A partir desta sexta-feira (21), todas as solicitações de novos benefícios do INSS exigirão comprovação por biometria. A mudança, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, tem o objetivo de reduzir fraudes e modernizar a identificação dos segurados. Benefícios que já estão ativos não serão afetados.
O INSS informou que a implantação será gradual para os demais beneficiários, sem risco de bloqueios automáticos.
“Quem já é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio não precisa tomar nenhuma medida imediata”, esclareceu o órgão.
Quando for necessária a atualização biométrica, o segurado será avisado individualmente, com antecedência, para providenciar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O instituto reforça que não haverá impacto no recebimento dos pagamentos.
Na fase inicial, serão aceitos dados biométricos presentes em três documentos: CIN, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Título de Eleitor.
Quem está dispensado da biometria
A regulamentação prevê exceções enquanto o poder público não oferecer alternativas viáveis para determinados grupos:
- Pessoas com mais de 80 anos;
- Pessoas com dificuldade de locomoção por motivo de saúde (com comprovação);
- Moradores de áreas de difícil acesso, como regiões atendidas pelo PREVBarco;
- Migrantes em situação de refúgio e apátridas;
- Residentes no exterior.
Também ficam temporariamente dispensados, até 30 de abril de 2026, quem solicitar:
- Salário-maternidade;
- Benefício por incapacidade temporária;
- Pensão por morte.
Cronograma da implantação
21 de novembro de 2025
– Todos os novos pedidos de benefício passam a exigir cadastro biométrico.
– Aceitas biometrias da CIN, CNH ou Título de Eleitor.
1º de maio de 2026
– Quem não tiver biometria em nenhum desses documentos deverá emitir a CIN para solicitar benefícios.
– Para quem já possui biometria, nada muda.
1º de janeiro de 2028
– A CIN se tornará o único documento aceito para requerimentos e manutenções.
– Sistema totalmente unificado.










































