O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) promoverá, a partir de 2026, a 1ª Olimpíada de Professores da Obmep Mirim. Este é um concurso inédito de olimpíada de matemática voltado à formação de professores que atuam nos anos iniciais da educação básica. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, no Rio de Janeiro, conforme reportagem de Alana Gandra, da Agência Brasil.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, explicou à Agência Brasil que a iniciativa dá protagonismo aos docentes. Segundo Viana, muitos professores dos anos iniciais possuem formação geral em pedagogia, mas carecem de formação específica em matemática. A nova olimpíada de matemática busca fazer com que esses profissionais ganhem afinidade e percam o medo da disciplina, valorizando seu papel.
Detalhes da competição e premiação
A prova para os professores será realizada de forma presencial entre setembro e outubro de 2026, coincidindo com a segunda fase da Obmep. Serão distribuídas 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze receberão um curso de formação online para apoiar o trabalho em sala de aula. Além disso, os 25 medalhistas de ouro farão um curso de formação presencial no Rio de Janeiro, com todas as despesas custeadas pelo Impa. Eles receberão uma bolsa mensal de R$ 700 como apoio financeiro para a aplicação de um projeto de trabalho em matemática nas escolas.
Fortalecimento do ensino de matemática
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a B3 Social e conta com apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). A coordenadora-geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Tereza Farias, destacou que a olimpíada fortalece o eixo de práticas pedagógicas do programa Compromisso Toda Matemática.
Sumaia Almeida Ramos, presidente da ANPMat, complementou que a olimpíada atende à urgência de dar apoio formativo aos docentes dos anos iniciais. Desde sua criação em 2022, a Obmep Mirim, voltada para alunos do 2º ao 5º ano, já ultrapassou 5 milhões de inscritos, em mais de 35 mil escolas.










































