DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

Cerca de 215 mil pessoas devem trabalhar na aplicação do CNU

Força Nacional amplia segurança em oito estados até dia 19

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Cerca de 215 mil pessoas devem trabalhar na aplicação do CNU
Arte/EBC

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contará com cerca de 215 mil colaboradores que estarão envolvidos na segurança e logística para aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no próximo domingo (18), em 3.647 locais de provas de 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

O número de profissionais representa cerca de 10% dos 2,11 milhões de inscritos no certame. São aplicadores, fiscais de prova, gestores e uma rede de servidores de órgãos de segurança federais, estaduais e municipais.

Rede de segurança

O Ministério da Gestão criou uma rede formada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Força Nacional (FN), além de secretarias de segurança pública estaduais, com efetivos de policiais militares, civis e bombeiros militares.

Nesta quarta-feira (14), em apoio ao Ministério da Gestão, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em Roraima, Rio Grande do Sul e Mato Grosso durante o concurso.

De acordo com portarias publicadas no Diário Oficial da União, as equipes da Força Nacional permanecerão nos estados de sexta (16) a segunda-feira (19).

Antes do adiamento das provas do concurso, em maio, devido às chuvas no Rio Grande do Sul, o auxílio da Força Nacional estava assegurado também para o Amazonas, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Maranhão, totalizando oito estados com o reforço na segurança até o momento.

Em resposta à Agência Brasil, o Ministério da Justiça afirmou que as tratativas para autorizações para emprego da Força Nacional nos estados estão em andamento com os governos locais.

Desde a última terça-feira (13), uma força-tarefa da Advocacia-Geral da União (AGU) também tem trabalhado em regime de plantão judicial para dar segurança jurídica à realização do CPNU. E 124 membros da AGU trabalharão de forma estratégica em eventuais ações judiciais para não causar instabilidades no processo seletivo, sobretudo, no domingo. O plantão judicial será mantido até 23 de agosto, diz portaria publicada no Diário Oficial da União.

Colaboradores

A logística do processo seletivo conta com a experiência de 25 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inspirou este concurso.

Em todo o país, serão 4.146 coordenações de aplicação de provas. Cada uma das coordenações engloba cerca de 517 participantes do concurso.

O Ministério da Gestão explica que, para atender a demanda de candidatos, foi necessária a contratação de um quantitativo de colaboradores para todo o ciclo, que envolve desde o planejamento, segurança e operacionalidade até a logística reversa para retorno dos cartões de resposta dos candidatos de todos os estados até a sede da banca examinadora responsável pelo concurso público, a Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, onde serão corrigidas as questões.

Os trabalhadores que irão compor a equipe de aplicação das provas passaram por treinamento e qualificação profissional.

Segurança

Nesta primeira edição do chamado Enem dos Concursos, serão adotadas medidas de reforço na segurança que vão valer durante a aplicação da prova visando coibir a atuação de criminosos.

Todos os locais de aplicação contarão com vigilância e rondas para garantir a segurança. O MGI planeja instalar – em pontos indicados pela Polícia Federal – detectores de metal para identificar pontos eletrônicos, principalmente, próximos aos banheiros dos locais das provas. O objetivo é impedir o uso fraudulento da tecnologia para contato externo e repasse ilegal de respostas das questões do concurso.

A organização prevê que os candidatos não poderão levar os cadernos de provas quando elas terminarem, nem fazer anotações do gabarito no cartão de confirmação. O objetivo é evitar o repasse das respostas a outros candidatos, ainda dentro de salas de aplicação do concurso, por meio do uso clandestino e ilegal de ponto eletrônico.

Porém, o MGI permitirá a entrega de uma folha de rascunho aos candidatos que ficarem até os 30 minutos finais de cada um dos dois turnos das provas no domingo para que eles anotem respostas marcadas no gabarito oficial. A folha entregue pela manhã com as anotações das respostas da prova do primeiro turno não poderá ser levadas para dentro da sala no período da tarde. Este papel ficará no envelope fornecido pelos fiscais de sala do concurso para guardar objetos pessoais como telefones e chaves.

Pela manhã, os portões dos locais de prova estarão abertos das 7h30 às 8h30 (horário de Brasília) de domingo. Ao entrar na sala da prova, o candidato deverá portar apenas o cartão de confirmação, um documento de identidade com foto, caneta preta de material transparente. Além disso, poderá levar água em garrafa transparente e alimentação em embalagens fechadas.

Antes da aplicação das provas objetivas e dissertativas, nos dois turnos do domingo, todos os candidatos serão orientados pelos fiscais de sala para que desliguem e guardem dentro de um envelope lacrado os equipamentos com qualquer componente eletrônico, como celulares, chaves com alarme, calculadoras e relógios.

Também estão proibidos os portes de relógios de qualquer natureza, pendrives, MP3 player, fones de ouvido, agendas eletrônicas, gravadores, microcomputadores portáteis e outros, sob pena de eliminação do candidato.

Por recomendação da Polícia Federal, outra medida de segurança adotada no momento em que todos estiverem nas salas será a coleta de digitais dos candidatos e exame grafológico, quando o candidato terá que reescrever uma frase impressa no próprio cartão-resposta.

Correios

Os Correios são os responsáveis pela operação logística da entrega dos 18,7 mil malotes de mais de 2,11 milhões de cadernos de provas até os pontos de aplicação do exame, em 228 cidades em todo Brasil, até a data de realização da prova, em 18 de agosto.

Ao todo, as 1.442 rotas de distribuição foram mapeadas e serão usadas para levar as provas aos 3.647 locais de aplicação aos candidatos.

No último dia 3 de agosto, os mais de 18,7 mil malotes contendo as provas do concurso unificado começam a ser distribuídos pelos Correios. O material deixou o local (não divulgado por questões de segurança) onde estava armazenado desde o adiantamento da prova, em maio deste ano.

A estatal também irá fazer a logística reversa dos cartões de resposta das unidades nos estados para o local de correção definido pelo Ministério da Gestão.

Os trajetos contarão com a segurança de todos os órgãos que apoiam a execução do CPNU, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), secretarias estaduais de Segurança e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Depois das provas

O Ministério da Gestão agendou para 21 de novembro a divulgação dos resultados finais dos participantes do concurso unificado. Os 6.640 aprovados para as vagas de níveis médio e superior serão convocados em janeiro de 2025 para tomar posse e, para cargos específicos, para ingressar nos cursos de formação.

Um a um, os candidatos aprovados terão verificados – por agentes da Polícia Federal – tanto o exame grafológico quanto as digitais coletadas em 18 de agosto. Os policiais irão conferir se aquele candidato que fez a prova é o mesmo que se inscreveu no certame, em janeiro.

Um acordo com o Ministério da Educação possibilitará a confirmação da veracidade e da validade de diplomas de graduação e demais documentos educacionais apresentados pelos aprovados no concurso, no momento da prova de títulos e da efetiva posse da vaga em um dos 21 órgãos federais participantes do processo seletivo unificado.

Os envolvidos em tentativa de golpe em um concurso público podem responder pelo crime de fraude em certames de interesse público, previsto do Código Penal Brasileiro, com pena de um a quatro anos de prisão.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L
Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou nesta quarta-feira a nomeação aprovados CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), que vão ocupar 459 vagas de nível superior no cargo de analista técnico de políticas sociais.
L
CNU tem prazo final para contestar questões até hoje (08)

CNU tem prazo final para contestar questões até hoje (08)

Candidatos do CNU têm até as 23h59 desta quarta-feira (8) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva; o processo é individual e deve ser feito online.
L
Gabarito preliminar do CNU 2025 está disponível para consulta dos candidatos

Gabarito preliminar do CNU 2025 está disponível para consulta dos candidatos

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem acessar o gabarito preliminar das provas objetivas a partir desta segunda-feira (6) e têm 48 horas para interpor recursos contra questões e respostas.
L
Abstenção no CNU 2025 cai para 42,8% e é a menor em comparação a 2024

Abstenção no CNU 2025 cai para 42,8% e é a menor em comparação a 2024

Mais de 435 mil candidatos compareceram às provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado, registrando uma queda significativa na taxa de abstenção em relação à primeira edição do certame, que superou os 50%.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

OPINIÃO DE PRIMEIRA - Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o Governo de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o Governo de Rondônia

Senador, deputado federal e prefeito surgem em destaque nos cenários sem Ivo Cassol, que lidera as intenções de voto mesmo fora da disputa de 2026, segundo o Instituto Real Time Big Data.
L
Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Empresa aposta em tecnologia e personalização para atender demandas de alta severidade
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (23/1) para seu signo

Horóscopo de domingo dia 19: menos drama, mais leveza e uma pitada de sinceridade

Previsões descontraídas para cada signo, com conselhos realistas, toque de humor e aquela dose de verdade que todo mundo precisa, mas nem sempre quer ouvir.
L

TCE expõe falhas graves em hospitais de Porto Velho e cobra soluções imediatas

Mesmo com reformas e entrega de insumos, o Hospital João Paulo II ainda enfrenta superlotação, falta de profissionais, equipamentos quebrados e escassez de medicamentos.
L

Vintage Culture: Estrutura de camarote sofre danos e deixa feridos em Porto Velho

Parte do camarote cedeu durante show no estacionamento do Porto Velho Shopping, deixando pessoas feridas; chuva intensa horas antes pode ter contribuído para o incidente.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Põe na Bancada: Samuel Costa comenta crise democrática e analisa cenário político em Rondônia

Põe na Bancada: Samuel Costa comenta crise democrática e analisa cenário político em Rondônia

Durante a entrevista, Costa abordou temas centrais da conjuntura brasileira, como a crise da democracia, a polêmica PEC da Blindagem, as contradições do bolsonarismo no agronegócio e o contraste entre o investimento de R$ 1,5 bilhão do governo Lula em Rondônia e o discurso de setores conservadores do estado.
L

Lula e Trump: química azeda e Brasil manda recado firme

Após tarifas e sanções impostas pelos EUA, Lula afirma que não vai aceitar líder estrangeiro “falar grosso com o Brasil” e alfineta Donald Trump em público.
L

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente entre três veículos deixa dois feridos na Avenida Jorge Teixeira

Grave acidente entre três veículos deixa dois feridos na Avenida Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, dois motociclistas que seguiam no mesmo sentido, bateram violentamente em um carro modelo BMW, depois o motorista deixou o local e foi para um hotel nas proximidades, com medo da população revoltada.
16
Idosa em estado grave após acidente com bicicleta elétrica em Porto Velho

Idosa em estado grave após acidente com bicicleta elétrica em Porto Velho

Colisão entre bike elétrica e bicicleta na Avenida Rio de Janeiro deixa idosa a caminho da igreja desacordada; vítima foi levada às pressas ao Hospital João Paulo II.
12

Gravíssimo acidente deixa casal em estado crítico na Jorge Teixeira em Porto Velho

Motociclistas ficaram gravemente feridos após colisão na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, e foram socorridos com múltiplas lesões; PRF esteve no local e investiga as causas.
16
Casa é destruída por incêndio no bairro Nacional

Casa é destruída por incêndio no bairro Nacional

A proprietária acredita que a irmã tenha colocado fogo no imóvel e depois fugiu. Uma equipe de combate a incêndio fez o controle das chamas, mas a casa foi totalmente destruída.
10
Homem é preso com arma após fazer disparos em clube na zona leste

Homem é preso com arma após fazer disparos em clube na zona leste

Testemunhas contaram que o indivíduo estava se exibindo com a arma e depois começou a atirar para o alto.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVC mata um brasileiro a cada seis minutos e gera custo de R$ 910 milhões

AVC mata um brasileiro a cada seis minutos e gera custo de R$ 910 milhões

Dados da Planisa revelam que o Acidente Vascular Cerebral, uma das principais causas de morte no mundo, levou a mais de 85 mil internações no Brasil entre 2019 e setembro de 2024, com despesas que quase dobraram no período.
L
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 76 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 76 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2929, realizado no sábado (18); o sorteio da próxima terça-feira (21) terá valor milionário.
L
CFM defende veto a enfermeiros em abortos legais após decisão do STF

CFM defende veto a enfermeiros em abortos legais após decisão do STF

Conselho Federal de Medicina concorda com a maioria do Supremo que derrubou liminar de Luís Roberto Barroso que autorizava a atuação de enfermeiros nos procedimentos previstos em lei.
L

Nota de pesar: Nerivaldo Bento da Silva

Natural de Porto Velho, Nerivaldo será lembrado pelo carinho, simplicidade e amor à música, deixando saudades em familiares e amigos, com despedida na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Cemitério Santo Antônio
L

Show de Zezé Di Camargo & Luciano em Porto Belo, SC, custou R$ 450 mil e teve defesa de anistia a presos do 8 de janeiro

Apresentação durante o Festival do Camarão em Porto Belo, Santa Catarina, foi paga com recursos públicos e ganhou destaque após Zezé levantar camiseta pedindo anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro.
L
Bebedeira termina em tentativa de homicídio a golpes de facão no Cristal da Calama

Bebedeira termina em tentativa de homicídio a golpes de facão no Cristal da Calama

Testemunhas disseram que o rapaz estava bebendo com outras pessoas, quando se desentendeu com o suspeito que atacou a vítima com vários golpes, na cabeça e pelo corpo, depois fugiu.
16

Alexandre de Moraes defende ensino sobre gênero nas escolas e STF derruba lei de Garanhuns

STF derruba lei de Garanhuns que barrava temas de gênero nas escolas, e Moraes defende que educação não pode excluir a existência de pessoas trans, travestis e a diversidade da sociedade.
L

ESOTERISMO: Sedução, atração e mistérios da Rosa

Muito além da beleza e do perfume, a rosa é vista como símbolo de poder espiritual, usada em rituais de amor, proteção, cura e transformação por tradições místicas ao redor do mundo.
L
Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

O mandado foi cumprido sem resistência ou intercorrências.
12
Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Benedito Inocêncio com a Rua Vasco da Gama.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.