A presença feminina no café brasileiro ganhou ainda mais destaque durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. No estande da IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café, cerca de 30 marcas de produtoras de diferentes estados mostram que o protagonismo feminino vem transformando o setor. A organização conta hoje com 1.223 associadas, entre produtoras, torrefadoras, baristas e comerciantes do grão.
De acordo com Mariselma Sabbag, presidente da IWCA Brasil, o propósito da entidade é claro: empoderar, conectar e promover as mulheres do café no Brasil. “Nós geramos visibilidade para essas mulheres por meio de espaços como esse, na Semana Internacional do Café. Além disso, promovemos capacitação, conexões com compradores e oportunidades reais de negócio”, destacou.

Mariselma lembra que o Acre já tem mostrado sua força nos concursos nacionais. “No ano passado, cinco mulheres acreanas foram finalistas do prêmio Florada Premiada, e neste ano quatro participantes no QualiCafé. Isso é o tapete vermelho para as mulheres, o reconhecimento de que o trabalho na roça gera qualidade e valor”, disse.
A presidente fez questão de convidar as acreanas a integrarem a rede da IWCA. “Quero muitas acreanas aqui conosco. Elas podem se associar pelo site iwcabrasil.com.br ou pelo Instagram @iwcabrasil. Nosso objetivo é chegar com força ao Acre, levando inovação, conhecimento e visibilidade para as mulheres que fazem o café acontecer”.





































