SÁBADO, 12/04/2025

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos

Por ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O governo federal autorizou o acesso direto de bancos e instituições financeiras ao perfil de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial, para a oferta de crédito consignado a juros mais baixos, com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida provisória (MP) que cria o Programa Crédito do Trabalhador foi assinada nesta quarta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no Palácio do Planalto.

O Brasil conta hoje com 47 milhões de trabalhadores contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) atuando no setor privado. O eSocial é o sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país.

Agora, trabalhadores CLT, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs), poderão utilizar a carteira de trabalho digital para ter acesso a empréstimo mais barato nas mais de 80 instituições financeiras que já operam junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Não há nada mais milagroso para uma economia do que o dinheiro circular na mão de todos”, disse o presidente Lula, destacando o papel do consumo no desenvolvimento de um país. “É exatamente a capacidade de consumo que tem um povo que pode gerar a capacidade de industrialização que se pode fazer”, acrescentou.

Para Lula, é importante que os trabalhadores também reconheçam seu direito de acesso ao crédito. “É importante que seja um processo educacional. Porque as pessoas pobres, às vezes, têm até vergonha de chegar na porta do banco. Acham que não foram feitas para ele essas coisas. Então, é um processo educacional para gente poder fazer este país dar um salto de qualidade”, disse o presidente.

O sistema do Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir do dia 21 deste mês. Em até 120 dias, quem já tem um consignado ativo poderá fazer a migração para a nova linha de crédito na mesma instituição financeira. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão operar a linha do consignado privado dentro de suas plataformas digitais. A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.

As taxas de juros de crédito aos trabalhadores devem cair de cerca de 103% ao ano para 40% ao ano.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, explicou ainda que o Crédito do Trabalhador terá portabilidade entre empregos. Ou seja, se o trabalhador mudar de emprego, a dívida será transferida para a folha de pagamento do próximo empregador. “Portanto, uma segurança para que os bancos possam oferecer juro mais barato do que oferecem hoje”, reforçou.

“O sistema vem oferecer garantia e segurança e transparência, [o] que é importante para as questões financeiras, para oferecer a menor taxa, e é fundamental para o trabalhador, para ele poder ter acesso a um crédito mais barato do que está pagando hoje, inclusive os atuais créditos consignados privados”, disse Marinho.

Endividamento

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que, em até quatro anos, cerca de 19 milhões de celetistas optem pela consignação dos salários, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados. Atualmente, o consignado do setor privado conta com cerca de 4,4 milhões de operações contratadas, somando mais de R$ 40,4 bilhões em recursos.

O presidente Lula explicou ainda que a expectativa é que o Crédito do Trabalhador reduza o superendividamento, ao oferecer uma linha de crédito mais atraente também para migrar dívidas com maior custo. Por outro lado, alertou que o povo não pode “gastar o que não tem”.

“Os dirigentes sindicais que estão aqui têm que pegar um carro de som e ir para a porta da fábrica e dizer para os trabalhadores que agora eles podem ter crédito barato para que possam sair do endividamento em que se meteram, sair da mão do agiota, sair da mão de banco, que cobra 10%, 12% de juros, sair e procurar o crédito mais barato que puderem encontrar”, orientou o presidente.

“O empréstimo é muito bom quando a gente pega para utilizar em uma coisa que vai aumentar o nosso patrimônio. A gente não pode ficar habituado a pegar o empréstimo para pagar outro empréstimo, a gente não vai melhorar a vida assim. A gente tem que fazer o empréstimo para comprar alguma coisa que melhore a nossa capacidade de viver melhor”, alertou Lula.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, afirmou que este é um crédito seguro, rentável, que respeita as políticas de crédito dos bancos dentro das condições de risco e retorno de cada cliente. “Só que mais que isso, é um crédito que inclui, é um crédito que reduz desigualdade. O novo consignado privado aumenta a renda do cliente, aumenta porque libera parte do orçamento mensal das famílias”, disse.

“Nós temos aqui o caso de um cliente vendedor, por exemplo, funcionário de uma distribuidora, que não teria acesso a esse crédito, que o crédito dele reduz mais de 52% na taxa e na parcela. Isso significa mais renda mensal, diretamente, porque quando o dinheiro sobra no bolso, é isso que significa. É percepção real de aumento de renda”, explicou Tarciana.

Mais crédito

O crédito consignado é um empréstimo que tem as parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor. É uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas e é uma das mais usadas no Brasil, especialmente por servidores públicos e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A legislação que trata do consignado já permite que trabalhadores com carteira assinada tenham acesso a esse tipo de empréstimo, descontado do salário. Porém, essa modalidade de crédito requer a assinatura de convênios entre empresas e bancos, o que, na prática, dificulta a adesão de pequenas e médias empresas, e muitas grandes empresas também, ao modelo em larga escala. Além disso, trabalhadores rurais, domésticos e empregados de MEIs, hoje estão excluídos da consignação privada.

A representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Cleide Silva Pinto, agradeceu pelo fato de esse setor não ter sido esquecido na nova política. “Quando a gente está dentro de uma linha de crédito, as trabalhadoras estão dentro desse perfil, isso nos garante qualidade de vida, mais situações [em] que você consegue se manter e se estabilizar e conseguir um padrão de vida melhor”, disse.

“Então, é muito gratificante a gente estar dentro desse projeto muito importante para todos os trabalhadores e trabalhadoras, quando tem tanta uberização [do trabalho], tantas situações que querem tirar o nosso direito, querem maquiar o nosso direito, não só das trabalhadoras domésticas, mas todos os trabalhadores mais fragilizados”, acrescentou.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destacou a possibilidade de os trabalhadores terem juros mais justos para acesso ao crédito, mas endossou a necessidade de campanhas de conscientização para evitar o endividamento da população. “Nós sabemos a dificuldade que o trabalhador e a trabalhadora têm hoje de conseguir crédito. Até conseguem, mas com juros exorbitantes. Vivem depois de outros empréstimos para poder honrar aquele compromisso no seu dia a dia. Então, isso [Programa Crédito do Trabalhador] é a realização de um sonho”, disse.

“Agora, nós do movimento, junto com o sistema financeiro, temos a obrigação de divulgar, de fazer uma campanha de esclarecimento, de educação financeira aos nossos trabalhadores e trabalhadoras para não se endividarem, mostrando o bom uso desse recurso. E, com certeza, com bom uso, nós vamos todos ter os benefícios de crescer e se desenvolver para que possamos melhor estar ali com a nossa família, para o nosso bem-estar”, afirmou.

Operação

Por meio do aplicativo da carteira de trabalho digital (CTPS Digital), o trabalhador terá a opção de requerer proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas pelo governo federal. Para isso, o empregado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir daí, ele receberá ofertas em até 24 horas, analisará a melhor opção e fará a contratação no canal do banco.

O desconto das parcelas será na folha de salários, mensalmente pelo eSocial, o que deve permitir que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.

Os limites do consignado para trabalhadores celetistas terão o teto de 35% do salário comprometido com o empréstimo e a possibilidade de usar 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o total da multa recebida por demissão sem justa causa para o pagamento dos débitos, em caso de desligamento do emprego.

A Dataprev, empresa pública de tecnologia do governo federal, foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema do Crédito do Trabalhador, que integra a carteira de trabalho digital, o FGTS Digital e o eSocial.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA EXTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#MomentoAgro | Entrevista Helio Dias – Presidente da FAPERON

Neste sábado (12), às 11h, o Momento Agro recebe Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON. Em destaque, os principais desafios do setor agropecuário, ações da FAPERON em prol dos produtores e as perspectivas para o fortalecimento do agronegócio em Rondônia. Imperdível!
L
Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas devem tomar
L

#sintonia360 | Entrevista Pastor Marcelo Lima

O programa Sintonia 360 deste sábado (12), às 9h, recebe o Pastor Marcelo Lima, Coordenador do Projeto de Jiu-Jítsu Leão de Judá/Novos Recomeços. A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta de transformação social, promovendo disciplina, inclusão e novas oportunidades para crianças, adolescentes e adultos. Durante a entrevista, o pastor compartilha sua trajetória, os impactos do projeto na comunidade e os planos para o futuro. Imperdível!
L
Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Ministros lançaram campanha nacional de vacinação nas escolas
L
Prazo para declarar Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio; deduções e restituição exigem atenção do contribuinte

Prazo para declarar Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio

Informações erradas podem acarretar em perda de benefícios fiscais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Confira as 112 vagas de emprego desta segunda-feira (7)

Interessados devem se apresentar no Sine Municipal para cadastro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

Retomada de concursos contribui para recompor quadro do Executivo
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Bebê sofre morte cerebral após suspeita de intoxicação por drogas em Mato Grosso

Pais são detidos por suspeita de maus-tratos enquanto autoridades investigam o caso
14
Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Rondônia

Corrente de bicicleta cai e casal de adolescentes é apreendido após assalto

A vítima contou que foi imobilizado com golpe mata-leão por um dos jovens enquanto a companheira dele roubou o celular, em seguida, tentaram fugir, mas a corrente da bicicleta caiu.
14

Adolescente foge após causar acidente com duas vítimas na zona Sul

Após a queda, o suspeito se levantou rapidamente e fugiu com o veículo, deixando as duas vítimas feridas no asfalto.
12

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Com o impacto, a vítima sofreu fraturas na perna e na clavícula.
14
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é intubado depois de levar enxadada na cabeça

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto vai formar mil jovens de periferias e comunidades para atuar na defesa dos direitos humanos

Projeto vai formar mil jovens de periferias e comunidades para atuar na defesa dos direitos humanos

Jovens entre 18 e 29 anos receberão uma bolsa mensal de R$ 500
L

Sebrae realiza curso “Destrave” em imersão para empreendedoras

Quatro dias intensos de oficinas práticas com foco em marketing digital para impulsionar negócios liderados por mulheres
L
MPRO e EMPRO realizam painel sobre controle de políticas públicas em pós-graduação na capital

MPRO e EMPRO realizam painel sobre controle de políticas públicas em pós-graduação na capital

A atividade foi incluída na Pós-Graduação Latu Sensu “Especialização em Políticas Públicas e Tutelas dos Vulneráveis no Âmbito do Ministério Público” da Escola Superior do Ministério Público (Empro), em Porto Velho.
L
MPRO participa de campanha solidária em apoio às vítimas da enchente do Rio Madeira

MPRO participa de campanha solidária em apoio às vítimas da enchente do Rio Madeira

Doações podem ser entregues no edifício-sede do MPRO em Porto Velho.
L
Arte e Literatura de Rondônia brilham no Salão do Livro de Genebra com a participação da artista Regina Crema

Arte e Literatura de Rondônia brilham no Salão do Livro de Genebra com a participação da artista Regina Crema

Reconhecida por suas obras vibrantes e expressivas, Crema já participou de importantes salões e exposições no Brasil e no exterior, destacando-se pela capacidade de traduzir a essência amazônica em cores e formas únicas.
L

Professora de Cabixi (RO) tem projeto apoiado pelo Sicredi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa A União Faz a Vida promoveu igualdade racial na escola e na comunidade, ganhando destaque estadual.
L

MPRO garante condenação de mulher que mandou matar ex-namorado em Vilhena

Júri acatou as qualificadoras de motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima
L
Escritora de Rondônia homenageia avó centenária em obra internacional lançada em Genebra

Escritora de Rondônia homenageia avó centenária em obra internacional lançada em Genebra

A presença de Andrea Paxury na obra é um marco para a literatura regional, que agora alcança novos horizontes ao integrar uma publicação internacional.
L
Argentina firma acordo de US$ 20 bilhões com FMI e inicia flexibilização cambial com fim da paridade fixa do peso

Argentina firma acordo de US$ 20 bilhões com FMI e inicia flexibilização cambial com fim da paridade fixa do peso

Fundo desembolsará US$ 12 bilhões até a próxima terça-feira
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (11/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo deste sábado (12/4) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (12/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.