O prazo de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 termina nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. O programa do Ministério da Educação (MEC) é voltado para quem busca custear mensalidades em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no governo.
Nesta edição, estão sendo ofertadas 67.301 vagas em mais de 1,4 mil faculdades e universidades de todo o país. Para participar, o candidato deve ter realizado qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.
O processo seletivo deste ano mantém o Fies Social, que reserva metade das vagas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico. Esse grupo tem a possibilidade de garantir o financiamento de 100% dos encargos educacionais durante todo o curso.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login da plataforma Gov.br. O candidato pode escolher até três opções de curso, podendo alterar suas preferências até o fechamento do sistema no fim do dia.
O resultado da chamada única está previsto para ser divulgado em 19 de fevereiro. Quem não for selecionado nesta etapa será incluído automaticamente na lista de espera, cujas convocações ocorrerão entre os dias 26 de fevereiro e 10 de abril.










































