Samuel Costa reafirma candidatura ao Governo de Rondônia e apresenta propostas

Em entrevista ao Frente a Frente, Samuel Costa comentou a crise interna do PSB, disse que permanece na disputa e apresentou propostas para saúde, segurança e educação.

Publicado em

Samuel Costa reafirma candidatura ao Governo de Rondônia e apresenta propostas

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O advogado e jornalista Samuel Costa afirmou que permanece como candidato ao Governo de Rondônia pelo PSB nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Frente a Frente com Bruno Eduardo, que iniciou uma série de conversas com candidatos ao Executivo estadual.

Durante aproximadamente uma hora, Samuel falou sobre a disputa interna envolvendo o PSB, fez críticas a adversários e integrantes de outras legendas e apresentou propostas para áreas como saúde, segurança pública e educação.

Um dos principais assuntos foi a intervenção da direção nacional do PSB em Rondônia. Segundo o relato apresentado no programa, a medida atingiu a direção estadual e colocou em discussão as candidaturas definidas anteriormente pelo partido.

Samuel contestou a decisão e sustentou, durante a entrevista, que continua candidato.

“Samuel Costa é candidato a governador para valer”, declarou.

Samuel contesta decisão nacional do PSB

Samuel Costa atribuiu ao presidente nacional do PSB, João Campos, uma decisão que classificou como unilateral e afirmou que pretende utilizar os instrumentos jurídicos disponíveis caso seja necessário.

O candidato argumentou que a convenção estadual já havia sido realizada e divulgada anteriormente. Também defendeu que as resoluções partidárias mencionadas na disputa não seriam suficientes para afastar sua candidatura.

As afirmações sobre a legalidade dos atos partidários e as acusações feitas contra adversários representam a versão apresentada por Samuel Costa durante a entrevista. O conteúdo disponibilizado ao News Rondônia não apresenta manifestação das demais pessoas citadas sobre essas declarações.

O entrevistado também afirmou que não pretende renunciar à candidatura e disse que a chapa seguirá na disputa com o sargento Machado como candidato a vice-governador e Neidinha Suruí na corrida pelo Senado.

Durante a primeira parte do programa, Samuel fez críticas ao candidato Expedito Netto e a outros integrantes do cenário político estadual. Também relacionou a crise partidária às articulações envolvendo diferentes forças políticas de Rondônia.

Segurança pública está entre as prioridades

Ao avançar para as propostas de governo, Samuel Costa apresentou a segurança pública como um dos principais eixos de sua candidatura.

Entre as medidas defendidas estão investimentos em viaturas, valorização dos profissionais da segurança e maior integração entre órgãos estaduais e federais.

Samuel propôs a criação de um gabinete integrado envolvendo instituições como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos ligados ao sistema de Justiça e inteligência.

Também defendeu maior participação das prefeituras na prevenção da criminalidade. Durante a entrevista, Bruno Eduardo citou iluminação pública, limpeza de terrenos e manutenção dos espaços urbanos como ações municipais que podem contribuir para aumentar a segurança.

Samuel ainda mencionou a retomada ou fortalecimento de iniciativas voltadas ao ambiente escolar e defendeu atendimento permanente para mulheres vítimas de violência doméstica.

Proposta para ampliar atendimento na saúde

Na saúde, Samuel Costa concentrou parte da entrevista na situação do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho.

O candidato defendeu aproveitar uma estrutura que, segundo ele, pertenceu a um projeto da Polícia Rodoviária Federal e está sem utilização adequada há anos. A proposta seria buscar cooperação com o governo federal para transformar o espaço em uma unidade de atendimento.

Samuel afirmou que pretende ampliar a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. De acordo com a proposta apresentada por ele, Rondônia poderia passar dos cerca de 200 leitos mencionados na entrevista para aproximadamente 400 durante um eventual mandato.

O candidato também falou em utilizar recursos públicos de diferentes fontes para financiar a estruturação da unidade.

As estimativas financeiras, números de leitos e viabilidade da proposta foram apresentados pelo próprio candidato durante o programa e não foram acompanhados, no material fornecido, por documentos técnicos ou estudos independentes.

Educação integral e universidade estadual

Na educação, Samuel Costa defendeu ampliar o ensino em tempo integral e apresentou a proposta de implementação de educação bilíngue.

Segundo ele, uma das prioridades seria combater a evasão escolar e ampliar as oportunidades para estudantes de famílias de baixa renda.

O candidato também voltou a defender a criação de uma Universidade Estadual de Rondônia.

Samuel afirmou que pretende reservar 80% das vagas da instituição para jovens de baixa renda que tenham estudado na rede pública. A proposta, segundo ele, permitiria ampliar o acesso ao ensino superior e oferecer oportunidades de formação profissional dentro do estado.

Durante a entrevista, o candidato citou experiências educacionais de outros estados como referência para defender políticas públicas de longo prazo, independentemente das mudanças de governo.

Continuidade de programas

Samuel também afirmou que, caso seja eleito, pretende manter políticas de governos anteriores que considere positivas.

Entre os exemplos citados estão o programa Tchau Poeira, voltado à pavimentação, e o Prato Fácil, destinado à oferta de refeições a preços acessíveis.

Para o candidato, políticas públicas bem avaliadas não devem ser interrompidas apenas porque foram implantadas por outra gestão.

Ele também disse que pretende formar uma equipe de governo considerando critérios técnicos e afirmou que poderia nomear pessoas de diferentes posições políticas.

Série de entrevistas com candidatos

A participação de Samuel Costa abriu a série de entrevistas do Frente a Frente com Bruno Eduardo com candidatos ao Governo de Rondônia nas eleições de 2026.

Ao final do programa, Samuel voltou a defender sua permanência na disputa e apontou como prioridades o combate às desigualdades sociais, melhorias na saúde, ampliação da educação integral e ações de enfrentamento à criminalidade.

O candidato afirmou que pretende apresentar essas propostas durante a campanha e nos debates eleitorais.

A série do Frente a Frente prevê a participação de outros nomes da disputa estadual, permitindo que os candidatos apresentem suas propostas e posições sobre os principais desafios de Rondônia.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS