedidos de cartas escritas por crianças em ação realizada na zona leste de Porto Velho.
L
CMN regulamenta crédito de R$ 6 bilhões para caminhões

CMN regulamenta crédito de R$ 6 bilhões para caminhões

Linha do CMN cria financiamento de caminhões novos e seminovos.
L
Campinas encara Perugia na semifinal do Mundial de Clubes

Campinas encara Perugia na semifinal do Mundial de Clubes

Mundial de Clubes tem Campinas como único brasileiro vivo na disputa.
L
Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Mamografia passa a ser direito no SUS para mulheres desde os 40 anos.
L
Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Sociobio Mais permite solicitar subvenção por vendas abaixo do preço mínimo.
L
Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática reúne pesquisadores de Rondônia e povos tradicionais em debates científicos e comunitários no Paraná.
L

Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições

A Nova 364 Concessionária de Rodovia inicia nesta sexta-feira, 19, a Operação Feriado. Até 4 de janeiro, todo efetivo operacional estará empenhado para garantir pronta-resposta ao usuário e fluidez do tráfego.
L
Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Manutenção inclui substituição de tubos e manilhas para melhorar vazão.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.