Candidatos inscritos na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) já podem verificar online o resultado dos recursos para atendimento especializado. O resultado, disponível no Sistema Enamed, considera a análise de novos documentos enviados pelos estudantes.
Os pedidos de atendimento especial foram feitos por candidatos com deficiências, transtornos, condições específicas, além de gestantes, lactantes e idosos.
Detalhes das provas
Se o recurso for aceito, o participante terá direito a 60 minutos adicionais para a realização da prova e poderá usar uma calculadora. Caso o recurso seja negado, o candidato terá apenas os recursos de acessibilidade solicitados na inscrição.
O Inep aplicará as provas do Enamed em 19 de outubro. O exame, que será realizado em 225 cidades, tem 100 questões objetivas, cobrindo áreas como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
Sobre o Enamed 2025
A avaliação é obrigatória para estudantes que estão concluindo o curso de medicina, além de ser usada em processos seletivos de residência médica. No total, o Enamed 2025 tem 96.635 inscritos. O exame tem o objetivo de aprimorar a formação de médicos no Brasil, e os cursos com desempenho abaixo do esperado podem sofrer sanções, como a redução de vagas ou a suspensão do vestibular.