QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Artesã porto-velhense supera sequelas da hanseníase e preconceito através do trabalho

Vera Lúcia foi diagnosticada há 12 anos e encontrou nas biojóias uma forma de superar problemas causados pela doença

Publicado em 

Autora: Beatriz Galvão
fotos: Leandro Morais

Há 12 anos, Vera Lúcia, 62 anos, convive com sequelas e preconceitos causados pela hanseníase, doença crônica que afeta principalmente a capacidade motora das mãos e dos pés. Mesmo assim, Vera descobriu no trabalho manual de artesanato, uma forma de superar as sequelas da doença e retomar sua vida normal.

Vera recebeu o diagnóstico da doença em 2011, na Policlínica Dr Rafael Vaz e Silva, onde fez o tratamento durante um ano e ficou curada. No início, ela sentia dores e cãibras nos membros inferiores e superiores, além de ter manchas pelo corpo. Ela conta que morava na Bahia, e que lá já estava em atendimento médico para tentar descobrir seu diagnóstico, mas só conseguiu após se mudar para Porto Velho.

Por causa da demora na descoberta da hanseníase e início do tratamento, a artesã desenvolveu sequelas que comprometem suas habilidades com as pernas e braços.

"Eu comecei a fazer o tratamento e através dele descobri as oficinas de artesanato para pacientes de hanseníase de um projeto do Estado. Era quase uma terapia durante o tratamento, já que é um processo sofrido, mas tem cura. Por causa das sequelas eu não tenho muita habilidade com as mãos e ainda perdi um pouco da sensibilidade dos pés, mas graças a Deus eu consigo fazer meu trabalho", conta.

O projeto em questão é o Art's BioHans, realizado pela ONG Holandesa NHR Brasil e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), para pacientes de hanseníase. Através dele, Vera aprendeu a desenvolver as biojóias e hoje trabalha com a produção e venda das peças de forma on-line, além de participar das feiras e eventos do Departamento de Políticas Públicas Para as Mulheres (DPPM), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Segundo ela, as feiras municipais são os principais meios de venda dos seus produtos, já que servem como vitrine de suas biojóias, e por isso ela já garantiu clientes que levaram suas peças até para países da Europa.

Infelizmente, Vera conta que apesar de receber reconhecimento pelo seu trabalho, muitas vezes ela acaba perdendo clientes por causa do preconceito.

"Quando você fala que é paciente de hanseníase, o povo não quer mais comprar suas peças com medo de pegar a doença. É muito triste porque isso é falta de conhecimento. Também já tive clientes que compravam por pena de mim, mas quero que reconheçam o meu trabalho pela qualidade das peças. Amo meu trabalho, é ele que me ajuda a superar todos os problemas que tenho por causa da doença, mesmo que não venda tanto", falou.

A hanseníase é uma infecção contagiosa de evolução crônica, que se manifesta por lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. Ela é transmitida por meio do contato prolongado com pessoas já infectadas, e que não estejam em tratamento. Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos e, principalmente, da capacitação do médico. Quando descoberta tardiamente, a patologia pode deixar sequelas como deformidades e incapacidades físicas.

A suspeição da hanseníase é feita pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), na atenção primária. Já o tratamento é disponibilizado pelo SUS de forma gratuita, para crianças e adultos. O acompanhamento e tratamento é feito também nas UBS com três medicamentos, considerados eficazes e seguros.

Os principais indicativos da doença são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou ao tato. Podem surgir caroços na pele, dormências, diminuição de força e inchaços nas mãos e nos pés, formigamentos ou sensação de choque nos braços e nas pernas, entupimento nasal e problemas nos olhos.

A Prefeitura de Porto Velho aderiu à campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase, além do combate ao preconceito. O Município realizou várias atividades ao longo do mês em alusão a data. Entre elas, foram feitas palestras de sensibilização nas Unidades de Saúde Socialista, Ronaldo Aragão, São Sebastião, Mariana e Maternidade Mãe Esperança, e UPA Zona Sul.

Também houve a realização de um curso teórico-prático para profissionais de saúde da "Prevenção de Incapacidades e Reabilitação em Hanseníase”, bem como dois pit-stops de conscientização na avenida Sete de Setembro com Campos Sales e na avenida Amador dos Reis, em frente a USF Hamilton Gondim.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Filme gravado na Vila Candelária aborda amizade, racismo e desigualdade social e será exibido gratuitamente no dia 21 de março.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Representantes do estado participam de encontro nacional no Rio Grande do Sul para discutir fortalecimento das políticas culturais e integração entre estados brasileiros.
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Exibição dos filmes seguida de roda de conversa acontece em dois espaços da capital e propõe reflexões sobre racismo, intolerância religiosa, misoginia e diversidade na Amazônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Concurso SEDUC RO: IBADE divulga gabarito e abre recursos

Após provas com alta participação em Rondônia, candidatos já podem consultar o gabarito preliminar e enviar recursos dentro do prazo estabelecido pelo edital.
L
Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

A ratificação encerra a última etapa legislativa no Brasil, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores.
L
STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

O colegiado estabeleceu o regime semiaberto para os condenados, mas a decisão final sobre a perda dos mandatos parlamentares caberá à Câmara dos Deputados.
L

Agenda News : Lucas Castilho Lock conta histórias que viram tatuagem

Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão 10 horas de workshop, certificado de participação, coffee break, sorteio de uma máquina pen importada e desconto de 10% na loja Madeira Ink Supply. O evento será realizado no endereço João Pessoa, nº 387, bairro Embratel, em Porto Velho, com início às 9 horas da manhã.
L

Orgulho Rondoniense: Willou, Watson, Geanderson Mosini e Tio Phil brilham no humor

Willou e Watson começaram em Rondônia e conquistaram o Brasil, enquanto Geanderson Mosini e Tio Phil seguem crescendo e expandindo o humor rondoniense
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Rodrigo Rafael acompanha eleição para o triênio do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Dr. Rodrigo Rafael acompanha eleição para o triênio do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

A votação definiu as organizações que irão compor o colegiado, peça fundamental para a garantia da participação social na saúde.
L
Dino denuncia "atacadistas de emendas" ao condenar deputados do PL

Dino denuncia “atacadistas de emendas” ao condenar deputados do PL

O ministro do STF afirmou que o repasse de recursos federais se transformou em um mercado ilegal de compra e venda, com agravamento após a pandemia de covid-19.
L
Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de táxi é presa com 4kg de maconha na BR-364

Passageira de táxi é presa com 4kg de maconha na BR-364

A prisão ocorreu em Porto Velho após a PRF flagrar a jovem de 25 anos transportando entorpecentes em um táxi vindo de Guajará-Mirim.
10
Mulher é presa em flagrante após furtar pertences de veículo no centro

Mulher é presa em flagrante após furtar pertences de veículo no centro

Suspeita de 38 anos foi detida por populares na Avenida Alexandre Guimarães após invadir um Ford Ka e furtar o som automotivo.
10
Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

A operação segue um cronograma nacional que prioriza a estabilidade e a disciplina no ambiente carcerário.
L
Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

A ação ocorreu durante a Operação Desarme/RENOE na BR-364, resultando na prisão do condutor por receptação e adulteração de sinal identificador.
10
Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

A ação conjunta da Polícia Militar e do BPTAR resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de quase duas mil porções de entorpecentes prontos para a comercialização.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Principais Formas de um eSIM Melhorar a Estabilidade do Celular em Viagens Longas

Planejar a conectividade em viagens longas se torna essencial, e o uso do eSIM surge como uma alternativa prática e estável para garantir acesso móvel contínuo em qualquer destino.
L

Da ideia à tela: como eu faço vídeos com um video editor online

Com o crescimento dos vídeos na internet, ferramentas online com inteligência artificial estão simplificando a criação e edição, tornando o processo mais acessível e dinâmico para todos.
L

Criando um video clip com IA: uma nova Forma criativa

O avanço da inteligência artificial está tornando a produção de vídeos mais acessível, rápida e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa crie conteúdos digitais com facilidade e criatividade.
L
Prefeitura leva conscientização sobre proteção animal às escolas municipais

Prefeitura leva conscientização sobre proteção animal às escolas municipais

Ação da SEMA e SEMED em Porto Velho promove palestras sobre guarda responsável e combate aos maus-tratos para alunos da rede municipal.
L
Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Nova unidade na zona Leste reforça rede 24h, reduz sobrecarga hospitalar e amplia acesso da população aos serviços de saúde
L
REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

Programa oferece descontos em multas e juros e permite parcelamento em até 36 vezes
L
Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Estudantes recebem atividades focadas em conscientização ambiental e preservação.
L

Ceaclin promove palestra sobre saúde da mulher com Dra. Paula Melo

Na sexta-feira, 13, a Ceaclin Laboratórios promoveu palestra para suas funcionárias, com Dra. Paula Melo orientando sobre cuidados e prevenção feminina.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Distrito de Triunfo: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Jardim Santa Leticia 1 – Candeias do Jamari: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L