O governo de Rondônia reforçou, ao longo de 2025, a interiorização do ensino profissionalizante, consolidando o pioneirismo do estado como o primeiro do Brasil a adotar unidades flexíveis itinerantes como política pública. Por meio das seis escolas móveis do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), a gestão ampliou o acesso à qualificação e alcançou municípios antes distantes dos grandes centros formativos. Até setembro, mais de R$ 15 milhões foram investidos em cursos e capacitação de mão de obra.
Expansão das escolas móveis e cursos tecnológicos
As escolas móveis ofertam cursos em diversas áreas, incluindo Panificação, Confeitaria, Piscicultura, Frigorífico, Mecânica de Motocicletas, Informática, Imagem Pessoal e Máquinas Agrícolas. Entre elas, a unidade de Máquinas Agrícolas é uma das mais procuradas devido à forte demanda do agronegócio no estado.
Com foco nas tecnologias que já vêm transformando o mercado de trabalho, educadores do Idep participaram, em abril, da Bett Brasil 2025, em São Paulo, maior evento de inovação educacional da América Latina. Dali, surgiram novas atrações apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, entre as quais a Tela Interativa, uma lousa inteligente que chamou atenção de estudantes pelos recursos avançados de apoio ao aprendizado.
Inteligência Artificial, drones e robótica ganham espaço
O Idep também incorporou um módulo exclusivo sobre Inteligência Artificial (IA) em todos os cursos técnicos, ampliando a oferta de formações rápidas sobre o tema. Cursos de drone e robótica tiveram destaque em 2025, com grande procura por parte dos alunos.
Para o governador Marcos Rocha, a modernização do ensino profissionalizante reflete a necessidade de acompanhar o dinamismo do mercado atual. “A expansão da qualificação da mão de obra no estado vem sendo alcançada conforme as tendências do mercado de trabalho”, afirmou.
Ensino médio em tempo integral recebe curso técnico
A capacitação tecnológica também avançou nas escolas estaduais. Estudantes do ensino médio em tempo integral começaram a ser contemplados com o Curso Técnico em Informática, ofertado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Idep.
Humanização e formação profissional em destaque
Além das capacitações técnicas ligadas ao uso de máquinas e tecnologias, cursos voltados à formação humanizada também ganharam relevância. O Curso Técnico em Segurança do Trabalho registrou, em 2025, o maior número de egressos empregados, já que atende a todos os setores produtivos.
Uma turma concluinte apresentou, em agosto, seu Projeto de Conclusão de Curso: um laudo técnico elaborado para uma oficina mecânica localizada no Bairro JK, Zona Leste de Porto Velho, reforçando a importância prática e social da formação.
Avanço reconhecido pela gestão
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou que 2025 marcou um avanço expressivo na qualificação voltada às profissões do futuro. “O estudante precisa ser capacitado para as novas ocupações da era digital, e o Idep leva conhecimento atualizado para todas as regiões do estado por meio das escolas móveis, cursos presenciais e remotos. Esse ritmo de evolução será mantido em 2026”, afirmou.











































