No último sábado (5), Machadinho d’Oeste foi palco do passeio ciclístico “Pedalando Rumo à Proficiência”. A ação pedagógica envolveu cerca de 350 pessoas, entre alunos, professores, servidores e comunidade escolar de quatro escolas estaduais: Alberto Nepomuceno, Joaquim Pereira da Rocha, Professora Maria Conceição de Souza e CEEJA Paulo Freire.
A iniciativa teve apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Machadinho d’Oeste. O objetivo principal foi engajar os estudantes para alcançar melhores resultados nas avaliações externas Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Saero (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia), previstas ainda para este ano.
O governador Marcos Rocha destacou a importância das avaliações para a gestão democrática e eficiente da educação no estado. “As ferramentas impulsionam a qualidade do ensino, promovem a equidade e contribuem para formar cidadãos mais preparados para o futuro”, ressaltou.
De acordo com a superintendente Edileuza Almeida de Oliveira, o passeio ciclístico não foi apenas um evento esportivo, mas também uma ação estratégica para fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva pelo aprendizado. “Mobilizar para as avaliações externas garante o engajamento dos estudantes e reforça a relevância desses instrumentos para aprimorar o ensino”, afirmou.
Ao final do percurso, a Escola Alberto Nepomuceno realizou o sorteio de uma bicicleta entre os alunos participantes e brindes para os servidores, reforçando o espírito de união em torno da educação.
Preparação Saeb e Saero
As escolas de Machadinho d’Oeste estão desenvolvendo ações para melhorar índices de participação e desempenho nas avaliações, como análises de resultados anteriores, elaboração de planos de ação com metas claras, reforço pedagógico com aulões e simulados, além de programas de recomposição de aprendizagem.
Estratégias inovadoras
A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, explicou que a Superintendência Regional de Educação está assessorando continuamente as escolas, inclusive com o projeto Madrinha e Padrinho Saero e Saeb. A ação aproxima gestores, professores e estudantes, promovendo encontros, palestras motivacionais e acompanhamento direto das atividades.
A Busca Ativa Escolar também integra as estratégias, identificando alunos infrequentes e apoiando seu retorno às aulas.
Aulão preparatório
Nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), em parceria com a Superintendência de Buritis, será realizado um aulão preparatório voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 2º e 3º anos do ensino médio. A iniciativa busca reforçar conteúdos e contribuir para elevar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
A secretária reforçou que todas as ações têm como meta central qualificar o ensino e, assim, garantir melhores resultados nas avaliações Saeb e Saero.