SEXTA-FEIRA, 14/11/2025

Em destaque

Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Para o presidente Nélio Alencar, o 2º CEARO ocorrerá no período de 10 a 14 de junho de 2024 quando o Centro Universitário São Lucas coordenará as palestras em suas instalações.

Por São Lucas - 20

Publicado em 

Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024
FOTO: Luisa Cabral (Secretária do evento e Presidente da Capacitar); Adriano Douglas (Reitor São Lucas); Nélio Alencar (Presidente do INA) e Antônio de Almeida (Coordenador do evento).

Comprometido com o desenvolvimento socioeconômico e educacional do estado de Rondônia, o Centro Universitário São Lucas — representado pelo seu Magnífico Reitor Adriano Douglas, recebeu a Coordenação do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia — liderado por Nélio Alencar (Engenheiro Civil e Presidente do Instituto Nélio Alencar – INA); Antônio de Almeida Sobrinho (Engenheiro de Pesca e Coordenador do Evento) e Luisa Cabral Santos (Engenheira de Pesca, Secretária Geral do Evento e Presidente da CAPACITAR).

Para o presidente Nélio Alencar, o 2º CEARO ocorrerá no período de 10 a 14 de junho de 2024 quando o Centro Universitário São Lucas coordenará as palestras em suas instalações, nas áreas de Inteligência Artificial (I.A), Tecnologia e Pesca e Aquicultura, na  pessoa de JAYNE CARLOS PIOVESAN, tendo a responsabilidade em coordenar os trabalhos durante os dias que ocorrerão as respectivas palestras.

De acordo com Nélio Alencar, o palestrante sobre o tema Inteligência Artificial (IA) é o Doutor Fabrício Moraes, Graduado em Matemática, Pós-Graduado em Física e Rede de Computadores, também é Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Física, possui também especializações em: Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, é também professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Docente/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação: Doutorado/Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente na UNIR. Além disto, é autor de diversos livros na área da Engenharia.

Em contato com o coordenador do 2º CEARO, Antônio de Almeida Sobrinho, Engenheiro de Pesca e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente está muito otimista com a realização deste evento quando serão abordados temas relevantes desde Inteligência Artificial (IA), Portos, rios e canais; Tecnologia do Concreto Protendido e Planejamento Estratégico no setor primário e secundário.

Para tanto, Antônio de Almeida Sobrinho coordenará o painel de Pesca e Aquicultura, nos seguintes aspectos:

  • Políticas públicas necessárias para serem implementadas;
  • Prioridades para fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura de Rondônia;
  • Como evitar o possível colapso iminente da piscicultura de Rondônia;
  • Como revitalizar a piscicultura em níveis de micros e pequenos piscicultores de Rondônia.

As inscrições para participar deste evento estão sendo feitas através do seguinte endereço: www.cearo.com.br .

Durante a solenidade de abertura do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia, no dia 10 de junho de 2024, no Teatro Palácio das Artes, quando serão homenageadas com o título MÉRITO E GRATIDÃO as seguintes personalidades que contribuíram e que contribuem significativamente com a construção e desenvolvimento do estado de Rondônia:

  • HÉLIO DIAS DE SOUZA – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON/SENAR;
  • RANIERY ARAÚJO COELHO – Presidente da Fecomércio – SESC-SENAC-IFPE.
  • SALATIEL RODRIGUES DE SOUZA – Presidente da OCB/SESCOOP-RO;
  • LUIZ CARLOS COELHO DE MENEZES – Engº Agrônomo – Mestre

Ex-Secretário da ASTER-RO;

Ex-Secretário da EMATER-RO;

Ex-Secretário de Estado da Agricultura;

Ex-Secretário da SEMAGRIC;

Ex-Superintendente da CONAB;

Ex-Deputado Estadual;

Hoje, atua como Assessor Parlamentar junto à Presidência do Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Parlamentar encaminhou indicação à SEDUC para melhorar a estrutura e atender à demanda crescente de alunos.
L
Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as respostas oficiais das provas objetivas do primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os candidatos possam checar os acertos.
L
MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes do Fies 2025

MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes do Fies 2025

Candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 têm prazo de dois dias úteis para comprovar as informações declaradas na inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
L
Centro Universitário inaugura Escritório de Gestão e Empreendedorismo para impulsionar pequenos negócios e ideias inovadoras

Centro Universitário inaugura Escritório de Gestão e Empreendedorismo para impulsionar pequenos negócios e ideias inovadoras

Espaço oferece consultoria gratuita em áreas como formalização de empresas, finanças e contabilidade, conectando o aprendizado acadêmico às demandas reais do mercado
L
Governo de Rondônia garante transporte fluvial para alunos ribeirinhos no Enem 2025

Governo de Rondônia garante transporte fluvial para alunos ribeirinhos no Enem 2025

Estudantes dos distritos de Nazaré e Calama contaram com barcos disponibilizados pela Seduc para participar das provas do Enem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: A inspiradora trajetória do Pastor Leal

No episódio, ele compartilha memórias, aprendizados e reflexões sobre como a fé mudou sua vida e impactou sua comunidade.
L

Giro News: Saúde do joelho em foco com Dr. Guilherme Pintan

No Giro News, o Dr. Guilherme Figueiredo Pintan alerta para os riscos do sedentarismo, ensina a prevenir lesões no joelho e reforça o papel da fisioterapia.
L

Giro News: Entrevista com César Luiz da Silva Guimarães

Instituições e a comunidade em um movimento de reflorestamento e conscientização.
L
Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Medida afeta o Fire TV Stick e começa pela Europa. Expansão global deve ocorrer nos próximos meses.
L

Comunidade News: Vice-Governador Sérgio Gonçalves fala sobre mandado e futuro político

Prepare-se para uma edição esclarecedora, que trará informações relevantes sobre os rumos do estado e a visão de um dos principais nomes da gestão atual.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L

POLÍTICA

Líder do PL homenageia deputado Coronel Chrisóstomo em sessão da CPMI

Líder do PL homenageia deputado Coronel Chrisóstomo em sessão da CPMI

Parlamentar destaca atuação de Chrisóstomo na investigação de fraudes contra aposentados do INSS.
L
STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o intervalo de recreio faz parte da jornada, mas permite que o empregador prove a dedicação exclusiva do professor a atividades pessoais para não haver cômputo.
L
“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

Ministra dos Povos Indígenas destaca que a redução do desmatamento está diretamente ligada às ações de proteção dos territórios e defende transformar a desintrusão em política permanente de Estado.
L
Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos Oliveira (atual Ahmed Mohamad Oliveira), o deputado federal Euclydes Pettersen Neto e o deputado estadual Edson Cunha de Araújo são investigados por suposto envolvimento em esquema de cobranças ilegais de mensalidades de aposentados do INSS.
L
STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) uniformizou o entendimento de que a condição de pessoa transgênero não configura incapacidade ou doença para o serviço militar, garantindo a permanência dos profissionais e o direito ao uso do nome social em todos os registros internos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

A equipe do sargento Machado prendeu cinco suspeitos em uma boca de fumo na Avenida Alexandre Guimarães, bairro Socialista, após a descoberta de um desvio de energia no local, conhecido como “gato”.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriu nesta quinta-feira (13) o mandado de prisão preventiva contra A. I. F. S., reafirmando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
10
Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Marcelo Caumo, que ocupava a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, pediu desligamento do cargo após operação da PF apurar irregularidades em licitações realizadas pela prefeitura de Lajeado (RS) para a contratação de serviços durante as enchentes de maio de 2024.
L
Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Farquar; segundo informações preliminares, o motorista do carro de aplicativo teria avançado a preferencial, atingindo a motocicleta conduzida pelo idoso.
14
Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Clássico faroeste da Rockstar estará disponível para assinantes, incluindo expansão Undead Nightmare, a partir de 2 de dezembro.
L
Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Modelo comemora dez anos de produção nacional com design renovado e mais tecnologia.
L

Dicas para montar um home office funcional e confortável

Descubra como montar um home office ergonômico, organizado e inspirador, com dicas simples de mobiliário, iluminação e rotina para trabalhar melhor em casa.
L
Programa "Escola Azul" chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Programa “Escola Azul” chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Com apoio da Jirau Energia, o projeto promoveu conscientização e educação ambiental sobre a importância de rios, mares e manguezais para centenas de estudantes em escolas do entorno da Usina Jirau.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS, PESCADORES E EXTRATIVISTAS UNIÃO E FORÇA

Dia 22/11 – Rua Madeira Mamoré, 1392 – Baixa União – Porto Velho/RO
L
Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater direitos humanos, justiça e inovação institucional.
L
CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

Pagamento será antecipado para beneficiários de Rio Bonito do Iguaçu (PR) em razão do tornado que atingiu a cidade.
L
Papai Noel chega ao Porto Velho Shopping com festa e programação especial neste sábado

Papai Noel chega ao Porto Velho Shopping com festa e programação especial neste sábado

Celebração marca o início da campanha de Natal do Porto Velho Shopping.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.