Machadinho d’Oeste recebeu, no dia 18 de julho, o 1º Dia de Campo sobre a banana BRS Terra-anã, reunindo mais de 300 participantes, entre produtores, técnicos, estudantes e autoridades. A ação, promovida pelo governo de Rondônia por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), ocorreu no Sítio Capixaba, propriedade do agricultor Marloni Roberto de Faria.
A cultivar BRS Terra-anã foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e se destaca por ser de porte menor, resistente a doenças como Mal-do-Panamá e Sigatoka Negra fatores que reduzem o uso de defensivos agrícolas e diminuem os custos de produção. Segundo a Embrapa, o fruto pode ser consumido frito, em purês ou em outros pratos gastronômicos, agregando valor à produção.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ações como o Dia de Campo fortalecem a agricultura familiar. “O governo tem atuado de forma integrada para levar tecnologia, conhecimento e apoio direto ao produtor. A união entre pesquisa, extensão e políticas públicas transforma realidades no campo”, ressaltou.
De acordo com Alessandro Pedrali, gerente local da Emater-RO, o objetivo é oferecer mais uma alternativa de renda aos agricultores, incentivando a diversificação da produção e garantindo novas fontes de receita para as famílias rurais.
O agricultor Marloni Roberto de Faria comemorou o sucesso do evento e os bons resultados da variedade. “Fiquei muito feliz em ver tanta gente interessada. Já estamos pensando no próximo Dia de Campo”, contou.
A iniciativa contou com apoio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Sebrae, Prefeitura de Machadinho d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e Câmara de Vereadores.
A parceria entre instituições, pesquisa e extensão reforça o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, ampliando oportunidades, geração de renda e qualidade de vida para quem vive no campo.