QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

Toninho Tavernard – o sambista que planta poesia à paz

Toninho tem berço. Ouviu os tambores de Santa Bárbara desde cedo e participou de rodas de samba desde criancinha ouvindo e vendo o mestre Bainha cantar samba de enredo.

Publicado em 

Por Adaides Batista dos Santos – Dadá
Jornalista, Poeta e Compositor Popular

Nelson Cavaquinho, com os versos de Guilherme de Brito, cantava e canta – “Tire seu sorriso do caminho, que eu quero passar com minha dor”. O cantor, compositor, sambista, Toninho Tavernard, sorrindo canta: – “Obrigado Pai por minha inspiração, gratidão por tantas melodias, me permita, enquanto vida eu tiver, plantar a poesia”.

No primeiro trabalho registrado de Toninho Tavernard  – o CD  “ Estrela da Manhã”,  dedicado à sua mãe, recém falecida à época do lançamento, dezembro de 2021, quando a pandemia nos rondava, agoniava e ceifava vidas,   o sambista,  em pleno clima difícil em que o mundo, o país vivia e vive, nos ofereceu  uma mensagem de paz , de fé,  de esperança no próximo e na vida. Do acreditar em Deus e no irmão. Nos faz bem e nos conforta escutar a melodia e a poesia sensível e profunda de Toninho Tavernar no CD “Estrela da Manhã”.

“Deus meu pai

O peito exala gratidão, nas batidas do meu coração,

E agradeço por chorar e por sorrir

Só por estar aqui”.

Toninho tem berço. Ouviu os tambores de Santa Bárbara desde cedo e participou de rodas de samba desde criancinha ouvindo e vendo o mestre Bainha cantar samba de enredo. Conviveu sempre com os melhores ritmistas da cidade que estão no Santa Bárbara, (se não estão mais, é de lá a origem). O DNA ajuda. Vem de família de homens de letras. Seu avô – Simeão Tavernard, era jornalista, seu tio avô – Antônio Tavernard, foi um dos poetas mais famosos do Pará e também era músico.

A musicalidade poética de Toninho Tavernard até mesmo na hora de uma separação não deixa de ter um astral e um toque de esperança: – “Nem todo amor quando termina, a gente precisa chorar, apenas fecham-se as cortinas, prum novo show recomeçar”.

Em tempos de adversidades, de polarização, de recrudescimento dos males, de reivindicação por ditaduras (onde já se viu pedir a castração da própria liberdade?), de intolerâncias e agressividades mil, o compositor popular levanta a bandeira da paz e diz que:  –   “E vejo a paz, no respeito a quem é diferente, Quem não pensa do jeito da gente – Que a paz é o espelho do amor”. A paz tá aí: Respeita quem é diferente. Respeita quem pensa diferente. O poeta altamente conectado com a realidade do seu tempo.

A poesia do Toninho Tavernard é simples (não é fácil ser simples) e forte, de fácil compreensão mas profunda, nos leva a reflexão:

“Ver o amigo chorando sozinho

Chegar de mansinho e lhe dar um abraço

Ter no peito essa fé que me diz

Que o amor que eu entrego

Ele volta pra mim”.

O CD “Estrela da Manhã” contém 16 músicas que transitam nos segmentos samba de roda, samba canção, samba romântico. Toninho Tavernard é um compositor privilegiado em criatividade. A poesia e a musicalidade encontram nele um campo fértil. Ultimamente tem criado muito, sempre apresentando composições novas. Toninho Tavernar é um dos mais destacados compositor e cantor da última geração de sambistas rondonienses. É integrante da Ala de Compositores da Escola de Samba Asfaltão e do Projeto Samba Autoral.

Toninho, sobretudo, é um homem de fé, percebe-se isso, na poesia das suas canções. Ele aconselha por exemplo que Jamais subestime a força que a inveja tem, Mas não há mal que resista a força de quem faz o bem, e também,  Ao levantar se proteja faça uma oração, Ao deitar agradeça toda proteção. E para viver em paz consigo mesmo e com o próximo, eis a recomendação do sambista:

“A quem me deseja o mal –  deixo poesia

A toda energia contrária –  minha oração

Que o amor seja o meu companheiro de todos os dias

Que o mal nunca faça morada no meu coração. “

No samba de Tavernand há um casamento perfeito entre melodia e letra, as duas sempre cuidadosamente trabalhadas. Em uma das músicas do CD Toninho homenageia um dos mestres, pra ele, talvez o principal – Mestre Bainha. Nesse tributo ao mestre dos mestres do samba rondoniense Toninho Tavernard se esmerou no lapidar da pedra e esculpiu a mais perfeita escultura da imagem do mestre de todos os carnavais da cidade de Porto Velho – o Bainha. E assume que se hoje ele, o Toninho é sambista, o responsável, é o mestre Bainha: – “Bainha eis a nossa homenagem, gigante é a nossa emoção, fincaste a bandeira do samba no meu coração.”

Sambista, homem antenado com a realidade do seu tempo, comprometido com uma sociedade mais justa e solidária, vivendo, vendo e sentindo no Brasil a situação de maus tratos, pela qual, até hoje, a raça negra, passa nessa terra, que por raça negra  foi construída,  Toninho Tovernard fez uma denúncia como a classe dominante brasileira foi malvada e cruel com a raça negra e a raça negra mesmo escravizada,  no maus tratos,  deu uma das  maiores contribuição para a cultura brasileira:

“Negro sofreu, nos porões dos navios negreiros

Aqui encontrou o cativeiro, a sede, a fome e a chibata

……………………………………………………………………………

“Mas como até no lodo pode nascer uma rosa

O negro deu poesia, verso e prosa

E no carnaval da história quem foi escravo hoje é bamba

Brasil tu lhe deste a dor

E o negro te deu o samba”.

Paulinho da Viola certa vez mandou que bebêssemos samba. Vamos beber? Queres uma boa bebida? Beba Toninho Tavernard. CD Estrela da Manhã.  Asseguro, terás uma bebida de amor, de paz, de sossego, de musicalidade e de uma refinada poesia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Montezuma Cruz será o jornalista homenageado no 14º Prêmio de Jornalismo do MPRO

Montezuma Cruz será o jornalista homenageado no 14º Prêmio de Jornalismo do MPRO

Ministério Público de Rondônia reconhece o legado do comunicador na preservação da memória jornalística do estado.
L

A rivalidade entre Malhadinho e Flor do Campo ganha novo capítulo na “Perola do Mamoré”

A partir da quarta-feira, 12, a festa ganha vida com apresentações culturais que abrem o evento, antecedendo o aguardado confronto especial entre os bois-bumbás no domingo, 16.
L
Jaru acende iluminação natalina nas praças Dom Pedro e Parque da Baixada

Jaru acende iluminação natalina nas praças Dom Pedro e Parque da Baixada

Cerimônia contou com a presença do prefeito Jeverson Lima, autoridades locais e comunidade; em Tarilândia, luzes serão acesas ainda nesta semana.
L
Literatura amazônica encanta escolas de Rondônia com a “Jornada Literária de Nina Macaca”

Literatura amazônica encanta escolas de Rondônia com a “Jornada Literária de Nina Macaca”

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto leva leitura, imaginação e inclusão a alunos de Candeias, Itapuã e Ariquemes.
L
13ª Festa dos Jornalistas celebra união, alegria e solidariedade da comunicação em Rondônia

13ª Festa dos Jornalistas celebra união, alegria e solidariedade da comunicação em Rondônia

13ª edição acontece em 6 de dezembro com feijoada, música, prêmios e arrecadação de alimentos para o NACC e colegas em situação de vulnerabilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Depile-se oferece drenagem linfática com toque terapêutico

Além da estética, a técnica promove relaxamento, melhora o sono e ajuda no rendimento físico e mental.
L

Robótica Educacional transforma horta escolar em Rio Pardo e inspira economia de água com inovação sustentável

Projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido na Escola Fernando de Souza Gomes, une ciência, tecnologia e sustentabilidade para otimizar o uso da água e incentivar o pensamento computacional entre estudantes da zona rural de Rondônia.
L
Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu na terça-feira (11), durante o julgamento dos réus do golpe, que há incompatibilidade entre o uso do uniforme e o direito constitucional do investigado ao silêncio.
L

Momento Empresarial: Cassuli Advogados e as Soluções Jurídicas do Agronegócio

O público poderá compreender como a assessoria jurídica pode ser uma aliada fundamental para reduzir riscos e promover o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

POLÍTICA

Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

A Lei nº 15.255/2025 amplia o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para instituições federais de ensino.
L
Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Fiscalização da Seinfra é intensificada e multa pode chegar a R$ 750 mil por falhas na coleta de lixo.
L
Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

O relator Guilherme Derrite negou que seu texto enfraqueça a atuação da Polícia Federal ou equipare facções a terrorismo, e prometeu a votação do novo “marco legal do combate ao crime organizado” nesta quarta-feira (12) em Brasília.
L
Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, apoiou a criação de um Conselho Climático nas Nações Unidas para garantir que líderes subnacionais, como prefeitos e governadores, tenham voz e contribuam nas negociações globais de implementação de ações climáticas.
L
Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Projeto cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e define ações de prevenção e promoção da saúde em todas as faixas etárias.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. A ação visa interromper a destruição e ocultação de provas da Operação Fames-19.
10
Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Um homem de 67 anos foi encontrado com um ferimento grave na cabeça após efetuar um disparo em uma propriedade na Linha 94. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado crítico.
16
Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Alexandre Moreira de Miranda foi flagrado pelas câmeras de segurança e contido por seguranças após tentar deixar um atacadista com produtos escondidos em uma mochila.
10
Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Um homem procurado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema (SC) durante uma fiscalização de rotina.
12
Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Uma senhora foi atingida por um motociclista que fazia entregas em Ji-Paraná. A vítima sofreu traumatismo craniano e foi transferida, intubada, para a UTI de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Superesportiva italiana chega ao País com avanços técnicos e eletrônicos derivados da MotoGP.
L
Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Um trabalhador na construção civil chamou a atenção em Ji-Paraná ao usar um ventilador em cima do andaime para amenizar o forte calor, e o vídeo da cena já alcançou mais de 100 mil visualizações nas redes sociais.
L
Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Uma cobra-cipó não venenosa foi encontrada por funcionários de uma rádio em Ji-Paraná. O biólogo explicou que o animal provavelmente estava em busca de alimento, e não se “refrescando”.
L
Mulher morre e marido é preso por suspeita de feminicídio

Mulher morre e marido é preso por suspeita de feminicídio

Ana Paula Gomes da Silva, de 33 anos, foi encontrada inconsciente com uma corda enrolada no pescoço. O marido da vítima foi autuado em flagrante pela Polícia Civil.
18
Idoso morre com queimaduras ao tentar conter incêndio em chácara de Presidente Médici

Idoso morre com queimaduras ao tentar conter incêndio em chácara de Presidente Médici

Salomão Vicente Bonfim, de 86 anos, foi encontrado com ferimentos graves após tentar impedir que o fogo se alastrasse em sua propriedade na zona rural.
18
Policial penal é encontrada morta e marido é principal suspeito

Policial penal é encontrada morta e marido é principal suspeito

Edvânia Vieira da Silva, de 44 anos, foi achada fardada em sua casa na Paraíba. Pichações no muro com as expressões “X9” e “CV” são investigadas pela polícia como tentativa de simular uma execução.
18
Mulher grávida é morta pelo companheiro em caso de feminicídio seguido de suicídio

Mulher grávida é morta pelo companheiro em caso de feminicídio seguido de suicídio

Denise Tizo Oliveira, de 27 anos e grávida de oito meses, foi encontrada morta em sua residência. O companheiro, Vinícius Franco de Freitas, de 29 anos, tirou a própria vida no local.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.