O governo de Rondônia iniciou nesta segunda-feira (4) a aplicação do simulado bimestral do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), segue até 22 de agosto e visa preparar os estudantes da rede estadual para avaliações externas como o Saero (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia) e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Voltada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a ação também envolve os professores das disciplinas avaliadas. O simulado é parte de um conjunto de estratégias que incluem capacitação docente, uso de plataformas educacionais, livros físicos e avaliações diagnósticas.
“O simulado é uma ferramenta poderosa que permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos e agir com precisão na melhoria do ensino”, afirmou o governador Marcos Rocha.
Participação de estudantes e professores é essencial
A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, convocou as escolas para engajarem seus alunos e equipes pedagógicas:
“É por meio da participação efetiva em atividades como o simulado que conseguimos orientar o trabalho pedagógico com foco nos resultados.”
A Seduc destaca que esse diagnóstico é essencial para mapear as aprendizagens e identificar os pontos que ainda precisam ser fortalecidos ao longo do ano letivo.