Nesta terça-feira (12), às 19h30, a Galeria da Fundação Cultural de Vilhena abre oficialmente a exposição “Entre Cantos e Cores: Uma Exposição Fotográfica da Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz”. A entrada é gratuita, e o evento contará com a presença do fotógrafo Washington Kuipers, além de convidados. Haverá acessibilidade com interpretação em Libras e audiodescrição.
A mostra, aberta ao público até 25 de agosto, apresenta 35 imagens que registram a fé, as cores e as tradições da Festa do Divino Espírito Santo na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO).
Segundo o produtor cultural Marcio Guilhermon, o trabalho é fruto de cerca de dez anos de pesquisa e acompanhamento da celebração. As fotos, captadas por Kuipers — fotógrafo rondoniense premiado —, revelam a força simbólica e estética dessa manifestação cultural centenária, reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Rondônia.
As imagens serão exibidas em formatos A1, A2, A3 e A4, oferecendo diferentes perspectivas da festa. Um catálogo digital gratuito também estará disponível ao público.
“Mais do que uma exposição, é um convite à contemplação e à valorização das memórias coletivas de um povo que, por meio da Festa do Divino, reafirma suas raízes e identidade cultural”, afirmou Guilhermon.
O projeto foi contemplado pelo Edital Nº 3/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Demais Linguagens – Bolsas para Produção de Artes Integradas Rondoniense – Lei Paulo Gustavo.