Por Redação
Para quem não abre mão de reverenciar a cultura e o talento de artistas rondonienses, uma ótima opção de passeio é a Casa da Cultura do município de Nova Mamoré, localizado a 325 km de Porto Velho, ao norte do Estado. A Casa é aberta de segunda a sexta feira das 7h30 às 18 horas.
Oficialmente inaugurada como “Casa dos Artistas Locais” em julho de 2021, está situada na divisa entre os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, na BR 425. O Projeto foi idealizado pelo prefeito atual da cidade, Marcélio Rodrigues Uchoa, que também é professor doutor universitário.
A casa é administrada pela Coordenadoria Municipal de Cultura que funciona no anexo de um famoso Hotel. Neste espaço ainda existe a Biblioteca Municipal, uma Conveniência e uma Casa de Eventos que será inaugurada em breve.
Ao adentrar na Casa, o visitante encontrará uma variedade de peças artísticas como artesanato indígena, artes visuais, pinturas em telas, pinturas em tecidos, artesanatos em crochê, em madeira, em couro, entre outras produções de arte.
As peças podem ser adquiridas por valores acessíveis para todos que desejam visitar o espaço ou que estão de passagem por Guajará-Mirim. Os turistas também poderão conhecer um pouco mais da história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na Biblioteca Municipal que fica ao lado.
Em entrevista, Professor Francisco Eurimar, Diretor Municipal de Cultura, contou que o artesanato indígena das comunidades locais e quadros de arte estão sendo vendidos para todas as regiões do Brasil e que uma de suas artistas já se apresentou inclusive no principal museu do mundo, localizado na França.