DOMINGO, 15/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

ESCOLA CAPITÃO CLAUDIO MANOEL DA COSTA COMEMORA 30 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA, EM PORTO VELHO

Uma vasta programação foi elaborada e dada a conhecer aos estudantes

Publicado em 

ESCOLA CAPITÃO CLAUDIO MANOEL DA COSTA COMEMORA 30 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA, EM PORTO VELHO - News Rondônia

Nesta sexta-feira (5) será uma data inesquecível para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa. Os gestores escolares, professores, trabalhadores em educação, estudantes, autoridades e os moradores do bairro Cidade do Lobo e adjacências estarão comemoram os 30 anos do estabelecimento de ensino.

ESCOLA CAPITÃO CLAUDIO MANOEL DA COSTA COMEMORA 30 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA, EM PORTO VELHO - News Rondônia

Uma vasta programação foi elaborada e dada a conhecer aos estudantes

O diretor da escola, professor Vanderlei Varini dos Santos, afirmou que uma vasta programação foi elaborada e familiares do Capitão Manoel da Costa foram convidados a participar do evento festivo e serão homenageados.

“Nossa maior alegria é saber que nos últimos 30 anos a Escola Capitão Cláudio contribuiu para educar as crianças e jovens do bairro Cidade do Lobo e dos adjacentes. Há um comprometimento dos professores, trabalhadores em educação e amigos da escola em melhorar, a cada dia, a qualidade do ensino e queremos se uma referência em breve”, definiu o diretor.

 Os projetos sociais arrojados, integração com a comunidade e o dinamismo de promover a educação na busca incansável por novos meios de aprendizagem, são algumas das peças pedagógica que torna a escola uma das melhores da zona Sul de Porto Velho.

As ações voluntárias que são desenvolvidas entre a comunidade e a escola servem de alicerce para a valorização dos profissionais, especialmente pela preocupação que existe em oferecer um ensino de qualidade.

Os projetos realizados na escola têm a bússola de integrar e desenvolver o intelecto dos estudantes. Hoje,os projetos que  se destacam são: Semana da Família, Jogos Internos, Programa Mais Educação, Programa Ensino Médio Inovador e ainda o Projeto Escola Aberta.

Hoje, o estabelecimento de ensino conta com 18 salas de aulas em funcionamento nos três turnos, tendo ensino fundamental e médio. Em sua estrutura físicas são oferecidas laboratório de informática, biblioteca com internet, sala de leitura, laboratório de ciências, auditório, refeitório, sala de reforço, TV Escola, sala de planejamento, sala da rádio escolar, sala de esportes e quadra esportiva coberta.

Muitos outros projetos são executados no Capitão Cláudio: Semana da Cidadania, Formação Continuada, Reforço de Matemática, Semana Pedagógica, Tabuada no Fundamental, Escola Solidária, Hora Cívica, Prêmio Gestão, Incentivo a Leitura, Festa Junina, entre outros. E dependendo da necessidade mais projetos são criados e postos em prática.

 ESCOLA ABERTA

A Semana da Família, realizada desde o ano 2000, é uma prova de que a escola está de portas abertas para a comunidade e, desta forma, há como debater e buscar soluções para violência, drogas, convívio familiar. Além de preparar comemorações festivas, a escola realiza periodicamente reuniões com os pais dos alunos, para assim divulgarem o desempenho e os meios cabíveis a educação do corpo discente.

O radialista José de Holanda, ex-aluno da escola e, atualmente voluntário e amigos da escola, traça um paralelo entre o período que estudou na Capitão Cláudio (1994/2000) e constata o processo de transformação que o estabelecimento vem sofrendo – para melhor – nos últimos anos.”Sempre estive participando das ações, projetos e programas da escola. Sou um voluntário. Precisou é só chamar que tenho o maior prazer em ajudar. Inclusive, sou um frequentador assíduo da escola”, declarou Holanda.

O ex-diretor João Jorge relembra as dificuldades que enfrentou para administrar a escola. “Faltava material na escola. Era uma constante a falta de carteiras, espaço físico inadequado para atividades físicas, falta de professores e até de produtos de limpeza e escritório, além disso ainda tinham o vandalismo que insistia em reinar dentro do Capitão Cláudio, contudo que ao passar do tempo foram resolvidos. Conseguimos acabar com o vandalismo”, afirma João Jorge.

MUDANÇAS

De 1998 começaram a mudança pedagógica na escola, que passou por três fases: choque de gestão, implantação do ensino Médio e ampliação do espaço físico.

Em 2001 foi implantado o ensino Médio durante o turno da noite, e em 2003 pelo turno da tarde, fazendo com que muitos alunos concluíssem seus estudos na própria escola. Nesse tempo foi inaugurado a quadra esportiva coberta.

Em 2005 foi realizado a ampliação da escola, tendo sido construído o laboratório de ciências, nova biblioteca, sala de leitura, auditório, sala de planejamento, sala de reforço, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

As comemorações alusivas aos 30 anos da escola terão início às 9h, com s participações de autoridades da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Coordenação Regional de Educação de Porto Velho (CRE/PVH), convidados especiais e participações de familiares do pioneiro que leva o nome da escola e haverá apresentações de manifestações culturais.

No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá a Exposição “Bem Vindos ao Maravilhoso Mundo do Electromagnetismo (Disciplina de Física) e a visita de alunos a Usina Hidrelétrica de Santo Antonio fará parte da exposição.

A partir as 16 horas, até às 17h30, haverá uma tarde recreativa, com a realização de jogos de futsal, tênis de mesa, dama, xadrez, peteca, vôlei, cinema – entre outras, e como atração do evento festivo ocorrerá a participação especial dos estagiários da Faculdade Metropolitana.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pnad Educação 2024: Estudantes de escolas públicas aumentam presença em universidades brasileiras

Pnad Educação 2024: Estudantes de escolas públicas aumentam presença em universidades brasileiras

Políticas públicas como cotas contribuíram, diz IBGE
L
Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

Data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana
L
Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Frequência na idade certa ficou aquém do objetivo do PNE em 2024
L
Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Prazo de inscrições para o Enem 2025 termina hoje

Taxas podem ser pagas até a próxima quarta-feira
L
Enem 2025 registra mais de 5,3 milhões de inscritos e supera total de 2024

Enem 2025 registra mais de 5,3 milhões de inscritos e supera total de 2024

Até o momento, número parcial é o maior desde 2020
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mísseis lançados pelo Irã são abatidos pela defesa aérea de Israel . Foto: RS/Fotos Públicas

Governador de Rondônia grava vídeo em bunker durante ataque a Israel e garante continuidade das ações administrativas

Durante mensagem gravada em meio à nova onda de mísseis, chefe do Executivo rondoniense agradeceu apoio israelense a brasileiros e reafirmou o funcionamento do governo estadual, mesmo diante da escalada militar no Oriente Médio.
L

Conheça o seu Exército: civis vivem rotina militar na Amazônia

Estágio promovido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva ensina técnicas de adaptação e aproxima sociedade da vida militar
L

Festa centenária da Igreja de Santo Antônio exalta fé, cultura e tradição

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local
L
Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Secretário Adjunto Carlos Magno cumpre agenda no interior e reforça presença do Governo de Rondônia nos municípios

A agenda teve início no município de Jaru, onde o secretário foi recebido pelo prefeito Jeverson Lima e pelo vereador João Paulo, com apoio de representantes da Secretaria Executiva Regional de Governo, SEAS, DETRAN, DER e EMATER.
L

Recuperação do Ramal de Fortaleza do Abunã é iniciada após pedido do vereador Márcio Pacele

Os serviços em execução incluem patrolamento, cascalhamento e recuperação dos pontos críticos, melhorando as condições de tráfego e garantindo mais segurança para todos.
L
Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e todos os anos encaminha recursos para as entidades
L

NOTA OFICIAL: Governo do estado de Rondônia

Em uma live, o governador Marcos Rocha relatou que mantém contatos com as Embaixadas, tanto de Israel quanto do Brasil e tem recebido todo o suporte necessário para a preservação  da sua integridade física e de sua comitiva.
L

Deputado Cássio Gois recebe estudantes da Escola Honorina Lucas de Brito em iniciativa educacional inovadora

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias
L
Publicidade

POLÍCIA

Pedreiro é espancado a pauladas durante confusão por causa de pix em bar na zona leste

Pedreiro é espancado a pauladas durante confusão por causa de pix em bar na zona leste

O rapaz contou que estava bebendo com outras pessoas, quando teve problemas na hora de fazer o pix e acabou sendo atacado com socos, chutes e pauladas pelo bando que fugiu logo depois.
10
Briga generalizada durante bebedeira termina dois com presos e homem intubado

Briga generalizada durante bebedeira termina dois com presos e homem intubado

Quando a PM chegou, os envolvidos fugiram correndo, e os dois feridos foram socorridos pelo Samu, o homem intubado ao Hospital João Paulo II, e a mulher para UPA sul. Ambos receberam voz de prisão e ficaram sob escolta policial.
16
Quadrilha é filmada invadindo loja e furtando R$5 mil reais em roupa na zona sul

Quadrilha é filmada invadindo loja e furtando R$5 mil reais em roupa na zona sul

Imagens de câmeras de segurança mostram quando o bando chega em três motos, depois todos criminosos usando capacetes e macacões de uma empresa começam a forçar a porta do estabelecimento comercial.
14
Adolescente é atacado a tiros pela vizinha após discussão na zona sul

Adolescente é atacado a tiros pela vizinha após discussão na zona sul

O jovem contou que foi comprar refrigerante em um comércio, onde teve uma discussão com a suspeita que é vizinha dele, em seguida, foi embora.
12

Motorista fica ferida em acidente entre carros no centro de Porto Velho

A motorista do Prius, que estava sentindo dores, foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para a UPA Sul.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moto aplicativo e passageira sofrem fratura em colisão com ciclista embriagado

Segundo testemunhas, o ciclista, que estaria embriagado, atravessou na frente da moto, causando a colisão. Com o impacto, o piloto e a passageira caíram.
10

Casal fica ferido em acidente com capotamento na capital

As vítimas foram socorridas com ferimentos.
12

Audiência na Justiça do Trabalho sela acordo para realização de eleições livres de democráticas no SINDMOTO

Um dos pontos mais importantes do acordo entre as chapa 1 e chapa 2 foi o de desconstituir a Junta Governativa que estevava à frente do SINDMOTO até a data da Audiência
L

Morre eletricista vítima de descarga elétrica e queda de telhado

Na ocasião o rapaz trabalhava no telhado, quando levou um choque e caiu de vários metros de altura
18
Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

A Audiência Pública ocorrerá no dia 17 de junho, das 8h às 10h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).
L
Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Leão XIV defendeu ainda o compromisso de um mundo mais seguro
L
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

LUME – A Floresta das Perguntas é uma fábula filosófica escrita para crianças e adolescentes, mas que também toca adultos que ainda carregam dúvidas no bolso. A obra, lançada de forma independente, já está disponível para compra no Clube de Autores.
L
TV Brasil lança minidocumentário "Vidas em Jogo" sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

TV Brasil lança minidocumentário “Vidas em Jogo” sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

Produção será lançada no Youtube neste sábado (14)
L

Momento Agro | Entrevista Alyson Dheep Oliveira Rover, Empresário

Neste sábado, no Momento Agro Especial, recebemos Alyson Dheep Oliveira Rover, idealizador da Granja Campo Verde, parte do Grupo Rover, para falar sobre inovação na agropecuária sustentável em Rondônia.
L
Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em "The Last of Us", mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em “The Last of Us”, mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

A pesquisa, realizada por especialistas em fungos das universidades de Manchester, Escola de Medicina Tropical de Liverpool e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, foi divulgada no início de maio.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.