Pelo menos 14.651 candidatos que se autodeclararam negros na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) participam, neste fim de semana (13 e 14 de dezembro), da etapa de confirmação das ações afirmativas. O procedimento ocorre de forma presencial em 224 municípios brasileiros, conforme cronograma do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A organização do concurso alerta que a participação é obrigatória em todas as fases da verificação, incluindo filmagem, fotografia e coleta biométrica. A ausência ou recusa em qualquer etapa resulta na perda do direito à vaga reservada, permanecendo o candidato apenas na ampla concorrência, desde que atinja a nota mínima exigida.
No sábado, os portões foram abertos às 7h e fechados às 7h45, com início das atividades às 8h. No período da tarde, a abertura ocorreu às 13h, fechamento às 13h45 e início às 14h. No domingo, os horários seguem o mesmo padrão.
Verificação fenotípica
Segundo o governo federal, a confirmação é feita por meio de avaliação exclusivamente fenotípica, conduzida por uma comissão formada por cinco integrantes, com diversidade de gênero, cor e, sempre que possível, origem regional. O processo inclui registro fotográfico, filmagem e biometria, conforme previsto na legislação que regula as ações afirmativas no serviço público federal.
A etapa complementar à autodeclaração ocorre na mesma cidade escolhida pelo candidato para a realização das provas, garantindo padronização e transparência no processo.
Nesta segunda edição do concurso unificado, o percentual de vagas reservadas para pessoas negras foi ampliado para 25%. Também foram criadas cotas para pessoas indígenas (3%) e quilombolas (2%). A reserva para pessoas com deficiência permanece em 5%, conforme estabelece a Lei nº 8.112/1990.











































