QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos
Joel Rodrigues/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta, como ocorreu na primeira edição do certame.

A mudança no sistema de identificação do participante foi adotada após diversos candidatos relatarem não ter marcado o tipo de gabarito da prova de agosto de 2024, ou ter deixado de transcrever a frase que constava no cartão-resposta.

Em nota, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou que com o código de barras cada prova será vinculada automaticamente ao candidato “sem risco de confusão”.

“Não é o nome ou número de inscrição, mas a máquina consegue ler e garantir que aquela prova pertence àquela pessoa. Queremos que os candidatos se preocupem apenas com o conteúdo da prova, não com formalidades burocráticas”, detalhou a ministra.

Nova tecnologia

Com a nova tecnologia, cada caderno de questões virá com um código único, que identifica o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores das provas. O anonimato em processos de seleção tem o objetivo de garantir a imparcialidade e a justiça.

O MGI entende que a alteração será útil quando houver diferentes versões da mesma prova dentro de uma mesma sala de aplicação do concurso público. As versões distintas são resultado do embaralhamento de questões idênticas da prova objetiva.

A expectativa da pasta é que o novo sistema também agilize a correção e a divulgação de resultados dos candidatos. No primeiro concurso unificado, os resultados finais foram disponibilizados pelo MGI e pela banca examinadora, a Fundação Cesgranrio, em 28 de fevereiro, 194 dias após a aplicação das provas objetivas e discursivas.

A previsão inicial do governo federal era que os resultados fossem divulgados em 25 de novembro. Porém, foram adiados após a União firmar acordo judicial com o Ministério Público Federal (MPF), permitindo a volta de 32.260 candidatos ao processo de seleção.

Edital único

Outro ajuste para o CNU 2, baseado nos aprendizados da primeira versão do chamado Enem dos Concursos, será o edital unificado para todos os blocos temáticos, com oito documentos separados.

Na primeira edição CNU, os oito blocos temáticos foram separados conforme áreas das vagas autorizadas para cada um dos 21 órgãos públicos federais participantes do certame. Sendo que sete editais foram para cargos que exigem nível superior de instrução, e apenas o oitavo documento do edital teve foco nas vagas de ensino médio.

Provas em 2025

O termo de referência para a escolha da banca examinadora do CPNU 2 deve ser lançado ainda em abril, e a aplicação das provas deve ocorrer no segundo semestre, prevê o MGI.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra já havia adiantado que gostaria de repetir as provas do CNU 2 em agosto deste ano, porque é o mês de menor incidência de chuvas na maior parte do Brasil, considerando os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, em abril e maio de 2024.

A ministra Esther Dweck confirmou que não haverá uma edição do concurso em 2026.

“Por ser ano de eleição, é muito mais difícil realizar o concurso. Temos que homologar todos os resultados antes do início do período eleitoral”, argumentou.

Novas carreiras

O maior concurso público já feito no país ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais e teve mais de 2,11 milhões de inscritos confirmados.

A lista de participantes do CNU 2025 ainda está sob análise do Ministério da Gestão e Inovação.

Para a segunda edição, o ministério confirmou que duas carreiras serão incluídas no concurso. As novas carreiras transversais são Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, ambas de nível superior.

Carreiras transversais são aquelas com atribuições e responsabilidades que podem ser exercidas em diversos órgãos e entidades da administração pública federal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

São esperadas chuvas intensas em todo o estado de Rondônia

No entanto, entre os dias 20 e 21/11, as precipitações oscilarão em diferentes áreas do estado, e são esperados dois padrões: nível 1 com tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas.
L

Natiani Santos é a primeira eliminada do Rondônia Reality Show

A caminhoneira de Ouro Preto do Oeste deixa a disputa após receber 55% dos votos, em um paredão ao lado de Mano João PVH e Silvinha Anteres.
L

PGR reconhece direito de revisão técnica em contratos afetados pela URV e Plano Collor

Manifestação reforça segurança jurídica e abre caminho para correções em financiamentos antigos; Norte Consultoria Empresarial orienta clientes sobre o procedimento.
L

Vida Moderna: o desafio de equilibrar sonhos, trabalho e maternidade | Modern Life: The Challenge of Balancing Dreams, Work, and Motherhood

Um desabafo sobre o ritmo intenso da vida moderna e a sobrecarga emocional que afeta especialmente as mulheres, que seguem equilibrando expectativas, responsabilidades e força diária. | A reflection on the fast pace of modern life and the emotional overload that especially affects women, who continue balancing expectations, responsibilities, and daily strength.
L

Nova 364 participa de Encontro de Secretários, Técnicos e Viveiristas e destaca ações para uma BR-364 mais sustentável

Concessionária apresentou iniciativas ambientais que integram conservação, segurança viária e desenvolvimento regional
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a liminar que suspendeu a legislação do Rio de Janeiro que regulamentava e garantia a gratuidade do transporte aéreo de animais de apoio emocional. A decisão valida o entendimento de que apenas o Congresso Nacional pode legislar sobre o tema.
L
Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Magistrada é reconhecida por atuação ética e contribuição à Justiça em Rondônia.
L
Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Deputada vota a favor do PL Antifacção que reforça o combate ao crime organizado.
L
Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o substitutivo do Projeto de Lei (PL) Antifacção aprovado na Câmara asfixia financeiramente a Polícia Federal (PF) e fragiliza a Receita Federal, alegando que a mudança na destinação de bens apreendidos beneficia o crime organizado.
L
Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Obra atende pedido da vereadora Sofia Andrade e melhora acesso da comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy quebra o braço em grave acidente no centro

Motoboy quebra o braço em grave acidente no centro

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo.
14
Mulher fica gravemente ferida em acidente de moto na Raimundo Cantuária

Mulher fica gravemente ferida em acidente de moto na Raimundo Cantuária

Motociclista trafegava na contramão quando bateu de frente com carro de aplicativo na região central de Porto Velho
12
PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

Operação no Bairro São José também recolheu materiais usados no tráfico e um adolescente foi identificado.
14
Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

VÍDEO: Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando a moto ocupada por duas mulheres e uma caminhonete seguiam na Pinheiro Machado, e um carro modelo Mobi invadiu a preferencial.
18
PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção na Casa, assegurou que seu relatório impedirá a perda de recursos para a Polícia Federal (PF). Embora considere o texto da Câmara “adequado no mérito”, ele fará ajustes para proteger o financiamento da corporação.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coluna Bate-patas: Chegando a época de férias e você já sabe quais são os cuidados com seu pet nas viagens de fim de ano?

As férias exigem atenção redobrada às zoonoses regionais, tornando essencial manter pets vacinados, protegidos e seguros durante as viagens.
L

Bancada rondoniense vota em peso por endurecimento contra facções

O texto-base do PL Antifacção foi aprovado por ampla maioria na Câmara, endurecendo penas e restringindo benefícios para membros de facções, com apoio total da bancada de Rondônia.
L
Estado usa leis para justificar letalidade contra população negra, diz pesquisador

Estado usa leis para justificar letalidade contra população negra, diz pesquisador

O professor de Direito da FGV, Thiago Amparo, afirma que o sistema jurídico brasileiro utiliza regras e procedimentos legais para racionalizar e manter a barbárie das mortes cometidas contra a população negra, evidenciando uma seletividade que favorece o arquivamento de casos.
L
Ministra afirma que justiça climática só é possível com justiça de gênero

Ministra afirma que justiça climática só é possível com justiça de gênero

O Dia de Gênero na COP30, em Belém, concentrou o debate sobre a relação entre mulheres e clima.
L
Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a anulação de três questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), aplicado no domingo (16).
L
Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Especialistas alertam que investidores do Banco Master estão sendo alvo de uma onda de golpes que prometem liquidez imediata ou antecipação dos pagamentos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
L
Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio é um nome influente do meio artístico e cristão, com mais de 6 mil eventos realizados, cuja trajetória de superação após a tetraplegia inspira o setor de eventos e o turismo brasileiro.
L
Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Novo espaço do Programa Qualidade de Vida inicia atividades com 50 alunos e integra parceria entre Prefeitura e Unir
L
Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

A Black Friday de 2025 deve gerar um volume recorde de R$ 5,4 bilhões em vendas ao longo de novembro, segundo a CNC. Hiper e supermercados devem concentrar a maior fatia das compras, com a estimativa de crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.