O produtor rural Arildo Ferreira, da Associação Café Ron, no município de Cacoal, representa Rondônia pela terceira vez na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Herdeiro de uma tradição de três gerações de cafeicultores, Arildo decidiu apostar na qualidade em 2017 e hoje colhe os frutos de um trabalho baseado em planejamento e sustentabilidade.
“Eu sempre produzi café, mas o café de qualidade entrou na minha vida em 2017. A gente caiu de paraquedas na qualidade e descobriu que ela não está só na xícara, mas dentro da propriedade. Quando buscamos qualidade, melhoramos a estrutura, o manejo e até a qualidade de vida no campo”, contou.
O produtor reconhece que o apoio do Senar-RO foi decisivo na transformação da sua propriedade. “Antes eu via o Senar só pela televisão. Em 2021, ele chegou na minha propriedade e me ensinou algo fantástico: o planejamento. Eu aprendi a pensar o que vou fazer daqui a um, dois ou até dez anos. Foi isso que me trouxe até aqui, à SIC”, destacou Arildo.
Com 30 hectares de área total, sendo 40% de mata preservada e duas hectares dedicadas ao café, Arildo vê na SIC o espaço ideal para plantar novas oportunidades. “Aqui é o lugar de plantar sementes. A gente vende um pacote de café, mas o que vem junto é a chance de novas parcerias e reconhecimento. Este ano, temos 11 produtores de Rondônia disputando o prêmio de melhor café do Brasil, e isso é grandioso. Quando um produtor ganha, é todo o estado que ganha”.







































