DOMINGO, 18/05/2025

L

Agro

Medidas de desenvolvimento agropecuário avançam na assistência técnica às famílias rurais

O fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas

Por Wania Ressutti/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Medidas de desenvolvimento agropecuário avançam na assistência técnica às famílias rurais - News Rondônia

Avançar com ações de sustentabilidade e tecnologia, refletindo diretamente na agricultura familiar de Rondônia, tornando-a mais competitiva no mercado nacional, é um dos objetivos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Rondônia (Emater/RO) para este ano, dando um novo direcionamento às medidas de desenvolvimento agropecuário, e consolidar ainda mais, o agronegócio familiar, considerada a atividade que mais vem crescendo nos últimos anos.

Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) têm por princípio levar educação por meio das mais diversas tecnologias às famílias rurais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e concretizar o potencial empreendedor de quem trabalha a terra. A cada ano que se inicia, afinadas com as políticas públicas de governo, a Emater/RO traça ações e metas específicas com a finalidade de desenvolver atividades que venham ao encontro das necessidades dos agricultores, suas famílias e organizações, condensado no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços de assistência técnica e de extensão rural são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecimento da economia local. “As ações desenvolvidas durante o ano de 2023 focaram em um atendimento de Ater inovador, com inserção de ferramentas tecnológicas, como: novos computadores, drones, tablet, softwares atualizados e aplicativos, que deram mais agilidade aos serviços e possibilitaram orientações técnicas eficientes, sempre levando a campo conhecimentos técnicos e políticas públicas de desenvolvimento nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal),” ressaltou.

Medidas de desenvolvimento agropecuário avançam na assistência técnica às famílias rurais - News Rondônia
Os serviços de Ater são fundamentais

Esse fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas dentro do orçamento previsto, superando as expectativas e levando para um resultado acima do esperado, com injeção de mais de 1,2 bilhão de reais em renda bruta no Estado.

Além da assistência, o Governo tem garantido ainda, a distribuição de mudas de qualidade, como o café e cacau clonal, e viabilizado o transporte de calcário para melhor atender o setor produtivo. Para o ano de 2024, o foco dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural estarão voltados ao desenvolvimento rural com sustentabilidade, tecnologia e incentivo ao agronegócio familiar, que nos últimos anos tem sido o carro-chefe da economia nos estados brasileiros. Para isso serão desenvolvidas ações de fortalecimento à família rural, proporcionando aumento de renda, dignidade e melhoria da qualidade de vida no campo.

Segundo o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão o Proater é o programa que consolida as ações que serão levadas ao público beneficiário, seja ele de base familiar, não familiar, quilombolas, indígenas, assentados de reforma agrária, populações tradicionais, pescadores artesanais e extrativistas; por meio das 85 unidades operacionais distribuídas nos 52 municípios de Rondônia. “São ações apresentadas pelo Governo para que a assistência técnica seja desenvolvida de forma eficaz para os agricultores familiares”, destacou.

Fotos: Irene Mendes, Rayne Andrade e Robson Paiva

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado tem trabalhado para que a atividade seja exercida com segurança, garantindo a proteção do plantel avícola.
L
Segundo encontro Brasil-África debate segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural

Segundo encontro Brasil-África debate segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural

A abertura da programação será promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
L
Governo de RO realiza 7º Fórum Estadual de Febre Aftosa voltado à prevenção e ao fortalecimento da cadeia produtiva

Governo de RO realiza 7º Fórum Estadual de Febre Aftosa voltado à prevenção e ao fortalecimento da cadeia produtiva

Entre os palestrantes confirmados, estão o médico veterinário Gabriel Sanches Torres, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e o empresário e pecuarista Adélio Barofaldi, presidente da Associação dos Pecuaristas de Rondônia (Apron).
L

Gripe aviária em granja comercial: O que você precisa saber sobre riscos e transmissão

Primeiro foco em aves de criação no Brasil foi confirmado no Rio Grande do Sul; especialistas explicam por que o consumo de carne e ovos ainda é seguro
L
Produtores rurais de Rondônia recebem apoio com assistência técnica e ações de desenvolvimento agropecuário

Produtores rurais de Rondônia recebem apoio com assistência técnica e ações de desenvolvimento agropecuário

Os produtores estão vendo que os programas estão dando certo e estão vindo atrás da gente, querendo participar.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

SOU JESUS!: homem tenta doar lápis da Havan… sem pagar antes

Suspeito de furto alegou missão divina ao ser pego com camisa e lápis no estacionamento
10

Eduardo del Castillo renuncia ao cargo de ministro e entra na disputa presidencial da Bolívia

Del Castillo foi aprovado pelo Movimento ao Socialismo, tendo a certeza de que enfrentará fatores obscuros internos e externos. Com 36 anos, Eduardo é uma aposta para suceder o presidente Arce e conter um possível retorno do ex-presidente Evo Morales.
L

Força Especial ao Crime prende bandido apontado como sucesso de Marcola, do organismo criminoso PCC

Apontado como de alta periculosidade, o criminoso consta na lista vermelha da Interpol e condenado a 12 anos por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
10
INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

Já foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS
L

Momento Agro | Entrevista Victor Paiva – APROSOJA-RO

No próximo sábado, dia 17, às 11h, o programa traz uma entrevista especial com Victor Paiva, Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (APROSOJA-RO). Em pauta, os desafios e avanços da produção agrícola no estado, o cenário do agronegócio regional e as perspectivas para a safra 2025. Não perca essa conversa esclarecedora sobre o setor que movimenta a economia de Rondônia!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5° prende homicida com drogas na zona leste

Na revista pessoal, foram encontradas várias porções de cocaína, dinheiro e material para embalar os entorpecentes.
10

Major da PM e foragido são presos em bar na zona leste

Segundo a PM, a equipe foi ao local após uma denúncia que informava que o militar havia repassado sua arma para outro homem portar na cintura.
10

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18

Homem é preso após espancar esposa e ameaçar matar criança em Candeias

A mulher ferida foi socorrida às pressas pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Municipal.
12
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil

A captura ocorreu no bairro Gerson Neco, em Ariquemes, após diligências realizadas pelos investigadores da unidade. O mandado foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude da Comarca de Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CAMILLO F G LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destaca que Rondônia não para de colher bons indicadores econômicos e celebra a construção de um cenário de desenvolvimento em plena evolução.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): D. SANTOS BATISTA

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): FERRAGISTA PANAMARA IMP. E EXP. EIRELI

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO N°SUL 55
L

Nota de Pesar: Casa Família Rosetta pelo falecimento de Guilherme Henrique Rodrigues de Souza

O velório será realizado no Auditório da Associação Casa Família Rosetta.
L
Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Os mais de 4 milhões de refeições servidas equivalem a 342 toneladas de alimentos, uma média de 45 mil famílias atendidas, aproximadamente 90 mil pessoas.
L

Cristiano Mazzini defende inovação como motor de transformação no Judiciário de Rondônia

Em entrevista ao programa Amazônia, Gente e Justiça, juiz de direito destaca iniciativas como o Fórum Digital e a parceria com a universidade na promoção do acesso à justiça e dos direitos humanos.
L

Sharingan Toys completa 10 anos como referência nerd em Porto Velho

Em entrevista ao Povoado Nerd Cast, Cristiano Sousa narra trajetória da loja inspirada em animes e destaca crescimento do mercado otaku na capital de Rondônia.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.