O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou nesta segunda-feira (17), direto de Belém (PA), sede da COP30, a importância do turismo sustentável para o Brasil, especialmente na Amazônia. Segundo ele, o país terá oportunidade de protagonizar discussões sobre turismo responsável, solidário e resiliente durante o evento.
Turismo em destaque na COP30
Nos dias 19 e 20 de novembro, o setor terá um espaço exclusivo na conferência, com lançamento de iniciativas estratégicas, como o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série Pelos Rios da Amazônia e o Plano de Adaptação Climática do Turismo, instrumento central para fortalecer a resiliência do setor frente às mudanças climáticas.
“O que temos de protagonismo coloca o Brasil na vanguarda, com grande diferencial competitivo nas ações de sustentabilidade”, afirmou Sabino, destacando ainda a criação de um grupo específico na ONU Turismo voltado ao turismo sustentável e regenerativo.
Potencial e investimentos
O ministro apresentou ações para ampliar o potencial turístico da Amazônia, incluindo campanhas nacionais para atrair visitantes do Sul e Sudeste, ampliação de 18% na oferta de passagens domésticas, e a criação das Escolas Nacionais do Turismo para formação profissional.
“Investimos na promoção correta do turismo, integração com comunidades tradicionais e desenvolvimento de produtos capazes de gerar renda e preservar o meio ambiente”, disse Sabino.
Participação do programa
A entrevista foi concedida ao programa Bom Dia, Ministro, coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com participação de rádios e portais de diferentes estados, incluindo Brasília, Manaus, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Piracicaba, Salgueiro, Porto Alegre e Belém.









































