SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Governo de RO investe na modernização cultural e fortalece ações em todo o estado

Entre 2019 e 2025, investimentos do governo modernizaram espaços culturais, ampliaram ações itinerantes e fortaleceram o setor cultural em todas as regiões

Por Midian Mascarenhas |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Governo de RO investe na modernização cultural e fortalece ações em todo o estado
Foto: Gabriel Metran

A cultura de Rondônia tem sido fortalecida como instrumento de preservação da identidade, da história e dos valores do povo rondoniense. Entre os anos de 2019 e 2025, o governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realizou investimentos estratégicos voltados à modernização da gestão cultural e à ampliação do acesso às atividades artísticas em todas as regiões do estado.

Para o governador Marcos Rocha, a cultura exerce papel fundamental no desenvolvimento social e econômico. “Entre 2019 e 2025, os investimentos no setor cultural destacaram a Fundação Cultural para que a arte, a história e a identidade do povo rondoniense fossem valorizadas como merecem. Os resultados desse período demonstram o fortalecimento dos artistas de todas as regiões”, afirmou.

Ao longo desse período, a Funcer executou programas, revitalizou equipamentos públicos e ampliou ações que garantiram maior participação popular em atividades culturais nas áreas de música, teatro, artes visuais, audiovisual, literatura, dança e cultura tradicional.

Revitalização e modernização de espaços culturais

Entre os principais avanços, destacam-se os investimentos na revitalização e modernização de importantes equipamentos culturais do estado. O Teatro Estadual Palácio das Artes e o Teatro Guaporé passaram por melhorias estruturais, com investimentos em iluminação, sonorização, climatização, acessibilidade e infraestrutura técnica.

Também foram revitalizados espaços como a Casa da Cultura Ivan Marrocos, a Biblioteca Pública Estadual Doutor José Pontes Pinto (BPE) e o Museu da Memória Rondoniense (Mero). As melhorias ampliaram a capacidade de atendimento ao público, possibilitando a realização de mais eventos, exposições, oficinas e formações culturais.

Fortalecimento do patrimônio histórico

A preservação do patrimônio histórico material e imaterial foi outra frente fortalecida pela Funcer. O Museu da Memória Rondoniense passou a contar com salas de exposições permanentes e temporárias, auditório, laboratório arqueológico e um Centro de Documentação Histórica com mais de 10 mil registros, incluindo jornais antigos, mapas, fotografias e documentos relacionados à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e a outros marcos históricos do estado.

Além disso, a fundação avançou no registro de saberes tradicionais, no apoio a festas populares e no fortalecimento de grupos culturais que mantêm vivas as tradições rondonienses.

Ampliação das ações itinerantes e interiorização da cultura

Com foco na democratização do acesso, foram ampliadas as ações itinerantes, levando oficinas, espetáculos e exposições a municípios com menor oferta cultural. As iniciativas alcançaram cidades como Ariquemes, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Jaci-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, Cacaulândia, Buritis e Ouro Preto, além de comunidades indígenas, como as aldeias Karitianas e Cachariri.

Essas ações possibilitaram a circulação de artistas e levaram formação cultural a diferentes públicos, fortalecendo a interiorização das políticas culturais no estado.

Novos equipamentos e grandes investimentos

Um dos destaques foi a entrega do Teatro Estadual Belas Artes de Ariquemes, em março de 2025. O espaço recebeu investimento de R$ 11 milhões e oferece infraestrutura moderna, com capacidade para 518 pessoas, estacionamento com 55 vagas e tecnologia de ponta em sonoplastia e luminotécnica, beneficiando toda a região do Vale do Jamari.

Programas, calendário cultural e audiovisual

O Programa Arte por Toda Parte alcançou todos os municípios rondonienses, impactando diretamente mais de 30 mil pessoas com oficinas, apresentações e circulação de artistas. Paralelamente, houve a ampliação do calendário cultural estadual, com festivais, feiras literárias, mostras artísticas e eventos integrados, estimulando o turismo cultural e a geração de renda.

Também foram fortalecidas ações de incentivo ao audiovisual, digitalização de acervos e preservação da memória, garantindo que a história cultural do estado seja preservada e difundida para as próximas gerações.

Compromisso com o futuro da cultura

O presidente da Funcer, Leonildo Nery, destacou que o período foi marcado por conquistas históricas. “Este balanço representa o esforço de uma gestão comprometida com a transformação cultural. Trabalhamos para ampliar oportunidades, descentralizar ações, revitalizar espaços e apoiar quem faz cultura no dia a dia”, afirmou.

Segundo ele, o governo de Rondônia segue comprometido com a criação de novas iniciativas que ampliem o acesso à cultura, valorizem os talentos locais e preservem a identidade cultural do estado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Mucura” é selecionado para festival em Portugal

Curta “Mucura” é selecionado para festival em Portugal

Filme incentivado pelo Governo de Rondônia participará do Fantasporto, um dos principais festivais internacionais de cinema fantástico.
L
Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Evento gratuito movimenta o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com música ao vivo e recreação para famílias em Porto Velho.
L
Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

1ª edição teve marchinhas, concurso de fantasia e participação de comerciantes locais.
L
Edital “Cultura e Criatividade” abre inscrições em RO

Edital “Cultura e Criatividade” abre inscrições em RO

Governo de Rondônia recebe, até 4 de março de 2026, propostas para 56 projetos artístico-culturais por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
L
O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

Filme de Kleber Mendonça Filho conquista prêmio internacional inédito, reforça o cinema brasileiro independente e celebra novos criadores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Luiz Hermes Saraiva de Oliveira

Luiz Hermes Saraiva de Oliveira construiu trajetória marcada por ética, alegria e dedicação à família em Porto Velho, onde viveu grande parte de sua vida e formou laços duradouros.
L

Nota de pesar: Anaiza Lima de Medeiros

Familiares e amigos se despedem de Anaiza Lima de Medeiros, a Dona Naza, referência de acolhimento e amizade em Porto Velho, onde marcou gerações à frente de seu tradicional bar.
L

APAE Porto Velho realiza reunião com famílias para fortalecer atendimento e ampliar ações voltadas ao TEA Ativo

Encontro reuniu a família APAEANA para deliberar sobre atendimentos clínico, pedagógico e social, além da implantação do TEA Ativo e organização de unidade em Jaci Paraná.
L

Dr. Marcelo Almeida investe em conforto e segurança no pós-operatório com poltronas automatizadas

Clínica Marcelo Almeida disponibiliza poltronas reclináveis automatizadas para facilitar a recuperação dos pacientes, garantindo mais comodidade, autonomia e bem-estar no período pós-cirúrgico.
L

Estudo coloca Rondônia no top 5 do potencial de mercado na Região Norte

Levantamento da CLP Brasil destaca crescimento do PIB, expansão do mercado de crédito e fortalecimento do ambiente econômico como fatores que impulsionam a competitividade de Rondônia na Região Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chuva abre cratera na Estrada de Santo Antônio

Chuva abre cratera na Estrada de Santo Antônio

Temporal provoca transbordamento do igarapé Bate-Estaca, interdita via e obriga Prefeitura a liberar acesso alternativo pela usina.
L
Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia homenageia agentes do Proampe

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia homenageia agentes do Proampe

Sessão proposta pelo deputado Ribeiro do Sinpol reconhece atuação dos agentes de crédito do Proampe no fortalecimento das micro e pequenas empresas em Rondônia.
L

Comissão aprova texto de Cristiane Lopes que facilita financiamento para produtores do campo

Crédito rural, Agricultura familiar, Cristiane Lopes, Câmara dos Deputados, Desenvolvimento rural sustentável
L
Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil para associação de pequenos produtores em Mirante da Serra

Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil para associação de pequenos produtores em Mirante da Serra

Investimento articulado pela deputada beneficia agricultura familiar na Linha 60 e fortalece a economia do setor chacareiro.
L
Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Governo mantém estudos para concessão de hidrovias na Amazônia apesar de suspensão

Ministro Silvio Costa Filho afirma que revogação de decreto após protestos indígenas não interrompe análises técnicas para os rios Madeira, Tapajós e Tocantins.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista foge após furar sinal vermelho e causar grave acidente no centro de Porto Velho

Colisão deixou um idoso ferido no cruzamento da Avenida Calama
12
Homem agride esposa e acaba preso após enfrentar a Polícia Militar

Homem agride esposa e acaba preso após enfrentar a Polícia Militar

Agressor utilizou cabo de rodo para ferir a vítima e tentou atacar a equipe da Polícia Militar durante a ocorrência no bairro Teixeirão.
14
PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

PRF em Rondônia recupera veículo durante fiscalização na BR 429

Automóvel com sinais de identificação adulterados possuía registro de furto em Belo Horizonte.
10
MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

MPRO consegue condenação de dois homens por roubo e extorsão em Ouro Preto do Oeste

Dois homens foram condenados a penas que somam 42 anos de prisão por crimes de roubo e extorsão praticados em escritório e agência bancária na cidade.
10
Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Prisão de bicheiro é fruto da resiliência de forças policiais, diz PF

Adilsinho foi detido nesta quinta-feira em Cabo Frio; superintendente destaca combate ao “capo” mais sanguinário da contravenção fluminense.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença de Operação – SED GUAJARÁ-MIRIM: ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

ALTERAÇÃO DE RAZÃO SOCIAL DA LICENÇA DE OPERAÇÃO DO POÇO TUBULAR – SED GUAJARÁ-MIRIM
L
Zelensky e Trump articulam cúpula de líderes para selar paz em março

Zelensky e Trump articulam cúpula de líderes para selar paz em março

Presidente ucraniano confirma negociações trilaterais com Rússia e EUA em Genebra; foco inicial será reconstrução econômica e cessar-fogo.
L
Prazo para entrega do informe de rendimentos termina nesta sexta

Prazo para entrega do informe de rendimentos termina nesta sexta

Documento é fundamental para a declaração do IRPF 2026; empresas e bancos devem detalhar valores recebidos pelos contribuintes no ano de 2025.
L
Confronto em águas cubanas deixa quatro mortos em lancha da Flórida

Confronto em águas cubanas deixa quatro mortos em lancha da Flórida

Embarcação teria aberto fogo contra patrulha na costa norte da ilha; Estados Unidos contestam versão de Havana e abrem investigação independente.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.