A delegação de Rondônia participa dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com representantes no vôlei de praia. Entre as estudantes-atletas está Ana Luiza, de 17 anos, da Escola Major Guapindaia, de Porto Velho, que compete sob a orientação da mãe e professora, Andrea Carla.
A dupla formada por Ana Luiza e Isabelly Brasil, de 15 anos, também da Major Guapindaia, marca sua primeira participação na competição nacional, após conquistar destaque na fase juvenil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em Ji-Paraná.
O esporte faz parte da rotina da jovem. O pai, Kleber Mendes Souza, ex-atleta e técnico de vôlei, acompanha o desenvolvimento da filha desde cedo. Ela treina no CT da família e na escola, conciliando os estudos pela manhã com treinos diários no contraturno.
Orgulho em dobro
Andrea Carla ressaltou a dedicação da filha e o desafio de ser mãe e técnica ao mesmo tempo. “Como técnica e mãe, fico mais no pé, com relação à alimentação, aos treinos e a cada detalhe da rotina dela. Nos momentos de competição meu coração vibra duas vezes, torcendo como mãe e avaliando como técnica. Ela não tem noção do tamanho do orgulho que sinto”, disse.
Representatividade no masculino
Além da dupla feminina, Rondônia também conta com a equipe masculina de vôlei de praia, formada por Matheus José, de 17 anos, da Escola Gonçalves Dias (Ji-Paraná), e Nicolas Guimarães, de 16 anos, sob comando do técnico Alvanei José. Na terça-feira (16), a equipe avançou na competição ao vencer o Paraná por 2×1.
Esporte e cidadania
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a relevância do investimento no esporte escolar. “O governo do estado tem valorizado a participação dos estudantes-atletas em competições estaduais e nacionais, fortalecendo o esporte como uma ferramenta de inclusão e de formação de cidadãos”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Batista, reforçou o papel das políticas públicas no estímulo ao esporte estudantil. “Nosso objetivo é garantir que os alunos tenham oportunidades de competir em eventos nacionais, fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando as possibilidades de crescimento dentro e fora das quadras”, destacou.