SEXTA-FEIRA, 19/09/2025

BNCC – BASE CURRICULAR É CONSTRUÍDA PARA ATENDER O PROJETO DE VIDA DO EDUCANDO

“O estudante que sair do ensino médio precisa possuir o conhecimento e ter a habilidade para usá-lo na prática” afirma secretário ao falar sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Publicado em 

“O estudante que sair do ensino médio precisa possuir o conhecimento e ter a habilidade para usá-lo na prática” afirma secretário ao falar sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

As diretrizes traçadas na BNCC são “para que o aluno ao sair do ensino médio tenha um projeto de vida”. Esta declaração do secretário da educação de Rondônia, Suamy Vivecananda ao falar sobre as discussões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente no Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) são 160 técnicos, sendo cinco de Rondônia, discutindo as diretrizes curriculares.

Os técnicos buscam organizar uma base curricular comum que respeite a lei de concursos, os parâmetros nacionais que ditam, no campo do conhecimento, as competências e habilidades para a educação básica e principalmente ensino médio.

“O estudante que sair do ensino médio precisa dominar os conhecimentos, e isso quer dizer, ter habilidade para usá-lo na prática”, afirmou o secretário Suamy.

Disse ainda que por este motivo, a base nacional curricular tem de primar e preparar basicamente o cidadão, o estudante, para que ele saiba o conhecimento básico necessário, sem agredi-lo com informações desnecessárias

De acordo com o secretário da Educação, a preocupação do atual governo, do governador Marcos Rocha, é de que o aluno saia do ensino médio com um destino de vida, um projeto. “O aluno não pode sair sem um rumo, sem uma perspectiva de vida. Ele precisa já definir sua vida no meio do 2º ano”, afirmou Vivecananda, dando como exemplo a educação técnica no campo que já está voltada ao empreendedorismo e educação profissional, com vistas a fixar o indivíduo em suas localidades.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto normativo e orgânico das competências e habilidades que os alunos devem adquirir durante a educação básica. Nasce na educação infantil e finaliza no ensino médio e assim teremos o processo completo. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Em Rondônia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Diretoria Geral de Educação e da Gerência de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica, em regime de colaboração com os 52 municípios do estado de Rondônia, pactuaram com o Governo Federal a (re)elaboração do Referencial Curricular, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretário Suamy defende que a BNCC prepare o aluno para a projeção de futuro e decisão de carreira em reuniões do Consed

Segundo o consultor e analista de gestão da Seduc, Vinicius Macedo de Moraes, é um modelo de ensino que trabalha com competências e habilidades. Isso alguns estados já estão enfatizando. A Base equaliza o conhecimento dos estudantes, com isso, alunos do Oiapoque ao Chuí irá aprender a mesma coisa, terão uma mesma base.

Vinícius esclarece que existe uma proporção que os Estados vão poder compor em sua base curricular, onde 60% é a base comum e 40% o que os Estados poderão compor dentro das características regionais nos componentes curriculares existentes.

A técnica administrativa da Seduc, Thalita Figueiredo Silveira salienta que o  trabalho da Seduc é o de reelaboração, isso porque “a base nacional é o cerne e a partir dela vamos reescrever a partir das nossas necessidades e especificidades. Aí entra a questão regional” enfatizou.

Thalita esclareceu que a base não obriga a língua espanhola, mas a Seduc optou por referenciá-la. Com isso, História e Geografia de Rondônia, citou como exemplo, entram nos componentes História e Geografia, nas competências e habilidades que vão trabalhar a região. Ou seja, “não será um componente curricular à parte, mas conteúdos que serão geridos dentro dos já existentes”.

ENSINO FUNDAMENTAL

As diretrizes comuns curriculares valerão para todos os estudantes, sejam da rede pública ou privada. A base foi escrita em regime de colaboração entre estados, municípios e Distrito Federal. Tanto a parte da elaboração quanto agora a das formações que já estamos executando.

Em 2017 a BNCC do ensino fundamental, que engloba e educação infantil e do 1º ao 9º ano foi homologada. Em 2018 os Estados tomaram conhecimento e pegaram seus antigos referenciais e juntaram a base para fechar um novo referencial curricular, “juntando o que a base determina que seja conjunto mínimo, mais especificidades de cada local. Por isso, 2018 foi a reescrita do referencial curricular” explicou Thalita.

Com a homologação, Rondônia passou a ter um único documento que está em fase de revisão textual, diagramação e posterior impressão e que será distribuído, bem como as formações.

FORMAÇÃO

Neste ano está ocorrendo a capacitação de pelo menos 70% dos professores que passam por processo de formação sobre referencial curricular e de Base Nacional Comum Curricular. As capacitações se dão de forma presencial e EAD, sendo 16h presencial e 24 EAD para pulverizar e aumentar o potencial de formação. Outra meta é 70% dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) estejam reformulados até o final deste ano para por em prática em 2020, afirmou Vinícius.

As formações buscam a melhoria na qualidade no processo de ensino e aprendizagem, assegurando o acesso ao conhecimento com equidade e propiciando condições de permanência e sucesso escolar, fornecendo às escolas informações e orientações sobre estratégias pedagógicas a serem adotadas a partir do Referencial do Estado.

Todo o trabalho para a construção da BNCC é em regime de colaboração. Não há um órgão especifico. “Pode parecer utópico, mas os agentes da educação tem de ser promotores da divulgação. Por isso o regime de colaboração” disse Vinicius.

São responsáveis pela implementação de todo o trabalho construído a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que representa os 52 municípios e a Seduc, que representa o Consed em âmbito nacional. “O trabalho e as ações não devem ficar concentrados aqui, nem tampouco nos municípios. O trabalho é em regime de colaboração, tendo em vista que o currículo é para o território” afirma Vinicius.

MOMENTO

A BNCC teve duas frentes. A do Ensino Fundamental, que já está na fase de execuções, pronto para iniciar em 2020, pois já foi homologado e engloba a Educação Infantil e 1 ao 9º ano. Em paralelo está em fase de reelaboração a BNCC do ensino médio, bem como as discussões e a capacitação dos professores. Para se ter uma ideia, afirmou Vinícius, como toda a estruturação é feita com a colaboração dos professores, através de uma plataforma on line, pois nada é imposto, foi realizada uma consulta pública e que contou com sete mil contribuições em todo Estado.

“E cada uma foi analisada, tendo ainda as contribuições interestaduais para que o currículo seja colaborativo, com troca de experiências” salientou Thalita enfatizando que a BNCC iniciou pelo ensino fundamental e posteriormente foi migrando para o ensino médio.

Até o momento já foram realizadas formações para cerca de mil profissionais da rede pública de ensino nos municípios de Rolim de Moura, Ji-Paraná e suas adjacências, incluindo a capital Porto Velho contemplada com quatro momentos de capacitação. Para o segundo semestre deste ano, serão realizadas duas capacitações ao mês para atender as demais regionais.

IDEB

Finalizando, o secretário Suamy também anunciou que a partir de agosto será lançado entre a Seduc e o Sindicato das Escolas Privadas (Sinep) e Instituo Federal de Rondônia (Ifro), simulados da Prova Brasil para os alunos do 9º e 3º anos do sistema estadual de educação para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pois “precisamos que todas as escolas públicas e privadas se saiam bem para alavancarmos o índice em Rondônia” declarou Suamy.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

Evento contará com painéis, palestras e participação de profissionais renomados da área pública, privada e do empreendedorismo.
L
Encontro apresenta resultados da 2ª edição do Programa Avalia Porto Velho

Encontro apresenta resultados da 2ª edição do Programa Avalia Porto Velho

Evento reuniu gestores e equipes pedagógicas no Teatro Banzeiros para análise do desempenho estudantil e planejamento de novas ações educativas
L
Projeto 'Leitores e Escritores' incentiva estudantes de Rondônia a produzirem livros coletivos

Projeto ‘Leitores e Escritores’ incentiva estudantes de Rondônia a produzirem livros coletivos

Iniciativa lançada em Extrema promove leitura, escrita e protagonismo estudantil, envolvendo escolas estaduais e indígenas no processo criativo.
L
Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Alessandra de Oliveira, convidada pelo governo de Rondônia, atua de forma voluntária nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília.
L
Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Programa Intercâmbio Rondônia levará 10 docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio para experiência internacional com apoio do British Council.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Pequenos jornalistas brilham em telejornal escolar

Alunos do 3º ano C da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva assumem o papel de jornalistas e apresentam telejornal sobre o mundo animal com criatividade e muito entusiasmo.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Djamere de Sousa, pacificação social e concretização dos Direitos Humanos

Nesta sexta-feira, dia 19, às 18h, o Programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Djamere de Sousa Braga Leite, Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania pela UFPB e especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem.
L

POVOADO NERD – Entrevista com Jeovane Shockness

O programa Povoado Nerd desta sexta-feira vai trazer um convidado especial para os apaixonados por games. Jeovane Shockness, conhecido por suas lives de MU
L
Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Obras de infraestrutura, regularização fundiária, saúde, assistência social e agricultura destacam avanços do governo de Rondônia na melhoria da qualidade de vida.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L

POLÍTICA

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Proposta determina que embargo se limite à área da infração ambiental e prevê prazo de defesa para produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Herbert de Azevedo com a Avenida Júlio de Castilho, sem registro de feridos
10
Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Elas recolheram diversos produtos, como chocolates, salgadinhos, fones de ouvido e balas, que foram colocados dentro de uma mochila.
10
Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Segundo as primeiras informações, a colisão aconteceu quando a moto invadiu a pista contrária e atingiu uma carreta que seguia em direção a Porto Velho.
18
Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Corpo de Maxilon G. S., 36 anos, foi encontrado dentro de pneus em área de mata no bairro Roque; polícia investiga ligação com outras mortes no mesmo dia.
18
Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Policiais militares da Força Tática do 9º Batalhão prenderam um homem de 32 anos com um mandado de prisão em aberto por roubo. A prisão ocorreu na zona Sul de Porto Velho, durante uma ação de rotina da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO facilita regularização de débitos fiscais com novo Refaz ICMS 2025

Governo de RO facilita regularização de débitos fiscais com novo Refaz ICMS 2025

Refaz ICMS 2025 oferece descontos de até 95% e parcelamento para contribuintes de Rondônia, beneficiando empresas de todos os portes
L
Governo de RO entrega títulos de propriedade para famílias do Núcleo 10 de Junho

Governo de RO entrega títulos de propriedade para famílias do Núcleo 10 de Junho

Programa Regulariza Rondônia garante segurança jurídica a 70 famílias e contempla ações em 17 áreas de Porto Velho
L
Prefeitura inicia pavimentação no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

Prefeitura inicia pavimentação no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

Obras de pavimentação no Parque Amazônia incluem drenagem e infraestrutura para melhorar mobilidade e qualidade de vida de 3 mil famílias
L
Comandante da PM reforça compromisso com escolas militares em encontro de pais em Vilhena

Comandante da PM reforça compromisso com escolas militares em encontro de pais em Vilhena

Evento no Colégio Tiradentes aproximou famílias e reforçou a importância do modelo cívico-militar para a educação e formação cidadã
L

Governador Marcos Rocha reforça oportunidades para contribuintes com o Refaz ICMS 2025

Programa oferece descontos de até 95% em multas e parcelamento em até 180 meses para empresas e empreendedores de Rondônia.
L

Requerimento de Outorga: ADEMIR JORDÃO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Brasil cria Comitê para expandir pesca amadora e esportiva

Brasil cria Comitê para expandir pesca amadora e esportiva

A criação do órgão pelo Ministério da Pesca e Aquicultura visa promover o desenvolvimento sustentável de um segmento que movimenta R$ 1 bilhão anualmente. O Comitê trabalhará para dar maior representatividade e inclusão social à atividade.
L

Seminário de Direito Penal discute criminalidade contemporânea em Porto Velho

A Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas de Rondônia convida acadêmicos e profissionais para o Seminário de Direito Penal no dia 20 de setembro
L
Maquinário novo em Jaru: prefeitura recebe pá carregadeira adquirida com emenda de Confúcio Moura

Maquinário novo em Jaru: prefeitura recebe pá carregadeira adquirida com emenda de Confúcio Moura

Veículo reforça frota da Secretaria de Infraestrutura e amplia capacidade de serviços no município
L

Rede elétrica: cuidados com árvores evitam acidentes e quedas de energia

Mais de 1,4 milhão de rondonienses ficaram sem energia nos últimos dois anos devido a ocorrências envolvendo árvores.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.