Porto Velho (RO), 13 de outubro de 2025 — O Sebrae em Rondônia e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) oficializaram, nesta segunda-feira (13), a adesão ao Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), consolidando uma parceria que pretende impulsionar práticas pedagógicas voltadas à autonomia, criatividade e protagonismo dos estudantes no ano letivo de 2026.
A assinatura do termo contou com a presença de Débora Lúcia Raposo da Silva, secretária-adjunta da SEDUC; Irany de Oliveira Lima Morais, diretora-geral de Educação; José Alberto Anísio, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia; além de diretoras das escolas de tempo integral Lydia Johnson, Brasília, Bela Vista e Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Segundo Rita de Cássia Assis, analista técnica do Sebrae e coordenadora do Programa Educação que Transforma, a iniciativa promove uma educação mais inovadora e humanizada, aproximando estudantes de práticas que desenvolvem competências socioemocionais e habilidades para elaboração de projetos de vida e carreira.
“Levar a educação empreendedora para o ensino básico significa formar seres humanos mais protagonistas e inserir metodologias ativas que conectem o aprendizado à realidade dos alunos, alinhadas à BNCC e ao currículo escolar”, destacou Rita.
O diretor superintendente do Sebrae, José Alberto Anísio, reforçou que o programa busca preparar cidadãos mais proativos, capazes de transformar realidades em seus territórios: “A parceria com a SEDUC é uma conquista relevante, pois integra o empreendedorismo de forma transversal ao currículo escolar, tornando o ensino mais dinâmico e conectado com o mundo real”, afirmou.
O Programa de Educação Empreendedora é uma iniciativa nacional do Sebrae que visa fomentar a cultura empreendedora no ambiente escolar, capacitando professores e estimulando estudantes a desenvolverem criatividade, colaboração, autoconfiança e proatividade. A parceria permitirá a realização de formações e capacitações de educadores, utilizando metodologias como sala de aula invertida e aprendizado baseado em projetos.
Com a adesão ao programa, Sebrae e SEDUC reforçam o compromisso de promover educação de qualidade, humana e inovadora, preparando os estudantes para os desafios sociais e econômicos do século 21, e envolvendo toda a comunidade escolar na construção de uma aprendizagem mais significativa.